Data/Hora: 16 Jun 2024

 
 


Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 830 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ... 56  Próximo
 Tornar o Fórum auto-suficiente 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Tornar o Fórum auto-suficiente
Caros confrades,
li muito resumidamente as mensagens anteriores e pude verificar que existem algumas ideias para todos os gostos, mas um denominador comum é o do utilizador pagante.
Uma outra ideia que também obtém algum consenso seria a da criação de um site com vista a sustentar os custos globais (próprio site e aqui o fórum). Pelo que percebi, o caro Radar está muito bem informado e está a ser muito sensato na sua ideia de modelo de sustentabilidade aqui do tasco.

Como a opinião são como os melões (existem para todos os gostos e valem o que valem), vou deixar também aqui a minha opinião.
Na minha perspectiva, será um erro grande a versão do utilizador pagador por dois motivos. O primeiro é porque sendo este fórum totalmente livre (não pagante), será completamente esvaziado de utilizadores se estes tiverem de pagar por algo que já utilizavam gratuitamente, ficando apenas a ser uma ilha para poucos utilizadores, portanto acabando o fórum por morrer, talvez até muito mais rápido. ( para não falar de pormenores, como por exemplo os crowlers que não pagando, deixariam de indexar as paginas e assim alguém que pesquisa-se por uma acompanhante e pelo seu numero num motor de busca, nunca apareceria o nosso fórum como sugestão)
O segundo motivo é porque existem serviços gratuitos na internet para muita coisa, incluindo fóruns, logo para se lidar com a concorrência e não se perder os "nossos" utilizadores para a tal concorrência, há que pelo menos tentar oferecer o que os outros oferecem (e ao preço dos outros). Podemos olhar por exemplo para o site XDating, em que tem um registo gratuito mas depois para se conseguir usar minimamente aquilo é preciso pagar. Eu até por umas pesquisas que fiz (e acho que não estou enganado), digo que aquilo não tem muito movimento e não gera muita receita.

Ora se tivermos como exemplo os motores de busca, se algum deles começar a cobrar ao cliente nem que seja cêntimos, fica sem clientes. No caso das redes sociais (tromba*book), há a parte dos jogos que têm uma componente possivelmente paga, mas não o serviço do tromba*book em si. Outra rede social (esta virada para o trabalho), o linkedin, já é mais um hibrido, em que podemos ter um serviço aceitável na forma free, mas para coisas extra temos de pagar (aqui não sei se muita gente pagará ou não). Todos estes grandes "provedores" de serviços vivem da publicidade (e sem qualquer prova mas eu acho que provavelmente também vendem informações).
O problema aqui do nosso fórum é a escala (portugal e pouco mais) e o facto de oferecer um serviço de nicho. A escala nacional mais o facto de ser para nicho, faz com que seja difícil viver da publicidade, pois esta é apenas publicidade do segmento de "coisas para adultos". Infelizmente acho que este fórum nunca conseguirá viver apenas de banners de publicidade e muito menos de donativos de alguns confrades.

Posto isto, uma solução que eu acho ter valor será a do site (como já foi mencionado). E porque não fazer a nossa versão dos classificadosX ???? [bigsmile]
Outra ideia será a transferência do fórum para um alojamento mais barato (se possível). Ou uma outra ideia (pode ser uma tremenda asneira pois não pesquisei), poderá ser recorrer a serviços tipo google groups por exemplo, sendo que existem (outras) diversas ofertas a este nível e com custos diferentes... e isto poderá ter interesse ver numa possível redução de custos.

Bem vou acompanhar este tópico com interesse e se por acaso tiver alguma ideia iluminada não hesitarei em partilha-la...
Cumprimentos

11 Abr 2014

 
 
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9973
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
É muito difícil conseguir que alguém pague por algo que até então foi gratuito, ainda que o valor em si não seja elevado. Porque não pensar em criar um premium membership, com muito mais funcionalidades, e cobrar apenas por esses, convertendo ao mesmo tempo o serviço gratuito num serviço muito básico (sem mps, sem ranks, com um número máximo de acessos mensal), continuando a cobrar pelos banners e começando também a cobrar pelas hotlines?

Isto é um bocado como a troika: por mais voltas que se dê, tem sempre que doer. E temos que ter presente algo: um concorrente terrível do fórum pode ser o tromba*book, onde com facilidade um grupo com um certo interesse se associa. Um grupo desses não é um fórum, mas é gratuito e é óptimo para desperdiçar o tempo - e desperdiçar o tempo é aquilo que as pessoas mais fazem nestes tempos que vivemos.

11 Abr 2014
Acompanhante

Registado: 08 Fev 2014
Mensagens: 990
Localização: Algures
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Matic Escreveu:
Em relação ao 1º parágrafo concordo com tudo, menos com cobrar as HL's.


Matic, sabe que tenho respeito por si, mas tenho de discordar consigo..
As HT's sao uma forma de publicidade, e acho que devem ser cobradas, seja trimestral, semestral ou mesmo anual.
É muito bom as Gp´s que abrem uma Hot Line sendo este uma forma de publicidade gratuita.

11 Abr 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Confrade jolinho

=D>


Confreira Martaa

=D>

_________________
a sorte dá muito trabalho

11 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Com todo o respeito pela opinião do moderador Matic, que até admiro pela postura, mas essa de não cobrar pelas HTs, parece-me inacreditavel!!!

Então nós, putanheiros, que trazemos informação relevante para o forum, temos que cobrar, já as GPs que beneficiam e, muito com essas HtS são isentas dessa cobrança?

Enfim, por esta não esperava nada!

11 Abr 2014
Iniciado

Registado: 21 Set 2011
Mensagens: 631
Positivos
2
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Eu, por acaso entendo a perspectiva, ou uma delas do moderador Matic.
Há bastantes Hot-Lines abertas, mas com atualizações regulares, são para aí meia-duzia.
A Martaa (com três a´s) dá uma utilização bastante consistente à sua Hot-Line, por isso acha, e bem, que está a ter um bom retorno sem quaisqueres custos.
Mas a maioria tem a Hot-Line aberta só porque sim.
Se tiverem de pagar, irão ver quantas é que sobram.

11 Abr 2014
Iniciado

Registado: 21 Set 2011
Mensagens: 631
Positivos
2
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Não querendo aprofundar em demasia a questão do tal outro site, tal e qual como a questão do anonimato das doações, a isenção dos gestores desse site, iguais ou diferentes da do fórum, tem de ser também bastante bem explicada.
Aquando da implementação dos banners, houveram alguns foristas que não viram essa mudança com bons olhos e até com uma certa desconfiança.
Mas, isto é como tudo, cada uma das alterações irá acarretar mudanças e perda de umas coisas e ganho de outras. :smt023

11 Abr 2014
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jan 2009
Mensagens: 1086
Localização: The World
Positivos
30
Neutros
19
Negativos
19



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Administração: está na hora de tomar decisões!!! :smt045

_________________
Cojones...

11 Abr 2014
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9973
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Solid_Snake Escreveu:
A Martaa (com três a´s) dá uma utilização bastante consistente à sua Hot-Line, por isso acha, e bem, que está a ter um bom retorno sem quaisqueres custos.
Mas a maioria tem a Hot-Line aberta só porque sim.
Se tiverem de pagar, irão ver quantas é que sobram.


Bem visto. A HL pode dar um retorno espantoso a uma Gp, mas também exige muita atenção da parte dela. Gerir marcações já é complexo; ter que deitar o olho periodicamente à HL pode ser um grande factor de stress - e o stress, como bem sabemos, é óptimo só até um certo nível (e faz-nos bem). Daí para cima é prejudicial.

A actividade de Gp é muito exigente e temos visto muitas que são grandes promessas e acabam por se perder no caminho. Voltando à HL, uma Gp que a utilize como deve ser pode atingir em pouco tempo uma popularidade muito grande - e até pode ser que ao fim de algum tempo entenda que a deve fechar.

11 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Para que fique claro, prefiro que tês gps fechem a hot, do que UM putanheiro abandone...

Critérios...

11 Abr 2014
Iniciado

Registado: 07 Jan 2014
Mensagens: 61
Positivos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
sem querer ser chato, mas se a ideia do site e´ angariar fundos para o forum em ultima analise sempre havera uma ligaçao aqui ao forum, embora indirectamente, e ai sempre pode aparecer alguem a falar em favorecimentos.

11 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Quanto a favorecimentos e isenções, estou seguro, enquanto á frente do forum, tivermos homens como Radar, Marsápio ou Marc...

Quanto ás "nossas miúdas" elas a pasgar, será enquanto foristas e a se-lo, seria sempre o mesmo que aos putanheiros, por isso, a pagar, que pagem TODOS!

11 Abr 2014
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9973
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
balls Escreveu:
Administração: está na hora de tomar decisões!!! :smt045


Balls: está na hora de fazer contribuições! :lol:

11 Abr 2014
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Caros confrades,
as decisões não devem de ser precipitadas, ou a muito curto prazo podem levar a erros fatais. Como uma ideia muito debatida é a do utilizador pagar, quer na forma "premium" ou de outras formas, convém a administração analisar alguns dados para tentar prever a viabilidade de certas medidas (claro que não espero que a administração nos divulgue dados). Por exemplo, quantos utilizadores estão registados? E quantos desses fazem login pelo menos 3x por semana? E quanto tempo demoram "logados" e quantas paginas veêm? E desses utilizadores (os frequentadores), em media semanal, quantos escrevem seja onde for (não importa se é ou não TD, quem participa acha útil participar em qualquer coisa)? E estas perguntas porque? Bem porque só se espera que pague quem tenha um "compromisso" com a causa certo?
Vejamos outra coisa; os utilizadores "premium" neste momento são os com um rank mais elevado certo?! Então vejamos, quantos preenchem as perguntas feitas por mim? Partindo do pressuposto que todos aceitariam pagar a versão "premium", serão estes suficientes para gerar a quantia desejada?
Por experiencia própria, quando me registei no fórum, nunca o faria se (á cabeça) tivesse que pagar inscrição ou mensalidade, e acredito que a generalidade dos utilizadores também não se inscrevia. Já é muito mais tolerável haver funcionalidades "premium", mas o problema é o volume de utilizadores que potencialmente pagará tal "fee".
Portanto, vinculando a minha opinião, é preciso ter muito cuidado na forma do utilizador pagador, ou corre-se o serio risco do fórum morrer muito rápido.
Quanto á ideia do site, por acaso tenho uma opinião contraria á maioria. Acho que a existir um site, este deverá ser tratado no fórum como um outro site qualquer, mas nunca ostracizado... e o facto da gerência ser a mesma, não vejo incompatibilidades visto cada confrade ser sempre livre de expressar a sua opinião no fórum (aqui não há censura).
Alias, acho que seria uma ideia interessante, todas as meninas que paguem "fee" no futuro site, ser-lhes oferecida automaticamente uma hotline aqui no fórum, funcionava como publicidade entre as acompanhantes e dinamizava mais a interacção entre confrade e acompanhante. Também no futuro site, deveria haver referencia directa para o fórum (era mais publicidade); e porque não propor aos sites de acompanhantes parecias em que nesses sites também haja referencia ao fórum? E porque não propor a esses sites, mediante um "fee", cada acompanhante registada nesses sites poder ter uma hotline aqui? Não haveria incompatibilidade alguma visto o fórum continuar a ser gerido como sempre foi e com uma matriz de regras fixas para todos.

Cumprimentos

11 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
jolinho Escreveu:
É muito difícil conseguir que alguém pague por algo que até então foi gratuito, ainda que o valor em si não seja elevado. Porque não pensar em criar um premium membership, com muito mais funcionalidades, e cobrar apenas por esses, convertendo ao mesmo tempo o serviço gratuito num serviço muito básico (sem mps, sem ranks, com um número máximo de acessos mensal), continuando a cobrar pelos banners e começando também a cobrar pelas hotlines?

Isto é um bocado como a troika: por mais voltas que se dê, tem sempre que doer. E temos que ter presente algo: um concorrente terrível do fórum pode ser o tromba*book, onde com facilidade um grupo com um certo interesse se associa. Um grupo desses não é um fórum, mas é gratuito e é óptimo para desperdiçar o tempo - e desperdiçar o tempo é aquilo que as pessoas mais fazem nestes tempos que vivemos.



Jolinho, como de costume concordo com a tua analise...


Acho que os resposaveis pelo forum, estão satisfeito com o actual momento e com o status que a griffe "gp-pt" adquiriu... chegamos a um momento em que isto transcende um simples forum e é transformou-se numa "comunidade".


No meu ver, há que manter o olho nos custos pois nem todos terão a vontade que muitos dos mais antigos e de alguns outros que não se importam de desinteressadamente indo ajudando nas despesas.

Na minha opinião há que manter o momento em termos quantitativos e qualitativos em termos participação mas não criar regras ou sistemas demasiado confusos, complexos ou limitativos da participação.

Ha que manter os custos de manutenção baixos, acho que dispensaria grandes evoluções de plataforma e tentaria optimizar recursos ao maximo..

O GP-PT tem na sua BD de TD um bem de valor incalculável. A sua preservação e manutenção deverão ser o objectivo principal da equipa e de todos aqueles que contribuíram para este momento...

Em ultimo caso, e em medida de redução extrema de despesas, o forum poderá ficar cingido aos subforuns de TDs e a restante "converseta" apagada ou transferida para um forum paralelo ou para um grupo fechado por ex no trombasbook ou equivalente... isto seria, obviamente, um "ultimo caso" no caso de um "shutdown" devido à uma inviabilizacao do forum...

O caminho será para a frente e é isso que a Admin pretende e penso que todos os membros tb pretendem, agora há que tornar em realidade esse d€s€jo, porque por muito boas que sejam as ideias e muito grande que seja a vontade, sem dinheiro nao ha palhaço.

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

11 Abr 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 830 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ... 56  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 340 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal