Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 830 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 52, 53, 54, 55, 56  Próximo
 Tornar o Fórum auto-suficiente 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 16 Mar 2010
Mensagens: 1227
Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Tornar o Fórum auto-suficiente
red-79 Escreveu:
E onde é que está o tópico? Convinha deixar link...


viewtopic.php?f=34&t=62430&p=1240093#p1240093 :smt023

red-79 Escreveu:
Reparei agora que não se pode escrever nada numericamente que comece por *... como por exemplo noventa, que é o que está no sítio do "*%" no meu post anterior.


Pelo menos é uma *idade... :lol:

21 Mai 2019

 
 
Iniciado

Registado: 17 Ago 2018
Mensagens: 58
Localização: Aqui...
Positivos
6
Neutros
4
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Vamos lá ver... o RGPD só se aplica se de alguma forma a informação que elas disponibilizam em N sítios públicos, conseguirem chegar a nomes, moradas, CC, NIF N.ºs de SS, etc. que esteja alojada neste site!
Vocês têm esses dados das GPs nas BDs do fórum ou algures na vossa empresa? Se até as moradas são escritas sem n.º de porta...

Não acredito!

Além disso, os nomes usados por elas são fake, as moradas dos apartamentos são "fake", alguém anda a ligar para nºs de telm que nos apercebemos terem sido usados por elas há montes de tempo (a menos que tenhamos inside info que ainda é válido)?
Já vi aqui diversos nºs de GP antigos e claro que não os fui usar, usei os recentes!
Acham que elas têm os nºs de telemóvel de trabalho registados? Devem ter tanto com eu tenho o n.º que utilizo para lhes ligar.
Se elas inactivarem o anúncio e o n.º, quem não seja registado como é que acha esse n.º?

Se elas inactivarem o n.º e posteriormente colocarem nos sites da especialidade um novo, como é que uma pessoa que nunca antes viu o nº antigo vai descobrir o antigo? Qual o sentido de o descobrir por aqui e utiliza-lo quando têm um outro que sabem que é válido?

Quem tem esses n.ºs de GP's antigos, se ligarem e vir que foi para a um lar de 3ª idade, vai continuar a chatear? Esse lar o que é que pode fazer? A lei não fala nada sobre isso e não é sobre isso que o RGPD versa.
Os n.º só são reciclados pelo menos 6 meses após não haver qualquer sinal deles na rede. Após esses 6 meses ainda demora mais um pouco para ser introduzido num cartão, distribuído e posteriormente comercializado, pelo que pode passar facilmente 1 ano após a última utilização.


Então e se "encriptarmos" os n.ºs? Já nem digo escrever os n.ºs individualmente por extenso (do tipo nove um...) mas, algo assim:
Novecentos e sessenta e oito milhões, quinhentos e cinquenta e nove mil e sessenta e dois (ou sem os "milhões", só novecentos e sessenta e oito quinhentos e cinquenta e nove e sessenta e dois). Só quem usa o fórum saberá como pesquisar.

Pensem nisso, não matem o fórum , pois não me parece que a pesquisa por nome seja mais ou menos volátil que os n.ºs de telemóvel!

22 Mai 2019
Confrade

Registado: 03 Jan 2011
Mensagens: 442
Localização: No meio... onde se está bem
Positivos
51
Neutros
13
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Relativamente ao tema dos números de tlms é um ERRO. O número nove seis sete cinco quatro dois tres um tres (acabado de inventar por mim) NÃO É UM DADO PESSOAL se não estiver ligado / em relação com uma PESSOA FÍSICA identificável, logo está automaticamente excluído do âmbito do RGPD. Como os "nomes" das acompanhantes são todos meros AVATARES e NÃO SÃO NOMES REAIS que identifiquem univocamente uma pessoa física, sem qualquer dúvida, os números de tlm que apareçam no site são DADOS ANÓNIMOS. Só não o seriam se aparececem relacionados com o nome REAL de uma pessoa física, e ainda assim, apenas se esta não tivesse dado o seu consentimento explícito para que aparececem, isto é, as acompanhantes da hot line podem no limite (se assim o quisessem fazer, há gente doida para tudo, estou naturalmente a argumentar apenas) colocar o seu nome real e o seu tlm dando autorização para divulgação, que estaria 100% conforme ao RGPD.

Repito, por isso (e porque lido com o RGPD diariamente e li o regulamento europeu dezenas de vezes): no âmbito do forum, que só relaciona números com nicks, não registando em lado nenhum, nomes de pessoas físicas, ambos os nicks, os emails ou os números são DADOS ANÓNIMOS (porque não se sabe a que pessoa física se referem) e NÃO SÃO DADOS PESSOAIS. Só são dados pessoais a partir do momento em que registam alguma ligação em bases de dados, directa ou indirecta, através de chaves cifradas ou não, com uma pessoa física.

XXX

Estou em total desacordo que o forum tenha retirado os números das acompanhantes. Deixarei de usar e participar no forum enquanto esta "política" mal pensada se mantiver.

Cumprimentos a todos.


Removido conteúdo inadequado; tenham em atenção que não é o tom que dá razão a ninguém.

22 Mai 2019
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Fev 2012
Mensagens: 1449
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
O confrade xkiter infelizmente não tem razão. Nós não devemos estar aqui a discutir detalhes, porque o objetivo do fórum é não ter este tipo de assuntos, mas posso dizer-lhe que uma das questões tem precisamente a ver com o risco de identificação e o problema da autorização para o registo de dados. Eu compreendo que as pessoas estejam tristes por perderem uma funcionalidade , mas acho que é mais importante valorizar o muito de bom que o fórum continua a ter para oferecer. E já agora, se quiserem ser simpáticos, valorizar o esforço que os responsáveis do fórum fizeram e fazem para o manter a funcionar e a ser útil para tantas pessoas, gp's e utilizadores. Além da resmunguisse e dos palpites, que são normais , se algum confrade acha que tem conhecimentos relevantes sobre o assunto e tem sugestões para fazer, poderá contactar a administração ou os moderadores por MP.

_________________
O sexo é sujo? Só se for bem feito ( W. Allen)

22 Mai 2019
Iniciado

Registado: 16 Mar 2010
Mensagens: 1227
Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Se me permitem faço umas críticas (polidas) à Administração:

tigrão Escreveu:
Nós não devemos estar aqui a discutir detalhes, porque o objetivo do fórum é não ter este tipo de assuntos, mas posso dizer-lhe que uma das questões tem precisamente a ver com o risco de identificação e o problema da autorização para o registo de dados.


Na minha modesta opinião a Administração ficou muito mal na fotografia desta situação, mas pode sempre retocá-la com photoshop... a forma como apresentaram o problema...
("a volatilidade dos números de telemóvel"
viewtopic.php?f=37&t=62428
Tendo em conta toda a evolução do sistema de comunicações, num mundo cada vez mais global e em que os utilizadores têm em permanência acesso à informação atualizada, a identificação da acompanhante ou estabelecimento passará a ser feita apenas pelo anúncio público. O contacto telefónico deixa de ser utilizado.

É uma medida que se reputa de importante, já que os contactos telefónicos mudam com muita frequência e os números que deixam de ser utilizados por uma pessoa podem estar disponíveis para outros utilizadores num muito curto espaço de tempo. Deixa assim de ser registado e armazenado um elemento de identificação que se tornou demasiado volátil.
)

...deixou os foristas confusos, irritados, frustrados e com reacções impetuosas. A decisão foi apresentada mas muito mal explicada. E se insistirem numa postura de não explicar nem debater ou partilhar informação sobre o assunto, estarão a dar um péssimo exemplo, como administradores. Tudo bem, o fórum é vosso. Quem não gostar que abra outro fórum. Mas se explicarem as coisas e passarem acesso a informação legal a reacção da geral será outra. Houve várias reacções enérgicas, e ainda se sente isso. Mas, para vos convidar a um pouco de auto-análise, reparem nestas frases:
-compreenderá que não lhe vamos responder a nenhuma dessas perguntas, pois não o podemos fazer. Digo apenas que todas as questões sensíveis são debatidas internamente e as decisões resultantes são tomadas por consenso(...)
O fórum tem que se adaptar ao momento que vivemos e preparar-se para estar de acordo com a legislação que vai entrar em vigor - e não temos muito tempo para o fazer. Os telemóveis, que são hoje em dia de uso universal e estão ao alcance de todos, tornaram-se por isso mesmo um potencial problema. Retirando os telemóveis do fórum estamos a evitar com toda a certeza os problemas que lhes podem estar associados.
[
/size]

Ficarmos a saber que a legislação e os hábitos do fórum vão mudar desta maneira... e saber que os telemóveis são agora de uso universal, para quem já tinha um há vinte anos, é um choque...
Também esta resposta:

[size=85]Confrade, não vamos estar com diálogos. Se o confrade não tem nem ideia do que é essa legislação então acho que não se deve sentir muito à vontade para vir aqui argumentar. (Desculpe que o diga assim direto, mas é mesmo assim),
convenhamos que não foi a melhor forma de pôr água na fervura...
Também
Eu compreendo que as pessoas estejam tristes por perderem uma funcionalidade , mas acho que é mais importante valorizar o muito de bom que o fórum continua a ter para oferecer.

parece uma forma paternalista de tratar com um adolescente, assim como "sim, ficas sem a bicicleta, mas podes sempre andar a pé por estas belas estradas de campo"...
assim como
"E já agora, se quiserem ser simpáticos, valorizar o esforço que os responsáveis do fórum fizeram e fazem para o manter a funcionar e a ser útil para tantas pessoas, gp's e utilizadores".

sem desmerecer o trabalho dos responsáveis, mas quando os putos estão em rebuliço porque lhes tiraram as bicicletas e ainda lhes pedem para dar um sorriso, e agradecer-lhes em seu nome e das gp's...

e ainda dizem que...
"Além da resmunguisse e dos palpites, que são normais , se algum confrade acha que tem conhecimentos relevantes sobre o assunto e tem sugestões para fazer, poderá contactar a administração ou os moderadores por MP."

---isso faz-nos pensar que cortaram os telefones por receio de problemas, mas sem conhecimento aprofundado da causa em questão. Já resmungámos, já houve várias considerações sobre o assunto e alguma ginástica mental, é a hora de estudar as questões legais associadas e as alternativas de funcionamento, para o caso de nunca mais haver números de telefone expostos (eu já frisei a questão de fazer copy-paste do texto do anúncio, que será certo que ajuda nas pesquisas).
E também de reflectir sobre a comunicação entre a Administração e os foristas. Compreendo o vosso desgaste com esta situação, e com todos a mandar bitates, alguns tirados do bolso sem ver bem o que se passa, mas observem a vossa própria imagem no espelho que é a reacção colectiva.

Em todas as situações dá para aprender alguma coisa, e qualquer episódio negativo há-de ter algum efeito positivo. É só querer melhorar.

22 Mai 2019
Putanheiro3

Registado: 15 Jul 2015
Mensagens: 117
Positivos
14
Neutros
5
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Bom dia,

Gostaria só de reportar uma dificuldade acrescida que advém do facto de não podermos ver os números de telefone.

Quem utiliza o Tapatalk para aceder ao fórum não consegue consultar a MOD de um TD (sempre foi assim), logo não vê link para anúncio nem nenhuma da informação que consta da MOD. O número de telefone que estava no título era o único contacto para chegar à GP.

Assim, agora, ou se deixa de usar o Tapatalk ou passamos por um processo de andar para trás e para frente acedendo ao fórum no browser (com os riscos acrescidos que isso traz de exposição - cookies, histórico, etc.).

Na minha utilização pessoal do fórum, esta mudança dificultou imensamente a minha utilização do fórum o que me vai levar certamente a mudar a interacção com o mesmo.

23 Mai 2019
Bronze

Registado: 17 Mar 2007
Mensagens: 2220
Positivos
6
Neutros
2
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Verdade, tem mais isso, tb só uso no telefone, no pc é raro

Sent by sparrow

23 Mai 2019
Putanheiro3

Registado: 04 Set 2012
Mensagens: 557
Positivos
21
Neutros
3
Negativos
8



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
tigrão Escreveu:
O confrade xkiter infelizmente não tem razão. .


Olhe que o confrade xkiter tem razão no que concerne ao RGPD.
No entanto, a verdade, que eu saiba é que a administração do Forum nunca disse explicitamente que o motivo era o RGPD. Nós é que estamos a especular, á falta de mais informação.
A administração , falou vagamente em legislação que iria entrar em vigor e mais não disse.
Na verdade o RGPD já está em vigo faz um ano.
Talvez se estejam a referir ao texto que regulamenta a aplicação do RGPD a nível nacional e que foi aprovado no início deste mês.
Independentemente disso tudo o que o confrade xkiter disse é factual.
Também tive que ler o RGDP por força das circunstâncias e acredito que muitos outros confrades aqui já tiveram contactos com o RGPD a vários níveis e poderão corroborar.

A informação dada pelo confrade xkiter é factual no entanto a reação das organizações ao risco introduzido pelo RGPD poderá ser diversa.
A administração optou por esta via (a meu ver mal). Poderia ter feito outro tipo de análise perante os factos mas essa foi a sua decisão (mais uma vez errada a meu ver).
Mas estou a especular porque o motivo apresentado pela administração foi que a decisão tinha a ver com a volatiliade dos números de telefone, portanto nada a ver com o RGPD.
Em suma, muita confusão e não admira o estado de espírito da confraria.

23 Mai 2019
Iniciado

Registado: 17 Ago 2018
Mensagens: 58
Localização: Aqui...
Positivos
6
Neutros
4
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Já vários utilizadores indicaram que o RGPD não se aplica ao fórum mas, eles devem ter contratado um qualquer advogado que ao invés de esclarecer limitou-se a despachar dizendo que era melhor tirar, para não haver queixas. Assim como o fórum também, muitas empresas estão a agir por excesso, sem saberem exactamente o que têm guardado nem para o que estarão a pedir autorizações de guarda desses dados.

Enquanto eles não entenderem que o n.º de telemóvel e o nome das GP's não são verdadeiros e por isso não as tornam identificáveis...

23 Mai 2019
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
red-79 Escreveu:
Enquanto eles não entenderem que o n.º de telemóvel e o nome das GP's não são verdadeiros e por isso não as tornam identificáveis...


Os nºs de telemóvel não são verdadeiros?

24 Mai 2019
Bronze

Registado: 17 Mar 2007
Mensagens: 2220
Positivos
6
Neutros
2
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Tinoni Escreveu:
red-79 Escreveu:
Enquanto eles não entenderem que o n.º de telemóvel e o nome das GP's não são verdadeiros e por isso não as tornam identificáveis...


Os nºs de telemóvel não são verdadeiros?
Não são registados... Ou são anónimos...
Pah adiante é chover no molhado...

Sent by sparrow

24 Mai 2019
Iniciado

Registado: 16 Mar 2010
Mensagens: 1227
Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Xfiles Escreveu:
Tinoni Escreveu:
red-79 Escreveu:
Enquanto eles não entenderem que o n.º de telemóvel e o nome das GP's não são verdadeiros e por isso não as tornam identificáveis...


Os nºs de telemóvel não são verdadeiros?
Não são registados... Ou são anónimos...


O problema não é enquanto os números são delas... é que, alguns meses depois de elas deixarem de usar os números. eles voltam à circulação. Qualquer um de nós pode comprar um número e sair-lhe esta situação na rifa. E isso pode trazer problemas ao fórum (processos judiciais, multas , indemnizações, decisão de fechar o fórum pelo tribunal, etc.)

red-79 Escreveu:
Já vários utilizadores indicaram que o RGPD não se aplica ao fórum mas, eles devem ter contratado um qualquer advogado que ao invés de esclarecer limitou-se a despachar dizendo que era melhor tirar, para não haver queixas.


Eu no lugar deles daria mais atenção aos advogados do que aos utilizadores, nesta matéria.
O problema em relação aos utilizadores foi a forma confusa (e em certos momentos arrogante) como isto tem sido apresentado. Mas não os posso censurar por serem cautelosos. Eu, no lugar deles, em caso de impasse e dúvidas legais, faria o mesmo. Mas informaria convenientemente o pessoal. É para isso que cá andamos.

Agora, se formos a ler os conselhos que o pessoal já lhes deu, podemos também compreender que é preciso muita paciência da parte deles. :smt045 :smt023

24 Mai 2019
Iniciado

Registado: 02 Jun 2014
Mensagens: 11


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Caro doncorleone,
isso não é assim como afirma, porque todos os indexadores têm os números das "meninas", e são apresentados em pesquisas.
Então choviam processos no tribunal contra tudo o que são indexadores. E porque não ver o gp-pt como um indexador manual, feito por confrades?!
Isto é um não assunto feito por uma confusão com as novas normas. O numero das gp's foi publicitado por elas, portanto cai no domínio publico, ou voce acha que anuncia no olx a venda de um carro, mete lá o seu numero, e vem a saber que no blog do João ele escreveu sobre o seu anuncio, o seu carro, e que voce o pode meter em tribunal porque o João falou do seu anuncio?! Isso não faz sentido a partir do momento em que a informação é publica, senão até as tvs e radios fechavam...
Quando elas deixarem de usar esse numero e o desactivarem, o confrade pode ter o azar de ficar com um numero delas, assim como pode ficar com um numero do Manel das bifanas, que tbm tinha anúncios na net e uma tasca ali num bairro qualquer. Qual é a diferença?

24 Mai 2019
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19019
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
O que a malta deveria interiorizar é que, sendo um assunto com certo melindre, pressupõe que seja tratado com muita prudência. Não se deve abrir o jogo em demasia e quanto menos se falar melhor!

A ADM está a tratar do assunto com cautela e muito rigor....acho eu!

Tenhamos calma e sosseguemos o facho

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

24 Mai 2019
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19019
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
,.......

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

24 Mai 2019
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 830 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 52, 53, 54, 55, 56  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Catoca, Fumarola, janela e 262 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal