Data/Hora: 25 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 72 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação 
Autor Mensagem
Confrade

Registado: 06 Jan 2012
Mensagens: 832
Localização: Porto
Positivos
24
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Tinoni Escreveu:
Claro que "um link, na prática, é uma ligação para um ficheiro ou documento". A minha dúvida - que desejo que não tenha qualquer fundamento mas não estou certo disso - é se, ao colocar esse link aqui, não poderá ser legalmente interpretado como uma forma dissimulada de continuar a dar-lhe visibilidade.


O problema, penso eu, não é disponibilizar o número de telefone de um contacto enquanto este é valido. É o que acontece *depois* quando esse número deixa de ser válido (por exemplo, a GP deixa a atividade e descarta o número). Se o número aparece explicito no fórum como antigamente, e esse número passa para um civil, pode levar a situações desagradáveis. Não sei se isso foi alguma vez um problema.

Tendo apenas links implica que se a GP sai da atividade, a página do anuncio fica indisponível, e o número de telefone deixa de estar acessível pelo fórum. Penso que é essa a diferença.

24 Mai 2019

 
 
Iniciado

Registado: 16 Mar 2010
Mensagens: 1247
Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Freddo Escreveu:
O problema, penso eu, não é disponibilizar o número de telefone de um contacto enquanto este é valido. É o que acontece *depois* quando esse número deixa de ser válido (por exemplo, a GP deixa a atividade e descarta o número). Se o número aparece explicito no fórum como antigamente, e esse número passa para um civil, pode levar a situações desagradáveis. Não sei se isso foi alguma vez um problema.


A Administração já deixou claro (foi o único facto sobre este assunto que deixou claro até agora... :roll: ) que a razão de suprimir os números é o receio de que isso aconteça.

Repito o que escrevi mais acima, fruto de uma conversa com uma gp no início deste mês :smt045 :

"Há pouco tempo, uma gp que visito regularmente disse-me que outro cliente dela teve esse problema; arranjou um número para ligar para as meninas, [phone] e ligavam homens várias vezes para ele, procurando por uma outra gp :? . Eu na altura pensei "bom, tem de trocar de cartão e pronto." Mas de facto esse tipo de situações talvez possa trazer desenvolvimentos problemáticos, a nível legal :-k . E quem frequenta e pesquisa há dez anos nisto :smt045 :smt045 sabe que há MUITOS números de telefone que já passaram por gp's... :smt045 :smt045 :smt045 ninguém faz ideia de quantos...mas são MUITOS. :smt045 :smt045 :smt045 :smt045 :smt045
Compreendo as razões da medida do fórum, nem que seja como providência cautelar... é matéria para juristas e outras pessoas ligadas tecnicamente ao tema." :smt100

Quanto a reproduzir aqui os links, são dados públicos, de anúncios publicitários de acesso universal, não são dados privados.

Este problema ainda vai mexer com o sistema das operadoras de ttelemóveis. Creio que no futuro vão ter que deixar de reciclar números e alargar o sistema de numeração. Sugiro desde já que os números para as gp's comecem por seis-nove... :lol:

24 Mai 2019
Online
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10705
Positivos
89
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
:smt023

24 Mai 2019
Iniciado

Registado: 02 Jun 2014
Mensagens: 11


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Caro Tinoni,
a sua pergunta tem todo o fundamento, alias, se pensarmos bem, qualquer identificador, seja numero de telefone, seja numero de qualquer aplicação online, seja um link, é tudo um identificador para chegar a algo.
Como perguntou, e muito bem, um link, NÃO é apenas um redireccionamento para um ficheiro, porque o argumento de que deixar o numero aqui nos comentários viola a privacidade de quem anuncia na internet (algo já de si contraditório, porque são as próprias que anunciam de livre vontade), do ponto de vista do link, é exactamente a mesma coisa.
Tomamos como exemplo os sites de torrents. O site em si não tem o filme que queremos fazer download, mas tem informação de como conseguir fazer o download do filme, logo, na pratica é ilegal.
Portanto, se eu e voce não podemos (legalmente claro, em Portugal) fazer um site de partilha de links para filmes, porque apesar de não termos alojado o filme no nosso servidor, temos a informação de como o obter, obviamente que neste caso, se o argumento é de que ter o numero exposto vai contra a privacidade das meninas (não vejo como, porque são elas que o anunciam), então obviamente o link bate no mesmo argumento da privacidade e protecção de dados.
E o argumento de que elas anunciam no site X e não no gp-pt, e de que só dão autorização para o seu numero estar no tal site X, bem então assim, todos os indexadores estavam a cometer crime, portanto google, yahoo e por ai fora deixavam literalmente de indexar seja o que for.
A indexação não é mais do que uma gigante base de dados, em que um site é "varrido" por um bot que depois faz corresponder tags internas da base de dados ao site em questão, sendo que depois uma pessoa pesquisa por uma palavra e o indexador usa uma função de proximidade e cria uma listagem de possíveis sites com informação de interesse.
O gp-pt pode ser visto como uma indexação amadora de conteúdo de prostituição, e isto independentemente de haver um vazio legal em relação à prostituição em Portugal.
Já agora, para os moderadores do forum, no contexto de uma base de dados, ao contrario do que já vi escrito, não é possível a completa "anonimização" de ninguém, porque essa ideia (irrealista) é precisamente o contrario do objectivo de uma base de dados, seja ela relacional ou não.
Esse argumento de "anonimizar" o conteúdo recolhido já vem de outras discussões, mas normalmente é feita por politicos que não percebem nada do assunto e depois criam "regras" irreais, impossíveis de se implementar.
Como o post vai longo, o resumo é, retirar o numero e deixar o link é contrariar o próprio argumento do porquê de se tirar o numero. Do ponto de vista da rentabilidade do forum, obviamente que vão perder views, visto que qualquer pessoa metia o numero no google, e vinha cá parar muitas vezes, assim, deixa de acontecer. É portanto um tiro nos pés. Se não querem ter problemas legais (que parece ser o argumento mais que óbvio), tal como já foi sugerido, é contratar servidores em países em que as leis não se oponham ao funcionamento do forum, e há muitos, estamos na era da globalização, e isso para qualquer utilizador é sempre transparente.

24 Mai 2019
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Abr 2017
Mensagens: 237
Positivos
55
Neutros
6
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Já abordei este assunto, criar uma rotina de eliminar os números em comentários ou Td's com mais de uma ano.

24 Mai 2019
Confrade

Registado: 06 Jan 2012
Mensagens: 832
Localização: Porto
Positivos
24
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Penso que ao abrigo do RGDP, é possível reter os dados "obsoletos" durante um tempo estabelecido como necessário. Sendo assim, e seguindo o que já foi sugerido, podia-se arranjar um meio termo em que todos ficariam a ganhar:

=> Os contactos telefónicos apenas podiam ser divulgados em TDs no campo apropriado, nunca em comentários.
=> Existe um script que é executado diariamente e que analisa os TDs com mais de 6 meses (e marcados como não processados), retirando os seus contactos telefónicos. Uma vez retirado os contactos telefónicos, esses TDs são marcados como processados e assim não é preciso fazer mais nada na próxima execução do script.

Quem diz 6 meses, diz 1 ano (como disse o confrade Mig_74) ou 3 meses ou outro período estabelecido. Isto implica que se uma GP está activa há mais de 1 ano, os TDs dos primeiros 6 meses não irão ter o contacto visível, já os TDs dos últimos 6 meses terão o contacto (possivelmente atualizado!)

Assim, não só se reduz o problema do fórum expor contactos obsoletos (que com o tempo eles desaparecem automaticamente), do nosso lado continuamos com a função de procura, com o bónus de que o resultado da procura incluirá apenas os contactos atualizados, e não os do século passado. :smt023

24 Mai 2019
Iniciado

Registado: 16 Mar 2010
Mensagens: 1247
Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Freddo Escreveu:
Penso que ao abrigo do RGDP, é possível reter os dados "obsoletos" durante um tempo estabelecido como necessário. Sendo assim, e seguindo o que já foi sugerido, podia-se arranjar um meio termo em que todos ficariam a ganhar:

=> Os contactos telefónicos apenas podiam ser divulgados em TDs no campo apropriado, nunca em comentários.
=> Existe um script que é executado diariamente e que analisa os TDs com mais de 6 meses (e marcados como não processados), retirando os seus contactos telefónicos. Uma vez retirado os contactos telefónicos, esses TDs são marcados como processados e assim não é preciso fazer mais nada na próxima execução do script.

Quem diz 6 meses, diz 1 ano (como disse o confrade Mig_74) ou 3 meses ou outro período estabelecido. (...)


Sou um ignorante destes assuntos, mas parece-me que por aí poderia haver um caminho. Seria uma questão de a Administração se dispor a obter consultoria técnica e jurídica sobre o assunto. :smt045 :smt023

Reflectindo sobre a forma como este fórum tem sido até agora, e se assim continuasse a ser, à luz da tal nova legislação:

Imaginemos que alguém, com ou sem má intenção, posta aqui um número que não é de uma gp... pode ser uma fonte de problemas... e mesmo que esse número seja sempre conferido com o anúncio correspondente, se o número desse anúncio estiver incorrecto, pode ser outra fonte de problemas.

Permitam-me narrar rapidamente um episódio que me aconteceu há tempos: ligo para o número de um anúncio de uma gp, recolhido algures num site de anúncios de convívio, atende-me uma voz masculina, imediatamente eu digo "peço desculpas, devo-me ter enganado no número" o homem diz, em tom irritado "é você que tem estado a ligar para a minha mãe?..." Numa rápida troca de frases eu expliquei-lhe cordial e francamente que o número estava num anúncio de convívio, e o homem mudou de tom de voz, para mais calmo, denotando compreensão imediata do que estava a acontecer, disse que já tinham ligado uma série de vezes para aquele número, despedimo-nos lamentando o sucedido, e desligámos. Na altura fiquei a pensar que é muito chato uma coisa dessas acontecer a alguém. É literalmente bombardeado com chamadas, e alguns dos homens que ligam são muito inconvenientes, logo de arranque. Qualquer de nós pode imaginar-se no lugar daquele cidadão.
Nesse caso foi um número que ESTAVA no anúncio, não fui eu que me enganei. Já me tinham acontecido outros casos semelhantes, esporadicamente, e não apenas com anúncios ligados ao convívio. Mas já vi aqui pelo fórum números errados, mal transcritos, posteriormente corrigidos pelo próprio ou por outro. Ninguém sabe que consequências isso pode ter tido para alguém. Mas podemos imaginar.

Tudo o que tem a ver com uma massa humana obter dados telefónicos de alguém pode ter consequências imprevisíveis. Quem frequenta sobretudo as meninas do CM e Clx vê sempre telefones a tocar sem parar.

Volto a afirmar: qualquer solução tem de ser procurada com o acompanhamento de juristas e gente com formação técnica no assunto.

24 Mai 2019
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 305
Positivos
19
Neutros
8
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Vejam lá esta situação. Se é por causa do rgpd então devia ser de pessoas. Mas nem deixa partilhar números de casas. Ou seja uma casa que era conhecida aqui do tasco que não tem anúncios facilmente identificáveis agora não dá para ligar para lá. E pior, mudou se para uma avenida onde na mesma avenida há uma casa de mafiosos que assaltam os clientes. E também não da para denunciar. Tá bonito. Portanto se um gajo quer foder e vê um anúncio com um número de uma casa nessa avenida tem 50% de ser assaltado. Isto não é uma situação hipotética, é real.

25 Mai 2019
Online
Suppoter**
Suppoter**
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Dez 2013
Mensagens: 7280
Positivos
70
Neutros
6
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Normalmente não guardo os contactos das meninas, consulto aqui ou nos sites, e esta semana não consegui fazer um repeteco porque as duas meninas que tinha em mente não têm, de momento, o anuncio activo. Apenas encontrei um dos contactos através do web archive. Nem todos os sites ou anúncios são guardados no web archive.

Mas o mais chato veio a seguir... como a menina já tinha o telemóvel desligado (ou era um numero mais antigo) fui à procura de novidades num site de anúncios. Sem conseguir pesquisar o contacto aqui no forum acabei por marcar, sem saber, com uma GP que no passado já tinha escrito TD e não tencionava voltar a repetir. Inventei uma desculpa e bazei.

25 Mai 2019
Putanheiro

Registado: 16 Jun 2012
Mensagens: 1092
Localização: Perto do mar longe da terra
Positivos
25
Neutros
2
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Não, o RGDP regula dados pessoais estes numero são profissionais e divulgados como tal, claramente desenquadrados do regime :smt035

25 Mai 2019
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 305
Positivos
19
Neutros
8
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Vou é começar a criar a minha base de dados no excel ....

25 Mai 2019
Suppoter**
Suppoter**
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Abr 2007
Mensagens: 315
Positivos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eliminação contacto telefónico no TD's - Votação
Depois de todas estas opiniões, só resta perguntar:
Para quando voltam a colocar os numeros do ou dos varios anuncios das GP´s?????



Pedimos a todos os foristas que tenham sugestões a apresentar que passem a fazê-lo a partir de agora por Email, para o endereço adm@gp-pt.net. Muito obrigado.

27 Mai 2019
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 72 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Chumbo, jopelodosa, pinacarvalho, putanheiro007, Valter_8 e 447 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal