Data/Hora: 19 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 MB Way - Pagamentos e Fraudes 
Autor Mensagem
Bronze

Registado: 17 Mar 2007
Mensagens: 2220
Positivos
6
Neutros
2
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem MB Way - Pagamentos e Fraudes
Off topic....
Pagamento por mbway...
Comprometido ou não... Não lhes faz confusão a GP ou o patrão/a ficar com o vosso NIB e nome completo?? A mim faz...


Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

24 Jan 2022

 
 
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Mar 2022
Mensagens: 356
Localização: Porto e arrabaldes...
Positivos
64
Neutros
6
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 10 - Mestre
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Caros confrades

Gostaria de relatar o que me sucedeu hoje, como importante aviso à navegação!

Marquei com uma GP que dá pelo nome de Juuh que anuncia em oje.pt no Porto - https://oje.pt/10154.html

Fotos apelativas e anuncia que faz de tudo a bom preço.
Bora lá marcar e responde por WhatsApp que está num hotel no centro do Porto.
Lá vou eu e ao chegar anuncio que vou levantar dinheiro e que vou atrasar uns minutos...

Começa uma conversa a dizer que não é preciso levantar dinheiro e que quer pagamento por MB Way.
E eu, tudo bem! Peço que indique o quarto e começa uma conversa insistente para que envie o código de autorização do envio por MB Way!
Informei que não enviava qualquer código e que pagaria quando estivesse com ela no quarto...
Continua a insistir que precisa do código para que a agência libere o quarto.
Fiz-me de parvo e disse que precisava de ajuda e que ou eu subia ou ela descia...
Claro que se negou a qualquer delas!

Tentei ligar e não atendeu e pediu para não ligar...
Claro que lhe disse que jamais daria qualquer código (ou pagaria) antes de a ver.

Encontro abortado, óbvio!

Confrades, não sei quanto a vós, mas prefiro pagar em dinheiro e se não conheço a GP, só levo dinheiro ao certo!
Não entrem em esquemas com MB Way se não conhecerem a GP´!

Fica o aviso...

Bem Hajam!

_________________
A coleccionar memórias e acumular sorrisos!*

11 Jun 2022
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jan 2009
Mensagens: 1086
Localização: The World
Positivos
30
Neutros
19
Negativos
19



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Mas, se entendo bem, o tal codigo é para fazer um levantamento de um valor especifico, nã é assim?

13 Jun 2022
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 18 Jun 2010
Mensagens: 704
Positivos
16



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
balls Escreveu:
Mas, se entendo bem, o tal codigo é para fazer um levantamento de um valor especifico, nã é assim?


Sim. Nunca dar esse código. A não ser que alguém conhecido que, por exemplo, tenha perdido a carteira e precise de levantar dinheiro

13 Jun 2022
Iniciado

Registado: 02 Fev 2022
Mensagens: 1


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Não é preciso código para enviar dinheiro por MB Way, só é preciso o numero de telefone.

Nunca recebi dinheiro por MB Way para confirmar que quem recebe dinheiro enviado pelo numero de telefone, fica também com o contacto de quem o enviou.

16 Jun 2022
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Mai 2009
Mensagens: 1643
Localização: Peraiqeujavenho
Positivos
34
Neutros
7
Negativos
13



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Fazer pagamentos a GP´s é em dinheiro, com a GP à nossa frente a receber a nota.
Tudo o que seja sair deste procedimento, facilmente pode descambar.

_________________
As mais belas palavras são ditas no silêncio de um olhar

19 Jun 2022
Iniciado

Registado: 30 Nov 2010
Mensagens: 43
Positivos
2
Neutros
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Princípio básico da actividade: calcinha no chão, dinheiro na mão

20 Jun 2022
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Ago 2008
Mensagens: 2830
Positivos
44
Neutros
2
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Amigos atenção que no Instagram está cheio de miúdas giras que dizem que fazem convívio.... mas o pagamento é feito primeiro.........não caiam nestas armadilhas!!

Abraço

_________________
Ich liebe dich!!!!!!!!

20 Jun 2022
Online
Suppoter***
Suppoter***

Registado: 28 Abr 2013
Mensagens: 23
Positivos
3
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Realmente, Instagram, Tinder e sites não certificados às vezes tentam com putativas 8) iniciantes no ofício. Um gajo pensa que é grelo fresquinho e leva banhada.

Há pouco tempo vi anúncio bom demais para ser verdade. A menina metia fotos fresquinhas de rosto, preços simpáticos e atendia na Baixa.
Usei uma táctica.
O meu teleputas, gama de entrada, tem dual sim. Agora só tem um SIM. Mas quando tinha 2 criei por dual apps/apps clonadas 2 contas de WhatsApp.
Com alguma distância de tempo fiz 2 marcações para a mesma hora. A perva aceitou a 2.a marcação sem pestanejar...
Tava na cara que era esquema!

O anúncio :
https://oje.pt/10168.html

As fotos eram de uma artista MC Raposinha mas naqueles sites de detecção tipo Tineye apareciam com originais.
Aliás já foi topado aqui no site com fotos falsas. Mas desconheço as divas do funk e arriscava-me a cair... :smt005

Cuidado!
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia! :mozilla_innocent:

26 Jun 2022
Suppoter**
Suppoter**
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Dez 2013
Mensagens: 7262
Positivos
70
Neutros
6
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
O site OJE está cheio de meninas com esquemas e banhadas.

27 Jun 2022
Iniciado

Registado: 03 Jul 2022
Mensagens: 10


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Xfiles Escreveu:
Off topic....
Pagamento por mbway...
Comprometido ou não... Não lhes faz confusão a GP ou o patrão/a ficar com o vosso NIB e nome completo?? A mim faz...


Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk


Em caso de pagamento por MB WAY, tanto quem envia como quem recebe, não tem acesso aos dados do titular da conta bancária (NIB e nome).
A pessoa que recebe o dinheiro só sabe que foi transferido de certo número de telemóvel, ou seja, eu transfiro certa quantia (50€ por exemplo) através do número de telemóvel que tenho associado ao MB WAY, para outro número de telemóvel associado ao MB WAY (o da pessoa que recebe o dinheiro).
Resumindo: quer seja a pessoa que envia dinheiro através do MB WAY, quer seja a pessoa que recebe dinheiro através do MB WAY, ninguém fica a saber o nome e o NIB de quem envia/recebe dinheiro.
A única coisa que sabem é que a transferência foi feita do número de telemóvel x para o número de telemóvel y.
E este número de telemóvel que está associado ao MB WAY pode ser alterado as vezes que quisermos, numa caixa multibanco, por exemplo. Agora, que as entidades bancárias (e também as autoridades policiais e judiciais em casos de investigação criminal) sabem os dados pessoais (nome, morada, nr. de cartão de cidadão...) e bancários (Nib) de quem enviou/recebeu dinheiro através do MB WAY isso sim.
Eu recomendaria prudência no pagamento deste tipo de serviços: "only cash", numerário ou "dinheiro vivo", chamem-lhe o que quiserem.

13 Jul 2022
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Mai 2019
Mensagens: 444
Localização: Wonderland
Positivos
27
Neutros
13
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Confrades
Tenho-me vindo a deparar com moças a vender conteúdo (fotos, vídeos) no Instagram. Algumas vendem também encontros. Eu estive quase, quase, quase a marcar um encontro com uma. O pagamento seria metade antes e a outra metade no dia. Só que quando lhe pedi para me mandar os dados para eu fazer transferência, ela respondeu que só aceita MBWay. Fiquei um pouco com o pé atrás. Fiz umas pesquisas na net e no site da Deco vem a informação de algumas burlas com o MBway. Eu nunca usei nem percebo nada do MBWay, mas a moça pediu-me um código (?) e pela leitura do artigo do site da Deco deduzi que esse código seria o PIN do MBWay. Pelo que eu percebi do artigo é através disso que têm sido efetuadas muitas burlas. É mesmo assim? Estou correcto na minha dedução? Ou para eu fazer um pagamento pelo MBWay tenho que enviar um código? Agradeço desde já a ajuda, perdoem a minha ignorância neste assunto. É que como li o artigo da Deco fiquei com receio que fosse uma burla e acabei por cancelar o encontro. No entanto, o perfil da moça continua no Instagram com fotos e stories a anunciar a venda de conteúdo e encontros como se nada fosse.

18 Ago 2022
Aprendiz

Registado: 27 Jul 2021
Mensagens: 142
Positivos
2
Neutros
2
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Confrade Zé Tolas,

NUNCA pague adiantado!
Assim que pagar nunca mais vai saber da (suposta) GP.
Há vários casos aqui reportados exactamente dessa situação, assim que dá o sinal nunca mais sabe da (suposta) GP.

18 Ago 2022
Aprendiz

Registado: 27 Jul 2021
Mensagens: 142
Positivos
2
Neutros
2
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Em relação ao uso do MB WAY aconselho a leitura da pagina com as recomendações de segurança da própria em <https://www.mbway.pt/seguranca-mb-way/>
(no separador recomendações de segurança) que passo a citar (o negrito e sublinhado são meus):

"Mensagens de segurança MB WAY

Tire o maior partido deste serviço criado para dar maior comodidade aos portugueses no seu dia a dia, de forma simples e totalmente segura.

Utilização do serviço

1. Nunca adicione ao MB WAY um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece.

2. Nunca partilhe o seu PIN MB WAY nem como forma de pagamento nem como garantia. O seu PIN (código de acesso de 6 dígitos), à semelhança do PIN do cartão bancário, é pessoal e intransmissível e a sua divulgação permite a realização de operações na sua conta bancária;

3. Nunca siga instruções de desconhecidos para aderir ou fazer pagamentos por MB WAY. Se é a primeira vez que vai utilizar, sugerimos que veja os passos indicados aqui no site;

4. Nunca aceite pedidos de dinheiro sem ter a certeza de que conhece a pessoa que lhe enviou o pedido e que realmente pretende transferir-lhe o valor solicitado.

5. A opção “Levantamento MB WAY” gera um código que permite o levantamento do numerário escolhido em qualquer Caixa MULTIBANCO. Não partilhe este código com terceiros exceto se pretender que outros levantem a quantia selecionada (ex. pais que enviam dinheiro para filhos).


Recomendações gerais sobre o serviço

1. Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou sms;

2. Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou sms;

3. Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade."

18 Ago 2022
Iniciado

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 592
Positivos
5
Neutros
3
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: MB Way - Pagamentos e Fraudes
Zé Tolas Escreveu:
a moça pediu-me um código (?) e pela leitura do artigo do site da Deco deduzi que esse código seria o PIN do MBWay. Pelo que eu percebi do artigo é através disso que têm sido efetuadas muitas burlas. É mesmo assim? Estou correcto na minha dedução? Ou para eu fazer um pagamento pelo MBWay tenho que enviar um código? Agradeço desde já a ajuda, perdoem a minha ignorância neste assunto. É que como li o artigo da Deco fiquei com receio que fosse uma burla e acabei por cancelar o encontro. No entanto, o perfil da moça continua no Instagram com fotos e stories a anunciar a venda de conteúdo e encontros como se nada fosse.


Confrade se quiser ficar com a conta bancária que tem associado esse número de telemóvel com um grande desfalque, avance…

18 Ago 2022
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Conaman71, PLKiRiS e 93 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal