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 Galiza - Santiago de Compostela 
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Mensagem Galiza - Santiago de Compostela
Depois do TD de Londres e do TD de Istambul do Confrade Radar, pensei que poderíamos ir para um destino bem mais perto, mas talvez desconhecido da maior parte dos portugueses, mesmo daqueles que vivem no norte do País.
Resolvi escrever acerca de Santiago de Compostela, uma das pequenas cidades mágicas da Europa. Mas como a viagem a esta cidade é curta vou relatar-vos sumariamente como a tornei numa viagem longa onde aproveitei para revisitar sítios de Portugal e conhecer outros e tentar conhecer a Galiza com alguma profundidade. Um roteiro tão bom e tão imperfeito como outro qualquer…

UM MOIRO PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO
Ficha técnica:


País: Espanha
Cidade: Santiago de Compostela
Hora: uma hora a mais que em Portugal
Língua: castelhano e galego, sendo que este último é muito mais parecido com o português
Moeda: Euro
Meio de transporte: automóvel (embora se possa ir de comboio e de avião)
Aeroporto: Aeroporto de Santiago de Compostela (nunca utilizei)
Visto: não é preciso
Local de estadia: AC Palacio del Carmen
Preços por noite: c. de 110€ por noite com pequeno-almoço
Meio de transporte na cidade: sempre a pé
Refeições: no magnífico restaurante do Palacio del Carmen, no Parador dos Reis Católicos e noutros restaurantes da cidade

UM MOIRO PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO
Dicas de viajante:


Era um sonho que tinha há anos… viajar calmamente até Santiago de Compostela. Poder absorver aquele ambiente medieval e imaginar in loco o que seria a chegada de milhares e milhares de peregrinos vindos de todo o mundo católico, enfrentando os perigos de uma viagem que há mil anos era um verdadeiro perigo. Por alguma razão, grandes grupos eram escoltados por cruzados.
O objectivo deste pequeno relato é mesmo a cidade de Santiago de Compostela e alguns dos sítios que visitei na Galiza. Mencionarei, apenas de passagem, locais igualmente bonitos e importantes em terras de Portugal (estas ficarão, eventualmente, para outra altura).

No caminho de Santiago que este moiro escolheu, a primeira etapa foi Guimarães, o berço da nacionalidade. Fiquei hospedado na Pousada de Santa Marinha, com uma vista magnífica sobre a cidade e um claustro transformado em bar e com música ambiente a condizer. Visitei o Paço dos Duques de Bragança, subi no teleférico da Penha (outra vista magnífica), refastelei-me numa esplanada do centro histórico…

A segunda etapa no caminho de Santiago foi Valença do Minho. Fiquei na Pousada de São Teotónio, dentro das muralhas. E nelas me confinei, excepto para fazer razias a algumas terras. Aliás, entre Guimarães e Valença, tive o privilégio de visitar (sem qualquer ordem) Braga (e o Santuário do Bom Jesus), a Citânia de Briteiros, a Cascata do Arado, perder-me no Gerês e almoçar na Pousada (com mais uma vista magnífica), passar pela Barragem da Caniçada, visitar Monção, Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura e Melgaço. Tive a sorte de sermos acompanhados neste percurso pelo Norte do País por um amigo que o conhece bem e que nos levou também aos melhores restaurantes da região. Todos eles tão bons que estou a ficar cheio de fome: Bom Jesus (Valença); A Carvalheira (Ponte de Lima); Panorama (Melgaço) e o Camelo (Portuzêlo). Espero, sinceramente, que se mantenham todos abertos.

A terceira etapa no caminho de Santiago foi mesmo Santiago de Compostela, mas não sem tentar conhecer um pouco melhor a costa. Directos para Pontevedra (viu-se a Basílica de Santa Maria e bebeu-se um café) e depois direcção La Toja, ilha paradisíaca, famosa pelas suas termas e toda ela explorada por uma unidade hoteleira. Duas curiosidades: a pequena igreja de paredes cobertas de vieiras e o campo de golfe de 9 buracos (esta é uma para o Confrade Prov1). Acabei por almoçar calmamente numa esplanada a contemplar o mar.

La Toja
Imagem

Depois segui-se para Cambados e Vila Garcia de Arousa (onde a 16 de Agosto se comemora a festa de San Roque com uma batalha naval, fogos de artifício e romaria).
E chegamos a Santiago de Compostela. Embora o hotel esteja bem embrenhado no centro, a sinalética é exemplar. O Hotel (AC Palacio del Carmen) é um 5 estrelas com preços de um Ibizx2. Antigo Convento de Las Oblatas, foi restaurado há muito pouco tempo, mantendo o estilo original. Foi-lhe acrescentado uma ala mais moderna perfeitamente enquadrada no estilo arquitectónico. O restaurante é panorâmico para os jardins românticos e é excelente com serviço eficiente e uma simpatia a toda a prova. Tem todos os serviços modernos e até babysitting. Embora recatado, sobretudo devido ao seu enquadramento na cidade, está a dois ou três minutos a pé da Plaza del Obradoiro (praça principal de Santiago onde fica a Catedral). Tinha tentado ficar no Parador dos Reis Católicos, em plena praça, mas vi à posteriori que fiquei melhor no Palacio Del Carmen.

AC Palacio Del Carmen
Imagem

Do Hotel vai-se sempre a direito pela Rua das Hortas e chega-se à Plaza del Obradoiro para se ser esmagado pelo peso da História. Santiago é um pouco como Salamanca, com o seu cosmopolitanismo (eu sou daqueles que gosta de ver japoneses nos mais recônditos cantinhos do mundo, a darem importância à História dos outros como se fosse a História deles. Perdoem-me os parvos… mas só os parvos não dão importância nem aprendem nada com a História!), com o seu quinhão de estudantes e tem a mais os milhares e milhares de peregrinos que completam o ambiente medieval, apesar do anacronismo das vestes.
Quando apanho uma praça destas, a primeira coisa que faço é procurar uma esplanada, pedir qualquer coisa e ficar numa espécie de contemplação das almas, a medir o pulso à coisa. E foi o que fiz. Entrando pelo lado esquerdo da praça, temos à nossa frente a imponente fachada da Catedral (barroca com importantes elementos românicos) e à nossa esquerda o Parador dos Reis Católicos (antigo hospital para os peregrinos), com uma esplanada logo a pedi-las… O Códice Calixtino diz a determinado passo "Ao que contempla esta cidade o seu coração se enche de alegria e de gozo maravilhado pela sua variedade e grandeza". E foi isso que senti naquela esplanada… a reverência misturada com o sentido de maravilha das gentes.
Para completar o conjunto, temos do nosso lado direito o Paço de Raxoi (partilhado pela Presidência da Xunta da Galicia e pela Câmara Municipal), de estilo neoclássico e oposto ao Parador o Palácio de São Xerome (hoje o edifício da reitoria da Universidade).
A partir desta praça central irradiam ruas e ruelas que vão dar a outras praças, todas elas com o seu charme e com a sua história.
E voltemos à Catedral. A melhor entrada é pela escadaria da Plaza del Obradoiro com o seu Pórtico da Glória (do tempo de D. Afonso Henriques). Logo aqui impressiona a fila que se forma para que quem entra possa colocar a sua mão no mesmo sítio onde milhões de peregrinos já colocaram a sua ao longo de quase 1000 anos de História. E lá está… a mão marcada na pedra.
Toda a Catedral merece uma visita atenta, com o seu traçado românico, o sepulcro do Apóstolo Tiago, Maior, o gigantesco botafumeiro, a cripta do tesouro e a acabar na lojinha da Catedral (com algumas coisas bem interessantes) e no Museu.
E se tiverem a sorte de estarem em Santiago de Compostela na noite de 24 para 25 de Julho (como eu tive), marquem mesa no Comedor Real, no Parador dos Reis Católicos, comam bem e assistam de lugar privilegiado à Cena tradicional de Fuegos, com a Catedral iluminada com um jogo de luzes e projecções em constante mudança, equilibristas a treparem e a dançarem na fachada da Catedral, um espectacular fogo de artifício e a Plaza del Obradoiro à cunha.

Catedral de Santiago de Compostela
Imagem

E fazendo de Santiago de Compostela o vosso quartel-general, podem partir à descoberta de outros pontos da Galiza.
Sugiro que partam em direcção a Muros e que se deixem conquistar pela costa galega. As aldeias e vilas piscatórias são verdadeiros encantos e numa delas, enfiada numa enseada, até podem ter de parar para deixar passar um funeral que ocupa a estrada principal (e única).
Depois sigam sempre para norte e enfrentem rias e enseadas de grande beleza até chegarem ao Cabo Finisterra onde podem contemplar o Oceano ao estilo de voo de pássaro.
Continuem para norte pela Costa de la Muerte (que o digam os inúmeros náufragos) até chegarem à Coruña. Aí, se só puderem uma coisa, sugiro a Torre de Hércules, um antigo farol romano que fará lembrar uma das sete maravilhas do Mundo Antigo, o Farol de Alexandria.

No regresso a Portugal, sem pressas, podem sempre ficar na Pousada da Ria (Murtosa/Torreira) e aproveitar para dar um passeio de Moliceiro pela Ria.

UM MOIRO PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO
Aventuras de um G Man:


Nesta área, estamos mal. Fui acompanhado a Santiago e não pude sequer namoriscar com a recepcionista linda do Palacio del Carmen.
Não vou entrar aqui em generalizações e falar das espanholas ou das aventuras que já tive com umas quantas em terras de Sua Majestade El Rey Don Juan Carlos.
Sei que neste burgo há confrades muito mais experientes para falarem de "aventuras" na Galiza. Que se cheguem eles à frente e que enriqueçam este tópico também com as suas dicas de viagem…

BOA VIAGEM! SEJAM FELIZES!

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20 Fev 2013

 
 
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
Excelente post confrade Gentle Man...

Atacando logo pela Catedral de Santiago posso afirmar que é também tão interessante por dentro como por fora apesar da sua espectacularidade exterior... verdadeiramente a não perder visita ao interior...

Anexo:
Catedral Santiago.png


A zona de Santiago/Galiza é de lembrar que é a zona mais virada ao mar de toda a Espanha que é mundialmente ainda uma das maiores potencias marítimas piscatórias, tem as maiores concentrações do mundo em frotas/empresas empresas de pesca... sendo Vigo a sua maior base, com estaleiros e empresas ligadas ao sector do melhor que existe, muitas empresas portuguesas se abastecem por lá...

Estadias prefiro realmente pequenas pousadas/hotéis tipo familiares nas pequenas aldeias piscatórias soberbamente lindas existentes na área, a minha preferência vai certamente para Bayona ao sul de Vigo, mas ao norte passando por La Toja, Sanxenxo e as tais pequenas vilas que não lembro agora direito os nomes tem escolhas variadas e excepcionais... onde indiscriminadamente fiquei varias vezes em pousadas... sendo que os valores são bem em conta, e nas que tive o prazer de ficar desde higiene a simpatia passando por instalações foram irrepreensiveis...

Comidas, na Galiza é impossível comer mal... desde Polvo a Galega/Feira, peixes e mariscos fresquíssimos, arroz de marisco, os mexilhões que são cultivados um pouco por todo lado mas com maiores concentrações na Baía de Vigo, não tem por onde errar não... toda a Galiza é um paraíso gastronómico, e eu sou esquisito pra cacete na comida...

Anexo:
Viveiros de Mexilhões.png


La Toja (A Toxa) é uma ilha paradisíaca como atrás referiu o confrade Gentle Man, gostava invariavelmente de passar por lá um dia desfrutando desde os excelentes restaurantes da zona ao parque onde se encontra a tal igreja de vieiras objecto de muita peregrinação e sempre atascada de autocarros de peregrinos...

Bayona, uma vila medieval piscatória cheia de pequenas embarcações de pesca artesanal que abastecem os restaurantes locais de mariscos e peixes fresquíssimos, pequena vila mas muito bonita no centro medieval de Bayona tem uma rua interior empedrada com grandes lajes de pedra de granito cheia de Bodegas e restaurantes e até lojas de produtos artesanais da zona... é bonita demais essa vila, come-se bem, preços de estadia bem em conta, e vale a pena desfrutar pacificamente a "entourage", visitar a replica da caravela La Pinta que foi a primeira caravela da expedição de Cristóvão Colombo a avistar as Américas e que esta amarrada no porto aberta a visitas, é bem interessante, e o castelo e a sua trilha que é circundante ao mesmo pelo lado do mar... ultima recomendação não esqueça de usar e abusar da parrillada de marisco com os melhores "centollos"/santolas pescados na zona pelos referidos barcos de pesca artesanal que já provei... algumas fotos de Bayona...



Anexo:
Bayona peixes e mariscos.png

Anexo:
Bayona Caravela no Porto.png

Anexo:
Bayona vista do castelo.png


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

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20 Fev 2013
Platina
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
Belo post, Confrade Radar. Digno de um verdadeiro viajante.

De facto, o que me deslumbrou mais na Galiza (para além de Santiago) foram, precisamente, as pequenas aldeias piscatórias muito bem arranjadas e mantidas com brio, todas elas a gozarem da beleza da paisagem envolvente. O impacto sobre mim foi tal que ainda me lembro das músicas que passavam no meu leitor de CDs (um dos volumes do Café Ibiza).
Também sou muito "esquisito" a comer, mas não tenho nada a reclamar nesta viagem…

Pelo seu post chego é a uma conclusão: nas viagens que fizer este ano vou ter de dar mais atenção ao que como e onde como se quiser depois deixar aqui o meu testemunho mais completo.
:smt023

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20 Fev 2013
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
Pois... sabe esse é o problema de muito viajante, vai aos restaurantes mais plastificados, fast foods ou até de haute cuisine dos hoteis e falha imperdoavelmente os pequenos e familiares restaurantes locais, pratos e costumes culinários das regiões onde passa... :smt045 :smt045 :smt045

Eu como não gosto nem um pouco desse tipo de cozinha ando sempre perambulando nos restaurantes locais, e quando entro vou entrando e olhando pra todos os pratos exibidos nas mesas dos comensais... até pareço tolinho ou fiscal da ASAE :smt005 :smt005 :smt005 tem muita vez mesmo que depois de ir de uma ponta a outra da sala e olhar a lista, saio :shock: :shock: :shock:

Mas na Galiza isso pouco ou nada me aconteceu... sempre que entrei fiquei e muita vez ficava fã do restaurante e ficava repetindo, hooooo se ficava, Mejillones a Marinera, Pulpo a Galega, Arroz de Marisco, Lacón, Peixinho sempre fresquíssimo apanhado pelo vizinho que lá ia levar ao pequeno restaurante depois de chegar da pesca... e dia sim dia sim, autênticos bacanais gastronómicos nessas pequenas vilas... [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]


Fez-me lembrar agora uma vez que fui a Sesimbra (ai pertinho de si) falar com um mestre de pesca e ele me levou a um restaurante de um amigo que nem sei mais onde fica nem o nome, entramos nem olhamos a lista, ele pergunta ao amigo/dono que tem pra comer... e me tocou um linguado grelhado de quase 1kg que devorei todo, ele ainda mexia quando ele o trouxe a mesa pra mostrar junto com uns robalinhos, salmonetes e as Lulas que o mestre comeu... lá nessa zona da Galiza se andar atento tem muito restaurante desse tipo... :wink: :wink: :wink:

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20 Fev 2013
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
Fui a alguns restaurantes desse género na Galiza e também a vários tascos na minha velha amiga e agora tão alterada Sesimbra. Em Setembro, os turistas já se tinham ido embora e o meu pequeno grupo começava a gozar os prazeres da vida ao almoço nos pequenos restaurantes da Vila. E depois, a praia era nossa e a noite era nossa e a madrugada só acabava quando nós dizíamos ao sol que podia nascer… Belos tempos, os de Sesimbra.

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20 Fev 2013
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
gentle man Escreveu:
Duas curiosidades: a pequena igreja de paredes cobertas de vieiras e o campo de golfe de 9 buracos (esta é uma para o Confrade Prov1). Acabei por almoçar calmamente numa esplanada a contemplar o mar.

Obrigado pela dica. Já andei várias vezes pela Galiza mas não conhecia esta ilha.
Tambem tenho de arranjar maneira de conhecer a "catedral" Peinador mas para isso tenho de arranjar forma de ir sózinho.

20 Fev 2013
Platina
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
Foi um tiro no escuro, Confrade Prov1, mas ainda bem que a dica poderá servir.
Devo acrescentar que a ilha de La Toja tem acesso por uma ponte. E pelas suas dimensões, o campo de golfe tem sempre vista de mar.

Quanto à "catedral" Peinador também é uma falha que consta no meu curriculum. Estou a ver que se tem de organizar uma viagem de negócios à Galiza, com torneio de golfe em La Toja e regresso por Vigo.

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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
gentle man Escreveu:

De facto, o que me deslumbrou mais na Galiza (para além de Santiago) foram, precisamente, as pequenas aldeias piscatórias muito bem arranjadas e mantidas com brio, todas elas a gozarem da beleza da paisagem envolvente.
:smt023


Excelentes relatos do Gentle Man e do Radar, mas bastava correr mais uns quantos quilómetros e entrar nas Astúrias, onde há duas joias em forma de aldeias piscatórias: Cudillero e Luarca. E belas paellas de marisco!

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30 Mar 2013
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
Venha de lá esse TD das Astúrias, Confrade Plutão. É zona que conheço mal e gostava de ler alguma coisa por aqui, em tópico próprio.
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
E na vinda passe numa vila entre Valença e Caminha chamada V.N. Cerveira. Dê umas voltas pela vila, castelo D.Dinis, conheça o ferry p Espana, entre muitos outros lugares e o mais belo de tudo suba o monte da Srª da Encarnação ou mais acima o monte do Veado (ou o cervo - daí a origem do nome da vila) e aprecie a paisagem e verá no meio do Rio Minho uma ilha em forma de coração chamada ilha da Boega ou ilha do Amor. Muitas saudades das minhas férias de escola em Cerveira terra da minha avó. E coma nas redondezas o belo bacalhau no forno com batatas fritas às rodelas ou os famosos rojões . :smt106

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31 Mar 2013
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
Belo e nostálgico apontamento, Confrade Jigas77. Hei-de subir ao monte do Veado — parece valer a pena!
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01 Abr 2013
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Mensagem Re: Galiza - Santiago de Compostela
A Galiza é a minha paixão em termos de relax, adoro a Galiza, desde de que fui à La corunha combater ao Estadio Riazor há 26 anos atrás, passei a adorar a Galiza , a baía da corunha é fantastica, mas a minha cidade do coração é mesmo Santiago de Compostela, não me perguntem porquê, mas lá sinto-me ... feliz , até haver lá a concentração de motos ía lá todos os anos no verão e no inverno, agora já lá não vou há 5 longos anos.
Mas por favor ,assim que atravessarem o rio em caminha visitem o miradouro de La guardia, paga-se uma pequena portagem para subir ,mas vale bem apena , só a descobri depois de passar ali vezes sem conta e não me perdoei.
São 360º de uma vista fabulosa, até onde a vista alcança.

Fiquem bem

01 Abr 2013
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