Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 30  Próximo
 Grexit 
Autor Mensagem
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Grexit
For a Greek deal to happen, there have to be “adults in the room”, says Christine Lagarde.

muito forte :-k

http://money.cnn.com/2015/06/18/news/economy/greece-eu-no-deal/

_________________
a sorte dá muito trabalho

18 Jun 2015

 
 
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Grexit
Confesso que não entendo mesmo nada do que se passa. Cada dia que passa a situação está mais perto de rebentar. Qual será a dos gregos? Pensaram que David iria derrotar Golias? É que se trata de dinheiro - e esse, ou se tem ou não se tem.

Será que os gregos pensavam que os políticos falavam todos entre si e arranjavam uma solução em que eles não pagavam?

18 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
door 3 :shock:

esta hipótese será a mais estranha e difícil de gerir :-k

_________________
a sorte dá muito trabalho

18 Jun 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Grexit
Door 3?

18 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
vê o link que coloquei

default without exit

_________________
a sorte dá muito trabalho

18 Jun 2015
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Grexit
Cuidado com o risco de ingerencia dos russos.

Os russos podem querer "ajudar" os gregos para terem peso estratégico. A Grécia está muito bem localizada geograficamente para os interesses russos.

A UE sabe disto e os Americanos também.

É o jogo do gato e do rato, mas tem de haver uma solução. Não duvido que os EUA entrem em jogo para resolver o assunto.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

18 Jun 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Grexit
kwacha Escreveu:
vê o link que coloquei

default without exit


"IOU" - faz-me lembrar as declarações de dívida que as autarquias passavam nos anos 70 aos seus fornecedores quando não havia dinheiro para os compromissos. O fornecedor ia ao banco com o papel e levantava a massa.

18 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
jolinho Escreveu:
Será que os gregos pensavam que os políticos falavam todos entre si e arranjavam uma solução em que eles não pagavam?

Porque não :?: :?: :?: Se fosse um grande banco europeu aparecia logo dinheiro. Foi assim com um banco belga há dois anos atrás e eles injectaram 100.000 milhões de euros em poucos dias. Por acaso já não me lembro do nome do maldito banco.

Permite-me ter uma visão ligeiramente diferente da tua, caro Jolinho. Por acaso “acredito” no funcionamento dos mercados mas não “confio” neles. Revejo-me em muitas das tuas análises inteligentes mas desta vez tenho uma opinião diferente.

O que está a acontecer à Grécia não me surpreende porque as minhas expectativas sobre a solidariedade dos restantes parceiros é muito baixa. Acho que tudo funciona na lógica da ganância e do curto prazo. As pessoas têm memória curta ou não aprenderam nada na disciplina de História. Todos os povos e países já tiveram os seus altos e baixos, a começar pela Alemanha.

O que é vergonhoso é as pessoas não terem memória. A Grécia é simplesmente o país europeu com o maior património histórico nos mais diversos domínios do conhecimento humano (matemática, física, geometria, filosofia, etc…) . Ninguém consegue terminar o ensino secundário sem aprender uma série de conceitos, teoremas, regras e leis da matemática e física que não tenham caracteres gregos ou um nome grego por detrás da sua invenção. É assim com o teorema de Pitágoras na matemática, o princípio de Euclides na geometria, o princípio de Arquimedes na hidroestática que permite que os barcos flutuem, com os símbolos alfa, beta e gama que aparecem em tudo o que são fórmulas da trigonometria, mecânica e electromagnetismo com que os alemães constroem os BMW, Audi, Mercedes e Porches. É preciso ter lata para transformar um povo com um património histórico igual ou superior ao do império romano, dizia, transformar de bestial em besta.

O valor que é necessário para limpar o passivo grego é peanuts para a BCE e os países que o compõem. Já houve situações em que determinados países injectaram noutros países em dificuldades montantes bem superiores ao que os gregos precisam neste momento. O dinheiro que foi entregue à Alemanha depois da segunda grande guerra, o dinheiro que foi entregue à Coreia do Sul para se desenvolver e superar a Coreia do Norte que até tinha mais potencial e recursos naturais não tem paralelo. Foi assim que a Coreia do Sul começou a produzir os Hyundai , a LG (Life’s Good), os Samsung, etc, etc. Por fim Israel, o país onde se injectou muito e muito dinheiro.
Todos estes países deram saltos quânticos em termos de desenvolvimento e hoje vivem em plena prosperidade. Havendo dinheiro e talento, os resultados aparecem. À Grécia só falta o dinheiro.

Hoje em dia, vive-se o presente. O passado já não conta e depois há uns oportunistas que têm a mania de ficar sempre do lado dos mais fortes prestando-lhes vassalagem com a intenção de poder levar umas migalhas.

Cada vez tenho mais nojo deste mundo cão em que já não há valores, não há solidariedade e onde o que conta é a regra do salve-se quem puder. E há sempre ao virar da esquina um chico-espertinho, burrinho que defende o actual sistema.

P.S.: A minha solidariedade é com o povo grego. Não tenho nada a ver com o Syrisa.

Matic Escreveu:
Cuidado com o risco de ingerencia dos russos.

Os russos podem querer "ajudar" os gregos para terem peso estratégico. A Grécia está muito bem localizada geograficamente para os interesses russos.

A UE sabe disto e os Americanos também.

É o jogo do gato e do rato, mas tem de haver uma solução. Não duvido que os EUA entrem em jogo para resolver o assunto.


São sempre os americanos a resolver o problema, especialmente quando são problemas financeiros ou militares. Viva os EUA :!: :!: :!:

Pelo menos tiveram coragem de fazer o bailout à General Motors e a uma série de outras empresas. A economia recuperou e essas empresas estão novamente a funcionar.

_________________
HERRAR É UMANO

18 Jun 2015
Online
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Grexit
1ª vez que estou totalmente de acordo com o P11. :D (digo eu que não percebo um caralho de economia)

18 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Varoufakis é um reputado académico. Economista especializou-se em Teoria dos Jogos.

No meu 4º ano de faculdade, tive um cadeirão Investigação Operacional, onde aprendi de forma rudimentar a Teoria dos Jogos.
A propósito da avaliação e tomada de decisão, entre vários exemplos, foi nos explicado um jogo designado por "jogo do cobarde".
Dois condutores ao volante de dois carros potentes deslocam-se em sentidos opostos e aceleram em rota de colisão. Se nenhum se desviar, ocorre o choque frontal e ambos perdem e morrem. Se um deles se desviar, este condutor perde, e os condutores sobrevivem.

O jogo apresentado tem um pressuposto "os carros são idênticos" e tem uma solução habitual "o condutor que se desvia é o mais sensato"

Na actual negociação Eurogrupo / Grécia ... os carros são completamente diferentes ... a base de partida dos condutores é diferente

_________________
a sorte dá muito trabalho

18 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
a Grécia tem um problema económico e um problema financeiro

nem os EUA, nem a Rússia, nem a China conseguem "ajudar" a resolver o problema económico grego

o problema financeiro (e estou a falar só da dívida externa) pode receber paliativos dos americanos ou dos chineses

os russos não têm dinheiro nem para mandar cantar um cego ... além disso têm a Ucrânia mais urgente para resolver

a Europa tem um problema político e militar muito complicado para resolver com a saída da Grécia da Zona Euro

_________________
a sorte dá muito trabalho

18 Jun 2015
Online
Confrade

Registado: 12 Mar 2010
Mensagens: 631
Positivos
6
Neutros
1
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
pedro onze Escreveu:
À Grécia só falta o dinheiro.


P11,
não posso concordar com esta frase do seu post.

Da minha perspectiva foi exactamente por haver dinheiro (dos outros) em barda que os países em dificuldade chegaram ao ponto onde chegaram.
Claro que as coisas não são assim, nem brancas nem pretas...é tudo muito cinzento.

19 Jun 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Mensagens: 2737
Localização: Filósofa
Mensagem Re: Grexit
Na minha prespectiva o objectivo de quem criou a UE não foi nem por sombras conseguido. Pelo menos da forma que se pensa que seria o resultado esperado. Mas acho que o grande problema foi mesmo numa forma geral que quem estava ao comando não ter o devido conhecimento das diferentes sociedades e dificuldades de cada país aderente.
Provavelmente não teriam sido necessários quaisquer financiamentos como foi feito, se as coisas tivessem sido bem estudadas e em vez de "ajudarem" com financiamentos, fariam sim um projecto em que os países conseguisse resolver o problema economico mas com produção ou outro tipo de solução.

19 Jun 2015
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
memória curta

durante esta crise financeira ... e a propósito da solidariedade europeia ... só a Grécia beneficiou do seguinte:

- haircut de 40% sobre a dívida pública detida por privados estrangeiros (leia-se bancos europeus, no caso português BPI 160M e CGD 80M);
- reestruturação parcial da dívida pública de curto prazo (inferior a 2 anos) detida por europeus institucionais;
- diferimento de juros (até 5 anos) em parte da dívida pública detida por institucionais europeus;
- duas intervenções e estamos a negociar uma terceira (com reduções consecutivas das taxas de juro);
- oito extensões consecutivas da linha de emergência do BCE para cedência de liquidez aos bancos gregos (já atingiu 80B);

durante esta crise financeira ... e a propósito da responsabilidade do devedor ... só na Grécia sucedeu o seguinte:

- fuga maciça de capitais dos residentes gregos (mais de 120B desde de 2009 e cerca de 30B desde Outubro de 2014);
- a evasão fiscal continua a ser o "desporto" mais popular do país (este último governo fez ZERO até agora);
- a consolidação orçamental e a veracidade das contas públicas permanecem duvidosas (todos os anos houve surpresas negativas);

:-k

_________________
a sorte dá muito trabalho

19 Jun 2015
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jul 2010
Mensagens: 8775
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Grexit
Olhando de fora, parece me que nem uma parte nem a outra se sente confortavel com o que a outra cede. A grecia tem um problema muito serio de evasao fiscal que nao eh facilmente soluvel. Qualquer solucao apresentada eh de desconfiar em termos de resultados. Por isso a austeridade tem recaido em cortes de despesa incluindo cortes violentos de salarios de func publicos e reformados.

Aqui tivemos e temos cortes de salarios e reformas com aumento de todos os impostos, excepto naqueles mais dependentes da atividade economica. Mas a maquina fiscal colecta muito melhor do que ah 4 anos.

Na grecia, eh dificil pensar num conceito de maquina fiscal

_________________
Who loves ya, baby ?

19 Jun 2015
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 30  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 43 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal