Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 67 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Fascismo vs Comunismo 
Autor Mensagem
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Fascismo vs Comunismo
O Fidel (ou o sósia, pois para mim o gajo já morreu há 10 anos) referiu-se hoje ao fascismo português.

Ora, eu que devo ser desprovido de inteligência, faço a seguinte questão:

- Qual a diferença entre Comunismo e Fascismo?

É que o Salazar não gostava de comunistas e mandava prendê-los. Os comunistas estão sempre a falar do fascismo como o maior mal do mundo, mas eu só vejo semelhanças.

Senão vejamos, em termos de democracia eleitoral ela é inexistente. Podemos ir á Coreia, a Cuba ou até aos próprios aparelhos partidários dos diversos partidos comunistas existentes. Do lado do fascismo também não há democracia eleitoral.
Em termos de justiça, ela é controlada pelo governos em ambos os casos, não existe separação de poderes e os presos políticos são mais que muitos, chegando a ser executados.
Direitos humanos nos 2 lados. Quais direitos humanos?
Em termos económicos, ambos apregoam o bem comum, mas em ambos o povo sofre com a falta de trabalho e de alimentação, enquanto os líderes aumentam o seu expolio em países democráticos sem acordos de extradição.

Portanto, tudo aquilo em que as pessoas podem opinar é inexistente em ambos os lados.

É claro que há diferenças, como a ligação á religião e á forma de vestir dos grandes líderes, pois o fascista anda com um belo fato, enquanto que o comunista não dispensa o seu traje militar. :D

Portanto alguém sabe dizer realmente qual a diferença entre fascismo e comunismo?

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

29 Mar 2016

 
 
Iniciado

Registado: 26 Nov 2014
Mensagens: 1


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
A diferença é que o comunismo já matou muito mais que o fascismo e é tolerado e até bem visto pela sociedade em geral, enquanto se és de direita e assumidamente nacionalista és olhado de lado e automaticamente conotado com o nazismo.
Abraço

29 Mar 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
Estou de acordo com o confrade JP. E isso mesmo...

Quando digo que sou de direita, sou logo olhado de soslaio, tenho logo que esclarecer que a minha direita é democrática e moderada...

Sobre a questão do tópico, falta um termo de comparação, como seria um sistema nacionalista ou fachista nos temos modernos.

Os mais aparentados são os governos da Hungria ou da Polónia, mesmo assim, democráticos e pertencentes à União Europeia.

Na pratica, não há diferenças, na doutrina sim...

Veja- se o que se passa em Angola e com este processo do Beirão, que podia ter acontecido num sistema de direita fachista ou a frase de Fidel que mais que um jornal, é desperdício de papel, que podia ser dita por Franco ou Salazar...

Outra diferença, os governos comunas subiram ao poder com objectivos pertensamente nobres e idealistas, os outros, mais por motivos de ordem e disciplina...

Há mais diferenças, mas fico por aqui, para não me exaltar...

29 Mar 2016
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
Num e noutro caso estamos a falar de totalitarismo. Para Totalitarismo, a Wikipédia apresenta:

"Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo (onde os cidadãos comuns não têm participação significativa na tomada de decisão do Estado) e da ideologia (um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, senão todos os aspectos da vida pública e privada).

Os regimes ou movimentos totalitários mantêm o poder político através de uma propaganda política abrangente divulgada através dos meios de comunicação controlados pelo Estado, um partido único que é muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulação e restrição da expressão, a vigilância em massa e o disseminado uso do terrorismo de Estado."

29 Mar 2016
Iniciado

Registado: 08 Jan 2014
Mensagens: 513
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
Tema interessante. Mas o mais a que podemos ambicionar é dar um ou outro contributo, tal é a complexidade da questão.

Não me vou estender porque a informação existente é abundante e não iria acrescentar nada. Direi apenas que o comunismo é muito mais do que uma concepção politica. Tem um background filosófico que o fascismo não tem.

O fascismo nasce em Itália no pós I guerra e é fruto das circunstancias históricas desse período. Tem um pai chamado Mussolini e é uma resposta oportunista aos anseios do povo italiano e ao crescimento do movimento comunista naquele país (tal como em toda a europa).

O comunismo tem uma fundamentação filosófica ancestral que foi sendo doutrinada ao longo dos séculos. De doutrina social evoluiu para concepção politica.

Curiosamente, na prática ambas defende a autosuficencia do Estado. O Estado basta-se a si mesmo. E para as pessoas, bem, para as pessoas pouco muda... :mozilla_undecided:

29 Mar 2016
Bronze

Registado: 05 Mar 2009
Mensagens: 1933
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
- Chocou-me e continua-me a chocar a posição de enorme hipocrisia e contradição revelada pelos comunistas. Repare-se antes do 25 Abril, eles lutavam pela democracia, pela liberdade de expressão e opinião, pelo fim da censura, etc e etc. Eram lutas justas não ponho em causa. O problema é que os países que eles veneravam e continuam a venerar, nenhum desses direitos existia, mas lá está a hipocrisia, como eram os regimes que eles defendiam, isso não interessava nada. Repare-se que em nenhum país do bloco comunista de leste, algum dia, existiram eleições livres. Não havia igualmente liberdade de expressão, nem de associação. Em alguns países como por exemplo a RDA, a polícia politica (Stassi), fazia da Pide uns meninos de coro. Quanto a isto, nunca nenhum comunista se queixou.

-Repare-se que hoje em dia, quando há uma manifestação que é proibida ou existe um qualquer artigo de opinião que sofre algum tipo de censura, para os comunistas isso é sempre o fim do mundo. aparecem logo com a lengalenga dos "fascistas". Mas quando na China alguém se manifesta e é assassinado como em Tianamen ou quando existe um regime como o da Coreia do Norte que comete todo o tipo de arbitrariedades, quanto a isso já eles não se pronunciam.

29 Mar 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
E por isso mesmo que certas coisas na esquerda me chocam e exaltam, uma delas é mesmo a hipocrisia...

Vejamos, sobre Luaty Beirão a Catarina Martins considerava à cerca de um ano, que o silencio do governo sobre o caso, era vergonhoso, foi esta mesmo a palavra que utilizou, agora, sobre o mesmo assunto, quem se cala é ela, sobre o mesmo silencio do actual governo...

Este é um mero exemplo, entre vários...

A hipocrisia é mesmo o pior que a esquerda tem...

29 Mar 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
rodado Escreveu:
A hipocrisia é mesmo o pior que a esquerda tem...


a hipocrisia não é de esquerda nem de direita ... não sejamos ingénuos ... em política não há hipocrisia

_________________
a sorte dá muito trabalho

29 Mar 2016
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jul 2010
Mensagens: 8775
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
Há política [bigsmile]

Nos extremos, as doutrinas e o objectivo final podem ser diferentes mas os meios e os mecanismos são semelhantes. Não nos esqueçamos que tudo isto é natureza humana.

_________________
Who loves ya, baby ?

29 Mar 2016
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
Concordo com o Rodado. É um problema de hipocrisia.

Na política há e sempre haverá hipocrisia, mas nos extremos ela é absurda. Como diz o nome é uma hipocrisia extremista.

Ver comunistas a críticar fascistas dá-me uma enorme vontade de rir.

Quando perguntam ao simpático Jeronimo sobre a opinião dele sobre a Coreia do Norte, o homem fica branco e gago.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

29 Mar 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Abr 2007
Mensagens: 3391
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
kwacha Escreveu:
a hipocrisia não é de esquerda nem de direita ... não sejamos ingénuos ... em política não há hipocrisia

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

_________________

Mulher bonita é igual a melancia: ninguém come sozinho. Mulher feia é igual a escova de dente: só o dono usa.

29 Mar 2016
Bronze

Registado: 05 Mar 2009
Mensagens: 1933
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
Da mesma forma que todos criticam o tratamento da polícia relativamente aos refugiados ou o muro entre os Estados Unidos e o México. E quanto às 180 pessoas que foram assassinadas a sangue frio ao longo de 28 anos a tentar atravessar Berlim Oriental para Berlim Ocidental,através do Muro Berlim ? Já alguém viu o Jerónimo ou qualquer outro comunista a condenar estas mortes ?

29 Mar 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Jul 2010
Mensagens: 2305
Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
Este tópico é interessante e vou aproveitar para dizer o que penso.

Antes de mais os dois tipos de regime são maus e atrevo-me a dizer que entre os dois, que venha o diabo e escolha. :evil:

Todos conhecemos os seus defeitos mas ambos têm algumas coisas boas.

Se escolhermos 3 grandes países emergentes (China, Índia e Brasil) e compararmos os resultados em termos de desenvolvimento tecnológico e crescimento económico, é indiscutível que a China só conseguiu controlar as taxas de natalidade, colocar satélites no espaço, construir porta-aviões, desenvolver a indústria informática onde já lidera em muitos segmentos e ter o boom económico porque tem o regime que tem. Não por ser um regime comunista, mas por ser um regime não-democrático. Já pensaram, o que seria cada chinês dizer o que quer e o país andar aos ziguezagues? Veja-se o caso da Índia e do Brasil que são países democráticos e vão precisar de uns 50 ou 100 anos para atingir o nível de desenvolvimento da China. Os indianos têm a fama de ser bons mas a verdade é que há muita gente na miséria na Índia e há muitas desigualdades, tal como existe no Brasil. Se tivessem um ditadura seriam mais desenvolvidos. Não tenho dúvidas disso.
Às vezes é preciso pôr ordem nas coisas porque o povo nem sempre sabe o que quer. Aliás, a maior parte da população humana têm um coeficiente de inteligência abaixo do desejável. É por isso que numa turma qualquer de uma escola encontram-se sempre dois ou três alunos excepcionais e o resto é mediano ou medíocre.
Mas não quero ficar-me pelo exemplo da China. Lembram-se da ditadura de Pinochet? Foi um regime fascista e sanguinário mas o Chile desenvolveu-se a ponto de ultrapassar a Argentina e o Brasil. Ainda hoje é o país mais desenvolvido da América Latina e tudo graças à herança de Pinochet.

Poderia dar mais exemplos mas termino apenas com uma ressalva. Regimes comunistas como os de Staline ou Nicolae Ceauşescu e regimes fascitas ou nazis como os de Hitler e Mussolini, são condenáveis porque as coisas foram levadas ao extremo.

Gosto muito da democracia mas às vezes é preciso alguém decidir e definir um rumo.
Para os que vão discordar da minha opinião, peço que façam um paralelismo com as empresas públicas e privadas. Nas empresas públicas existe muito à vontade, cada um diz o que pensa e depois têm as associações e sindicatos que só causam problemas com greves e reivindicações que nunca mais terminam. No sector privado, não há muita conversa. Discutem-se as coisas mas há um momento em que a decisão é tomada e é para ser executada. Não há espaço para greves e manifestações. Quem não gosta vai-se embora mas se não for e começar a levantar muitas ondas é simplesmente despedido. A verdade é que os resultados aparecem.

_________________
HERRAR É UMANO

29 Mar 2016
Iniciado

Registado: 08 Jan 2014
Mensagens: 513
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
pedro onze,

"Gosto muito da democracia mas às vezes é preciso alguém decidir e definir um rumo". Onde é que eu já ouvi isto...

Este argumento é tão falacioso. Como se a democracia fosse incompatível com a tomada de decisões ou definição de rumos. A única diferença em relação às ditaduras é que nestas o povo não escolhe quem decide em seu nome. É-lhe imposto pela força. Na democracia, os eleitos representam o povo e decidem em seu nome. É o contrato social. O povo delega o poder decisório. Não vejo coerência ou sentido lógico quando alguém diz que é preciso uma ditadura para que se possa definir um rumo. Não faz sentido.

Outra coisa é concordar ou não com as decisões tomadas. O rumo definido. A qualidade ou bondade das politicas executadas pode ser sempre discutida e de 4 em 4 anos o pessoal vai lá dizer o que pensa. Já nas ditaduras...e não me parece que nestas a qualidade dos decisores políticos esteja garantida.

Quanto ao desenvolvimento dos povos então...Repare em todos os índices de desenvolvimento, não só económico mas também social, e não encontrará uma única ditadura...

Por ultimo, a velha historia publico vs. privado. Conheço as duas realidades. É verdade que nas várias administrações do Estado - directa, local, empresarial, etc - o poder reivindicativo dos trabalhadores é substancialmente maior. Impera o associativismo. E se quer a minha opinião. Ainda bem que é assim...

30 Mar 2016
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Fascismo vs Comunismo
Eu, que conheço bem o público e o privado, não faço comparações, tal como não faço muitas comparações entre regimes. Digo apenas que há regimes em que as coisas correm bem, outros nem tanto e que há regimes verdadeiramente odiosos.

O nosso país, em que as coisas estão longe de correr como nós queremos e gostaríamos, é, apesar de tudo, um regime que está no pelotão da frente - e estou sinceramente convencido de que gradualmente nos vamos chegar mais à frente. Leva é um pouco de tempo - sempre demasiado tempo para o nosso gosto.

Voltando à política e ao regimes, há para mim uma grande diferença, estejamos a falar de regimes mais para a esquerda ou mais para a direita: a existência de democracia, mais ou menos avançada, ou a ausência dela. O Brasil, com todos os seus problemas e escândalos, é uma democracia: mandou embora um presidente e possivelmente vai mandar embora uma presidente e meteu na cadeia o presidente da maior empresa de construção. Isto é um sinal de que as instituições funcionam. Um regime assim nunca pode ser comparado a um regime não democrático: esse é sempre muito pior.

Por isso, quando eu vejo Jerónimo engasgar-se ao falar da Coreia do Norte, fico espantado. Jerónimo é um homem decente e sensato; tem obrigação de demonstrar maior independência.

30 Mar 2016
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 67 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 56 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal