Data/Hora: 05 Jun 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 113 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
 MEO ou ZON ou CLIX ? 
Autor Mensagem
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Mar 2007
Mensagens: 218
Localização: Lisboa


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem MEO ou ZON ou CLIX ?
Para quem queria saber optar entre o Meo e a ZON, aqui vão novidades...

http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=6355

_________________
O canto das sereias é uma cena fodida!... Se nem Ulisses lhe resistia, como vou ter eu a pretensão de o conseguir?...

12 Jul 2008

 
 
Bronze

Registado: 30 Dez 2006
Mensagens: 202


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
boa info elfetish, gracias. muito boa info indeed.

No meu caso e atendendo a uma eventual mudança de casa daqui a 1 ano, assinando já pela Zon ou Meo dá ela por ela a apanhar a fibra em plena expansão. Digo isto baseando um lançamento em zonas inicialmente restritas por volta de Setembro/Outubro seguido de uma eventual expansão significativa em 8 meses.

Se tiver em conta a experiência que detenho da migração Oni/Clix que demorou mais de 8 a 9 meses desde o seu anúncio e só agora está (quase) finalizada ... a fibra em toda a sua punjança deve andar pelo mesmo tempo ou um pouco mais.

Mas lá que foi interessante e útil dar uma olhada isso foi ...

16 Jul 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 2906
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Fui ontem contactado pela Clix oferecendo-me pela enésima vez o serviço SmartTV.
Contrapus as dificuldades técnicas que são conhecidas para quem tem mais de 2 tvs, para justificar o meu "não, obrigado" e a simpática menina informou que iria tomar boa nota do meu telefone (...) pois em breve iria ter boas novidades para mim!
Não referiu expressamente a fibra, mas imagino que não fosse para me convidar para um café... :P

_________________
So many girls, so little time...

16 Jul 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Fev 2007
Mensagens: 1312
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Piotr Escreveu:
(...) pois em breve iria ter boas novidades para mim!


Depois bota ai o TD! :mrgreen:

_________________
.......................:P

16 Jul 2008
Bronze

Registado: 30 Dez 2006
Mensagens: 202


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Flin Escreveu:
Piotr Escreveu:
(...) pois em breve iria ter boas novidades para mim!


Depois bota ai o TD! :mrgreen:


hehehehehe

18 Jul 2008
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Dez 2006
Mensagens: 349
Localização: Lx
Positivos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Meo / Zon / Clix...

Pois...

Eu acho que posso falar com alguma experiência prática, dado que já instalei TVCabo/Netcabo e agora estou a instalar Meo.

O serviço da Meo e da Clix são equivalentes (atenção equivalentes não é ser igual), ambos funcionam por IPTV, enquanto o Meo funciona com o Windows, a Clix funciona por um software desenvolvido por eles.

Diga-se o que se disser, e já foi referido aqui, a Internet por ADSL e mais fiável do que por cabo. Isso deve-se simplesmente ao facto do sinal de ADSL ir da casa do cliente directamente para a central e quando é preciso fazer um upgrade é feito directamente na central. Na Netcabo existem inúmeras caixas de derivação e repartidores até chegar ao cliente sendo mais complicado os upgrades.

O facto da Clix ter um ADSL a 24 MBs isso não está disponível em 99% da casas, pelas simples razão de que 99% das centrais usadas pela Clix são as da PT e não há milagres. Além de que, por fio de cobre essa velocidade só é viável até 2,5 Km de distância da central.

Agora há uma coisa que é verdade e quem disser o contrário está a mentir: Em teoria o MEO/SmartTV tem uma qualidade de imagem muito superior há da ZON TVCabo, pela simples razão que utilizam uma largura de banda muito superior.

Não nos podemos esquecer que a tecnologia IPTV tem por base uma outra tecnologia que já tem para aí 100 anos, que é no fio de cobre para transmitir impulsos eléctricos, e muito já se consegue "enfiar" lá através de algoritmos de compactação.

Tanto a Meo como a SmartTV não instalam o serviço no cliente sem verificar se os débitos são satisfatórios e nunca a uma distância superior de 2,5 Km da central.

Já agora digo que, embora a PT não goste que se divulgue, por causa dos custos associados, a distribuição do sinal nas casas pode ser feito através do cabo de antena existe ou mesmo pela linha eléctrica, embora os rendimentos possam diminuir. O melhor é e será sempre para esta tecnologia o cabo de rede.

Em relação ao Meo ele está limitado a 2 Boxs, não permite fiabilidade de serviços de Voip e dá sempre prioridade à TV, depois á gravação e por fim à internet, contudo o objectivo é que tudo funcione bem e sem atropelos e isso é fácil de verificar antes do técnico sair da casa do cliente.

Nota: Enquanto na TVCabo qualquer "chóriço" monta aquilo, para o MEO/SmartTv têm de ser técnicos credencias pela Anacom e são feitos inúmeros testes, tantos nas centrais, no percurso e na casa do cliente.

A PT pensa instalar 2.000.000, sim 2 milhões de MEO's até 2010, penso que é um número exagerado mas eles é que sabem. Cá para nós, que ninguém nos ouve, a vida útil comercial do MEO por cabo de cobre vão ser 2 ou 3 anos, depois pensa-se que se vai para a fibra óptica, mas nunca se sabe a AR Telecom (antiga Jazztel) tem uma solução de TV + Telefone + Internet por antenas e eles dizem que vai ser o futuro. As coisas vão evoluir, não se esqueçam que em 2012 está cá a TDT - Televisão Digital Terrestre e ficam livres as frequências actuais por onde são emitidos os canais aéreos.

Agora antes que perguntem o que eu tenho em casa, passo a responder: Telefone PT (com um plano em que só pago a assinatura e faço TODAS as chamadas que quiser para TODAS as redes); Internet da Sapo a 8 Mbs e TVCabo pacote de 40 canais, porquê? Pela simples razão que tenho 4 televisões em casa.

Peço desculpa por me ter alongado e peço desculpa se fui muito técnico, contudo fico disponível se me quiserem colocar questões, contudo aconselho a pensarem bem antes de mudar o que quer que seja em termos de comunicações nas vossas casas. Por vezes o barato sai caro e as pressas dão maus resultados.

_________________
"Se eu podia viver sem ir às GPs? Podia... mas não era a mesma coisa..."

k2o3

22 Jul 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Fev 2007
Mensagens: 1312
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
k2o3 Escreveu:
Meo / Zon / Clix...

Pois...

Eu acho que posso falar com alguma experiência prática, dado que já instalei TVCabo/Netcabo e agora estou a instalar Meo.

O serviço da Meo e da Clix são equivalentes (atenção equivalentes não é ser igual), ambos funcionam por IPTV, enquanto o Meo funciona com o Windows, a Clix funciona por um software desenvolvido por eles.


Em relação à CLIX penso que o que se estava a falar aqui era da fibra que vem ai já em Setembro, e não do actual serviço (merdoso).... Em relação a isso não há comparação..... Pois com a fibra acaba-se o até 24mg e passa-se a ter 100mg garantidos (ou 50 ou 30 respectivamente). :)

Espero que pela altura tenha cobertura para isso, é que se tiver a mudança é certa... :mrgreen:

_________________
.......................:P

22 Jul 2008
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Dez 2006
Mensagens: 349
Localização: Lx
Positivos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Flin Escreveu:
k2o3 Escreveu:
Meo / Zon / Clix...

Pois...

Eu acho que posso falar com alguma experiência prática, dado que já instalei TVCabo/Netcabo e agora estou a instalar Meo.

O serviço da Meo e da Clix são equivalentes (atenção equivalentes não é ser igual), ambos funcionam por IPTV, enquanto o Meo funciona com o Windows, a Clix funciona por um software desenvolvido por eles.


Em relação à CLIX penso que o que se estava a falar aqui era da fibra que vem ai já em Setembro, e não do actual serviço (merdoso).... Em relação a isso não há comparação..... Pois com a fibra acaba-se o até 24mg e passa-se a ter 100mg garantidos (ou 50 ou 30 respectivamente). :)

Espero que pela altura tenha cobertura para isso, é que se tiver a mudança é certa... :mrgreen:


Camarada Flin de facto o que o pessoal quer é rapidez e estabilidade nas comunicações e isso é possível com a Fibra Óptica. Neste momento já há zonas de testes, na Expo - Zona Sul (penso com a Clix/Sonae.com) e em Linda a Velha com a PT.

Não sei se se a Sonae.com vai arrancar em Setembro, mas umas coisa é certo mesmo que comece vai demorar algum tempo até a massificação do serviço (2/3 anos), mesmo nas zonas do costume (Lisboa, Porto e Litoral). A razão é simples a fibra óptica não chega à casa dos clientes, é preciso fazer buracos para lá chegar, como aconteceu na década de 90 com a TVCabo e a Sonae.com não vai fazer buracos depois tapá-los e a seguir vem a PT abrir de novo e tapar. Até porque, neste momento a ANACOM (entidade reguladora) ainda não imitiu as necessárias licensas e sem ovos não se fazem omeletas.

Normalmente o pessoal da área comercial tem uma certa tendência para facilitar e inventar sobre os produtos que vendem. Por exemplo no MEO há equipas comerciais que dizem o seguinte: "A instalação do MEO na casa do cliente é tudo wirless". O que é uma verdadeira mentira o que não falta são fios, porque existe muito equipamento a instalar.

Resumindo e baralhando, para as comunicações darem um salto de gigante que vai acontecer em breve, vamos ter de esperar seguramente pelo menos 2 ou 3 anos e ainda não há certezas sobre qual vai ser a tecnologia que vai vingar. Há muitos milhões de euros em causa e como sempre só os grandes consiguirão triunfar.

_________________
"Se eu podia viver sem ir às GPs? Podia... mas não era a mesma coisa..."

k2o3

22 Jul 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Fev 2007
Mensagens: 1312
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Sim, para a massificação claro que vai demorar um bocado, mas para Lisboa e Porto acho que já está a andar bem, alguns prédios em Lisboa até já têm o aviso da instalação do mesmo. Segundo ouvi dizer eles vão usar alguma da infraestrutura existente, ou seja por onde passam os cabos actuais, penso que é assim.

De qualquer forma acho que isto é bem vindo, quanto mais concorrência melhor!

_________________
.......................:P

22 Jul 2008
Bronze

Registado: 30 Dez 2006
Mensagens: 202


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
confrade k2o3, muito boa leitura sem dúvida e os pormenores técnicos, pelo menos de minha parte, são muito bem vindos.

Estamos quase em sintonia excepto os técnicos especializados - como colocou Meo/Smarttv até pode ser que não se refira aos segundos mas apenas aos primeiros. É que já passei por todos os da clix (desde os técnicos, aos técnicos técnicos aos técnicos de operação - tudo termos usados por eles) e nenhum fez um trabalho decente à primeira (nem à segunda e já desisti da terceira :mrgreen: ). Tenho neste momento uma ligação que em certas alturas cai 4 a 5 vezes em meia hora :mozilla_sealed:

A carta está a caminho e a Zon vem no sentido inverso :-). Escolhi a Zon não por motivos mais, ou menos técnicos, mas mais por querer experimentar coisa diferente.

Por acaso estava curioso sobre as zonas de testes actuais da fibra mas já desconfiava da expo.

23 Jul 2008
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Dez 2006
Mensagens: 349
Localização: Lx
Positivos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
É por causa disto que eu gosto deste Forum e se destingue dos outros semelhantes que existem na internet, não se limitando a analisar as GPs que existem para aí. Senão vejamos, em Junho o confrade "zepipas" atencipou a tema de capa da Exame Informática de Setembro de 2008, que é: MEO vs ZON, sendo o título interior Meo ou Zon?

Pena foi não terem comparado também a CLIX SMARTTV, parece que a Clix não se mostrou desponível.

O artigo tem uma explicação técnica e comercial dos dois serviços bem como comparativos entre eles, aconselho a leitura. Em resumo aqui vai:

Prós e Contras do MEO:

Devo instalar porque:

1) Sistema Operativo intuitivo, que facilita a utilização.
2) Fazer zapping é rápido.
3) Posso alugar e reproduzir vídeos em tempo real - e há muito por onde escolher.
4) Além dos 35 canais base, tenho direito direito a escolher dois bons pacotes temáticos gratuitos (mais 10 a 11 canais).
5) Posso adicionar e remover packs temáticos e canais extras directamente no telvisor e só sou obrigado a mantê-los durante 30 dias.

Não Devo instalar porque:

1) A instalação tem de ser feita por técnicos e adiciona uma complicação de aparelhos e cabos, sobretudo se quiser o MEO em mais de um televisor.
2) Cada box extra custa 2,48 euros/mês e só posso ter o Meo a funcionar, no máximo, em três televisores (este ponto não está correcto o máximo, actualmente, são 2 televisores)
3) A qualidade de imagem dos canais SD, quase são a esmagadora maioria, é reduzida.
4) A largura de banda de acesso à internet está limitada aos 8 Mbps e é afectada pela utilização da televisão.


Prós e Contras do Zon

Devo comprar porque:

1) É só levar para casa e ligar os cabos.
2) A qualidade de imagem dos canais SD é muito satisfatória.
3) Posso manter o meu actual serviço de TV Cabo e Netcabo.
4) O acesso à internet não é afectado pela televisão e pode chegar aos 30 Mbps.
5) Mantenho o serviço TV Cabo analógico nas tomadas de televisão lá de casa.

Não devo comprar porque:

1) A interface tem um ar antiquado.
2) Fazer zapping na Zon Box chega a ser desesperante.
3) Vejo pouca televisão e não estou disposto a pagar mais 5 euros/mês só para ganhar um ou dois canais HD e um aparelho de gravação de video.
4) Mesmo em stand-by, a máquina consome 27 watts.

Quem vence o quê

* Facilidade de instalação - ZON
* Assitência Técnica - MEO
* Qualidade de Imagem HD - EMPATE
* Qualidade de imagem standart -ZON
* Interface de utilização - MEO
* Aluguer de Video - MEO
* Acesso à internet - ZON
* Desempenho (zapping, menus) - MEO

in: Exame Informática - Setembro de 2008

Depois deste artigo quem ganha? Parece que os dois, segundo o ponto de vista do copo meio cheio ou meio vazio. Como já aqui disse trabalho, neste momento, para serviço MEO, por isso posso ser suspeito, mas parece-me na análise do artigo que a qualidade de imagem é melhor na Zon, já a internet no teste dizem que é a Zon mas isso depende muito da zona, embora permita altos débitos na Netcabo o tecnologia ADSL é, em média, um serviço melhor que a Netcabo.

Façam os vossos comentários e relancem este tema, agora com uma base imparcial que é este artigo.

_________________
"Se eu podia viver sem ir às GPs? Podia... mas não era a mesma coisa..."

k2o3

26 Ago 2008
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jul 2008
Mensagens: 577
Positivos
9
Neutros
2
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
bem, sem dúvida que já tive de tudo um pouco, desde o tempo da telepac, por telefone, a pagar quase 80 contos por mes pelo acesso a net fora as chamadas telefónicas, necessárias na altura. em televisão já tive tvcabo e tvtel. além disso no telefone já passei por PT, Novis, tvtel, tvcabo, vodafone.
não tenho dúvidas em dizer que se estivesse em lisboa optaria pela tvtel, com net de fibra óptica, (se estivesse em zona abrangida), eles tem pacotes com soluções muito boas.
contudo creio que poucos serão os felizardos com essa sorte. portanto a minha escolha é sem dúvida, TVCABO para canais, pois a qualidade de imagem e som é sem dúvida superior a qq outro operador.
e vodafone para internet/telefone, apenas por não existir melhor relação de qualidade/preço.

cump's

_________________
Love Imagem Pain

26 Ago 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 2906
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Alguém tem novidades sobre a fibra óptica?
elfetish ?

_________________
So many girls, so little time...

06 Set 2008
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Dez 2006
Mensagens: 349
Localização: Lx
Positivos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Piotr Escreveu:
Alguém tem novidades sobre a fibra óptica?
elfetish ?


Na Exame Informática do mês de Setembro li uma notícia, muito breve, em que a Sonae.com e a Vodafone tinham feito uma acordo de investimentos e partilha de infraestruturas, deve ser parecido ao que têm (ou tiveram) para as antenas 3G, não sei de mais nada.

A PT continua na dela, quer avançar, com força, mas quer também ter a garantia de que não será obrigada a ceder rede a quem não queira.

Contudo a Sonae.com e a Vodafone vão avançar na Grande Lisboa e Grande Porto, primeiro clientes empresa e depois clientes residenciais, penso que demorará 2 anos a generalizar-se o serviço.

_________________
"Se eu podia viver sem ir às GPs? Podia... mas não era a mesma coisa..."

k2o3

06 Set 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 2906
Mensagem Re: MEO ou ZON ou CLIX ?
Já vi meterem os cabos pelos passeios. Fui mesmo verificar que eram de fibra óptica e tinham sonaecom impresso no revestimento preto.

_________________
So many girls, so little time...

06 Set 2008
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 113 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal