Data/Hora: 14 Mai 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 67 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 MEO Fibra ou ZON Fibra 
Autor Mensagem
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Dez 2006
Mensagens: 349
Localização: Lx
Positivos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem MEO Fibra ou ZON Fibra
O tema já aqui foi aflorado, mas as campanhas na televisão justificam voltar a bater no ceguinho. O que é melhor MEO Fibra ou ZON Fibra? Penso que não há mais nenhum operador a oferecer a fibra para casa dos clientes!

Ora bem, devo de dizer que eu nada sei! Só sei que nada sei, como dizia o Sócrates (o Ateniense), se não era esse era o Platão, um gajo desses, já dei Filosofia à 25 anos atrás...

Na minha opinião o que interessa é a velocidade que chega ao cliente, até pode chegar em pó. O MEO tem limitações, o ZON também, mas ninguém no seu juízo prefeito vai comprar um Ferrari para andar na hora de ponta no IC19, mais vale alugar ou comprar uma casa em Lisboa, isto se cá trabalha, a "minhoca" leva-nos já a muito lado e andamos em sentido contrário do trânsito!

Bom centremos no que verdadeiramente interessa:

Vantagens do MEO Fibra:

1) A fibra mesmo até à casa do cliente (só por si não é uma vantagem)

2) Um nova rede totalmente estruturada e cablada, desde a PT até à casa do cliente feita por técnicos credenciados (:-) por vezes são tão credenciados naquilo, como eu sou credenciado em Lagares de azeite);

3) Velocidade comercial de 100 mbs garantidos;

4) Parece que a rede já foi testada e pode ir, em laboratório, até 2000 Mbs (2Gbs)

Vantagens da ZON Fibra:

1) A fibra vai até à "entrada" do prédio e depois segue cablada pelo cabo coaxial já existe, o que permite, se este tiver em boas condições operacionais, não instalar cablagem exterior, o que é sempre inestético.

2) Velocidade comercial até 1 Ggs, onde há hardware para tirar partido de toda esta velocidade? É como ter um Ferrari andar nas Berlengas... Nas Berlengas não, mas na Ilha de Porto Santo. O certo é que existe e custa 250€/mês creio eu. Conclusão se existe é porque há mercado, talvez não o residencial, mal o empresarial...

3) Boa área operacional, claro está nos grandes centros urbanos, como dizia o Eça: Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. Aqui não bem assim, Grande Lisboa, Grande Porto e Eixo Litoral Braga Setúbal estão à frente. Se calhar em Porto de Ovelha, terra do Procurador Geral da República, não há. Mas podem ter Banda Larga Móvel, graças ao homem, porque a TMN colocou lá um antena, de propósito, por causa dele! A rede para esta velocidade tem de ser estruturada de outra maneira e aqui a fibra vai até à casa do Cliente!

4) Parece que a já foi testada e pode ir, usando coaxial, em laboratório até 400Mbs.

Desvantagens da MEO Fibra:

1) A rede é colocada à vista e espalhada pela casa toda. Embora as soluções wireless existam até ao Router tem de ser cablado e deste até à primeira Box também. Embora as equipas comerciais jurem a pés juntos que é o contrario e vai tudo por "wirless" e utiliza-se uma tecnologia "Sem Fios". A distribuição de sinal pela rede eléctrica tem graves problemas, nomeadamente de ruído, não pode ser usada em casas com redes trifásicas de correntes e se atravessarem cozinhas pode interferir na qualidade do sinal aparelhos como o micro-ondas! Outros dispositivos como a distribuição por infra-vermelhos dá barraca constamente e creio que foi abandonada (pelo menos no ADSL foi na MEO). Um coisa é certa se a fibra vai mesmo até ao aparelho, implica que vá um fio, pois não existe fibra "Wirless".

2) A cobertura é... como direi uma coisa no segredo dos deuses, está sempre a aumentar de dia para dia, nem eles próprios sabem, tem previsão, mas calcula-se que seja menor que a ZON, por exemplo não cobre toda a cidade de Lisboa.

Desvantagens da ZON Fibra:

1) Usando a cablagem instalada só pode, actualmente, ir até ao 400 Mbs. Será isso um problema.

Desvantagens da MEO Fibra, ZON Fibra & se calhar todos os prestadores de serviços de televisão por assinatura...

1) As equipas comerciais são, pelo menos na grande Lisboa e na maioria dos casos, deficitárias, as pessoas ao melhor o Vendedores D2D (designação moderna para vendedores porta a porta), são escolhidos pelo aspecto físico e pela capacidade de vender peixe na praça! Prometem tudo e mais alguma coisa ao cliente, se possível dizem que aquilo até tira Cafés & faz torradas. Não sabem ver quando não devem vender o produto, querem o lucro fácil sem olhar aos fins. Esta tendência tem vinda a melhorar e há empresas de trabalho temporário a formar equipas que eles dizem serem profissionais competentes. Em termos de pontos de venda em espaços públicos coisas melhoram um pouco. No porta a porta é uma miséria, tanto na MEO, como na ZON, a porcaria é a mesma, porque os vendedores vendem as mesmas coisas....

2) Equipas Telefónicas, um nojo, regra geral, chatos, não sabem ouvir já dissemos que não queremos e continuam com a cassete, telefonam constantemente, se possível 2/3 vezes numa semana. As bases de dados são vendidas a várias empresas e é o salve-se quem poder!

3) Equipa Técnica, a coisa está um pouco melhor, mas muito longe do profissionalismo que pretendia, a credenciação é obrigatória, mas muitas vezes não existe, as pessoas devem ter um contrato de trabalho, mas por vezes trabalham à peça. Por vezes até um simples "Bom Dia eu sou..." custa a sair... Chegam a casa do cliente e não explicam o que vão fazer limitam-se a instalar, pois se não instalarem eles, ou os superiores não facturam e já gastaram o Gasóleo e o tempo. É nisto que dá a subcontratação absurda de funcionários, ou melhor colaboradores, como se diz agora!

Agora o meu veredicto, se é que interessa, não gosto de cabos colados (descolados) pela casa fora, por isso um dia, se colocar Fibra devo ir para a ZON. Neste momento é o que me chega a casa. Os meus 8 Mbs chegam perfeitamente, para estar no MSN com as Gaijas e as GPs do GP-PT!

O que eu sugiro ao administradores do Gp-pt é que negoceiam com estes senhores descontos para os foristas. Aí se o MEO fizer eu não me importo de ter cabos colados pelos rodapés, em homenagem à atitude deles!

_________________
"Se eu podia viver sem ir às GPs? Podia... mas não era a mesma coisa..."

k2o3

12 Nov 2009

 
 
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Dez 2006
Mensagens: 349
Localização: Lx
Positivos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Dá gosto ver um tópico tão participado. Se calhar ponho à consideração da administração se não deve ser apagado, ninguém se interessa, assim não ocupa espaço! Por mim estejam na boa, como dizem os miúdos!

_________________
"Se eu podia viver sem ir às GPs? Podia... mas não era a mesma coisa..."

k2o3

17 Nov 2009
Confrade

Registado: 26 Jul 2007
Mensagens: 368


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Não colocaste a hipótese do clix fibra, de qq das maneiras considero o teu post muito útil.
Tive de optar à pouco tempo entre o zon fibra e o clix adsl ( a fibra da clix ainda não chegou a minha casa, é realmente o maior defeito deles a cobertura) e acabei por ir para o clix adsl 24mb (já era cliente clix fiz um update com a instalação do smarttv) e estou satisfeito, tudo ligado por rede eléctrica (powerline).

cumps.

18 Dez 2009
Duplo Nick Desactivado

Registado: 28 Jul 2009
Mensagens: 161
Localização: dentro dela


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Belo topico
isso da zon utilizar o cabo coaxial ,que já temos, é muito interessante...
e parece que o pacote 50mb que deve ser muti bom ,
comparado aqui com o adsl 10mb
deve ser suficiente.

18 Dez 2009
Confreira

Registado: 05 Dez 2008
Mensagens: 1603
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Bem...

Eu já tinha falado disto noutro tópico!

E lamento informar que a fibra da Meo não é instalada conforme diz o confrade!

Não há fios nem cablagem á vista!

Já agora só para os que nunca se interessaram pelo assunto: cada cabo de fibra comuniva entre si sem necessidade de união!
Ou seja, não há mesmo cabos á vista ou emendados como muitos operadores fazem!

Nesta altura a Sonae está a investir em força na Fibra da Clix... vamos lá ver no que dá!

Mas quem é a primeira a ter 3D quem é???

10 Abr 2010
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
O MEO peca pelo material que deixam em casa do cliente ser uma bosta... Aqueles modems nao lembram nem ao diabo no caso de precisarem de abrir portas, ou que o modem suporte VPN passthrough estão agarrados que a tostadeira não da para susbtituir badd

É pena porque queria o Motors TV :smt022

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

10 Abr 2010
Iniciado

Registado: 11 Set 2009
Mensagens: 382
Neutros
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
eu gostava de ter um servico que incluisse o pacote triplo:tv+net+telefone
entre os 20 e os 30 euros alguem sabe? nao me interessa a quantidades de canais d tv, e a velocidade da net por mim 8mb sao suficientes.
Se alguem puder dar uma dica agradecia

10 Abr 2010
Confreira

Registado: 05 Dez 2008
Mensagens: 1603
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Caro confrade... abaixo dos 30€ é muitoooooooooooo dificil... mas se quiser ir até aos 39.90 tem Meo e Zon e Cabovisão

Sem fibra... na Zon e Cabovisão...

Os pacotes fibra da Zon estão mais caros que os da Meo!

Vendo ZOn e Meo e tenho comparado valores e realmente a Meo está mais acessível nos pacotes de fibra!

13 Abr 2010
Iniciado

Registado: 20 Jan 2010
Mensagens: 1


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Ca a malta tem MEO, estavamos fartos dos atrofios da cabovisão...

De qualquer maneira e resumindo, MEO é para todos, ZON é para clientes com mais guita

O atendimento, condições, etc da ZON são para um público alvo especifico, senão tínhamos tantos anúncios como os do MEO.


Eu tenho MEO e estou contente, em relação aos modens da thombson, são iguais aos outros, para abrir as portas é só entrar lá dentro.

13 Abr 2010
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Sim podes abrir meia dúzia de portas para um jogo ou eMule, mas para o caso de precisares de abrir 10 mil portas já não é tão fácil [bigsmile]

Depois acho que não tem WDS nem QOS, a DMZ nao funciona, as port redirection são muito limitadas, não suporta IPTABLES, VLAN, Ipsec nem L2TP passthrough :(

Não estou certo mas penso que também não dá para mudar o Ip range (os do Sapo ADSL não dão)

O ideal seria poder usar um router mais jeitosinho [bigsmile] tipo o Draytek 2930 em conjunto com a caixa da TV mas não dá :smt022

E o pior é que os routers que estão a ser usados na fibra também não podem ser mudados pois estão de alguma forma interligados com o ONT badd

É muita chato pois queria mesmo ter o Motors ](*,)

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

14 Abr 2010
Iniciado

Registado: 11 Set 2009
Mensagens: 382
Neutros
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Eu nao sabia que o confrade Safado falava chines [bigsmile]

qual o interesse em alterar o ip range? se me puder explicar

14 Abr 2010
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Eu as vezes vejo-me é grego... :smt005 :lol:

o interesse é termos endereços diferentes para podermos interligar varias subnets...

Basicamente se a subnet do seu escritório tivesse o no ip range da sua subnet de casa nao poderia ligar as 2 pois o router nao saberia diferenciar se o IP era local ou nao :wink:

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

14 Abr 2010
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Ago 2009
Mensagens: 667
Localização: around....
Positivos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Nicolle Escreveu:
Mas quem é a primeira a ter 3D quem é???


Confreirissima,
Lamento, mas fui eu....

Sobre a tematica em causa, e nao falando linguagem tecnica como o safado, apenas sei que tenho a zon-cabo, e o meo-fibra, e salvaguardando as devidas distancias, ate agora a meo da-me o que a zon nunca me deu ao longo dos anos.
Funciona lindamente, alta velocidade, a net nao esta sempre a cair, e uma qualidade de imagem top.
Posto isto, ainda bem que acabou o monopolio.
Portar bem...

_________________
Ezequiel 25:17. "O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas injustiças dos egoístas e pela tirania dos homens maus.."

14 Abr 2010
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
xxmatrix Escreveu:
a net nao esta sempre a cair
:-" :-"

de facto esse continua a ser o calcanhar de aquiles da ZON :smt045


Pena o problema de router que reconheço ser suficiente para 95% dos utilizadores mas para mim impossibilitar-me trabalhar senão também estaria com o MEO :smt022

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

14 Abr 2010
Iniciado

Registado: 26 Mai 2007
Mensagens: 3071
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: MEO Fibra ou ZON Fibra
Que dizem neste momentos os entendidos: Meo Fibra ou Zon Fibra???

07 Set 2010
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 67 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal