Data/Hora: 25 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
 Tor Browser 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 13 Dez 2012
Mensagens: 19
Positivos
5
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Tor Browser
É a primeira vez que inicio um tópico, espero estar a fazê-lo correctamente.

O objectivo é informar os confrades sobre uma ferramenta de privacidade e, graças a algum confrade que perceba do assunto, aprender eu também mais sobre isso.

O software é o Tor Browser (https://www.torproject.org/projects/torbrowser.html.en).
Provavelmente é mais conhecido por possibilitar o acesso à deep web, mas neste contexto, o interesse recai mais sobre a privacidade que confere a quem o usa. Utilizando este browser, não existe ligação directa entre o nosso ip e o endereço web de destino, ou seja, não há registo de a nossa ligação à net ter visitado certos sites.
Tem também a vantagem de poder ser instalado numa pen, o que permite usar o tor sem ficar registo no pc. O que é ótimo para o pc do trabalho, ou pcs públicos.

Fica aqui a dica. Comecei a usá-lo esta semana, por isso também ainda estou a explorá-lo. As vantagens em termos de privacidade parecem óbvias, mas fico à espera que algum confrade relate a sua experiência com o Tor e, se afinal não funcionar assim tão bem, que diga.

Cumps

08 Fev 2014

 
 
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11723
Mensagem Re: Tor Browser
Esse browser tem um proxy, a utilização de proxys é interdita no acesso ao GP-PT... :smt045 :smt045 :smt045

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

08 Fev 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Tor Browser
O confrade podia ter aproveitado para explicar que o TOR nao é um simples browser mas uma rede dentro da net.


O sistema de funcionamento desta rede de uma forma simples, consiste em decompor o nosso tráfego e fazê-lo passar por relays diferentes e nao-obvios, evitando assim uma serie de ataques que podem levar a que alguem capture o nosso trafego e o analise (leia).


Onde o TOR falha é precisamente nas primeiras e ultima etapas o que pode permitir a alguém perto do inicio e fim da transmissão de dados a captar e analisar o tráfego, o que na minha opiniao deixa o utilizador vulnerável a (talvez) o ataque mais lógico quando usa o seu PC para entrar no GP-PT. (rede de trabalho por ex)

Falando ainda o do projecto TOR, para quem viaja muito o TAILS poderá ser util, trata-se de um SO numa PEN que corre em qualquer computador, evitando assim que programas do tipo "loggers" de nos apanharem trafego, logins/passwords, etcetc :wink:

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

08 Fev 2014
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tor Browser
Caro safado,
não conhecia o TAILS (nunca houve necessidade) apesar de estar familiarizado com boa parte das ferramentas (incluindo SO).
Visitei o site, e confesso que procurei logo saber se usava swap (disco) e como deixava a ram :mozilla_innocent: :D

Já agora, aquilo (TAILS) so' dá se o computador arrancar com a pen ou cd, se arrancar primeiro de HD nada feito... hummm

Mas os tipos exageram na parte da propaganda (privacidade e anonimato)... eles tentam um 2 em 1, e acho que conseguem mais ou menos em relação ao uso do computador, mas em relação á privacidade e anonimato em navegar na net [-X isso é muito relativo... e usam tor :)

Referiu o Tor, é verdade que não é 100% seguro, mas oferece uma boa segurança para uma utilização média (entenda-se utilização média, por aquele utilizador que é um zé ninguém e que não tem segredos fatais, se forem segredos de milhoes, então Tor não é a opção numero um).
E também convém referir que essa menor segurança existe quando fazemos ligações de dentro da rede Tor para fora (por motivos óbvios, pontos terminais), se for sempre dentro da rede é relativamente mais seguro (existe neste caso outra rede que funciona de modo diferente, a I2P).
Bem como nada é eterno, há varias noticias que dão conta da insegurança do Tor, mas também é verdade que a rede vai melhorando... é o velho jogo do gato e do rato...

Cumprimentos

09 Fev 2014
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tor Browser
Eu quando ando a navegar por aqui uso boné e óculos escuros para não me conhecerem. Até agora funcionou...

09 Fev 2014
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tor Browser
Caro prov1,
é a opção mais simples, e seguramente das melhores [bigsmile] :smt023

Cumprimentos

10 Fev 2014
Iniciado

Registado: 13 Dez 2012
Mensagens: 19
Positivos
5
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tor Browser
Caros Confrades,

Qualquer omissão ou imprecisão foi por pura ignorância da minha parte.
Informática não é necessariamente a minha praia.

O meu interesse era a privacidade, essencialmente na rede do trabalho. Outro, era poder ver videos de site como, por exemplo, A Marca, que nos deixa ler os artigos mas depois o video "não está disponível na sua área. :smt013

De referir, para quem tem iPhone ou iPad, existem aplicativos do tor browser para iOS.

Não conhecia, mas vou experimentar o TAILS num pc do trabalho.

Cumps

11 Fev 2014
Bronze

Registado: 04 Fev 2007
Mensagens: 277
Localização: Porto
Positivos
11
Neutros
2
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tor Browser
Boas

Não tenho muito mais acrescentar à descrição que o Safado deu,a minha experiencial com o TOR, é que o tempo de efectuar um pedido na net e receber algo no retorno é muito, por vezes demais para a minha paciência...a segurança perece-me ser boa,e o funcionamento em W7 fácil via Browser,mas como as minhas preferências vão para o Linux durante a navegação na net,a instalação em conjunto com o Vidalia (uma espécie proxy especifico para trabalhar com o Tor em Linux), o arranque por vezes não é simples...

O Tails de facto já trás uma configuração (suponho via da distribuição Slax/Linux),que arranca via Pen facilmente...fiz só uns teste,para navegação (anónima ou quase) acho interessante. No entanto para "brincar às casinhas" (não me alongo mais),a minha favorita é "Backtrack3" ou (5 um pouco pesada para Pen) mas...aquilo não é uma distribuição qualquer....é um canivete suíço...como muitas possibilidades. O resto é necessário sempre que possível ligações Https + tuneis VPN cifrados,quando a coisa é "pesada".
Podem sempre usar a janela terminal (em linux) para verem via TCPdump (ou Shark) se algo sensível passa INTELIGÍVEL,no trama dos pacotes tcp.( no w7 têm Wireshark)
Para uma rapidinha,usem os Publicproxy (mesmo na empresa)se não têm a Pen á Mão...

Cumps.

14 Fev 2014
Bronze

Registado: 11 Ago 2008
Mensagens: 272
Neutros
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tor Browser
dasss
o trabalho k vocês tem para ver umas gaijas na net... ate falam estrangeiro :mozilla_innocent:

_________________
facil estacionamento

20 Fev 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal