Data/Hora: 28 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
 Google Chrome OS 
Autor Mensagem
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 2906
Mensagem Google Chrome OS
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... Canal=4870

_________________
So many girls, so little time...

09 Jul 2009

 
 
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2008
Mensagens: 561


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
Eu já uso o Browser Google Chrome à muito tempo. Se o sistema operativo for na mesma linha de simplicidade e eficácia, conto com ele.

Mas ainda terão de enfrentar muitos problemas de compatibilidade de software, que fazem a Microsoft liderar o mercado... Mas é um princípio.

_________________
Melhor que comer uma GP, só mesmo comer duas ou três!

09 Jul 2009
Iniciado

Registado: 26 Nov 2007
Mensagens: 85


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
A ideia de mudar os actuais pc's para simples terminais, com o software e os ficheiros pessoais a ficarem armazenados em servidores web, já tem algum tempo.

No entanto, para mim, isto levanta questões de privacidade. A melhor forma de protejer um ficheiro não passa por firewalls ou passwords de 128 bits, mas sim o isolamento fisico de qualquer rede. Se os ficheiros em que trabalho e guardo informações pessoais passam a ficar armazenados num servidor qualquer que eu nem sei onde fica, quem me assegura que apenas eu tenho acesso ? Já me deixa bastante "nervoso" o facto de a Google armazenar todas as pesquisas que faço.

Ou vocês, que trabalham em empresas com redes locais, guardam as vossas informações sobre GP's nas drives partilhadas ? Ou nem sequer têm a noção que, se visitam este fórum a partir da empresa, o administrador pode verificar os logs do proxy e descobrir onde vocês andaram ?

09 Jul 2009
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9962
Mensagem Re: Google Chrome OS
O problema da informática é precisamante que tudo se torna muito fácil. Eu tenho montanhas de emails no hotmail e vivo tranquilo. No entanto, basta uma falha de segurança para tudo estar compromentido. O problema é que a falha de segurança pode acontecer lá aonde a informação está guardada ou acontecer localmente, seja porque o programa ficou aberto ou porque alguém obteve a password. De qualquer forma, o resultado pode ser dramático.

Não esqueçamos: em informática o problema está habitualmente entre a cadeira e o teclado. Todos lemos as histórias do hacker que entrou no servidor da empresa. Esse hacker existe, mas em mais de noventa por cento dos casos o acesso criminoso faz-se de dentro da organização. Claro que a imagem do hacker solitário, normalmente estudante, é engraçada e produz melhores notícias.

De qualquer forma, e voltando ao meu email, eu prefiro que ele esteja guardado nos servidores do hotmail do que no disco local do meu pc.

Terminando a deriva e o off-topic, eu diria que isto dos sistemas operativos é engraçado, mas nós utilizamos é aplicações - é com elas que fazemos o trabalho. Eu posso aceder ao gp com um PC (utilizando Windows ou Linux) ou um MAC - e provavelmente, dentro em breve, poderei fazê-lo também com o sistema operativo da Google. Viva a diversidade.

O problema do Windows será sobretudo a sua provecta idade - ao fim de não sei quantas declinações ele continua a ter código do defunto MS-DOS. Vimos o que aconteceu com o Vista, paquidérmico e com problemas de compatibilidade, e acho que podemos temer pelo Windows 7 também.

09 Jul 2009
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2008
Mensagens: 561


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
eu espanta-me ver aqui Confrades dizer que acedem habitualmente ao GP-PT no PC da empresa. Se houver um mínimo de segurança informática, fica-se a saber. Na minha empresa, muitos sites são barrados, o GP-PT nem sequer experimento a ver se está disponível ou não, pois não quero ficar com esse registo nos log's.

_________________
Melhor que comer uma GP, só mesmo comer duas ou três!

09 Jul 2009
Iniciado

Registado: 26 Dez 2008
Mensagens: 14


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
O mercado da informática é uma coisa cíclica e o que se está a passar não é nada mais, nada menos, do que um regresso ao passado, ao tempo dos dumb terminals ( http://en.wiktionary.org/wiki/dumb_terminal )
O conceito não é de todo, novo, é estarmos perante uma máquina com pouca capacidade e ser tudo feito remotamente.
Em termos de segurança, é, como é obvio, questionável, mas não se pode duvidar da vertente prática e inovadora , na maneira como estão a construir.

09 Jul 2009
Ouro

Registado: 14 Jun 2009
Mensagens: 3549


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
Quanto ao Windows7 estou a utilizá-lo agora e utilizo-o no trabalho. (Windows 7 Evaluation Copy. Build 7100). No meu portátil também o utilizo. E tenhoa dizer que sendo eu do tempo dos Windows95 este 7 é uma maravilha. Instala tudo com uma simçplicidae desarmante. Arranca e fecha rapaidamente. Quase que parece um Mac. Mas deixemos de propaganda... Os sistemas seguros não existem. Existem só os inseguros. Há a velha frase que diz que quando se inventou a fechadura e a chave começou o ofício de serralheiro a florir. Há métodos de encriptação de daos, há firewalls potentes mas se pretendemos dar uma utilização ampla, sobretudo a navegar na net, tudo isso fica em causa. Saber se é mais seguro guardar num servidor ou em casa não me aflige. O que faço não é condenável, nem crime, por isso se algo acontecer e se for visto por outros não me afecta. Poderei ficar chateado mas passará. Quanto ao que se pode ou não fazer no trabalho o assunto é outro porque tem a ver com regras implementadas pela empresa.
Finalmente, a Microsoft pelas aplicações que fornece, e pela intgeracção entre elas, terá ainda muitos anos até ser destronada.

09 Jul 2009
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9962
Mensagem Re: Google Chrome OS
Eu também acho que a Microsoft ainda vai andar por aí muitos anos mais. Agora é um facto que os sistemas operativos têm limites e não se pode andar toda a vida a lançar novas versões. Não podemos esquecer que o Windows já tem mais de vinte anos e isto de ir mantendo a compatibilidade tem problemas.

Há um ano roubaram-me um portátil. Nesse mesmo dia comprei um novo e o meu pesadelo começou: era da gama consumer, com Vista, e eu necessitava do XP, por razões de compatibilidade. Estive um mês a martelar e a máquina ficou com Vista e XP, mas foi uma complicação (e estou ilegal). Para mim, muito mais do que ter a última versão, que faz mais isto e aquilo, é importante que as várias aplicações funcionem harmoniosamente: o importante são os dados e aquilo que faço com eles. Reconheço, contudo, que não sou o utilizador típico.

Quanto ao Windows 7, que desejo seja um sucesso, ele tem, para mim dois problemas à partida:
- mais problemas de compatibilidade durante uns tempos (que evito se não me roubarem este portátil);
- ao fim de vinte e tal anos a utilizar DOS, Windows 3.1, Windows 2000, Windows XP (e também Vista) já não sou curioso; peocupo-me apenas com os meus dados e aquilo que consigo fazer com eles.

09 Jul 2009
Ouro

Registado: 14 Jun 2009
Mensagens: 3549


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
Já experimentaste o WIndows7?
Faço a pergunto porque o meu PC aqui em casa é um PIV 2,8 com 2Gb, na altura uma máquina e hoje uma banalidade. O Vista foi um suplício quando o instalei numa partição e foi à vida por inciativa minha. O XP funciona na perfeição mas tive de andar à procura dos drives todos. Mas enfim, fiocu estável. Mas o 7 não precisou mesmo nada. Instalei, liguei a laser HP, a Epson multifunções, a etiquetadora Brother, a máquina Nikon. a de filmar Sony, instalei o Karpesky, o Office 2007 mais uma merditas, tipo Thunderbird, e isto funciona na ponta da unha. Mais rápido e eficiente que o XP! Por isso, instalei-o também no trabalho, um PIV da Compaq, a um colega também, num portátil Toshiba dos mais modernos, e no meu portátil Asus que foi comparado com o Vista. Tudo isto tem funcionado muito bem. Fiquei mesmo admirado já que todos tivemos problemas com os outros sistemas operativos. Fiquei e estou!!

09 Jul 2009
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2008
Mensagens: 561


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
A ideia do W7 era pegar na parte funcional do XP e nos melhoramentos gráficos do VISTA e fundir os dois conceitos (e tudo a fazer figas para que eles não se trocassem).

Ainda não o experimentei, tenho tanta merda instalada no PC do uso de dia a dia, que nem me atrevo a pensar nisso (e bem precisava de ser formatado). Mas colegas meus que já testaram a última versão posta no mercado, que foi a Microsoft esperava ser a última antes de passar de versão Beta, para versão final, e disseram-me que estavam muito agradados.

    Mais leve
    Mais funcional
    Menos 1001 perguntas se tem mesmo a certeza de que quer fazer a acção que acabou de fazer

Enfim, corrigir as asneiras que fizeram com o VISTA. Pior que este só mesmo quando lançaram o Windows Millenium, o maior flop da história deles.

Apesar de eles continuarem a dominar o mercado, era impensável ver, à uns anos atrás, um PC à venda com o sistema Linux de origem, e actualmente já se vê (uma minoria, claro).

Mas é uma evolução positiva para o mercado, que é salutar que tenha sempre concorrência.

_________________
Melhor que comer uma GP, só mesmo comer duas ou três!

10 Jul 2009
Bronze

Registado: 04 Fev 2007
Mensagens: 277
Localização: Porto
Positivos
11
Neutros
2
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
Boas

zyryab Escreveu:
A ideia de mudar os actuais pc's para simples terminais, com o software e os ficheiros pessoais a ficarem armazenados em servidores web, já tem algum tempo.

No entanto, para mim, isto levanta questões de privacidade. A melhor forma de protejer um ficheiro não passa por firewalls ou passwords de 128 bits, mas sim o isolamento fisico de qualquer rede. Se os ficheiros em que trabalho e guardo informações pessoais passam a ficar armazenados num servidor qualquer que eu nem sei onde fica, quem me assegura que apenas eu tenho acesso ? Já me deixa bastante "nervoso" o facto de a Google armazenar todas as pesquisas que faço.

Ou vocês, que trabalham em empresas com redes locais, guardam as vossas informações sobre GP's nas drives partilhadas ? Ou nem sequer têm a noção que, se visitam este fórum a partir da empresa, o administrador pode verificar os logs do proxy e descobrir onde vocês andaram ?


Para mim, também é mais fácil estar num servidor qualquer, que eu possa aceder de qualquer lado,via https (sempre, e se forem ficheiros,por ssh, ambas comunicações cifradas).

Com a maioria dos provedores a promoverem tráfego ilimitado,também se pode armazenar em casa (servidores ou pc's em "free" Linux) e aceder remotamente aos mesmos, por https ou ssh.

Os "proxys" (quando em disco/software) e bem configurados (na cabeça da rede),permitem efectivamente vêr: Log's/registos de actividade via http,depois temos os visualizadores de POP3,Messaging,Voip, etc, etc. Claro que quando se consegue "saltar" estas barreiras, ou porque o administrador nada controla ou porque o router/firewall/proxy server/antivirus etc, esta mal configurado ou não existe, pode-se navegar e ver as novidades no massagens,ou no fórum, sem qualquer problema.

Claro que também é possível passar-se pelo pc do próprio administrador e sentado no WC, [bigsmile] ver as PASS que são replicadas nos pacotes ARP, e dessa forma, fazer uma Manutenção "credenciada" nos Servidores da empresa,utilizando a tecnologia free e online ...montada numa simples pen :-) :mozilla_tongue:

Enfim, muita gente acha-se segura atrás do Pc, e navega todo o dia na hora do patrão, ficando com aquele ar estafado, e muito ocupado. Ás vezes acontece que por "distracção", perdem as passwords e também o acesso a tudo, menos o e-mail de trabalho,e durante dias não conseguem navegar...são os "virus", atacam e tiram-lhes todas essa "regalias" :smt003

Ainda e sobre os OS, deixo de novo uma sugestão "Ubuntun-Linux" fácil de instalar,no mesmo pc ,partilhado com o
XP, para navegar e muito mais !

18 Jul 2009
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2008
Mensagens: 561


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
Eu comecei a usar, por VMware. Mas ainda não sei se é a melhor opção.

_________________
Melhor que comer uma GP, só mesmo comer duas ou três!

18 Jul 2009
Bronze

Registado: 04 Fev 2007
Mensagens: 277
Localização: Porto
Positivos
11
Neutros
2
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
Boas
skorpion Escreveu:
Eu comecei a usar, por VMware. Mas ainda não sei se é a melhor opção.


Acho que já experimentei, mas não explorei, como tinha já partição independente para Linux, optei por estar independente do Windows. No entanto o Ubuntu 9.04 tem já uma opção para instalar dentro do Windows,ou a opção de arranque através do Cd e experimentar sem instalar, bem como um gestor de paratições para instalar à parte.

Para teste o cd chega, embora seja lento no arranque sempre que se chama uma aplicação, (Ex:OpenOffice) ou outra.Posteriormente pode-se descompactar e instalar numa pen, com uma aplicação especifica para o efeito,é mais rápido e pode ser usada durante a navegação ou outra utilização, como disco de armazenamento.

Após este período de adaptação, instala-se no disco,que já tem o Xp, Vai existir um gestor de arranque (Grub) que define o OS a arrancar por defeito na maquina ( escolhemos XP em 1º, ou Linux).

Existe uma "carrada" de aplicações e "actualizações" no Ubuntu, que quase diariamente, disponibiliza o que é critico para actualizar ou o que é recomendável. Além disso existe uma série de aplicações para o mesmo (entre as mais conhecidas: Google Chrome,Google Earth,Skype,Amsn, etc) todas a rolar por cá !

19 Jul 2009
Iniciado

Registado: 16 Mai 2008
Mensagens: 65


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Google Chrome OS
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :smt041 :smt041 :smt041

19 Jul 2009
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 131 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal