Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
 Unit Linked - Fundos Disfarçados de Seguros 
Autor Mensagem
Confrade

Registado: 12 Nov 2010
Mensagens: 1200
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Unit Linked - Fundos Disfarçados de Seguros
UNIT-LINKED: FUNDOS DISFARÇADOS DE SEGUROS

O mundo financeiro não é uma brincadeira de crianças, mas não são raras as vezes em que alguns investimentos envergam máscaras que ocultam parcialmente o que está por trás. Em muitos casos, são as companhias de seguros quem mascara os populares fundos de investimento.

Através de contratos de seguro de vida, as seguradoras embrulham fundos que vendem aos investidores tal como os seguros de capitalização. Porém, nestes seguros ligados a fundos de investimento (mais conhecidos pela expressão inglesa unit-linked), o rendimento da aplicação financeira depende unicamente do desempenho dos fundos aos quais estão associados.

Esses fundos funcionam exactamente como os tradicionais fundos de investimento : estão divididos em unidades de participação cujo valor flutua ao sabor dos investimentos realizados pelos seus gestores. Assim, o potencial de rendimento dos unit-linked depende das decisões tomadas pelos gestores dos fundos e não há qualquer garantia de rendimento nem de reaver o capital investido.

De seguro, os unit-linked têm apenas o nome. O seu verdadeiro nível de risco não é facilmente percetível pelo aforrador e, por isso, são incluídos no rol dos produtos financeiros complexos, sob a vigia da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a entidade reguladora e supervisora do mercado português de capitais.

Tenha cuidado

Os aforradores que procurem uma aplicação segura devem estar em alerta na altura de contratar um seguro ligado a fundos de investimento. Os seguros de capital garantido são um investimento pouco interessante, mas comprar um unit-linked por engano pode trazer dissabores muito maiores.

A legislação obriga que, previamente à venda de produtos financeiros complexos, seja entregue ao investidor um “prospecto informativo em linguagem clara, sintética e compreensível” e no qual está a identificação de produto financeiro complexo. Esteja atento!

Escassa vantagem

Se os unit-linked são apenas fundos de investimento disfarçados de seguros, então qual a vantagem para os potenciais investidores? Apenas uma: a fiscalidade tende a ser mais favorável. A taxa de tributação sobre os ganhos é de apenas 10% se o resgate do seguro ocorrer passados mais de 8 anos desde a subscrição. Se o período do investimento for entre 5 e 8 anos, a taxa de imposto é de 20 por cento. Em ambos os cenários, é necessário que, pelo menos, 35% das entregas tenham sido feitas durante a primeira metade de vigência do contrato de seguro.
Nos restantes casos, ou quando o prazo for inferior a cinco anos, a taxa de imposto sobre os rendimentos é de 25%, à semelhança do que é praticado na maior parte das aplicações financeiras, como nas mais-valias obtidas com fundos de investimento estrangeiros.

Oferta com limitações naturais

O desempenho dos seguros unit-linked depende naturalmente da gestão dos fundos a que estão associados. Há seguros que possuem mais de um fundo. Nestes casos, cabe ao segurado escolher aquele com o perfil de risco mais apropriado, sendo possível posteriormente realizar transferências para outro fundo dentro do mesmo seguro. Essa operação não altera a data inicial do seguro para efeitos fiscais, mas pode implicar o pagamento de comissões à seguradora.

Será interessante apostar num fundo misto vocacionado para as principais bolsas, quando há mercados mais atractivos para investir? Na nossa opinião, a resposta é negativa. Uma carteira de fundos gerida de forma relativamente activa permite esperar ganhos mais elevados porque não está presa às principais categorias de investimentos.

Há melhores alternativas

Os investidores que procuram uma forma de rentabilizar as poupanças e que queiram correr o mínimo de risco possível, devem ficar afastados dos seguros ligados a fundos de investimento. Com o fim dos Certificados do Tesouro, os CA e os CTPM assumiram a posição de melhor solução de curto e de médio prazo. Nem os seguros de capital garantido, como têm demonstrado as nossas análises, são uma boa escolha devido aos custos e ao fraco rendimento.

Aqueles que pretendam apostar no longo prazo nos mercados de acções e de obrigações, devem dar preferência aos fundos de investimento tradicionais. Estes não beneficiam da fiscalidade ligeiramente mais favorável dos seguros, mas colocam à disposição do aforrador um leque muito mais amplo de destinos. Além disso, não fica limitado à mesma entidade gestora para todos os fundos.

Fonte : Proteste Investe

:smt023

17 Jun 2014

 
 
Confrade

Registado: 12 Nov 2010
Mensagens: 1200
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Unit Linked - Fundos Disfarçados de Seguros
SEGUROS UNIT LINKED : BÂLOISE ( pedido avaliação )

Seguradora luxemburguesa

A Bâloise Vie é uma seguradora do Luxemburgo, sendo supervisionada pelas autoridades competentes deste país. Acresce que a gestão do contrato de seguro será feita por uma terceira entidade, o Banque Privée BCP (Suisse) SA.

Os produtos propostos são seguros unit linked. Trata-se de produtos financeiros complexos e, que neste caso, não garantem rendimento nem o reembolso do capital investido. À semelhança dos fundos de investimento, poderá incorrer em perdas.

Políticas de investimento

O leitor está ponderar repartir a subscrição de dois dos produtos (Preservation e Income) disponibilizados pela seguradora. A estratégia Preservation poderá aplicar até 15% em fundos de acções e a Income poderá ir até aos 27%. Apenas nesta perspectiva da estratégia de investimentos, poderíamos equipará-los a fundos mistos defensivos.

Contudo, uma análise mais detalhada das carteiras propostas ao leitor revela que o nível de risco tenderá a ser superior e sem quaisquer vantagens em termos de potencial de rendimento. Ambas as estratégias Preservation e Income incluem muitos fundos cuja política de investimento não recomendamos: obrigações convertíveis, obrigações de alto risco, retorno absoluto e dívida emergente global.

Além disso, até 25% das carteiras poderá ir para o investimento em fundos alternativos. Estes são caracterizados por não estarem sujeitos às normas comunitárias mais prudentes no que toca à gestão dos seus activos.

Apenas a componente accionista, centrada nos Estados Unidos e no Reino Unido, vai ao encontro dos nossos actuais conselhos.

Não recomendamos

Embora não exista um histórico que permita avaliar o desempenho das estratégias propostas, há dois factores que jogam a desfavor destes seguros da Bâloise. A intervenção de várias entidades aumenta os riscos, pois dificulta a atribuição de responsabilidades em caso de incumprimento.

Mas acima de tudo, os fundos subjacentes às estratégias de investimento estão bastante afastados das nossas recomendações actuais. Por isso, não recomendamos este produto. Se quer investir a longo prazo, pode optar pela nossa carteira de fundos perfil defensivo.

Como alternativa, pode subscrever fundos mistos, preferencialmente defensivos.

Fonte : Proteste Investe

:smt023

25 Jul 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal