Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
 Profilaxia Pós-Exposição (PPE) 
Autor Mensagem
Entidade

Registado: 08 Ago 2011
Mensagens: 62


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Profilaxia Pós-Exposição (PPE)
Hoje o Porto G explica-te o que é a Profilaxia Pós-Exposição (PPE)

A PPE pode impedir a infeção pelo VIH/SIDA, após a exposição a este vírus. O tratamento consiste na toma diária de medicamentos antirretrovirais durante 4 semanas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se tomada correctamente a PPE tem uma taxa de sucesso de 80%.

Como?
Após infetar o organismo, o VIH inicia uma rápida replicação viral com elevada produção de cópias do vírus, de forma a instalar-se permanentemente no sangue. A toma da PPE pode impedir a infecção por VIH, atacando o vírus numa fase em que o número de cópias é baixo, impossibilitando que este destrua linfócitos e se multiplique.

Quando?
O tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível após a exposição ao vírus e nunca após as 72 horas (3 dias). A eficácia do tratamento diminui drasticamente entre as 36 e as 72 horas.

Como aceder?
Deves dirigir-te ao serviço de urgência de um hospital e falar com um infeciologista. O médico colocar-te-á algumas questões sobre o episódio. É importante perceber se já tinhas contraído VIH antes, por essa razão realizarás um teste rápido. Após a avaliação do teu risco de exposição ao VIH, o médico decidirá se deve, ou não, prescrever-te esta medicação.

Quais são os efeitos secundários mais comuns? Diarreia * Dores de cabeça * Enjoos * Vómitos*Fadiga

Atenção: A PPE nem sempre funciona. Isto porque há alguns medicamentos antirretrovirais que não são eficazes contra alguns tipos de VIH. Além disso, também pode não funcionar se for tomada incorretamente e/ou tarde de mais * A PPE não confere imunidade ao VIH, nem durante o tratamento nem depois.

Deves proteger as tuas práticas, recorrendo aos métodos de barreira (preservativos, bandas de látex, …). Já que: são mais eficazes * não têm efeitos secundários * são de fácil acesso * só precisam de ser utilizados durante a relação sexual * protegem de outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (Hepatites, Sífilis, HPV, Gonorreia, Clamídia, entre muitas outras).



Qualquer dúvida, contacta-nos!!!


Tlm:
* | * |*

tromba*book:
Porto G, APDES

18 Nov 2016

 
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Ahriman e 102 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  
cron

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal