gp-pt.net
http://gp-pt.net/forum/

Dia Internacional da Consciencialização para a Hepatite C
http://gp-pt.net/forum/viewtopic.php?f=72&t=60681
Página 1 de 1

Autor:  PortoG [ 01 Out 2018 ]
Assunto da Mensagem:  Dia Internacional da Consciencialização para a Hepatite C

Celebra-se hoje, 1 de Outubro, o Dia Internacional de Consciencialização para a Hepatite C.

A Hepatite C tem origem num vírus que pode destruir o fígado de forma lenta e assintomática durante anos e com prognósticos de severidade de doença muito variados. Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas em todo o mundo sejam portadoras do vírus. Aproximadamente 399 000 pessoas morrem cada ano devido à infeção pelo vírus da Hepatite C, essencialmente de cirrose ou carcinoma hepatocelular.

O que é/ Como se transmite?
A Hepatite C é uma infeção viral que causa inflamação crónica das células do fígado e pode em alguns casos evoluir para cirrose ou carcinoma. O vírus responsável é o vírus da hepatite C (VHC) e a infeção ocorre através contacto com sangue e outros fluidos corporais como sémen e fluido vaginal infetados. A principal via de infeção é a partilha de material para consumos injetáveis, no entanto também pode ocorrer transmissão via vertical (de mãe para feto) e via sexual através de sexo desprotegido.
O VHC causa uma infeção aguda ou crónica na maioria das vezes assintomática durante décadas.

Sintomas
Os sintomas da fase aguda da infeção incluem vómitos, icterícia, prurido, dor abdominal e mal-estar geral.
Após a infeção aguda, parte dos infetados consegue resolver a infeção espontaneamente, no entanto 60 a 80% passam a infeção crónica com uma taxa de cura espontânea praticamente nula. A infeção crónica é na maior parte das vezes assintomática durante 20 a 30 anos, mas após esta fase podem surgir sintomas de cirrose hepática tais como, aumento de veias da região abdominal (varizes esofágicas), hemorragias, ascite, icterícia, entre outros.
Muitas pessoas mantêm o estado assintomático durante toda a vida sem evolução para o estado cirrótico.

Tratamento
Nos últimos anos foram desenvolvidos fármacos para o combate à infeção por VHC, que permitem não só travar a progressão da doença, como na maioria dos casos, a cura total e eliminação do vírus do organismo. Existem diferentes esquemas de tratamento em função do genótipo do VHC.
Os casos que evoluem para cirrose só têm como tratamento o transplante hepático.

Prevenção
Não existe vacina para a hepatite C. A melhor forma de prevenir é evitar a partilha de seringas e do material usado para snifar e usar sempre preservativo nas relações sexuais.

O rastreio precoce é importante para que tenhas acesso imediato ao tratamento.
Com o Porto G podes ter acesso a material preventivo (preservativos, lubrificantes e bandas de látex), ao teste rápido da Hepatite C (bem como VIH, Hepatite B e Sífilis), de forma confidencial e gratuita, com referenciação para o tratamento.

Fonte: http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hepatitis-c

Página 1 de 1 Os Horários são TMG
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/