Data/Hora: 26 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte. 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 18 Mar 2007
Mensagens: 47


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
É um tratamento de urgência para pessoas que de repente fiquem expostas ao contágio pelo vírus da SIDA. A PPENO - o nome médico - é uma profilaxia eficiente, mas que em Portugal não tem regras definidas e poucos sabem que existem.
Reportagem de Isabel Freire publicada na revista Única do jornal Expresso de 14/04/2006


André (nome fictício), 40 anos, é seropositivo. Há seis meses teve uma relação sexual protegida, mas o preservativo deslizou sem ele se aperceber. Perturbado, tentou acalmar a parceira - seronegativa - e convencê-la da existência de uma solução. Incrédula e desesperada, a companheira lavava-se compulsivamente. «Isso não adianta, temos de ir ao hospital», repetiu-lhe André. A companheira nunca tinha ouvido falar de tal coisa: Profilaxia Pós-Exposição Não Ocupacional (PPENO) ao VIH. E é natural: à excepção de um artigo sobre esta terapêutica no boletim da Abraço, a PPENO é um assunto quase fantasma nas páginas da Internet e não existe um único parágrafo a mencioná-la nas brochuras da extinta Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS).

André acabou por vencer o cepticismo da companheira com um telefonema para a linha da Abraço. A resposta acendeu-lhe a esperança: «Sim, a Profilaxia existe mesmo» e pode evitar que alguém se torne seropositivo, após uma situação de eventual exposição ao risco de contágio. Só que o prazo limite para a iniciar é curto: até 72 horas após relações sexuais desprotegidas, com ruptura ou deslizamento de preservativo, ou em caso de partilha de material injectável (caso do consumo de droga). A medicação é semelhante à terapêutica anti-retroviral que se prescreve a uma pessoa infectada pelo VIH e toma-se durante 28 dias. Apesar dos efeitos secundários possíveis - perturbações de funcionamento do fígado ou rins, náuseas, vómitos, sensação estranha na cabeça, dificuldade em dormir, anemia, alergias ou hepatite tóxica, que pode ser mortal -, tem um grau de eficácia estimado pela comunidade científica internacional entre os 80 e os 90%, como explica António Mota Miranda, director do Serviço de Infecciologia do Hospital de São João, no Porto, onde a PPENO é prescrita desde 2000.




O EXPRESSO seguiu o exemplo de André e ligou para as linhas informativas do VIH-Sida, simulando uma situação de rompimento de preservativo: «Há alguma coisa que se possa fazer?» A resposta foi afirmativa, mas cautelosa, realçando que a PPENO está sujeita à avaliação de cada caso, por cada médico. A excepção à regra surgiu numa das duas chamadas efectuadas para a linha da ex-CNLCS, actual Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA: «Não há nada a fazer, a não ser esperar seis semanas e realizar o teste».

Afinal, há ou não há Profilaxia em Portugal? A resposta clínica pratica-se há pelo menos cinco anos, mas os cidadãos desconhecem-na, bem como alguns médicos, e as normas de actuação não existem. Em 2000, foi referido na Imprensa que estava prestes a ser concluído um protocolo com recomendações, que seria o princípio de uniformização da PPENO no nosso país. O documento nunca foi conhecido. E, segundo Henrique Barros, coordenador nacional da infecção VIH/SIDA, o futuro da Profilaxia está ainda em estudo e discussão por uma equipa que inclui profissionais de saúde e seropositivos.

Ao EXPRESSO, a Direcção-Geral de Saúde disse desconhecer quaisquer números sobre a prescrição da PPENO desde 1998 (data apontada como estreia da terapêutica no nosso país). Há uma certeza, porém, entre as fontes contactadas: a procura foi e continua a ser escassa. Dados da Abraço dão-nos uma ideia da dimensão do problema: num total de 563 chamadas para a respectiva linha telefónica, em 2005, expondo situações problemáticas, 28 diziam respeito a acidentes com preservativo. Kamal Mansinho, director do Serviço de Doenças Infecciosas do Egas Moniz, em Lisboa, estima que neste hospital possam ter sido «aconselhadas a tomar PPENO cerca de 20 pessoas, nos últimos sete anos», sobretudo casos de relações sexuais em que um dos parceiros é seropositivo.




No caso de André, este decidiu dirigir-se ao Amadora-Sintra, hospital da área de residência da companheira: «Na triagem, o enfermeiro chamou uma médica, que nos disse que não tinham tempo para este tipo de problemas, que, por ser penetração vaginal, o risco era pequeno e os medicamentos que dispunham já eram insuficientes para o próprio pessoal hospitalar». De facto, médicos, enfermeiros, auxiliares, bombeiros e outros profissionais de saúde fazem desde há dez anos a Profilaxia, em situações de acidente laboral. O princípio clínico é semelhante, mas variam o nome (PPE Ocupacional), o consenso à roda da prescrição e as situações de exposição ao risco (por exemplo, picada com agulha contaminada ou contacto com as mucosas de líquidos contendo sangue).

João Farto e Abreu, director do Serviço de Infecciologia do Amadora-Sintra, desconhece o caso relatado por André e estranha a declaração de falta de medicamentos («temos stocks suficientes», diz). Segundo o médico, no Serviço de Infecciologia existe uma política de PPE para os profissionais, mas não há protocolo que oriente a equipa para a prescrição da Profilaxia Não Ocupacional, facto que «não implica que os doentes fiquem sem orientação», assegura. O director do Serviço de Infecciologia do Hospital de São João não tem conhecimento de hospitais com Serviços de Infecciologia que se recusem a prescrever a Profilaxia Não Ocupacional: «Seria inaceitável». Mas a descrição de André mostra que a prática não é bem assim: «A médica avisou-nos que ali não podiam fazer nada e mandou-nos para o centro de saúde (quando a PPENO é prescrita única e exclusivamente em hospitais com Serviços de Infecciologia ou Medicina Interna e os anti-retrovirais não se adquirem em farmácias). O incidente com o preservativo deu-se numa sexta-feira, pelas 17h. Fiquei com a ideia de que a médica nem conhecia a PPENO».

«A maior parte dos países industrializados têm indicações terapêuticas publicadas para Profilaxia Ocupacional e Não Ocupacional», informa Kamal Mansinho. António Mota Miranda defende que a divulgação desta Profilaxia deve ser integrada nos dados informativos globais sobre a infecção e apresentada como o último recurso. O médico lembra ainda que há vários estudos que demonstram que a PPENO não contribui para o aumento de comportamentos desprotegidos: «Além de receitar os fármacos, vamos acompanhar a pessoa e tentar garantir que não há nova exposição, num trabalho de equipa entre vários profissionais».




Tal como não foi realizado até hoje um plano de informação e formação sobre a PPENO, também não há regulamentação e concertação entre organismos de saúde e estabelecimentos prisionais, Polícia Judiciária e Instituto de Medicina Legal (IML), por exemplo.

Mesmo em casos de agressão sexual, a PPENO pode nem chegar a ser mencionada se a vítima se dirigir ao hospital e deparar com um médico pouco informado ou sensível ao risco. Aliás, nem existe qualquer deliberação formal do Estado que diga «recomenda-se em caso de violação». «É inconcebível, pois são situações obviamente traumatizantes do ponto de vista físico, aumentando o risco de contágio», argumenta a médica Maria José Campos.

André e a companheira acabaram por ir ter com o especialista que o acompanha no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Depois de uma conversa longa e abrangente sobre hepatites, gravidez, efeitos secundários da medicação e plano de acompanhamento da Profilaxia para três meses, saíram das urgências com a PPENO na mão.

«Considerando a eficácia da Profilaxia Pós-Exposição em estudos animais, acidentes profissionais e prevenção da transmissão de mãe para filho, em termos de qualidade assistencial e custo, a PPENO só tem benefícios», diz António Mota Miranda. Por norma, quando a fonte de contágio é portadora do VIH, os médicos não têm dúvidas. A controvérsia instala-se quando não se sabe se o parceiro está infectado. «A Profilaxia não pode ser vista como pílula do dia seguinte» e substituir a prevenção primária, alerta o infecciologista. «Às vezes, as pessoas pensam que qualquer relação sexual tem indicação para PPENO e não é assim. A avaliação tem de ser individualizada», explicita Kamal Mansinho, alegando ser necessário pesar dois riscos: o de a pessoa se infectar e o da toxicidade dos medicamentos.



«Mesmo que o risco seja de 0,3%, como é que eu vou saber se aquela relação não é a dos 0,3%? Não sei eu, nem ninguém. Sabemos que a relação anal é a prática mais arriscada, mas logo a seguir é a vaginal», argumenta a médica Maria José Campos. Para Henrique Barros, a PPENO deve ser receitada em «situações extraordinariamente limite». Em primeiro lugar, explica, seria necessário ter uma ideia global sobre o que leva as pessoas a julgarem-se expostas, para não se fazer subprofilaxia nem sobreprofilaxia, realizando inquéritos de natureza epidemiológica e sociológica. Além disso, o coordenador nacional da Infecção VIH/SIDA defende a necessidade de orientações clínicas gerais e vê «benefícios numa acção continuada junto dos profissionais (médicos, enfermeiros e farmacêuticos), pois não pode haver uns a dizerem ‘isto é óptimo’ e outros a dizerem ‘isto é péssimo’».

«Estamos a lidar com uma coisa muito séria: a utilização de medicamentos para circunstâncias em que podem não ser necessários. Também podem criar-se climas, com ou sem interesses subjacentes, que tendam a promover prescrições desnecessárias. Se toda a gente usar o preservativo quando deve - ou seja, sempre -, a probabilidade de ocorrência de problemas é muito pequena», acrescentou Henrique Barros. Para a médica Maria José Campos, o raciocínio está enviesado: «As contas têm sido mal feitas. Se 28 dias de Profilaxia são caros (entre 1100 e 1400 euros, incluindo consultas, métodos complementares de diagnóstico e anti-retrovirais), 10, 15 ou 20 anos de tratamento e seguimento de um doente são muito mais».

20 Mar 2007

 
 
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11723
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
Excelente pesquisa confrade CockTail :wink: :wink: :wink:
Nos brindando-nos de seguida com esse artigo :D :D :D
Realmente este assunto tem sido pouco abordado especificamente por aqui sim :oops: :oops:
Parabens pela colaboração =D> =D> =D>

Saudações

Radar 8) 8) 8)

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

20 Mar 2007
Ouro

Registado: 05 Jan 2007
Mensagens: 1614


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
Arreporra!!

_________________
Contra quid luctamini Oh fratres?

21 Mar 2007
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Nov 2006
Mensagens: 2048
Localização: Backdoor
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
CockTail Escreveu:


«Mesmo que o risco seja de 0,3%, como é que eu vou saber se aquela relação não é a dos 0,3%? Não sei eu, nem ninguém. Sabemos que a relação anal é a prática mais arriscada, mas logo a seguir é a vaginal», argumenta a médica Maria José Campos.

21 Mar 2007
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Fev 2007
Mensagens: 259
Localização: LISBOA/PORTO


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
«Estamos a lidar com uma coisa muito séria», acredito, eu quando como um cuzinho, juro que é a serio...bem, no fim por vezes da vontade de rir...

_________________
de puro na boca,e ela na boca com um puro.o meu..

21 Mar 2007
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Nov 2006
Mensagens: 306
Localização: Grande Lisboa


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
É pena o Ministério da Saúde não levar isto a sério. Pode salvar a vida a muita gente e no entanto uma boa parte dos médicos nem sabem que existe.
Já não se valorizam vidas humanas devidamente pelos vistos...

_________________
Glória e Honra!

21 Mar 2007
Bronze

Registado: 14 Jun 2007
Mensagens: 91


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
experimentem ir a um hospital e pedir a profilaxia de pos exposição, e vejam o que eles vos dizem....

14 Jun 2007
Iniciado

Registado: 18 Mar 2007
Mensagens: 47


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
miguelinho33 Escreveu:
experimentem ir a um hospital e pedir a profilaxia de pos exposição, e vejam o que eles vos dizem....


q dizem eles afinal?..

18 Jun 2007
Bronze

Registado: 14 Jun 2007
Mensagens: 91


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
1º - o normal será dizerem-te que nao conhecem esse tipo de profilaxia (ou fingirem nao conhecer)
2º - mesmo que conheçam, é muito dificil convence-los a aplicarem-te....
Isto obviamente varia de hospital para hospital e varia de medico para medico, dependendo de quem te atende...


Falo por conhecimento proprio, um amigo meu ja tentou obter essa tal profilaxia em varios hospitais de lisboa e nikles...
Sugestão: um medico especializado em HIV (infecciologista, medicina interna, etc), esses sim têm medicamentos ao seu dispor para isso e podem dispor deles livremente... e rapidamente! (é para isso que serve a profilaxia pos-exposição, para uma intervenção rapida!)

PS- A profilaxia pos-exposição é utilizada SEMPRE dentro do medio médico (medicos, enfermeiros, etc), por exemple quando sao picados acidentalmente por uma agulha. A taxa de sucesso nestes casos, pelo que leio, é alta. Em suma, basta ler o teu proprio post amigo Cocktail... ta lá tudo explicado! Na teoria existe, mas na pratica é raro!

18 Jun 2007
Iniciado

Registado: 28 Jun 2007
Mensagens: 4


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
tttttttaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnggggggggggaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!com probabilidade de 80 a 90%, isso é quase como a possibilidade de não se contagiado, lavando-se o mais rápido possivel e com exposição curta - tipo o preservativo rompe e vamos logo lavar o zé!!!!
fiem-se na virgem e depois admirem-se!

Saudações

03 Jul 2007
Iniciado

Registado: 04 Ago 2010
Mensagens: 48


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
Citar:
Se 28 dias de Profilaxia são caros (entre 1100 e 1400 euros,


TOU FODIDO!!!!

ja duas vezes rebentei o preserrvativo dentro de uma GP, umas das vezes com ejaculação e bastante tempo de foda....

claro que um gajo fica em panico!!!
quer é tomar o PPENO imediatamente...
mas com estes preços o certo é que eu podia dizer ao medico que estava a foder uma GP sem camisa e ele não ia receitar o PPENO....

pensem se todas as GP fossem a correr para o hospital sempre que um preservativo rebenta...
o estado ia cortar imediatamente no medicamento...porque não ia faltar malta com acidentes todos os dias a querer tomar o PPENO...

ou seja, a unica maneira de o medico receitar é termos a certeza que a GP ta infectada...
mas se vamos com uma GP infectada ja estamos bem fodidos na mesma.

esta merda é uma loucura....dessa vez que rebentei a camisa foram semanas de preocupação....

07 Ago 2010
Iniciado

Registado: 26 Jun 2009
Mensagens: 60
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
Tou fodido..... aconteceu-me essa merda ha três dias....... dei logo conta que o preservativo rompeu e ala limpar o zé, até alcool levou tamanha a paranoia.
A GP garantiu-me que tava limpa e era controlada regularmente num CAD da zona, mas como o seguro morreu de velho zarpei directamente a uma farmacia para saber mais alguma coisa se havia algo que se podia fazer.....nadinha disseram-me que tinha de esperar no minimo 6 semanas para fazer o teste. A unica certeza é que aventuras nunca mais.

27 Mar 2011
Iniciado

Registado: 11 Set 2009
Mensagens: 382
Neutros
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
Confrade viciadox, alcool na cabeca nao e muito viavel, nao digo no resto do dito, mas na cabeca nao e.Isto esclareceu-me um urologista uma vez.

27 Mar 2011
Iniciado

Registado: 26 Jun 2009
Mensagens: 60
Positivos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
Meu caro confrade acredita, que se tivesse gasolina a mão até fogo lhe chegava.... Prezo por demais o chamado acto sexual só com todas as que puder, mas prezo mais a minha saúde e como ainda tenho muitos anos pela frente quero apreciar cada dia livre de DST´s. E para mais, quando chegar a altura de ganhar juízo, quando der uma trancada não quero tar a pensar se tou infectado com alguma coisa ou não, é que ha doenças que duram uma vida e vida só temos uma.

28 Mar 2011
Confrade

Registado: 29 Jun 2010
Mensagens: 125
Positivos
11
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Profilaxia pós-exposição - A vacina do dia seguinte.
Nunca tinha ouvido falar neste tratamento.

Pode salvar muitas vidas.

31 Mai 2011
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 254 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal