Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 757 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 47, 48, 49, 50, 51  Próximo
 Que livro(s) estão a ler neste momento? 
Autor Mensagem
Bronze

Registado: 21 Fev 2022
Mensagens: 352
Positivos
35
Neutros
8
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Que livro(s) estão a ler neste momento?
Daniel Duarte Escreveu:
Gostos e opiniões não se discutem, confrade. Quanto muito, debatem se amigavelmente.


Concordo completamente com o segundo sentimento. Porque não debater gostos e opiniôes desde que se o faça respeitosamente e amigavelmente? A mim parece-me bem!

Estou para ler o Of Mice and Men do Steinbeck há imenso tempo, penso que tem demorado tanto, porque já só muito raramente é que leio ficção. Do Hemingway li o For Whom the Bell Tolls e não gostei nada. Acho que o facto de ter lido um livro de história sobre a guerra cívil espanhola pouco tempo antes, fez com fantasias do Hemingway parecessem completamente ridículas.

Sobre as gps, e isto é um pouco off topic, não me admira que tenha tido essa experiência. Eu próprio já senti isso com tds que tenho lido aqui no forum e quando chego lá parece que estou com outra pessoa de tão diferente que é da experiência aqui relatada. Mais, eu próprio quando faço uns repetescos ás vezes deparo-me com isso. A primeira vez que lá fui foi bastante bom, a segunda uma desilusão.

Um último ponto. Para quando os TDs das suas experiências confrade ? :smt023

19 Set 2022

 
 
Iniciado

Registado: 17 Mar 2021
Mensagens: 73
Positivos
10
Neutros
1
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Do Hemingway, li Por Quem os Sinos Dobram o ano passado. Recomendo lhe vivamente Ratos e Homens do Steinbeck, assim como As Vinhas da Ira e A Um Deus Desconhecido, também dele.

Estaria a mentir lhe confrade se não lhe dissesse que já tentei escrever uns quantos td`s, utilizando o mesmo modelo que o confrade PapaRuivas utiliza para escrever os seus td`s, mas acabei por não o enviar para a apreciação dos moderadores aqui do Fórum por não os achar bons suficiente. Tenho noção de que os td`s servem sobretudo para informar e que ninguém está há espera de nós uma escrita digna de um laureado do Nobel da literatura, mas mesmo assim lendo e relendo e voltando a lê los e a relê los, não os achei bons o suficiente e por esse motivo é que acabei por não os enviar para apreciação, mas talvez tente novamente.

Grandes saudações para si, confrade.

Confrade por este seu post percebe-se que escreve bem e que fará seguramente bons TD's. Não procure desculpas e avance que certamente será bem recebido pela confraria.

21 Set 2022
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Mai 2020
Mensagens: 508
Localização: Middle-earth
Positivos
37
Neutros
8
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 2 - Podia postar mais TD's
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Faço minhas as palavras da moderação e espero que se transformem no empurrão de que parece necessitar.
Clique no "Enviar" sem pensar muito nas consequências. Críticos haverá sempre, nestas ou noutras andanças, mas de certeza que o seu testemunho será bem recebido e útil para a grande maioria.

21 Set 2022
Bronze

Registado: 21 Fev 2022
Mensagens: 352
Positivos
35
Neutros
8
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Daniel Duarte Escreveu:
Do Hemingway, li Por Quem os Sinos Dobram o ano passado. Recomendo lhe vivamente Ratos e Homens do Steinbeck, assim como As Vinhas da Ira e A Um Deus Desconhecido, também dele.

E eu aceito a recomendação. Ratos e Homens do Steinbeck vai para o topo de lista de leituras e vou lê-lo já a seguir, é só terminar o oitavo volume da História da Civilização do Will Durant, que é o que estou a ler actualmente, e depois sigo para o Steinbeck.

Sobre os TDs concordo inteiramente com a Moderação e com o confrade Samwise. Escreva e partilhe sem medos, pois eu ainda não vi um TD honesto e sincero a ser mal recebido. E se houvesse um estrito e rigoroso controlo de mérito literário (ou até ortográfico), os meus TDs eram os primeiros a serem rejeitados [bigsmile]

22 Set 2022
Suppoter*
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Dez 2017
Mensagens: 752
Positivos
70
Neutros
4
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 3 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Steinbeck é um dos meus autores preferidos.
Se me é permitida uma sugestão, começaria por ler "As Vinhas da Ira" e depois seguia para "A Leste do Paraíso", "Ratos e Homens" e "A Um Deus Desconhecido".
São todos muito bons.

_________________
Acompanhante livinglavidaloca poucos namorados me beijaram cá em baixo por mais de dez minutos e conforme a relação alonga o minete encurta

22 Set 2022
Bronze

Registado: 21 Fev 2022
Mensagens: 352
Positivos
35
Neutros
8
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Gostava de agradecer ao confrade Daniel Duarte e ao confrade Phallus a recomendação do livro Ratos e Homens que já terminei e li com muito gosto :smt045

08 Out 2022
Iniciado

Registado: 17 Mar 2021
Mensagens: 73
Positivos
10
Neutros
1
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Para além do livro, recomendo igualmente assistir à adaptação cinematográfica do mesmo, protagonizada pelo John Malkovich e o Gary Sinise, em 1992. É uma das raras adaptações em que, na minha opinião, os que nunca leram o livro, mas apenas viram o filme, foi como se tivessem lido o livro, tal a fidelidade e a estima que o filme demonstrou para com a história de que foi baseado. É uma adaptação muito boa, recomendo.
Ninguém perguntou, mas aproveito para dizer que tenho na minha prateleira para ler O Adeus às Armas de Hemingway, seguido por uns quantos títulos do Sir Roger Scruton, uma voz conservadora que faz falta no pântano esquerdista em que vivemos, mas que infelizmente já não se encontra entre nós. Tenciono depois também ler Os Dublinenses do James Joyce. Já li o seu Retrato do Artista enquanto Jovem e Ulisses. Como já estive na Irlanda, em Dublin, sinto uma especial afinidade por aquele país.

Cumprimentos para si, confrade PapaRuivas. Abraço.

09 Out 2022
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Daniel Duarte Escreveu:
Já li o seu Retrato do Artista enquanto Jovem e Ulisses


A sério?

09 Out 2022
Bronze

Registado: 21 Fev 2022
Mensagens: 352
Positivos
35
Neutros
8
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Vou ter que ver, nem que seja para ver como Malkovich faz de Lennie. Quando estava a ler o livro não imaginei-o parecido com ele :lol:

Eu, em filme, só vi mesmo o The Grapes of Wrath que gostei muito e pelo que sei é um filme muito bem considerado, mas não sei quanto fiel é ao livro.

Do Joyce eu também já li o Ulysses, mas passou-me completamente ao lado. Já ouvi falar bem dos Os Dublinenses e do Retrato do Artista Enquanto Jovem, mas fiquei de pé atrás por não ter gostado do Ulysses. Talvez um dia volte a dar outra oportunidade.

10 Out 2022
Iniciado

Registado: 17 Mar 2021
Mensagens: 73
Positivos
10
Neutros
1
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Pela complexidade propositada da sua escrita em Ulysses, talvez este não seja o primeiro livro que eu recomende de Joyce a quem nunca o leu pois vai ficar completamente baralhado, porém, apesar da complexidade do livro, a passagem do solilóquio da Molly Bloom, especialmente as linhas finais em que Joyce repete por três vezes a palavra Sim, Sim, Sim, eu achei muito bonito de se ler, perdoe se me a minha lamechice.
O John Malkovich esteve muito bem como Lennie. Todos no filme interpretaram bem os seus papéis, mas o destaque vai ter que se dar ao Malkovich pela sua atuação.

Um bem haja.

10 Out 2022
Bronze

Registado: 21 Fev 2022
Mensagens: 352
Positivos
35
Neutros
8
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Pois eu percebo. Eu acho que talvez também não estivesse "virado" para ler um livro daquele género na altura em que o li, o que pode ter condicionado a minha experiência com o livro. Por exemplo, a primeira vez que tentei ler a Guerra e Paz do Tolstói, li umas 200 páginas, estava a detestar e desisti. Passado uns meses, voltei a tentar e gostei imenso.

10 Out 2022
Iniciado

Registado: 17 Mar 2021
Mensagens: 73
Positivos
10
Neutros
1
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Do Tolstói li apenas A Morte de Ivan Ilitch, e Hadji Murat, mas gostava também de ler Guerra e Paz. O Dostoiévski é outro autor russo que eu também tenho intenções de ler.

10 Out 2022
Bronze

Registado: 21 Fev 2022
Mensagens: 352
Positivos
35
Neutros
8
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Do Tolstói e Dostoiévski já li grande parte das obras deles. Também recomendo Turgenev, nomeadamente os Pais e Filhos.

10 Out 2022
Online
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Mai 2019
Mensagens: 445
Localização: Wonderland
Positivos
27
Neutros
13
Negativos
6



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Escritores russos recomendo tb o Tchekhov.
A propósito de Joyce não existe tradução em português do Finnegans Wake, pois não? Grande falha do mercado português.

12 Out 2022
Iniciado

Registado: 17 Mar 2021
Mensagens: 73
Positivos
10
Neutros
1
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Nunca li nenhum romance do Tchekhov, apesar de já ter lido sobre a sua história de vida, especialmente a sua infância. A literatura russa é muito rica. Para além dos gigantes como o Tolstói, Dostoiévski e Tchekhov, recomendo vivamente Alexander Soljenítsin, especialmente o seu Arquipélago Gulag. É um testemunho especialmente forte e ele recebeu o prémio Nobel antes do Arquipélago ter sido publicado, mas, no caso do Soljenítsin, mais importante do que o escritor foi o Homem e no caso dele escrevo Homem com H maiúsculo.
O Joyce, vi o seu Finnegans Wake na Fnac, mas só em versão inglesa. Penso que o Joyce é o único autor que eu encontrei até hoje em que tenho que o ler em português. O Finnegans Wake e o Ulysses, para além da complexidade da escrita, da linguagem e da narrativa, estão repletos de trocadilhos e alegorias que tornam os difíceis de se lerem, especialmente em inglês e gabo me de o meu inglês ser bastante bom, tanto na escrita, como na compreensão. Quanto estive na Irlanda foi o que me safou, se bem que os irlandeses, os mais velhos, aqueles da velha escola, não falem entre eles o inglês, mas sim o gaélico. Eu ouvi os a falarem entre si quando estive lá.

13 Out 2022
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 757 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 47, 48, 49, 50, 51  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 85 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal