Data/Hora: 15 Jun 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Guitarra Clássica.... e outras guitarradas! 
Autor Mensagem
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jun 2008
Mensagens: 2239


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Caros,

Decidi abrir este tópico para exorcizar a minha falta de tempo para me dedicar às minhas fiéis companheiras que desde há 30 anos nunca me largaram e dou-lhes, por vezes, tão pouca atenção. :no: :no:

É notável a forma como elas nunca se queixam... perdi a conta às vezes que as deixo sozinhas encostadas num canto qualquer à minha espera. Por vezes, sou brusco com elas e outras tantas vezes meigo... depende do meu estado de espírito, confesso. Mas na maior parte das vezes, a simbiose perfeita atinge o seu auge se avançar com gentileza, ao pegar levemente pelo braço, tocando-lhe a cabeça não esquecendo que é extremamente importante estarmos em sintonia ou afinação. Elas gostam de Jazz, folk, flamenco, whatever... a minha preferência vai para as clássicas. Sim, aquelas que precisam de ser muito bem tratadas, com amor e carinho, sem suma, como paixão e dedicação.

Com a mão direita ladeando aquele corpo magnífico, a esquerda ora firme e decidida, ora docemente pressionando e outras vezes deslizando-a suavemente acaba sempre por gerar sons e tonalidades como que mágicas, fazendo-me abstrair de tudo por alguns instantes, minutos ou mesmo horas. No final, o êxtase espiritual é alcançado e fico com um sorriso de orelha a orelha, proporcionado por aqueles instantes onde tudo parece eternizar-se na perfeita simbiose homem-guitarra.

Tendo sido um estudioso (Mauro Giuliani, Fernando Sor, Gaspar Sanz, John Dowland, Albeniz, ....) desde os meus 10 anos de idade, nunca parei de dedicar algum tempo a esta mui nobre arte.

Queria partilhar convosco algumas peças que sei tocar e que já estudei... em tempos dedicados pela carolice ora pela escola privada e, no limite, até pelo conservatório.

Mauro Giuliani (concerto para guitarra) - apreciar a partir do minuto 1
http://www.youtube.com/watch?v=QNmeMKxQAsY

Heitor Villa-lobos (Estudo n.º 2) - Pelo génio de John Williams =D> =D>
http://www.youtube.com/watch?v=Uei_Yl-R ... re=related

Joe Pass (All the things you are) - Grande desafio... este... que tive em versão guitarra clássica
http://www.youtube.com/watch?v=aWa6aChSf1w&feature=PlayList&p=475AF07CA7FAC008&index=0&playnext=1

Mozart (Marcha Turca) - Adaptado para Guitarra Clássica
http://www.youtube.com/watch?v=EPP0_va2krc

Asturias (Isaac Albeniz) - O ritmo é ALUCINANTE!!!!! Muito DIFICIL.... =D> =D> =D>
http://www.youtube.com/watch?v=BvE0LsIeNGM

John Dowland (Fantasia n.º 7) - Linda partitura... tem no seu melhor a variação em torno de um só escala.
http://www.youtube.com/watch?v=aA3P6C2kLMA&feature=PlayList&p=597B3FAE7EEB1616&playnext=1&playnext_from=PL&index=18

Spanish Dance - De Falla - Duetos
http://www.youtube.com/watch?v=AYpdUo__dM8&feature=PlayList&p=48B14E36298A3AF7&playnext=1&playnext_from=PL&index=5

Tears in the Rain - Joe Satriani - muito bonito de se ouvir e gratificante de tocar...
http://www.youtube.com/watch?v=LfD-_aCRPQc&feature=related


Actualmente (um dos objectivos que persigo, diferente... mas a vida é feita de isso mesmo, desafios. )
http://www.youtube.com/watch?v=G-hEdVboS6o&eurl=http%3A%2F%2F

Para terminar, um exemplo soberbo: =D> =D> =D> =D>
LAGQ - FABULOSO

e... ia-me esquecendo, uma clássica... mas mesmo clássica que toda a gente conhece (autor anónimo): Romance de Amor



E vós, ilustres confrades, algum nutre a mesma paixão?

Ab.

_________________
A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem
inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.

29 Jul 2009

 
 
Iniciado

Registado: 26 Nov 2007
Mensagens: 85


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Bom, como em qualquer instrumento, uma formação a sério em guitarra começa na musica erudita, e como tal também andei por lá. No entanto, o meu caminho era outro.

Aqui fica o meu contributo. Este senhor foi o único, ao que sei, a compôr um concerto para guitarra eléctrica, sendo que este é um dos movimentos em que toca guitarra acústica ( neste caso, acustica mais ou menos )
Aqui fica uma amostra do que se passa no resto. Guitarra clássica, mas não no sentido que o confrade referia :wink:

29 Jul 2009
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jun 2008
Mensagens: 2239


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Ainda referindo-me a Heitor Villa-lobos este choro é imperdível:

Choro n.º 1

É uma peça muito ritmada que entra facilmente no ouvido e muita gente poderá já a ter ouvido. Terá sido na altura o primeiro e único choro a para um guitarrista a solo.

Para quem não sabe um choro é um tipo de peça erudita (ou estilo) com ritmo e grande harmonia tipicamente brasileiro.... surgiu na 2ª metade do séc. XIX mas o autor em causa publicou-a já em 1920.

Ab.

_________________
A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem
inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.

29 Jul 2009
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jun 2008
Mensagens: 2239


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Confarde Zyryab,

Essas incursões do grande guitarrista Yngwie Malmsteen no clássico já são sobejamente conhecidas. Boa dica! :smt023

Aliás, este homem do Heavy Metal, nos seus concertos, não dispensava mandar uns "bitaites" =D> =D> com a sua guitarra eléctrica.

Ab.

_________________
A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem
inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.

29 Jul 2009
Iniciado

Registado: 26 Nov 2007
Mensagens: 85


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Quanto ao sobejamente conhecido, não sei. Ele foi grande há uma década, apesar de ter entrado no G3 ( com o Steve Vai e o Joe Satriani ) há cerca de 3 (?) anos. Tive a sorte de o ver na única vez que veio a Portugal. Grande concerto.

Talvez num desvio à sua ideia inicial aqui ficam duas dicas. O que me impressiona nestes dois guitarristas é o facto de abordarem a guitarra, digamos, de outra forma

Eric Mongrain

Andy McGee

Esta também é um clássico :wink:

Mas devo confessar que, para mim, a guitarra clássica foi feita para isto

29 Jul 2009
Iniciado

Registado: 26 Nov 2007
Mensagens: 85


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Quanto ao sobejamente conhecido, não sei. Ele foi grande há uma década, apesar de ter entrado no G3 ( com o Steve Vai e o Joe Satriani ) há cerca de 3 (?) anos. Tive a sorte de o ver na única vez que veio a Portugal. Grande concerto.

Talvez num desvio à sua ideia inicial aqui ficam duas dicas. O que me impressiona nestes dois guitarristas é o facto de abordarem a guitarra, digamos, de outra forma

Eric Mongrain

Andy McGee

Esta também é um clássico :wink:

Mas devo confessar que, para mim, a guitarra clássica foi feita para isto

29 Jul 2009
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jun 2008
Mensagens: 2239


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Caro confrade zyryab,

A Guitarra clássica vai muito mais além do Flamenco. Claro que eu entendo estar a manifestar a sua opinião, no entanto, isso seria manifestamente castrador para a versatilidade que tem este belo instrumento. Quantas peças clássicas originalmente criadas para outros instrumentos tiveram uma adaptação para Guitarra Clássica? Mais que muitas...

No campo do Flamenco, sou fã incondicional de Paco de Lucia ou Manitas de Plata. A capacidade de improvisação é que dá o mote aliada à rapidez e fluidez da mão direita. As bulerias são uma das vertentes deste estilo e uma das mais complexas também por congregar as várias técnicas usadas (golpe, rasgueo, etc,...).

Ab.

P.S.: Só quem não conhece o Heavy Metal é que não conhece Yngwie Malmsteen ou o famoso grupo G3 (do qual também fez parte Eric Jonhson). Mas falar disso (do heavy ou dos seus grandiosos intérpretes) seria tema seguramente para outro tópico. :smt023

_________________
A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem
inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.

30 Jul 2009
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Jul 2008
Mensagens: 5464
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Oi?!?!? :smt107 Heavy Metal?!?!! [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Não deixem de parte este freguês pá!!!
O Zakk Wylde!!! O homem também dá cartas na acústica.

http://www.youtube.com/watch?v=IOrN37oHl9A

http://www.youtube.com/watch?v=bYWzVKcmDqc

http://www.youtube.com/watch?v=rbACgF2p4RY


:smt023

_________________
El Lobito Dominante - O Rei da Dentadínha Virtual :smt106 :smt106 :smt106

30 Jul 2009
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jun 2008
Mensagens: 2239


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Grande dica essa do Zakk Wylde, wolf... :smt023 :smt023

E esta cavatina (música do filme "O Caçador")... soberanamente tocada por uma EXCELENTE intérprete de seu nome ANA VIDOVIC:

A CAVATINA - Lindo!!!!!

Esta música é linda e é tocada com muito sentimento... as pausas e as variações de andamento estão fenomenais. =D> =D> =D>

Se repararem bem, para quem conhece o tema, a técnica usada pela Ana Vidovic é simplesmente fantástica. =D> =D>

Ab.

_________________
A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem
inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.

30 Jul 2009
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Jul 2008
Mensagens: 5464
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Uma cena que eu curto bué de ouvir é cenas mais a puxar à onda "medieval" tocadas em guitarra acústica. O que eu me perdia no Jardins do Solar dos Zagalos a fumar uns berlaites!!! :smt033 [bigsmile] [bigsmile] , e a ouvir os meus colegas do conservatório a tocarem este tipo de música.

Frédéric Mesnier
Medieval Dance
Barock Progressif
Study N°3

Blackmore's Night (Yep!!!! Do Ritchie Blackmore dos Deep Purple!!!)
Blackmore's Night - Renaissance faire
Blackmore's Night - Magical World

:smt023

_________________
El Lobito Dominante - O Rei da Dentadínha Virtual :smt106 :smt106 :smt106

30 Jul 2009
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Abr 2007
Mensagens: 231


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
http://www.youtube.com/watch?v=VB6tehBPZSk Um must para quem gosta de Mike Oldfield e de acústicos!

_________________
"In Sicily, women are more dangerous than shotguns."

30 Jul 2009
Ouro

Registado: 14 Jun 2009
Mensagens: 3549


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Torna-se curioso que o meu pai nos anos 20-30 (século passado, claro) chegou a tocar com as melhores fadistas que vinham até Coimbra cantar nos adros e nas poucas colectividades. E tambèm acompanhou alguns de Coimbra. Passada essa fase e episódios vários levaram-no a abandonar essa fase. Sempre ouvi dizer que tocava muito bem, que era um excelente solista. Só nos anos 70, após ele se ter reformado levei uma viola lá para casa para ele se ir entretendo. Assim fez, até se ir embora, já depois dos 90's, sempre a acompanhar em grupos que foram surgindo. Mas esse dom não foi nem transmitido nem adquirido pelos sucessores. Mas há algo que ficou além da saudade...
O gosto pela guitarra clássica.
Invejo-os. Francamente. =D>

30 Jul 2009
Iniciado

Registado: 26 Nov 2007
Mensagens: 85


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Uma homenagem a um dos melhores guitarristas portugueses

União Ibérica :wink:

31 Jul 2009
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jun 2008
Mensagens: 2239


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Há um tipo de peça que gosto bastante de tocar. Tem a ver com versões em arpejo de músicas que fazem parte do nosso culto, imaginário ou vivência POP/Rock, etc... especialmente para intercalar com as peças mais eruditas. Assim não se cansa o ouvido da audiência. Nem sempre, por exemplo, se tocarmos num bar, estão na disposição de "apanhar" com sequências muito "abstractas".

Aqui vão alguns pequenos exemplos estrondosos:

- QUEEN

- Carlos Santana

- Sting


E, já agora, meu amigo wolfgang... esta é para ti :smt023 :smt023

Ab.

P.S.: em termos de versões acústicas produzidas por grandes bandas... aqui vos deixo esta (fugindo um pouco ao tópico... ) dos Scorpions e uma das minhas preferidas. Não me canso de a ouvir em formato DVD numa boa companhia. [bigsmile] [bigsmile]

_________________
A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem
inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.

05 Ago 2009
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jun 2008
Mensagens: 2239


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Guitarra Clássica.... e outras guitarradas!
Um aprendiz de putanheiro vai para um hotel e o que faz?

Pega na sua "mais-que-tudo" e, em Ré Maior, cá vai disto... é inegável o prazer que o rapaz demonstra. \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ =D> =D> =D> =D>

:smt003 :smt003 :smt003 :smt003

Ab.

_________________
A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem
inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.

07 Ago 2009
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 140 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal