Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
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Cyber_Test
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Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Eu vou ser sincero, no passado entre miniaturas, arfix, etc etc, depois aeromodelismo em balsa, voo circular, seguido de radiocontrol, a minha paixao acabou nos helis
Aqui uma pequena amostra do que falo http://www.youtube.com/watch?v=-w8axyj4MNc
Aqui uma curiosidade que tive oportunidade de ver num Festival em Espanha... Maior helicóptero de controle remoto do mundo é reprodução de Mi-24 http://www.youtube.com/watch?v=U4axS_laZWs
Campeonato Helicópteros F3C 2010 http://www.youtube.com/watch?v=lVXtTdU90cU
_________________ "Prefiro ser aprendiz de tudo, do que mestre de pouco." http://www.youtube.com/watch?v=2UhdFtjhsp8
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20 Fev 2013 |
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Dragon
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
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21 Fev 2013 |
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Dragon
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
O que havia antes da TAP, alguém sabe?
C.T.A. - Companhia de Transportes Aéreos
Esta, é provavelmente uma das companhias menos conhecidas e faladas, que integrou o Grupo CUF, até pela sua singularidade. Quem é que afinal sabia que a CUF teve uma companhia de aviação?
Certamente serão poucas pessoas as que sabem tal facto, provando mais uma vez o pioneirismo da CUF em muitos sectores, até mesmo o da aviação. Pois bem, essa é a interessante e curiosa história que se segue.
A 19 de Julho de 1945, a Sociedade Continental de Transportes Aéreos, é transformada na C.T.A. com o objectivo de explorar linhas aéreas no território nacional ou fora dele.
Aquando da sua fundação o capital desta sociedade era de 5.000 contos, subscrito e divido pelos seguintes accionistas:
- Daun & Bleck, Limitada, 500.000$ - Carlos Eduardo Bleck, 250.000$ - D. José de Saldanha, 250.000$ - Manuel Augusto José de Mello, 300.000$ - Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes Limitada, 2.000.000$ - José Inácio Castel-Branco, 100.000$ - Dr. Luiz Albuquerque de Sousa Lara, 300.000$ - Sousa Lara & Filhos Limitada, 500.000$ - Fernando Enes Ulrich, 100.000$ - Dr. António Garcês, 100.000$ - António de Sommer Champalimaud, 200.000$ - Dr. José de Sousa e Melo, 200.000$ - João Maria José de Mello, 100.000$ - Dr. Alvaro Belo Pereira, 100.000$
Como se pode ver pela lista atrás apresentada, fazem parte dela nomes sonantes da economia nacional, como António Champalimaud, a família Sousa Lara que detinha grandes investimentos no Ultramar, ou os Ulrich ligados a diversos interesses económicos.
A maioria do Capital accionista (2.300.000$)é detida pela Sociedade Geral e Manuel de Mello, colocando assim esta Holding da CUF no comando desta nova empresa.
No dia 2 de Dezembro de 1945 (4 meses após a constituição desta sociedade) era oficialmente inaugurada pelo Presidente da República Óscar Carmona e demais membros do Governo a carreira Lisboa-Porto-Lisboa.
Apresenta nesse mesmo ano a filiação na I.A.T.A. (International Air Transport Association), que ainda hoje é a mais alta autoridade internacional do transporte aéreo) sendo esta aceite.
A sua frota era constituída por um Percival Proctor, e por três bimotores DeHavilland DH-89 cujas matriculas eram as seguintes: CS-ADI, CS-ADJ e CS-ADK, todos adquiridos na Inglaterra.
Posteriormente um destes bimotores foi adquirido pela Aeronáutica Militar em 1950, podendo ser vista hoje no Museu do Ar em Alverca. Mais tarde são ainda adquiridos à Força Área dos Estados Unidos dois Douglas C-47A(CS-TDX e CS-TDZ) sendo a sua adaptação à aviação civil sido feita por pessoal das Oficinas Metalomecânicas da CUF.
A C.T.A. vai construir toda uma infra-estrutura de apoio às suas rotas aéreas. Para isso constrói hangares privativos nos Aeroportos de Lisboa e Porto, com oficinas , armazéns, operações de voo, equipamento de rádio, salas de pessoal navegante, cantinas, etc.
Por essa altura o pessoal ao serviço da C.T.A. deveria de rondar as 70 pessoas, número que teria tendência a subir com a expansão da Companhia. Havia já planos de expansão delineados por fases. Em 1946 o objectivo seria inaugurar uma rota Lisboa-Madrid com um serviço diário, pedindo autorização para tal ao Governo, sendo esta recusada, ficando outros projectos na gaveta, como as Linhas Internacionais no Continente Europeu, e obviamente aquilo que então se designava pelas Linhas Imperiais de modo de ligar a Metrópole com as principais cidades do seu Ultramar.
Para essa expansão tinha já a C.T.A. pensado adquirir 4 Douglas DC-4 "Skymaster" e também Douglas DC-6, aviões já de grande capacidade e com maior alcance aéreo.
Poder-se-á dizer que à C.T.A., de certa maneira, foram cortadas as pernas.
Devido à politica do Governo, e de homens como o sobejamente conhecido Secretário da Aeronáutica Civil Humberto Delgado, preferiu-se reorganizar o Transporte Aéreo em Portugal, chamando as Autoridades tais responsabilidades, preferindo deixar cair a C.T..A. (talvez por esta estar nas mãos de privados) e criar assim os Transportes Aéreos Portugueses (T.A.P.) cuja metade do capital accionista estava nas mãos do Estado, sendo o restante subscrito por privados.
A linha Lisboa-Porto-Lisboa é suspensa em 1947, e a C.T.A. seria liquidada definitivamente em 1949.
E desta efémera e interessante história falta apresentar um interessante e raro lote de documentos respeitantes a esta empresa, isto porque uma Madame Silva (que é como está escrito no bilhete) que na época tinha 23 anos, guardou tais documentos, talvez como recordação, e assim chegaram ao nosso conhecimento, sendo um testemunho da breve história da C.T.A.
Bibliografia:
- Estatutos da C.T.A. - Relatórios de Contas da C.T.A. - Boletim da C.T.A. (1946) - História da Aviação Civil em Portugal ---------------------------------------------------------------------
P. S.
Antes destas companhias tivemos ainda :
1927: a SAP Serviços Aéreos Portugueses operando com 3 Junkers G24 (tri motores) e 2 monomotores Junkers F13.
1934: a 1ª companhia aérea concreta: Aero Portuguesa que ligava Lisboa a Tanger e Casablanca com o DH89 Dragon Rapide......
Agora sim está completa a história da aviação comercial em Portugal.
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21 Fev 2013 |
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Cyber_Test
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
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21 Fev 2013 |
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prov1
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Grandes máquinas estes aviões. Ainda pilotei os Dakotas e trouxe uns dos ultimos Nordatlas de Angola para Portugal numa viagem só com 2 tripulações e cheio de bidon´s de Avgas. Como ainda não tinhamos relações com a maioria dos países africanos tivemos que voar sobre o mar fazendo Luanda-S.Tomé-Sal- Lisboa. Ainda voei alguns Dakotas civis em Àfrica onde ainda hoje existem alguns a operar com regularidade.
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21 Fev 2013 |
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Dragon
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
F-35B landing on USS Wasp
This video link is fresh (for the public). It was made just six weeks ago in the Atlantic, just off Newport News (Hampton Roads), Virginia .. These are the latest sea trials of the F-35B on the USS Wasp. They were very successful, with 74 VL's and STO's in a three week period. The aircraft is also stealth, and super-sonic.
The media and the program critics had predicted that we would burn holes in the deck and wash sailors overboard.
Neither of which happened. You will notice a sailor standing on the bow of the ship as the jet rotates.
That was an intentional part of the sea trials. No catapult... No hook.... Its a new world out there! The shape and scope of warfare worldwide just changed.
http://www.youtube.com/watch_popup?v=Ki86x1WKPmE&feature=colike
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21 Fev 2013 |
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Dragon
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Emirates Airlines A380 First Class-Bangkok to Hong Kong http://www.youtube.com/watch_popup?v=J1OqqQ8hBXk&vq=medium
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21 Fev 2013 |
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Cyber_Test
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
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22 Fev 2013 |
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kwacha
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
A380 First Class da Emirates reúne todas as condições para dar uma valente keka sempre nas nuvens
_________________ a sorte dá muito trabalho
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22 Fev 2013 |
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Dragon
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
prov1 Escreveu: Grandes máquinas estes aviões. Ainda pilotei os Dakotas e trouxe uns dos ultimos Nordatlas de Angola para Portugal numa viagem só com 2 tripulações e cheio de bidon´s de Avgas. Como ainda não tinhamos relações com a maioria dos países africanos tivemos que voar sobre o mar fazendo Luanda-S.Tomé-Sal- Lisboa. Ainda voei alguns Dakotas civis em Àfrica onde ainda hoje existem alguns a operar com regularidade. Confrade prov1....como andou por Angola vai apreciar este vídeo. Autenticos herois, sem desprimor. Pilotos a sério (Angola) Documentário interessante sobre a air gemini em angola... http://www.youtube.com/watch?v=T7q0-XfiQXI
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22 Fev 2013 |
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prov1
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Caro Confrade, muito obrigado pelo video. Gostei de rever o aerodromo do Negage aonde fui de Nordatlas e gostei de ver o João Amaral que conheci em Kinshasa onde nos cruzamos. Operar em pistas de terra não é nada de especial o material é que sofre mais. O drama em África é operar em locais onde descolas sem teres uma ideia correcta do peso que levas e da centragem da carga pois é tudo feito a olho. E ainda a qualidade do combustivel que metes sempre duvidosa. E ainda a parte do humor negro que quando vais ás Operações perguntar as condições meteorológicas em rota e no destino respondem-te com um grande sorriso "Hey Captain, the weather is fine."
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22 Fev 2013 |
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Dragon
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
"...... ideia correcta do peso que levas e da centragem da carga pois é tudo feito a olho". Imagino os problemas de 'trim' que podem surgir e não haver uma 'load-sheet' deve ser complicado. Nessas ocasiões vcs acumulavam várias funções: Cpt, 'Flight Engineer','Load Master', 'Load Control' e 'Meteo'....era tudo a olhómetro! Mas, por isso mesmo, não deixam de ser tempos inesquecíveis!
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22 Fev 2013 |
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Cyber_Test
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Já que por aqui andam, 2 "Comandantes" a sério, e eu a ve-los "voar".....
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22 Fev 2013 |
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prov1
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Pois, mas já estou reformado. Agora é como ir ás GP's, uma por semana e a pagar. Ás vezes ainda vou á borla mas tenho que explicar tudo...
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23 Fev 2013 |
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Dragon
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Re: Aviões e outros OVIs (Objectos Voadores Identificados)
Dia ventoso aeroporto de Lisboa – 19JAN2013 (Aproximações, aterragens e ‘borregos’ )
http://www.youtube.com/watch?v=byhSAB52eIo&feature=share
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24 Fev 2013 |
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