Data/Hora: 25 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
 Blogue Cibercidadania - Expresso 
Autor Mensagem
Mensagem Blogue Cibercidadania - Expresso
Dadus: sensibilizar jovens para as questões de identidade online
12:52 | Segunda-feira, 18 de Fev de 2008

Leva quase um mês de vida o Dadus, projecto da Comissão Nacional de Protecção de Dados que pretende sensibilizar os alunos das escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico para as questões de protecção de dados e da privacidade. Um blogue foi o instrumento escolhido para chegar mais perto do alvo. Para um primeiro balanço coloquei quatro questões à secretária geral da CNPD , Isabel Cruz.
Falando do blogue, pensam envolver a blogosfera nisto? Se sim, como?
Isabel Cruz: A criação do blogue, no Sapo, permitiu logo a entrada no vasto mundo da blogosfera. No entanto, apesar de haver já livremente muitos links para o Blog do Dadus a partir de diferentes comunidades bloguísticas, o Blog do Dadus não vai, por si só, integrar-se em nenhuma blogosfera específica. O Blog do Dadus funciona como um dos pilares do projecto, concebido e destinado para os alunos reforçarem os seus conhecimentos e consolidarem as aprendizagens de forma lúdica, mas onde professores e pais são incentivados a ir, a participar e a acompanhar o que por lá se vai passando. O Blog do Dadus, embora se pretenda que atinja um universo mais alargado de jovens curiosos e interessados além dos alunos que estão directamente envolvidos no projecto, é um complemento essencial das actividades que os alunos venham a desenvolver no âmbito da escola. No Blog do Dadus, serão publicados trabalhos individuais ou colectivos que os alunos venham a desenvolver no projecto. cont.

25 Fev 2008

 
 
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Fev 2007
Mensagens: 1312
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Os trolls, como torná-los inofensivos e "argumentos" em sua defesa

A possibilidade de comentar um texto, em voga nos sites de jornais e em blogues, dá origem a debates construtivos - mas também gera um subproduto da comunicação online: o trolling.

O trolling (consultar ficha preciosa na Wikipedia) consiste essencialmente em provocar as pessoas, começando pelo autor do texto que se comenta. O verbo deriva de uma actividade já de si pouco recomendável praticada na antiga Usenet, que consistia em lançar o isco para debates sem propósito aos novatos que todos os dias surgiam, para depois gozar as previsíveis respostas. Com a evolução - rapidíssima, como tudo na Internet - do termo, hoje designa genericamente as actividades que enfurecem, provocam, denigrem, desviam a atenção, aborrecem.
cont...

_________________
.......................:P

25 Fev 2008
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
As vantagens das redes sociais
As redes sociais conheceram grande expansão e entram agora numa segunda fase, com tipos de utilização mais próximos dos comportamentos adultos.

Por outras palavras, o social networking já não é território exclusivo de geeks, adolescentes e adultos no engate, tem gente "normal" com rotinas típicas do dia a dia, agora transpostas e adaptadas à Internet, que potencia a comunicação de formas incríveis.

Em termos profissionais, uma boa rede de contactos cria valor e facilita a vida. As empresas tardam em reconhecer as capacidades ao sua dispôr na web, mas as pessoas que as formam, não. Entre as funcionalidades mais úteis estão:
Cont...

25 Fev 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Fev 2007
Mensagens: 1312
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
O ministro dos blogues
12:33 | Segunda-feira, 5 de Nov de 2007

O cargo foi "inventado" por Cory Doctorow na Boing Boing. Descreve o que poderá vir a existir em Itália se for aprovado um projecto de lei apresentado recentemente: registo obrigatório para todos os blogues, websites e até participantes em sites de social networking.

É provavelmente o sonho de muitos políticos no poder - e, suspeito, de alguns que estando fora dele e parecendo muito defensores da liberdade de opinião depressa virariam o bico ao prego se alguma vez se apanhassem novamente "lá dentro".

É também provável que alguns ministros do actual governo suspirem por uma lei assim, capaz de refrear um pouco a total falta de nível, de respeito e de responsabilidade que grassa na World Wide Web desde que os blogues vieram dar um megafone ao cidadão comum (e ao incomum também). Cont..

_________________
.......................:P

26 Fev 2008
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11723
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
É mesmo Flin, tem cada Cromo por ai que não se enxerga mesmo :shock: :shock: :shock:
È como o caso dos trolls que já atrás frizaste também, gente que no mundo real não se consegue valorizar e afirmar
(não é para todos) :oops: :oops: :oops:
Procura na net esse destaque a todo custo, como se algum reconhecimento virtual algo acrescente á sua vida real :lol: :lol: :lol:
Construindo o seu mundo virtual dourado na net, vidas tristes é o que é :? :? :?


Radar 8) 8) 8)

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

26 Fev 2008
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Peço desculpa radar, mas parece-me que o teu comentário está no mínimo deslocado e sem o menor contexto.
Ou então existem coisas que me escapam...
Citar:
gente que no mundo real não se consegue valorizar e afirmar

São afirmações muito graves para se fazerem num mundo virtual, e principalmente num espaço onde a valorização pessoal é garantida pelo recheio de uma carteira, e que depois necessitam de vangloriar através de TD's.
Torna-se no mínimo estranha essa afirmação!
Mas se voltarem ao início do tema, que acho mais interessante e se souberem debater sobre ele, talvez se aprenda alguma coisa e aconteça algo de diferente para variar, em vez da eterna obstipação mental...

27 Fev 2008
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 27 Jan 2007
Mensagens: 1094
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Diabo Escreveu:
São afirmações muito graves para se fazerem num mundo virtual, e principalmente num espaço onde a valorização pessoal é garantida pelo recheio de uma carteira, e que depois necessitam de vangloriar através de TD's.


Não entendi bem... :evil: estás a afirmar que neste fórum a "valorização pessoal é garantida pelo recheio de uma carteira, e que depois necessitam de vangloriar através de TD's." :?:

Realmente não apanhei ainda nenhum teu... lapso meu seguramente :roll: , mas tinha a ideia que por aqui o principal interesse era mesmo trocar informações sobre serviços prestados por essas lindas meninas. Se calhar eu é que estou enganado... #-o

Na minha opinião, a valorização pessoal aqui, como em qualquer outro lugar, é garantida pelo que és, pelo que defendes e pelo que fazes. Não me lembro de argumentar por aqui com base na minha carteira, nem de me vangloriar com nenhuma experiência que tenha partilhado com os demais companheiros de má vida, pois esse é motivo da minha participação (não único, mas principal).
E considero particularmente ofensivo o que afirmaste.

28 Fev 2008
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
RUC por favor não coloques o que está escrito de forma individual, aconselho que sigas a linha de raciocínio desde o início do post e vais perceber. Tenho a certeza disso! Usei do exagero para chamar atenção do que se ridiculariza, estilo "o 1º que atira a pedra..."

28 Fev 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Nov 2006
Mensagens: 2048
Localização: Backdoor
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Diabo Escreveu:
São afirmações muito graves para se fazerem num mundo virtual, e principalmente num espaço onde a valorização pessoal é garantida pelo recheio de uma carteira, e que depois necessitam de vangloriar através de TD's.



Estou convencido , que és mais inteligente , do que aquilo que pareces ... :smt056

28 Fev 2008
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Bruno Wanderley Escreveu:
Diabo Escreveu:
São afirmações muito graves para se fazerem num mundo virtual, e principalmente num espaço onde a valorização pessoal é garantida pelo recheio de uma carteira, e que depois necessitam de vangloriar através de TD's.



Estou convencido , que és mais inteligente , do que aquilo que pareces ... :smt056


Nem sei que dizer, olha agradeço :oops: :roll:
(nem tudo o que parece é... :idea: ):smt056

28 Fev 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Nov 2006
Mensagens: 2048
Localização: Backdoor
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Diabo Escreveu:
(nem tudo o que parece é... :idea: )



Profundo... :smt058

28 Fev 2008
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Será, sinceramente não sei :oops: mas achei interessante o tema inicial: "Dadus: sensibilizar jovens para as questões de identidade online" e ainda não entendi a perseguição nem porque se desviou do tema :?

28 Fev 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Nov 2006
Mensagens: 2048
Localização: Backdoor
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Diabo Escreveu:
São afirmações muito graves para se fazerem num mundo virtual, e principalmente num espaço onde a valorização pessoal é garantida pelo recheio de uma carteira, e que depois necessitam de vangloriar através de TD's.



Perseguição...tá certo :smt056

28 Fev 2008
Mensagem Re: Blogue Cibercidadania - Expresso
Caríssimo "Bruno Wanderley" será que pode ser mais explicito onde deseja chegar já que se está a desviar completamente do tema inicial “Blogue Cibercidadania – Expresso - Dadus: sensibilizar jovens para as questões de identidade online".
Continuo sem entender!

28 Fev 2008
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 353 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal