Data/Hora: 19 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 254 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17  Próximo
 A Mulher e a Pintura 
Autor Mensagem
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Ago 2008
Mensagens: 1488
Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem A Mulher e a Pintura
Como é que eu posso dizer isso de uma maneira elegante? :-k

palmass palmass

Já sei!

Já vi "leituras" de peças de arte mais conseguidas que as tuas ( eu bem sei que num determinado período as obras deles até são parecidas, mas isso de confundir Picasso e Braque não está com nada, viste a assinatura do quadro) , porém, tu escreves bem (os TD's são bons, mas longos :smt021 ), acho que devias investir esse teu talento na escrita dos mesmos, e torná-los melhores yesss

11 Abr 2014

 
 
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 31 Dez 2011
Mensagens: 65794
Localização: Algures na Serra da Lua
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Que te posso dizer, meu caro TPS?! Só isto… =D> =D> =D>

Já estava preparado para esclarecer a brincadeira da troca da autoria (com alguma pena minha, a bem da verdade). Mas vejo que, pelo menos, há um Confrade bem atento aos pormenores. Assim até já madrugo melhor…! :D :smt023

Quanto à extensão da escrita dos meus TDs, é o reflexo da duração dos mesmos (ou da maior parte deles). Mas prometo-te que vou tentar aprimorar a escrita ainda um pouco imberbe. [bigsmile]

_________________
Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.

12 Abr 2014
Acompanhante

Registado: 18 Fev 2014
Mensagens: 140
Localização: Dreamland
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Nem de propósito estive mesmo agora a olhar para "Girl with a Mandolin".
Por acaso está ao lado de um quadro bem interessante de George Braque "Homage to J. S. Bacharel"

Há com cada coincidência... Ou talvez não!!

13 Abr 2014
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Ago 2008
Mensagens: 1488
Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Folgo em saber que contribuo para a melhoria das tuas matinas. :smt003

Piqueno reparo apenas, a tua escrita será muita coisa, agora, imberbe é que ela não é! :smt023

13 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 31 Dez 2011
Mensagens: 65794
Localização: Algures na Serra da Lua
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Estás a querer dizer que a minha escrita, não sendo imberbe, é farfalhuda? [bigsmile]

Voltemos ao Picasso, com uma das suas obras mais conhecidas!

Les Demoiselles d’Avignon
Óleo sobre tela, Pablo Picasso, 1907

Imagem

Este é um quadro que me perturba desde tenra idade. E durante alguns anos levou-me mesmo a crer que as mulheres despidas seriam assim. Felizmente que a minha vida sexual começou cedo e cedo se desvaneceu o equívoco. [bigsmile]

Nesta fase pré-pré-cubista, Picasso já representa a mulher como um ser anguloso, atormentado e de rosto perdido num qualquer sonho kafkiano. Apesar de tudo, salvam-se um pouco as gémeas estendidas no lençol. As outras três são produto directo da "Metamorfose".
Quanto à atitude, não percebo se as 5 meninas de Avinhão esperam por algo, se as três meninas são a criadagem das gémeas ou se estamos perante cinco donas de casa desesperadas à espera dos maridos para jantar e apenas com um cacho de uvas, uma pêra, uma maçã e meio pão para se armarem em Master Chef…

_________________
Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.

13 Abr 2014
Acompanhante

Registado: 18 Fev 2014
Mensagens: 140
Localização: Dreamland
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
"Les Demoiselles d’Avignon", o "Woman Plaiting Her Hair" e o "Two Nudes" são quadros todos eles de Picasso da mesma altura (1906 e 1907) e todos eles na mesma onda. O menino devia andar confuso nesta altura...

Sobre o "Les Demoiselles d’Avignon" a primeira menina, que está de lado e com o rosto escuro inicialmente foi imaginada para ser um menino mas a meio da obra Picasso achou que só queria meninas no quadro dele. E assim fez...

Não são os meus quadros favoritos dele, mas mostram uma época no mínimo caricata na pintura dele.

14 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 31 Dez 2011
Mensagens: 65794
Localização: Algures na Serra da Lua
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Quanto a não ter posto um menino, fez ele muito bem!

Quanto às mulheres (com excepção das gémeas [bigsmile] ), na verdade elas representam uma espécie de miscigenação já que, segundo sei, aqueles corpos europeus são encimados por máscaras africanas.
Mas isso fica para os estudiosos sérios e não para um GM diletante… [bigsmile]

_________________
Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.

14 Abr 2014
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Ago 2008
Mensagens: 1488
Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
gentle man Escreveu:
Estás a querer dizer que a minha escrita, não sendo imberbe, é farfalhuda? [bigsmile]



Pode ser um adjectivo possível [bigsmile] para os teus TD's,embora eu, talvez utilizasse a palavra esmiuçado :smt023, e como tu bem sabes, opiniões e olho do cu casa um tem o seu, e eu cá aprecio mais a contenção da palavra versus a exuberância da mesma, mas isso sou eu.

Relativamente à "análise" dos quadros, já sabes o que eu penso Chicotadas

14 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 31 Dez 2011
Mensagens: 65794
Localização: Algures na Serra da Lua
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Caro TPS, tendo em conta que te tenho em conta, e reflectindo na questão da contenção da palavra, farei uma experiência nos próximos dias. Todos os quadros que apresentar seguirão sem comentário. É possível que até se torne mais interessante.

Eu preferia que surgissem as contra-críticas para dar uma certa animação ao tópico.
Vamos lá ver!
:smt023

E aqui vai o primeiro:

Work Interrupted
Óleo sobre tela, W. A. Bouguereau, 1891

Imagem

[…]

_________________
Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.

14 Abr 2014
Iniciado

Registado: 07 Mar 2014
Mensagens: 30
Positivos
3
Neutros
2
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
ms_sky Escreveu:
"Les Demoiselles d’Avignon", o "Woman Plaiting Her Hair" e o "Two Nudes" são quadros todos eles de Picasso da mesma altura (1906 e 1907) e todos eles na mesma onda. O menino devia andar confuso nesta altura...

Sobre o "Les Demoiselles d’Avignon" a primeira menina, que está de lado e com o rosto escuro inicialmente foi imaginada para ser um menino mas a meio da obra Picasso achou que só queria meninas no quadro dele. E assim fez...

Não são os meus quadros favoritos dele, mas mostram uma época no mínimo caricata na pintura dele.


A tela Les Demoiselles d’Avignon não podia ser mais adequada a este fórum. Sabe-se que a obra representa as 5 prostitutas que serviam num bordel na Rua d'Avignon, em Barcelona. Quanto às máscaras africanas, há muitas teorias mas nada que tenha sido deixado por testemunho de Picasso. Uma das mais defendidas diz que representam 2 mulheres africanas, outras dizem que foi um engano "mascarado" à posterior e outras ainda mais conceptuais afirmam que servem como exemplo exacerbado de um certo exotismo sexual ou que reflectem as tendências da arte africana, na altura muito em voga dentro de determinados ciclos sociais. Muitos teóricos defendem que a obra é apenas um estudo proto-cubista que procura o abandono da perspectiva em prol da representação bidimensional. Há também quem refira que o quadro é uma provocação ensaísta que procura "ofender" outras obras que se desenvolvem dentro de outros cânones mas dentro da mesma temática e estrutura (várias mulheres a exibirem-se nuas).

Eu também tenho uma teoria: Picasso, bon vivant (como era aliás sabido), um dia foi divertir-se à tal casa das meninas da Rua d'Avignon. Saiu de lá ainda tesudo e resolveu retratar o que viu. Duas delas eram tão feias que ele preferiu mascara-las.

14 Abr 2014
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Ago 2008
Mensagens: 1488
Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Se estivéssemos no trombasbook, postaria :smt023 Like

14 Abr 2014
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Ago 2008
Mensagens: 1488
Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Julian Opie

Imagem

14 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 31 Dez 2011
Mensagens: 65794
Localização: Algures na Serra da Lua
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Caro petercyclop =D> =D> =D>
Ora aí está! Ainda mais esmiuçado e bastante mais "sério" que eu!

• "As cinco meninas esperam por algo" ("as 5 prostitutas que serviam num bordel na Rua d'Avignon, em Barcelona");

• "Nesta fase pré-pré-cubista," ("Muitos teóricos defendem que a obra é apenas um estudo proto-cubista que procura o abandono da perspectiva em prol da representação bidimensional.");

• "…aqueles corpos europeus são encimados por máscaras africanas" ("Quanto às máscaras africanas…")

E termina com um comentário pessoal para "desanuviar". Perfeito! Como disse o Confrade TPS, :smt023 Like

_________________
Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.

14 Abr 2014
Iniciado

Registado: 07 Mar 2014
Mensagens: 30
Positivos
3
Neutros
2
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
Por estar ligado profissionalmente às artes (a que uns chama de "belas"), este tópico chamou-me logo a atenção. Apesar de mais próximo de outras "artes" como as gráficas, a ilustração e a fotografia – e talvez por estar muito envolvido com a área académica – as disciplinas cientificas das artes estão no meu top de interesses. Mas digo isto sem qualquer tipo de pretenciosismo! Na verdade sou um bocado avesso à teoria (sem lhe reter a importância) e deixo a discussão conceptual para os críticos/teóricos, e a prática para os artistas. A minha intervenção deveu-se apenas por achar curioso encontrar este quadro e outros, cuja temática da prostituição é abordada, num fórum como este.

Quanto à minha seriedade, foi sem igual pretenção – costumo ser terra-a-terra, mas sem cair no despeito da emoções.

Ainda dentro da temática, e porque as nossas amigas da "má-vida" são musas intemporais no mundo inteiro, deixo-vos com a obra de um outro artista, também ele conhecido pela sua inspiração na boémia, o francês impressionista Henri de Toulouse-Lautrec:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

______

A título de curiosidade, algumas destas obras de Henri de Toulouse-Lautrec resultavam de estudos gráficos produzidos durante as inspecções médicas feitas nos bordeis parisienses, à imagem do que acontecia por toda a Europa.

14 Abr 2014
Iniciado

Registado: 20 Mar 2014
Mensagens: 358
Positivos
3
Neutros
1
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A Mulher e a Pintura
É interessante o exercício de verificar que cada obra é passível de interpretar das mais diversas formas. É mesmo por isto que a pintura é tão nobre arte e ao mesmo tempo tão desprezível, de certa forma.

Numa noite de litros de caipirinha emborcada, até um tosco nestas artes pode ser fenomenal. Depende do nome ou dos "hipsters" que lhe concedam espaço, tão só.

Mas se isto já é caricato, quando alguém se arroga o direito de considerar a sua interpretação como certa, então chegamos mesmo à vertente insólita. :-"

Para os confrades amantes da pintura se entreterem... :---)

http://www.boredpanda.com/modern-art-vs-toddler-art/

15 Abr 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 254 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 186 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal