Data/Hora: 19 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
 Misteriosa cerimónia religiosa muito peculiar. 
Autor Mensagem
Confrade

Registado: 29 Nov 2015
Mensagens: 198
Positivos
20
Neutros
2
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Misteriosa cerimónia religiosa muito peculiar.
Ora os meus melhores cumprimentos a toda esta vasta comunidade de participantes deste Fórum!

Ando já aqui há uns anos com uma dúvida e gostava que alguém do mesmo me pudesse esclarecer. Já publiquei esta questão no Grande Livro dos Focinhos, mas nenhum dos meus contactos, para além de meter gostos e risos, me conseguiu esclarecer!!! :smt013

Existe - ou existiu - algures numa aldeia do nosso país uma cerimónia religiosa muito peculiar - fora do vulgar, até - que consistia numa procissão em que se levava um andor com uma santa até ao cimo de um monte.

Até aqui nada de especial. O melhor vem depois: é que, no final da procissão, já no cimo desse monte, chegavam o andor junto de um precipício e lançavam-no encosta abaixo. Isso mesmo: andor, santa e tudo o resto, a rebolar pela encosta!!!

Vi há uns anos imagens a preto e branco de tal procissão na RTP Memória, talvez dos anos cinquenta ou sessenta. Depois, também vi imagens a cores da mesma cerimónia actualmente - ou seja, quando a vi.

O carácter peculiar de tal cerimónia religiosa não me saiu da cabeça, mas não consigo encontrar registos em lado nenhum da "net". Alguém sabe a que cerimónia me estou a referir, ou se ela ainda existe, e em que lugar aconteceu?

Obrigado.

04 Mar 2017

 
 
Acompanhante
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Set 2016
Mensagens: 604
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Misteriosa cerimónia religiosa muito peculiar.
O teu tópico chamou-me a atenção e andei a fazer perguntas.... há várias coisas que me despertaram o interesse....
Como é que a Igreja Católica deixa passar em "branco" um acto aparentemente tão profano como atirar com uma santa e o respectivo andor por uma encosta abaixo?
Como é que um povo com uma cultura religiosa tão enraizada e financeiramente pobre investia fé e dinheiro na santa e no andor para depois o destruir??

Não me parecia uma cerimónia com origens cristãs.... ou era uma adaptação de um ritual pagão ou algo simbólico...
tenho um amigo que é historiador e perguntei-lhe.... ele e vários amigos dele (também ficou curioso e também andou a fazer perguntas) desconheciam tal cerimónia.... até que ele se lembrou que na região de Monsanto (Beira Baixa) e noutros locais, havia um ritual pagão em que faziam uma imagem de um bezerro, o enchiam de trigo e depois o atiravam colina abaixo. Estes rituais tinham origem em locais que, durante as várias invasões, eram cercados, para simular abundância. E depois de terminado os cercos eram continuados como celebração.
Pode ser uma reminiscência disto. A origem pode ter-se perdido, a igreja católica abolia completamente quaisquer outros simbolos que não os seus.... nalgum lugar o povo deve ter tentado manter o ritual com simbolos católicos.... lol e a igreja deve ter abolido a cerimónia com a santa também, por ser, obviamente, heresia :smt005

A mim parece-me uma explicação razoável....

Beijinhos e tudo de bom :smt050

_________________
Segunda a sexta entre as 10h30 e as 18h30. Lisboa
www.lovingjoannna.blogspot.pt

09 Mar 2017
Confrade

Registado: 29 Nov 2015
Mensagens: 198
Positivos
20
Neutros
2
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Misteriosa cerimónia religiosa muito peculiar.
Joanna, muito obrigado por te teres também sentido curiosa e empenhado nesta questão. Mil beijos! :smt050

De facto, aqui há uns dias, quando andava aqui por estas buscas de procissões do nosso país, apareceu-me uma imagem de uma formação rochosa em Monsanto, e associei logo esse precipício ao que estava guardado na minha memória!

Imagem

Assim já posso debruçar-me melhor sobre esta questão, tanto mais que estou a planear ir em breve passar uns dias à Beira Baixa e, provavelmente, ir até Monsanto.

Beijinhos e obrigado! Kisses

10 Mar 2017
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Mensagens: 6686
Positivos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Misteriosa cerimónia religiosa muito peculiar.
8)

Uma vez ouvi uma velhota a falar duma procissão que se realiza em Dornes, ou lá perto. Não sei o que é que tinha de especial, mas lembro-me de ela dizer que tinha qualquer coisa de diferente ou especial.

Mas a terra em si é mesmo das mais peculiares de Portugal. Basta pesquisar imagens e ver.
É um sossego.


Imagem

Imagem

10 Mar 2017
Confrade

Registado: 29 Nov 2015
Mensagens: 198
Positivos
20
Neutros
2
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Misteriosa cerimónia religiosa muito peculiar.
Dornes é uma pérola! É um dos segredos mais bem escondidos do nosso Portugal! ;)

10 Mar 2017
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 273 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal