Data/Hora: 25 Abr 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 A revolução está a passar por aqui? 
Autor Mensagem
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 27 Jan 2007
Mensagens: 1094
Mensagem A revolução está a passar por aqui?
E agora, que vários afirmam que “o regime está em perigo”, com generais reformados a ameaçarem levantamentos militares e associações idóneas a preverem levantamentos populares. Sentem-se ameaçados? Alguém cheira no ar uma qualquer revolução iminente?
A mim, esses avisos sempre me dão vontade de rir, mas a verdade é que se olharmos para traz não são propriamente inéditos, e algumas vezes acertaram no prognóstico.
Eu gosto deste regime. Não gosto dos protagonistas, mas isso dificilmente seria doutra forma num regime que existe para ser governado por “homens normais”. E é exactamente por isso que prefiro a democracia a qualquer outra forma de governo, porque confio muito mais na luta pelo poder entre os “homens normais”, com todos os seus defeitos e parvoíces, que nos “homens providenciais”.

Então? Acham que a revolução está a passar por aqui?

01 Mar 2008

 
 
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2007
Mensagens: 1402
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
RUC Escreveu:
Então? Acham que a revolução está a passar por aqui?


Dificilmente, mas...

Também me parece que sem uma revolução, um choque muito profundo nunca mais Portugal vai ao sítio...
Vai ser difícil sairmos deste "lentidão mental e de processos" nas 2 próximas gerações...

01 Mar 2008
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Nov 2006
Mensagens: 1959
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
Revolução ?...:lol:

Não... a malta resmunga, diz mal deles, tenta safar-se como pode (há por cá muitos genes magrebinos...), de vez em quando arrebita, depois deprime outra vez. Se a selecção ganha somos os maiores, se perde é-porque-esses-gajos-são-uns-chulos-do-caralho, os-políticos-andam-todos-ao-mesmo, mas "os portugueses lá fora são tão bons ou melhores do que os outros", terlintimtim e siga o faduncho. Como dizia o outro "é a vida!". :mrgreen:

01 Mar 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 2906
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
:smt066
Revolução? Não parece ser possível. Há já muito tempo que estamos na era dos golpes mais ou menos palacianos, que os mais activistas apoiarão ou não consoante os interesses dos seus mentores.

É costume dizer-se que os actuais portugueses não descendem daqueles que partiram pelo mundo a fazer os Descobrimentos, descendem sim daqueles que ficaram, dos pessimistas, dos velhos do Restelo.

As maiorias – que deveriam ser determinantes nas escolhas - acomodam-se desinteressadas e ignorantes, como sempre fizeram, no nacional-porreirismo resignado. É como diz o Foulaam, desde que a selecção ganhe “somos os maiores” senão “é a vida”.

Está adormecido o sentimento nacional, faltam objectivos que por serem nacionais e não partidários interessem a todos. Falta que a instrução dada nas escolas proporcione uma ideia de nação e o conhecimento necessário para se fazerem escolhas informadas. Essa ideia de nação, que esteve viva mas convenientemente contida durante dezenas de anos, saiu de moda, caiu em desuso e pior ainda, passou a ter conotações seriamente negativas.

Agora mesmo ao escrever isto, sinto a necessidade de deixar bem claro que não tenho, nem quero ter, nada que ver com organizações extremistas… sou até bem pró-europeu… e praticante…

_________________
So many girls, so little time...


Editado pela última vez por Piotr em 07 Abr 2008.
01 Mar 2008
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 27 Jan 2007
Mensagens: 1094
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
Estou a ver que são todos uma cambada de reaccionários! (eu incluído :lol: ). Estava à espera que alguma alma sonhadora mais inflamada viesse garantir-nos que a revolução está mesmo aí, quase, quase... :smt076

Mas ainda bem que ameaças de generais reformados já não fazem perder o sono a ninguém. Só este facto indica muito sobre a recente evolução do país (últimas décadas). É que há umas décadas atrás, uma ameaça destas seria levada bem a sério, principalmente porque o era.

Quanto ao documento da Sedes a que fiz referência, também julgo ser exagerado nos avisos de catástrofe social, mas olhem que acerta bem no diagnóstico. Provavelmente o que está a deixar algumas elites com os nervos em franja são os casos de suspeitas de corrupção ao mais alto nível que têm vindo a público recentemente, embora sem quaisquer resultados práticos, como convém. É que o espaço que separa o "os-políticos-andam-todos-ao-mesmo" de "são uma cambada de gatunos e chupistas" está a estreitar-se. E mesmo que a justiça não actue (e não vai actuar... 8) ), a reacção do eleitorado a uma classe política que não se renova e carrega em cima de si consecutivas suspeitas de corrupção poderá ser imprevisível.
Não é que a corrupção nas mais altas esferas do Estado (e nas baixas também) seja novidade, já Eça e Bordalo Pinheiro o caricaturaram tão bem. O problema é que o modo de acesso à informação mudou, a sua produção também e o seu controlo é cada vez mais reduzido. E o Poder sempre dependeu desse controlo para se perpetuar.

Agora mesmo relevante parece-me isto:
Piotr Escreveu:
É costume dizer-se que os actuais portugueses não descendem daqueles que partiram pelo mundo a fazer os Descobrimentos, descendem sim daqueles que ficaram, dos pessimistas, dos velhos do Restelo.

Não é impunemente que um país exporta emigrantes durante 5 séculos. Os emigrantes, todos, são sempre pessoas empreendedoras, que não se resignam a nenhum destino ou fado imposto.
Cinco séculos a perder os mais inovadores, mais inconformados, mais empreendedores... resultou num país onde ficaram os estabelecidos e os resignados. Depois admiram-se que sejamos uma sociedade conservadora, em que ninguém sonha ou deseja o futuro, porque sempre prefere garantir os direitos adquiridos. E isto não é uma questão portuguesa, é mesmo europeia.

Eu desígnios nacionais não conheço (normalmente esta frase vem logo antes de anunciarem mais uma obra mastodôntica que vamos pagar durante 30 anos...), mas tenho pena de uma sociedade em que a maioria vive com medo de perder o pouco que tem, e não com o desejo de ter mais.

02 Mar 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2007
Mensagens: 1402
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
Isto

Piotr Escreveu:
:smt066
Está adormecido o sentimento nacional, faltam objectivos que por serem nacionais e não partidários interessem a todos. Falta que a instrução dada nas escolas proporcione uma ideia de nação e o conhecimento necessário para se fazerem escolhas informadas. Essa ideia de nação, que esteve viva mas convenientemente contida durante dezenas de anos, saiu de moda, caiu em desuso e pior ainda, passou a ter conotações seriamente negativas.

+
Falta de exigência, rigor, disciplina e brio dá nisto:


White Knight Escreveu:
Vai ser difícil sairmos deste "lentidão mental e de processos" nas 2 próximas gerações...


A geração que está entrar no mercado, não está preparada para o desafio global, e a que se encontra em formação, duvido que vá a tempo de corrigir a trajectória :( :(

RUC Escreveu:
Não é impunemente que um país exporta emigrantes durante 5 séculos. Os emigrantes, todos, são sempre pessoas empreendedoras, que não se resignam a nenhum destino ou fado imposto.
Cinco séculos a perder os mais inovadores, mais inconformados, mais empreendedores... resultou num país onde ficaram os estabelecidos e os resignados. Depois admiram-se que sejamos uma sociedade conservadora, em que ninguém sonha ou deseja o futuro, porque sempre prefere garantir os direitos adquiridos. E isto não é uma questão portuguesa, é mesmo europeia.


BINGO. E mais: a Europa é uma velha caduca (com algumas excepções), que vive das rendas ao melhor estilo Burguês. O que acontece é que o inquilino está a comprar o imóvel, ou a construir o seu :wink:
Não se apercebeu que é só 8% da população mundial (pois é, ninguém de apercebe disso), e que chegou a altura de arregaçar as mangas... Em todos os sentidos...

02 Mar 2008
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Nov 2006
Mensagens: 1959
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
White Knight Escreveu:
A geração que está entrar no mercado, não está preparada para o desafio global, e a que se encontra em formação, duvido que vá a tempo de corrigir a trajectória


Não é de certeza com as terríveis asneiras da Milu que vai haver correcção. :evil:

03 Mar 2008
Ouro

Registado: 05 Jan 2007
Mensagens: 1614


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
As grandes revoluções acabaram-se. Agora vivemos os tempos das pequenas revoluções, centradas nas organizações da sociedade civil e alguns irredutíveis mais atentos às clivagens políticas, económicas e sociais, e tidas conforme manda o direito à luz da constituição. Nos tempos actuais as revoluções formam-se na percepção da comunicação social para chegarem às pessoas e formarem a opinião. É a forma moderna para pressionar outras organizações (privadas ou o estado) e conseguir o sucesso das pequenas revoluções com vista a introduzir mudanças.

Não há revoluções sem vontade de combater «centros de poder» para o concentrar em novos centros de poder «mais justo»... O poder corrompe, gera alianças e inimigos. Tenhamos este princípio em linha de consideração porque vale a pena. Portanto, ai dos revolucionários e das revoluções... Não há espaço para profetas neste nosso novo mundo. Todos os profetas acabam marginalizados pelo establishment, ou mortos pelas condições do terreno. O único que foi tendo voz aqui por Portugal foi o saudoso Agostinho da Silva, e vejam lá o que conseguiu além do respeito por ser um iluminado.

As pequenas ou grandes revoluções fazem parte da mesma natureza da humana: a necessidade constante de combater por territórios vizinhos, sejam esses geográficos ou ideológicos. Combate-se para que as nossas forças sobrevaleçam a outras, é sempre a mesma coisa. As armas é que variam e, nos nossos tempos, as revoluções através das armas, neste nosso lado do mundo, já não têm espaço. Recordem-se da história das alianças, porque se houvesse uma revolução através das armas aqui em Portugal, por exemplo, seria necessário um apoio interno forte por parte de muitas organizações, um outro norte americano e os olhos fechados da europa. No quadro presente isso jamais há-de acontecer.

Repito: se o povo português se sente mal, e eu cá bem sinto, organize-se em estruturas particulares e faça os combates que entender fazer. O problema é que nós por cá temos muita lata e pouco gás.

Depois de me flagelar por jejum de escrita durante o tempo que entendi justificado, volto a abrir a tinta digital da minha caneta para salpicar este tópico que em boa hora foi aberto.

DC

_________________
Contra quid luctamini Oh fratres?

08 Mar 2008
Ouro

Registado: 05 Jan 2007
Mensagens: 1614


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
Só uma coisa, ó Ruc: os generais não vão fazer nada, fica lá tranquilo. Querem só ter voz e estão fodidos (com razão) com algumas vilanices que o estado tem feito aos militares. Sobretudo através de propostas ditas em mesas de sala fechada que depois nunca foram cumpridas. Luta quem pode, nesse caso os «radicais livres» das armas, porque os outros ainda lá estão a gastar os coutos em serviço e não podem (não lhes ficaria bem) andar a agitar gargantas na comunicação social para pressionar o governo e o estado.

Mas deixa lá... os generais ladram mas infelizmente sabem que não podem morder. Tenho pena, de alguma forma tenho, porque estaria com eles.

DC

_________________
Contra quid luctamini Oh fratres?

08 Mar 2008
Iniciado

Registado: 12 Mar 2007
Mensagens: 64
Positivos
4
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
Não tenho qualquer esperança numa revolução, que tanta falta faria, dando corpo ao tal relatório da SEDES, com o qual concordo inteiramente. Mesmo que a dita revolução acontecesse, era pouco provável vingar porque a própria UE é contra as revoluções e encarregar-se-ia de "repor a legalidade", ou pelo menos pressionar. E eu como "euroentusiasta" até concordo.
Portanto, na minha opinião, a única saída possível (e já a insinuei aqui no forum) é a reunificação ibérica, situação que já defendo há cerca de uma dúzia de anos. Muitas pessoas do meu círculo de amigos e conhecidos que há dez anos abominavam isso, já estão a ficar convencidos e já me deram os parabéns por "estar a ver o filme" antecipadamente, ao bom estilo do Alvin Toffler. Reparem também no inquérito semanal da Visão desta semana. À pergunta "Aceitaria (...) uma união ibérica ?" os que respondem "nem pensar" estão em minoria (40,7%). Há 26,5% de "Sim" e 32,8% de "Sem dúvida", total portanto de 59,3% favoráveis (e eu não votei).
Pensem só nisto: Do lado de lá está um país que funciona, que cresce, que é bem governado (tanto pelo PSOE como pelo PP), que tem qualidade de vida (inclusive nas GPs; o Vive Madrid, o España Caliente, o d'Angelo 1 e 2, o Baccara já estão todos anos luz à frente do Elefante), que tem qualidade gastronómica em todo o lado (comparem os preços e a qualidade dos restaurantes da Marina de Vilamoura com os de Puerto Banús; a comparação da relação preço/qualidade entre os dois locais deve ser para aí de 1 para 10000000000000).
Portanto é este o meu desiderato (aceitável pela UE, como aconteceu no caso da Alamanha em 1989), pelo qual me vou batendo, tentando enfiar isto na cabeça dos indígenas do lado de cá.
O pior de tudo é que os indígenas do lado de lá já começam a "torcer o nariz" quando se lhes fala disto (e eu já expliquei este meu ponto de vista a alguns). Somos países irmãos e portanto se casarmos é um "incesto".
Isto está tão mau que eles já não nos querem...

08 Mar 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 2906
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
Os factos apontados pelo Zebedeu são irrefutáveis. Mas mesmo assim a solução seria para mim inaceitável. Pode ser nacionalismo bacoco, falta de realismo, patrioteirismo… enfim o que se quiser, mas se fosse posto perante essa situação emigrava certamente. E nem sofro de anti-espanholismo. Já lá fui muito feliz…
:wink:

E depois, feitas as contas, provavelmente uma “união” Ibérica não nos dava o que os espanhóis têm. Seríamos a comunidade mais pobre de uma Espanha de onde as autonomias mais ricas, sobretudo a Catalunha, ainda encontrariam mais razões para querer sair.
:smt017

A união esteve iminente várias vezes, mas os acasos da história, mais do que as vontades dos interessados sobretudo do lado de lá, não o permitiram. E também houve alguns períodos em que a situação económica dos povos era a inversa. Teríamos o direito de abdicar da independência? Será que os nossos netos daqui por alguns anos não se estariam a manifestar nas ruas pela independência?
:twisted:

Ao contrário, veria com agrado um maior aprofundamento da UE – que em alargamento já foi rápida demais. Vejo a longo prazo maiores vantagens nesse caminho e nem que seja por contágio (!) algumas melhoras esta terra há-de ter.
:smt034

Enquanto os nossos governantes insistirem em querer inventar a roda todos os dias, em vez de copiarem aquilo que já deu boas provas com os outros, de facto vai ser difícil acertar, mas chegarmos ao ponto de oferecermos vassalagem ao rei de Espanha, isso não!
zz17
E ele até é bom rei e eu sou monárquico.

_________________
So many girls, so little time...

08 Mar 2008
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
A Grande Ibéria
http://pwp.netcabo.pt/agrandeiberia/agrandeiberia.htm

09 Mar 2008
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Nov 2006
Mensagens: 1959
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
zebedeu Escreveu:
Não tenho qualquer esperança numa revolução, que tanta falta faria, dando corpo ao tal relatório da SEDES, com o qual concordo inteiramente. Mesmo que a dita revolução acontecesse, era pouco provável vingar porque a própria UE é contra as revoluções e encarregar-se-ia de "repor a legalidade", ou pelo menos pressionar. E eu como "euroentusiasta" até concordo.
Portanto, na minha opinião, a única saída possível (e já a insinuei aqui no forum) é a reunificação ibérica, situação que já defendo há cerca de uma dúzia de anos. Muitas pessoas do meu círculo de amigos e conhecidos que há dez anos abominavam isso, já estão a ficar convencidos e já me deram os parabéns por "estar a ver o filme" antecipadamente, ao bom estilo do Alvin Toffler. Reparem também no inquérito semanal da Visão desta semana.

(...)

O pior de tudo é que os indígenas do lado de lá já começam a "torcer o nariz" quando se lhes fala disto (e eu já expliquei este meu ponto de vista a alguns). Somos países irmãos e portanto se casarmos é um "incesto".
Isto está tão mau que eles já não nos querem...


Absolutamente de acordo. Só que tem realmente esse "pequeno" problema de que falas: porque haveriam os espanhóis de querer alombar com os sarilhos decorrentes do "problema Portugal" se sem necessidade de fazerem grande esforço já põem e dispõem a seu bel prazer deste lado da fronteira, já compraram (e continuarão a comprar) o que lhes parece interessante, já têm os seus interesses cá bem implantados e protegidos? É-lhes muito mais confortável deixar-nos "felizes" a dar vivas à "pátria"com a "independência"-da-bandeirinha-e-do-hino enquanto tranquilamente vão fazendo os seus negócios numa União Ibérica de facto.

09 Mar 2008
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 07 Dez 2006
Mensagens: 2906
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
Não estou tão seguro disso. A invasão económica espanhola ainda em curso não precisa da união ibérica para nada, só mesmo da UE, e é idêntica à verificada nas relações entre outros países vizinhos de dimensão diferente, como Alemanha/Dinamarca, França/Bélgica e mais recentemente com os países mais a leste.

A entrada do capital espanhol foi aqui muito notada, porque era antes quase inexistente, o que era extraordinário considerando que é o único vizinho. O facto é que o mestre António – o tal que foi considerado o maior português de todos os tempos – e que vivia noutro tempo, fechou-lhes praticamente a fronteira. Sabia muito bem dos interesses dos vizinhos e das movimentações internacionais que permitiriam a anexação de Portugal pela Espanha quer com Afonso XIII quer com Franco. São hoje públicos - mas pouco divulgados por óbvias razões de inconveniência política - os detalhes das operações, ambas abortadas na fase final por factores alheios à vontade espanhola. E só estou a referir o séc. XX.

Os tempos são agora diferentes, e mais que nunca a economia faz girar o mundo. Os próprios espanhóis têm tido dificuldade em conter a invasão de capitais de mais longe e abandonaram para outros o domínio de alguns sectores da sua economia. Mas quando se toca nos nacionalismos a economia geralmente cede, e às vezes a própria razão. Os exemplos abundam.

Nas actuais circunstâncias uma operação militar não seria nunca aceite pela comunidade internacional, mas se a integração fosse pacífica não tenho dúvidas que a Espanha comprava e pagava alegremente o problema portugal. No entanto, não tenhamos ilusões, a Ibéria continuaria a ser só uma companhia aérea. A península seria Espanha, como sempre foi para grande parte do mundo.

_________________
So many girls, so little time...

09 Mar 2008
Mensagem Re: A revolução está a passar por aqui?
Completamente de acordo Piotr. :smt023
(Folgo bastante em ver-te de volta, contribuindo com as tuas opiniões sempre reveladoras quer de conhecimento, como também de bom senso. Bem vindo velho Piotr!) :wink:

09 Mar 2008
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: winesinner e 235 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal