Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
 Reformas antecipadas Público vs Privado 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 27 Nov 2014
Mensagens: 87
Localização: Porto


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Reformas antecipadas Público vs Privado
[url]Imagem[/url]

22 Abr 2016

 
 
Iniciado

Registado: 20 Fev 2015
Mensagens: 1159
Localização: Planeta Terra


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
Alguem tem de pagar as contas.

Enviado do meu Rome através de Tapatalk

22 Abr 2016
Iniciado

Registado: 27 Nov 2014
Mensagens: 87
Localização: Porto


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
zequitocas Escreveu:
Alguem tem de pagar as contas.

Enviado do meu Rome através de Tapatalk

Eu como fiquei desempregado há 9 meses já nem direito a reforma irei ter, a minha área não é muito famosa cá no porto só existiam 2 fábricas que tinham esta área a ex fábrica aonde trabalhei por 7 anos e outra que fica em Famalicão, era aplicar vernizes em faróis de camiões ou outro tipo de farol para automóveis e cromagens em alto vácuo, como não tenho o certificado e formação de pintura, estou há espera desde agosto do ano passado que me chamem, disseram-me que em janeiro teria resposta até hoje nada...tenho de encontrar outro meio de ganhar dinheiro vendo isto só teria direito a reforma aos 70 anos? até lá já deveria de estar morto, mesmo que arranja-se um emprego eu nem descontaria para a segurança social, agora quem tem pelo menos 10 anos já de caixa ainda vai a tempo.

22 Abr 2016
Iniciado

Registado: 20 Fev 2015
Mensagens: 1159
Localização: Planeta Terra


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
Sendo trabalhador do sector privado,não concordo com muita coisa que vejo mas como tenho de pagar contas,vou aguentando.
O confrade não tem anos de descontos suficientes para ter reforma?

Enviado do meu Rome através de Tapatalk

22 Abr 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Abr 2007
Mensagens: 3391
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
Caro Zequitocas

Desde 1 de janeiro tanto os funcionários públicos como os trabalhadores do setor privado passaram a poder solicitar a aposentação antecipada nas mesmas condições. Ou seja, a partir dos 55 anos desde que acumulassem nessa idade pelo menos 30 anos de contribuições para a Segurança Social.

No entanto, estas regras apenas vigoraram até ao dia de 8 de março de 2016 Agora é este diploma que regula as regras da aposentação: https://dre.pt/application/conteudo/73803671

É ainda importante salientar que aquelas normas, não abrangem os funcionários públicos, que continuam poder aposentar-se aos 55 anos, desde que tenham 30 anos de descontos.

Nesta situação, a penalização pode chegar aos 60% do ultimo salário...

Segundo as simulações feitas pelo Governo, quem se aposentasse aos 55 anos arriscava-se a ter um corte no valor da sua pensão de velhice superior a 65%, devido às penalizações (no valor de 0,5% por cada mês que falte até à idade legal da reforma) e à aplicação do fator de sustentabilidade (que implica um corte adicional nas reformas na ordem dos 13,34%).


Fonte: http://saldopositivo.cgd.pt/acesso-as-r ... r-de-hoje/


:smt023


_________________

Mulher bonita é igual a melancia: ninguém come sozinho. Mulher feia é igual a escova de dente: só o dono usa.

22 Abr 2016
Bronze

Registado: 15 Mai 2015
Mensagens: 154
Positivos
28
Neutros
7
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
Tal e qual, caro dicksteel. Pura especulação sobre o assunto; com cortes daquele tamanho e com os salários que se praticam, se pedirem as reformas antecipadas, a média seria de 350 euros de reforma. Por alguma razão, nunca se pediu tão pouco a reforma antecipada em Portugal. Com estas regras, ainda menos funcionários pedirão a reforma. Isto pode parecer bem aos olhos comuns, mas se pensarmos que o enfermeiro que nos trata, nos levanta da cama num hospital, nos faz a fisioterapia,... é uma pessoa com 66 anos, imaginem como seremos bem tratados.
Se imaginarmos a educadora dos nossos filhos e tudo o que ela deveria fazer com eles.... brincar, correr, cantar, jogar, saltar .... é uma senhora com 66 anos... imaginem a felicidade dos nossos petizes!!!
Se imaginarmos um incendio, num local à escolha da nossa imaginação, .... imaginem a ser combatido por bombeiros profissionais com 66 anos.
Imaginem um criminoso a fugir na rua e a ser perseguido por dois polícias com 66 anos cada um.
Muitos mais exemplos se poderiam dar... e isto irá acontecer, porque não estão para pedir a reforma antecipada e saírem com reformas de 300 ou 400 euros.
O problema deveria ser visto ao contrário. As pessoas com essa idade têm capacidade para exercerem essas funções BEM? Sejam elas do privado ou público.
O problema é mais abrangente ainda. Quando nos dizem que se trabalha pouco... e aumentam as horas de trabalho semanal, .... FALSO, somos dos que trabalham mais horas. Já se sabe que se essa fosse a solução, podiam aumentar para 50 ou 60 horas semanais, mas isso não faria com que se trabalhasse mais e melhor. Aumenta o cansaço e trabalha-se menos e pior, além de que se adoece muito mais.
O verdadeiro problema é se confunde muitas vezes a árvore com a floresta!

22 Abr 2016
Iniciado

Registado: 20 Fev 2015
Mensagens: 1159
Localização: Planeta Terra


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
dicksteel Escreveu:
Caro Zequitocas

Desde 1 de janeiro tanto os funcionários públicos como os trabalhadores do setor privado passaram a poder solicitar a aposentação antecipada nas mesmas condições. Ou seja, a partir dos 55 anos desde que acumulassem nessa idade pelo menos 30 anos de contribuições para a Segurança Social.

No entanto, estas regras apenas vigoraram até ao dia de 8 de março de 2016 Agora é este diploma que regula as regras da aposentação: https://dre.pt/application/conteudo/73803671

É ainda importante salientar que aquelas normas, não abrangem os funcionários públicos, que continuam poder aposentar-se aos 55 anos, desde que tenham 30 anos de descontos.

Nesta situação, a penalização pode chegar aos 60% do ultimo salário...

Segundo as simulações feitas pelo Governo, quem se aposentasse aos 55 anos arriscava-se a ter um corte no valor da sua pensão de velhice superior a 65%, devido às penalizações (no valor de 0,5% por cada mês que falte até à idade legal da reforma) e à aplicação do fator de sustentabilidade (que implica um corte adicional nas reformas na ordem dos 13,34%).


Fonte: http://saldopositivo.cgd.pt/acesso-as-r ... r-de-hoje/


:smt023


É bom saber,informação não ocupa lugar.
Só quero esclarecer dois pontos:
- ainda me faltam muitos anos para a reforma ( a não ser q ganhe o euromilhões)
- não falei com o intuito de menosprezar ou desvalorizar os funcionarios publicos,apenas falei pela questão de ser necessario pagar a SS e outros que tais.

Já me tinha informado sobre as penalizações das reformas antecipadas mas desconhecia as novas regras.

22 Abr 2016
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
Portanto a educadora que cuida dos nossos filhos, a enfermeira que trata de nós e o bombeiro devem reformar-se cedo pois a partir de determinada idade não deviam trabalhar. Mas no privado já podem, não faz mal terem 62 anos :-k

Deve ser por isso que as escolas públicas e os hospitais públicos são melhores que os privados. selecionam melhor as pessoas e a partir dos 55 mandam-nos para a reforma. :-" :mozilla_innocent:

Entendi :smt023

Nunca na minha vida vou perceber a diferença entre público e privado. Em termos de legislação não faz sentido haver diferenças. Para o bem e para o mal deveria ser tudo igual, mas não é.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

23 Abr 2016
Bronze

Registado: 15 Mai 2015
Mensagens: 154
Positivos
28
Neutros
7
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
Caro Matic,
Tem razão, não faz sentido haver dualidade de critérios entre o público e o privado. Serviços iguais, condições iguais.
Eu talvez não me tenha explicado bem.
O que acho é que há certos serviços, sejam públicos ou privados que deveriam ser vistos com outros olhos, atendendo à natureza das funções.
Imaginemos um operário da construção civil, privado, a trabalhar no cimo de uma andaime, mexendo com massa, cimento, tijolos, subindo ou descendo, com a idade de 66 anos.
A questão, para mim, não é privado versus público.
Foi isso que tentei dizer.

23 Abr 2016
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
:smt023 :smt023

Há funções de desgaste rápido ou perigosas a partir de determinada idade. Mas isso vale para público ou privado.

A imagem colocada no primeiro post estabelece a diferença entre público e privado e essa diferença eu nunca entenderei.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

23 Abr 2016
Bronze

Registado: 15 Mai 2015
Mensagens: 154
Positivos
28
Neutros
7
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
:smt023 :smt023
Exato, não se compreendem essas diferenças.
A mim parece-me que ... como querem diminuir muito os funcionários públicos, poem estas condições para ver se alguns pedem a reforma antecipada. Segundo as estatísticas do 1º trimestre deste ano, NUNCA tão pucos pediram a reforma, como no último ano.
Esta receita não está a resultar.

23 Abr 2016
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
As pessoas indo para a reforma continuam a ser os impostos dos portugueses a pagar-lhes.

Não entendo porque os países mediterranicos insistem em mandar as pessoas da função pública para a reforma tão cedo.

As que vão para a reforma antecipada recebem um pouco menos é verdade, mas em cada 2 que saem tem de entrar um. Não vejo qualquer benefício financeiro.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

23 Abr 2016
Bronze

Registado: 15 Mai 2015
Mensagens: 154
Positivos
28
Neutros
7
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas antecipadas Público vs Privado
De facto parece não haver beneficio financeiro, porque ou se paga o ordenado ou a reforma. Aos desempregados paga-se o subsidio de desemprego e a muitos o subsidio de reinserção social e outros subsídios para quem nunca trabalhou.
Depois acontece que se formam, e fica muito caro, enfermeiros, engenheiros, quadros, que emigram para outros países, com o custo da formação a ser português. Isto representa um prejuízo enorme.
A solução passaria por arranjar um equilíbrio, onde os mais novos substituíssem os mais velhos, mantendo a sociedade mais equilibrada.
O Desemprego jovem é um grande problema. Os jovens ficam desestabilizados e pode levar a caminhos com pouca saída.
Isto no futuro pode levar a grandes problemas.
Mas o problema continua a ser tanto no privado como no público.
Implica fazer opções, sobre a sociedade que queremos ter no futuro.


,

23 Abr 2016
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 112 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal