Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Eutanásia 
Autor Mensagem
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Eutanásia
É ou foi o tema do dia.

Pessoalmente sinto me derrotado. Esperava que no fim de vida, se tiver uma doença que me consuma o corpo e a alma, eu possa ter o direito( que até fica barato ao estado) de decidir o que fazer com a MINHA vida.

Mas o supremos representantes do povo na AR, decidiram que eu não tenho esse direito.

Sendo assim... :smt013

29 Mai 2018

 
 
Online
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Eutanásia
Rodado (é mais forte do que eu...), :smt003 responda-me sff: o PCP é de "direita" ou de "esquerda"? O CDS é de "direita" ou de "esquerda"?

29 Mai 2018
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Eutanásia
Meu caro, este tema não político ou ideológico. É mais de costumes ou de consciência.
Por exemplo, só no Pan, é que estava no programa eleitoral.

O PC e o CDS são dois partidos conservadores, nestas questões. Mais me espanta, que na questão angolana, estejam no mesmo barco, mas mesmo aí entendem se as razoes. O PC por razões históricas e ideológicas, o CDS por meros interesses, que têm como peão de brega Paulo Portas.

30 Mai 2018
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Eutanásia
Até há poucos anos grande parte das pessoas morria por razões que hoje em dia já são facilmente resolvidas pelos cuidados de saúde. Ganhámos muitos anos de vida e ganhámos qualidade de vida; o preço que pagamos por isso é poder acontecer-nos ser confrontados um dia com situações dramáticas.

Faz-me confusão ouvir muitas pessoas dizer que tem uma posição fixa e inabalável sobe o tema. Eu não sei como reagirei no momento se um dia for confrontado com um prognóstico terrível: é que eu não sei agora como me vou situar perante muitas questões daqui por três, cinco ou dez anos. Mais, eu não tenho que decidir sobre os direitos que têm ou não têm as outras pessoas perante os seus dilemas.

A única abordagem bem pensada sobre o assunto parece-me ser a de João Miguel Tavares, no Público.

Foi chumbado; se calhar ainda bem, para já.

30 Mai 2018
Iniciado

Registado: 23 Mai 2018
Mensagens: 15
Localização: Lisboa
Positivos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eutanásia
Enquanto a "engenharia" emocional e social, não estiver ao mesmo nível evolutivo da ciência, dificilmente encontramos consensos neste matéria, assim como noutras assuntos facturantes da nossa sociadade.
Assim como a ciência não têm resposta para todos os problemas, pois têm a tendencia de abordar os problemas com uma visão lógica e assertividade dura e fria. Os dogmas e as fés não podem ser castradoras da evolução civilizacional.
Estaremos prontos para "gerir" a nossa morte?
Talvez não! Mas se nunca fizermos a pergunta, nunca saberemos!

30 Mai 2018
Online
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Eutanásia
rodado Escreveu:
Meu caro, este tema não político ou ideológico. É mais de costumes ou de consciência.


Ou seja, política no seu estado mais puro.

O problema é que nos habituámos a chamar "política" ao que não passa de politiquice.

rodado Escreveu:
O PC e o CDS são dois partidos conservadores, nestas questões. Mais me espanta, que na questão angolana, estejam no mesmo barco, mas mesmo aí entendem se as razoes. O PC por razões históricas e ideológicas, o CDS por meros interesses, que têm como peão de brega Paulo Portas.


Dai eu dizer desde há muito tempo que, cada vez mais, a distinção entre "esquerda" e "direita" faz pouquíssimo sentido.

Sobre o assunto em causa, sou sem a menor hesitação a favor da eutanásia.

30 Mai 2018
Iniciado

Registado: 23 Mai 2018
Mensagens: 15
Localização: Lisboa
Positivos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eutanásia
Tambem sou a favor da eutanásia.

Desde com a minha mulher não me meta veneno sopa!

30 Mai 2018
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Mar 2013
Mensagens: 7138
Localização: Pussyland
Mensagem Re: Eutanásia
Sou a favor da eutanásia, devo ter o direito a ter uma morte assistida se tiver uma doença terminal, tive pessoas da minha família que faleceram com cancro e foi um sofrimento atroz.

_________________
Eat Pussy Became a Vaginatarian

30 Mai 2018
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Fev 2012
Mensagens: 1449
Mensagem Re: Eutanásia
ferramig Escreveu:
Tambem sou a favor da eutanásia.

Desde com a minha mulher não me meta veneno sopa!


O confrade não pense que isso acontece poucas vezes. :-k

_________________
O sexo é sujo? Só se for bem feito ( W. Allen)

30 Mai 2018
Iniciado

Registado: 08 Jan 2014
Mensagens: 513
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eutanásia
totalmente a favor.

é uma questão de liberdade. De autodeterminaçao e respeito pela liberdade individual. Até na hora da morte. Que raio tem o Estado a ver com isso?! É apenas uma questão de respeito pela liberdade de cada um de nós poder fazer o que quer da sua vida. Não se trata de defender ou deixar de defender a morte. Trata-se te ter a liberdade de escolher.

E não sendo obrigação de qualquer médico participar do processo, uma vez que se garantia o direito de recusa (objeção de consciência à semelhança do que acontece com o aborto) sinceramente não consigo entender. Argumentos religiosos? legais? se calhar é por causa do juramento de Hipócrates!!

30 Mai 2018
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eutanásia
A mim o que me faz confusão é que se possa eutanaziar um cão, que não consegue dizer se o quer ou não, mas não se possa eutanaziar um indivíduo adulto na plena posse das suas faculdades mentais, que expressa essa vontade.
Como acontece duma maneira geral onde uma escolha faz sentido, sou muito "de direita" nestes assuntos, acho que cabe ao indivíduo e não à sociedade decidir sobre o que a ele diz respeito.
É engraçado como a direita é duma maneira geral de esquerda nestas matérias.
Como diz o emérito Tinoni, não passa de politiquice.

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

31 Mai 2018
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Eutanásia
Repito que este assunto, não é ideológico. Portanto, não é de esquerda, nem de direita é muito menos centrao. É algo que tem a ver com a consciência.

E, aprovado, temos a liberdade de decidir o que fazer com a nossa vida, ninguém nos obrigada a nada. Agora é que não há escolha, a não ser que se dê um tiro na cabeça e mesmo aí, temos que ter acesso a uma arma.

Como quero ser EU a decidir o final da minha vida, depois de uma doença paralisante, quero e sou a favor da eutanásia.

31 Mai 2018
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Jun 2017
Mensagens: 2078
Positivos
71
Neutros
13
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Eutanásia
Do que estudei a principal diferença entre "esquerda" e "direita" é onde ficam os direitos inviduais face aos "da sociedade". Num caso dá-se primazia ao indivíduo, noutro ao grupo.
Mas quase invariavelmente é o "clube" dos do indivíduo que quer cercear as liberdades individuais, sejam o acesso às drogas "ilicítas", seja a liberdade de vender/alugar o próprio corpo, seja o direito ao aborto (que tem tantas variáveis que prefiro não ir por aí), seja o que estamos a discutir no momento, o direito de fazer o que se quer com a nossa própria vida.
Note-se que aqui defendo o direito à eutanásia mas também o de pessoas, como Mário de Sá Carneiro ou Kurt Cobain que acabaram com a sua vida ainda jovens e sem problemas com doenças terminais.

_________________
As más línguas falam, as boas dão orgasmos.

31 Mai 2018
Online
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Out 2010
Mensagens: 10694
Positivos
86
Neutros
8
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Eutanásia
punhakiller Escreveu:

Note-se que aqui defendo o direito à eutanásia mas também o de pessoas, como Mário de Sá Carneiro ou Kurt Cobain que acabaram com a sua vida ainda jovens e sem problemas com doenças terminais.


Exactamente.

Fazendo um pouco de "politiquice" :smt003 : não consegui perceber a distinção de opções entre PCP e Verdes.

Os Verdes - como suponho que é conhecido -, foram criados desde o óvulo até à vida adulta pelo PCP quando este se apercebeu que "apostar na ecologia" podia dar votos. Total e completamente controlados com rédea curta, como o PCP sempre faz com os seus organismos "frentistas" e "unitários". Nunca foram autonomamente a votos (integraram-se logo na CDU), nunca deram um passo que os controleiros do PC não aprovassem, nunca mijaram uma pinguinha que fosse fora do penico, a não ser quando, por motivos tácticos, isso era conveniente.

Desta vez, o PCP opôs-se ferozmente à despenalização da eutanásia e... os Verdes apresentaram um projecto. Contra o qual (como se passou também com os outros) o PCP votou.

Das duas uma: ou há uma espécie de tentativa de autonomização dos Verdes (duvido muito) ou as subtilezas tácticas do PCP se estão a tornar ultra-sofisticadas (e eu não as entendo de todo).

O mais intrigante é que não me apercebi que alguém tenha reparado nisso ou tocado sequer ao de leve no assunto. :roll:

31 Mai 2018
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 9954
Mensagem Re: Eutanásia
O PCP terá muitos votantes de idade avançada, devem ter ficado nervosos com estas modernices. Puseram os Verdes a apresentar um projeto, para que as outras pessoas não ficassem tão chocadas.

Se fizeram isto foi porque é que dá melhor resultado: devem ter estado fechados uns dias a definir a estratégia, por mais bizarra que ela seja.

01 Jun 2018
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 96 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal