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esoj
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24 Horas de Le Mans
Pode parecer pouco provavel mas asseguro-vos que não é!!! Lembro-me tão bem do * cauda longa!!!!!!! As diferenças técnicas são abismais, mas penso que ainda é o carro com o record de velocidade na recta das " hunadiéres " que hoje está modificada com uma chicane. Ninguem se atreveria a pensar sequer que os motores diesel poderiam chegar onde estão agora.
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18 Jun 2010 |
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SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 9963
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Re: 24 Horas de Le Mans
Safado Escreveu: ...no meu ver é a versão do circuito que considero "lendária"... Digo o mesmo. A versão actual faz-me confusão e acho que estragaram toda aquela zona do Tertre Rouge, que era extraordinária no passado.
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18 Jun 2010 |
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SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 9963
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Re: 24 Horas de Le Mans
esoj Escreveu: Lembro-me tão bem do * cauda longa!!!!!!! As diferenças técnicas são abismais, mas penso que ainda é o carro com o record de velocidade na recta das " hunadiéres " que hoje está modificada com uma chicane. Penso que o recorde de velocidade é de um WM Peugeot, pilotado por Roger Dorchy, com 405 Km/h. O Porsche * cauda longa foi cronometrado a 388 Km/h, enquanto a versão curta não ultrapassaria os 365.
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18 Jun 2010 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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Re: 24 Horas de Le Mans
É mesmo o VW... mas ja vi algures na net que foi 407 kmh Algo que tiraram na recta e não é facilmente perceptível a quem acompanha era o topo que existia na recta e que penso que os pilotos chamavam Mulsanne Hump. (ainda existe o Mulsanne kink que é um pouco antes do tal topo) A remoção do topo deveu-se aos voos do Mercedes CLR (Peter Dumbreck e nao me recordo quem foi o outro que tambem entrou para o mile-high )
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
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18 Jun 2010 |
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SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 9963
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Re: 24 Horas de Le Mans
Foi Mark Webber.
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18 Jun 2010 |
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pirolex
Registado: 10 Nov 2008 Mensagens: 140
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Re: 24 Horas de Le Mans
...e as Hunnaudiéres não têm uma mas sim duas chicanes... Abraço
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21 Jun 2010 |
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peterpetrelli
Registado: 24 Dez 2007 Mensagens: 928
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Re: 24 Horas de Le Mans
24 Horas de Le Mans 2011
Enquanto escrevo estas palavras penso em três coisas , mesmo com um só carro a Audi deu uma lição à Peugeot , este ano foi uma das melhores corridas em Le Mans que tive a oportunidade de ver e porque raio o Pedro Lamy só conduziu três horas.
Mas comecemos pelo inicio , são 14 horas ( hora portuguesa ) , o estado de excitação é bem vincado e de expectativa também , no mínimo para saber se as novas evoluções dos carros do ano passado , quer dizer os novos carros deste ano se vão aguentar durante um dia inteiro. Evolução será um termo um tanto ou quanto restritivo , pois este ano foram feitas muitas alterações , em que a mais visível foi na Audi em que o R18 passou a ser completamente tapado ao contrario do R15 do ano passado. Esta alteração abençoada trouxe os seus frutos já este ano ao nível da segurança conferindo á chamada célula de protecção do piloto uma capacidade de resistência elevadíssima.
Na primeira hora houveram vários acontecimentos dignos de nota. Dos 56 carros que começaram a corrida , os Aston Martin #007 e #009 ficaram logo definitivamente arredados. E vindo do nada dá-se o primeiro evento que iria moldar estas 24 horas. Numa ultrapassagem que na minha opinião foi imponderada e pelos resultados que se seguiram , comprovadamente perigosa , o Audi R18 do piloto Allan McNish ao tentar uma ultrapassagem em curva a um Ferrari precepitou-se e entrou na linha de apex (zona considerada óptima para curvar a uma velocidade máxima possível) não evitando o contacto. Os dois carros saíram de estrada , mas ao invés de se arrastar pela gravilha como aconteceu ao Ferrari perdendo velocidade , o Audi foi ressaltando como uma pedra atirada de razia à agua. O resultado foi a quase inexistente perda de velocidade que originou um impacto destruidor contra a barreira de segurança e a obliteração de tudo o que envolve o cockpit do carro protegido pela célula de segurança. Milagrosamente , passados breves minutos Allan McNish sai do que resta do seu carro ileso.
Devido a estes acontecimentos , o Safety Car esteve em pista mais de uma hora , enquanto eram removidos os destroços e restaurada a barreira de segurança.
O acontecimento seguinte digno de nota especialmente para os portugueses foi a desistência do carro conduzido pelo Miguel Amaral (não me recordo dos outros pilotos) o Quife-ASM Team Zytek 09SC , devido à explosão do motor.
Entretanto a corrida foi desenvolvendo havendo direito a diversas trocas na liderança consoante a necessidade dos carros de trocar pneus , pilotos ou pôr gasoil.
Novamente mais uma outra má noticia para os portugueses , o carro OAK-PESCAROLO #15 conduzido pelo Tiago Monteiro não aguentou mais. Devido também a problemas de motor.
Escaldados pelo acidente do Allan McNish a Audi "queixa-se" de que o tráfego causado pelos carros da classe GT é perigoso.
Seria o pronuncio para o que se passaria depois. Um pouco antes da 22horas e numa ultrapassagem que todos diriam vulgar deu-se o segundo acidente que vitimou os R18's da Audi. Numa zona especialmente rápida , Indianapolis , surge o carro de Mike Rockenfeller que como é habitual faz sinais de luzes que assinalam a sua presença e iminente ultrapassagem pelo menos por duas vezes. No entanto e um pouco de forma inexplicável o Ferrari #71 de Robert Kauffman exactamente num local onde a pista faz uma ligeira curva que nos carros mais rápidos é feita à volta dos 300km/h , caso do R18 de Rockenfeller , mantém a linha normal de corrida o tal apex fechando "a porta" ao Audi que como recurso desvia a sua trajectória ainda mais para a sua direita. O resultado foi destruidor , a manobra não foi suficiente para evitar ainda um ligeiro toque no Ferrari e consequente perda de tracção no lado direito do carro que estava fora da pista. O Audi cruza à velocidade estonteante de 300 km/h para a esquerda do Ferrari embatendo com uma violência assombrante nos rails. Nas imagens vê-se simplesmente centenas de pedaços e pedacinhos a voar , no entanto o que resta do carro cruza a estrada para o lado direito mais à frente onde foi de novo bater no rail imobilizando-se. As primeiras imagens mostravam algo impossível de reconhecer sem qualquer semelhança com um carro. Durante alguns minutos , longos , pensei o pior mas as primeiras declarações do Dr. Wolfgang Ulrich em que confirmava a inacreditável noticia que Rockenfeller saiu pelos seus próprios meios do que restava do seu carro. Este acidente levou novamente a um grande período em que os pilotos foram obrigados a circular atrás do Safety Car ,
Novamente o génio dos construtores da célula de protecção dos Audi estavam reconhecidamente de parabéns. Impressionante!
Ainda se deram mais uma quantas interrupções à corrida devendo-se a razão a acidentes. O carro de Jean-Christophe Boullion o #13 Rebellion Racing Lola-Toyota ficou destruído num acidente nas curvas Porsche ( para a menina do Garage é assim que se escreve ) , pouco depois foi a vez de dois Ferraris que foram parar à gravilha e o acidente do #48 Oreca 03 Nissan. Finalmente a ultima interrupção ficou a cargo de um acidente entre um Porsche e um Corvette que chocaram logo à saída das curvas da Porsche. Importante o Corvette envolvido era o principal pretendente à vitória na sua categoria.
Algures entre estes acidentes foram efectuadas algumas da voltas mais rápidas da corrida efectuadas pelos Audi e Peugeot. No entanto foi o Audi #2 conduzido por Lotterer que registou o tempo mais rápido e que incrivelmente foi meio segundo mais rápido do que o da pole-position com 3:25.289.
Após estes acontecimentos a liderança da corrida foi alternando algumas vezes até que Lotterer novamente após ter substituído Treluyer fez um fim de corrida deveras impressionante em que entre paragens na Box , voltas consistentemente mais rápidas e uma capacidade de se desembaraçar do trânsito de Le Mans . A partir daqui dessenvolveu-se uma verdadeira sprint-race em que a diferença entre o primeiro e segundo lugares envergonharia algumas corridas de Fórmula 1. No fim o #2 da Audi pilotado por Lotterer venceu com um pouco menos do que 14 segundos de diferença para o Peugeot #9. A supremacia da engenharia alemã voltou a prevalecer e a envergonhar o provável exagerado nacionalismo da Peugeot (mas isso são outros quinhentos).
Ficam algumas citações , estatísticas e resultados.
Sebastien Bourdais, Peugeot 908, #9, 2nd: "In 2007, the podium was unexpected. In 2009, it was a big disappointment. This year, we were beaten by a competitor stronger than us. When we went to soft tyres in the night, everything started to work well. If we had done an all night race, it would not have been worse for us. We couldn't make the car work with "mediums". Audi has developed a highly reliable and fast car. We chose to work on reliability. The objective is met, but we missed by 13 seconds at the finish. "
Simon Pagenaud, Peugeot 908, #9, 2nd: "It was a titanic battle throughout the race. We knew it would be difficult but not at that point. We were in rhythm, but we lacked the final push. Audi's were more efficient than the Peugeot by one lap. We must be satisfied with this result because the two manufacturers have been exceptional. "
Pedro Lamy, Peugeot 908, #9, 2nd: "The team decided that I should not drive much. "
Nicolas Minassian, Peugeot 908 #8, 3rd: "I want to say congratulations to Audi, who did a great job and to my teammates. "
Stéphane Sarrazin Peugeot 908 #8, 3rd: "Last year was very difficult. Since we have worked hard on reliability, and we have had no problems. It was a great race, but the Audi team has been stronger than us. We gave everything. We will come back stronger next year. "
Franck Montagny, Peugeot 908 #8, 3rd: "We broke a break balance valve early in the race. To avoid overheating my brakes behind the safety car, I modified the balance toward the back to the maximum and the cable broke. "
Classificação
1º 2 Audi Audi Sport Team Joest (LMP1)
2º 9 Peugeot Team Peugeot Total (LMP1) a 13.854
3º 8 Peugeot Peugeot Sport Total (LMP1) a 2 Voltas
4º 7 Peugeot Peugeot Sport Total (LMP1) a 4 Voltas
5º 10 Peugeot Team Oreca-Matmut (LMP1) a 16 Voltas
6º 12 Lola Rebellion Racing (LMP1) a 17 Voltas
7º 22 Lola Kronos Racing (LMP1) a 27 Voltas
8º 41 Zytek Greaves Motorsport (LMP2) a 29 Voltas
9º 26 Oreca Signatech Nissan (LMP2) a 35 Voltas
10º 33 Lola Level 5 Motorsports (LMP2) a 36 Voltas
11º 73 Corvette Corvette Racing (GTEP) a 41 Voltas
12º 36 HPD RML (LMP2) a 41 Voltas
13º 51 Ferrari AF Corse (GTEP) a 41 Voltas
14º 49 OAK OAK Racing (LMP2) a 42 Voltas
15º 56 BMW BMW Motorsport (GTEP) a 42 Voltas
16º 77 Porsche Team Felbermayr-Proton (GTEP) a 43 Voltas
17º 76 Porsche IMSA Performance Matmut (GTEP) a 44 Voltas
18º 80 Porsche Flying Lizard Motorsports (GTEP) a 45 Voltas
19º 40 Oreca Race Performance (LMP2) a 51 Voltas
20º 50 Corvette Larbre Competition (GTEA) a 53 Voltas
21º 70 Porsche Larbre Competition (GTEA) a 54 Voltas
22º 65 Lotus Lotus Jetalliance (GTEP) a 60 Voltas
23º 75 Porsche Prospeed Competition (GTEP) a 62 Voltas
24º 66 Ferrari JMW Motorsport (GTEP) a 65 Voltas
25º 35 OAK OAK Racing (LMP2) a 67 Voltas
26º 68 Ford Robertson Racing (GTEA) a 70 Voltas
27º 83 Ferrari JMB Racing (GTEA) a 83 Voltas
28º 44 Norma Extr (LMP2) a108 Voltas
29º 16 Pescarolo Pescarolo Team (LMP1) Abandonou
30º 55 BMW BMW Motorsport (GTEP) Abandonou
31º 74 Corvette Corvette Racing (GTEP) Abandonou
32º 81 Porsche Flying Lizard Motorsports (GTEA) Abandonou
33º 48 Oreca Team Oreca-Matmut (LMP2) Abandonou
34º 63 Porsche Proton Competition (GTEA) Abandonou
35º 13 Lola Rebellion Racing (LMP1) Abandonou
36º 61 Ferrari AF Corse (GTEA) Abandonou
37º 59 Ferrari Luxury Racing (GTEP) Abandonou
38º 71 Ferrari AF Corse (GTEP) Abandonou
39º 88 Porsche Team Felbermayr-Proton (GTEP) Abandonou
40º 42 HPD Strakka Racing (LMP2) Abandonou
41º 60 Aston Gulf AMR Middle East (GTEA) Abandonou
42º 39 Lola PeCom Racing (LMP2) Abandonou
43º 89 Ferrari Hankook Team Farnbacher (GTEP) Abandonou
44º 58 Ferrari Luxury Racing (GTEP) Abandonou
45º 64 Lotus Lotus Jetalliance (GTEP) Abandonou
46º 57 Ferrari Krohn Racing (GTEA) Abandonou
47º 24 OAK OAK Racing (LMP1) Abandonou
48º 1 Audi Audi Sport Team Joest (LMP1) Abandonou
49º 5 Oreca Hope Racing (LMP1) Abandonou
50º 62 Ferrari CRS Racing (GTEA) Abandonou
51º 15 OAK OAK Racing (LMP1) Abandonou
52º 79 Aston Jota (GTEP) Abandonou
53º 20 Zytek Quifel-ASM Team (LMP1) Abandonou
54º 3 Audi Audi Sport North America (LMP1) Abandonou
55º 007 AMR-One Aston Martin Racing (LMP1) Abandonou
56º 009 AMR-One Aston Martin Racing (LMP1) Abandonou
LM P2 1st 41 Greaves Motorsport Zytek Nissan Karim Ojjeh, Thomas Kimber-Smith, Oliver Lombard. 2nd 26 Signatech Nissan Oreca 03-Nissan Soheil Ayari, Frank Mailleux, Lucas Ordonez 3rd 33 Level 5 Motorsport Lola Coupe –HPD Scott Tucker, Christophe Bouchut, Joao Barbosa
LM GTE Pro 1st 73 Corvette Racing Chevrolet Corvette C6 ZR1 Olivier Beretta, Tommy Milner, Antonio Garcia 2nd 51 AF Corse Srl Ferrari 458 Italia Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni, Toni Vilander 3rd 56 BMW Motorsport BMW M3 GT Andy Priaulx, Dirk Muller, Joey Hand
LM GTE Am 1st 55 Larbre Competition Chevrolet Corvette C6 ZR1 Patrick Bornhauser, Julien Canal, Gabriele Gardel 2nd 70 Larbre Competition Porsche * RSR (997) Christophe Bourret, Pascal Gibon, Jean-Phillippe Belloc 3rd 68 Robertson Racing Ford GT-Doran David Robertson, Andrea Robertson, David Murry
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14 Jun 2011 |
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Wild_Wings
Registado: 31 Mai 2011 Mensagens: 58
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Re: 24 Horas de Le Mans
Prezados confrades, Admito que sou leigo na mítica prova de resistência 24 horas Le Mans, portanto irei comentar apenas o seguinte: Mas com curvas destas na pista, quem não arrisca a ficar na primeira curva?
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14 Jun 2011 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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Re: 24 Horas de Le Mans
Grande resumo Concordo com a tua analise, a Audi este ano devido à redução de potencia dos motores criar um carro mais eficaz a nível aerodinâmico passou de uma barchetta para um carro fechado com os Peugeot. A Audi talvez ferida pela humilhação que tinha sofrido nos 1000 Kms de Spa trouxe um carro a Le Mans que teve sempre mais velocidade e capacidade de rodar mais rápido, como os carros eram equivalentes em termos de consumo e de desgaste de pneus os Peugeots viram-se assim batidos sem a possibilidade de fazer qualquer jogada de boxes para contrabalançar a falta de velocidade. Em termos de corrida, os acidentes que fizeram tombar os 2 Audis foram incidentes normais de corrida, 2 erros de má avaliação... excesso de optimismo do McNish que viu um buraco e mandou-se lá para dentro e depois já não teve espaço para evitar o toque e do Kaufman que ignorou os sinais de luzes do Rockenfeller e mandou-o para fora da pista. Uma palavra final para algo que me deixou um pouco surpreso: a fiabilidade... quem ja acompanha estas coisas ha uns anos, era normal chegarem ao fim dúzia e meia de carros... este ano a fiabilidade esteve particularmente em alta com a grande maioria dos carros de GT a chegarem ao fim assim como os carros oficiais, e isto depois de quase todos terem a ritmos muito fortes durante a totalidade das 24H Estou ja à espera da edicao 2012
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
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14 Jun 2011 |
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Filipe C Pinto
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Re: 24 Horas de Le Mans
Edição 2015: E a Porsche finalmente derrotou a Audi! E que grandes protótipos ambas as marcas alemãs apresentaram. Foi o 17º êxito da marca impedindo a rival dos 4 anéis de garantir a 6ª vitória consecutiva. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=554710De resto, "Le Mans" sempre será "Le Mans"... Obs: Com o domínio da Mercedes na F1, da VW no Mundial de Rallys e da Porsche e Audi nas mais emblemáticas corridas de Resistência... pode-se dizer que o Mundo das 4 rodas está sob o jugo germânico!!!
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
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14 Jun 2015 |
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SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 9963
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Re: 24 Horas de Le Mans
Quando me deitei, estava convencido que a Audi iria ganhar. Liguei a televisão de manhã bem cedo e concluí logo que isso não iria acontecer. Acho que é o fim de um ciclo - e acho que a aposta no desenvolvimento do Diesel já não faz sentido. Dentro de uns dez anos teremos apenas motores a gasolina e a gás. Os franceses, que chegaram a ter uma penetração de carros Diesel de 70% (a maior percentagem entre os países europeus), preveem 20% em 2020.
A um período de desenvolvimento espantoso dos motores Diesel vai suceder-se um outro, desta vez com os motores a gasolina, agora que a injeção direta de gasolina já está dominada pelos construtores. Basta ver o 3 clindros com 1 L de cilindrada que a VW apresentou recentemente em Viena, do qual obtém 272 cavalos e 27Kg.m de binário, que poderá estar em produção dentro de 2 ou 3 anos.
É por isto, penso eu, que o grupo VW aposta em Le Mans com a Porsche e no WRC com o Polo. Provavelmente a competição vai deixar de interessar à Audi, que conseguiu neste domínio sucessos espantosos (a menos que se deixem ir na conversa da F1).
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14 Jun 2015 |
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mastro69
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Re: 24 Horas de Le Mans
Pode ser que se abra um novo ciclo... outras marcas poderão aparecer... a era da audi ja cansava...
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14 Jun 2015 |
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MikeB
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Re: 24 Horas de Le Mans
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14 Jun 2015 |
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mastro69
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Re: 24 Horas de Le Mans
Mais valia deixarem o lamy acabar a prova
_________________ ... em contagem decrescente ... M69
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14 Jun 2015 |
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