Data/Hora: 06 Abr 2020

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 24 Horas de Le Mans 
Autor Mensagem
Confrade

Registado: 10 Jun 2007
Mensagens: 310


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem 24 Horas de Le Mans
Pode parecer pouco provavel mas asseguro-vos que não é!!!
Lembro-me tão bem do * cauda longa!!!!!!!
As diferenças técnicas são abismais, mas penso que ainda é o carro com o record de velocidade na recta das " hunadiéres " que hoje está modificada com uma chicane.
Ninguem se atreveria a pensar sequer que os motores diesel poderiam chegar onde estão agora.

18 Jun 2010
Perfil

 
 
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 8528
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Safado Escreveu:
...no meu ver é a versão do circuito que considero "lendária"...


Digo o mesmo. A versão actual faz-me confusão e acho que estragaram toda aquela zona do Tertre Rouge, que era extraordinária no passado.

18 Jun 2010
Perfil
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 8528
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
esoj Escreveu:
Lembro-me tão bem do * cauda longa!!!!!!!
As diferenças técnicas são abismais, mas penso que ainda é o carro com o record de velocidade na recta das " hunadiéres " que hoje está modificada com uma chicane.


Penso que o recorde de velocidade é de um WM Peugeot, pilotado por Roger Dorchy, com 405 Km/h. O Porsche * cauda longa foi cronometrado a 388 Km/h, enquanto a versão curta não ultrapassaria os 365.

18 Jun 2010
Perfil
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
É mesmo o VW... mas ja vi algures na net que foi 407 kmh [bigsmile] :lol: :smt005



Algo que tiraram na recta e não é facilmente perceptível a quem acompanha era o topo que existia na recta e que penso que os pilotos chamavam Mulsanne Hump. (ainda existe o Mulsanne kink que é um pouco antes do tal topo)


A remoção do topo deveu-se aos voos do Mercedes CLR (Peter Dumbreck e nao me recordo quem foi o outro que tambem entrou para o mile-high [bigsmile] :lol: :smt005 )

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

18 Jun 2010
Perfil
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 8528
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Foi Mark Webber.

18 Jun 2010
Perfil
Iniciado

Registado: 10 Nov 2008
Mensagens: 140


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
...e as Hunnaudiéres não têm uma mas sim duas chicanes...
Abraço

21 Jun 2010
Perfil
Bronze

Registado: 24 Dez 2007
Mensagens: 928


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans


24 Horas de Le Mans 2011

Enquanto escrevo estas palavras penso em três coisas , mesmo com um só carro a Audi deu uma lição à Peugeot , este ano foi uma das melhores corridas em Le Mans que tive a oportunidade de ver e porque raio o Pedro Lamy só conduziu três horas.

Mas comecemos pelo inicio , são 14 horas ( hora portuguesa ) , o estado de excitação é bem vincado e de expectativa também , no mínimo para saber se as novas evoluções dos carros do ano passado , quer dizer os novos carros deste ano se vão aguentar durante um dia inteiro. Evolução será um termo um tanto ou quanto restritivo , pois este ano foram feitas muitas alterações , em que a mais visível foi na Audi em que o R18 passou a ser completamente tapado ao contrario do R15 do ano passado. Esta alteração abençoada trouxe os seus frutos já este ano ao nível da segurança conferindo á chamada célula de protecção do piloto uma capacidade de resistência elevadíssima.

Na primeira hora houveram vários acontecimentos dignos de nota. Dos 56 carros que começaram a corrida , os Aston Martin #007 e #009 ficaram logo definitivamente arredados. E vindo do nada dá-se o primeiro evento que iria moldar estas 24 horas.
Numa ultrapassagem que na minha opinião foi imponderada e pelos resultados que se seguiram , comprovadamente perigosa , o Audi R18 do piloto Allan McNish ao tentar uma ultrapassagem em curva a um Ferrari precepitou-se e entrou na linha de apex (zona considerada óptima para curvar a uma velocidade máxima possível) não evitando o contacto. Os dois carros saíram de estrada , mas ao invés de se arrastar pela gravilha como aconteceu ao Ferrari perdendo velocidade , o Audi foi ressaltando como uma pedra atirada de razia à agua. O resultado foi a quase inexistente perda de velocidade que originou um impacto destruidor contra a barreira de segurança e a obliteração de tudo o que envolve o cockpit do carro protegido pela célula de segurança. Milagrosamente , passados breves minutos Allan McNish sai do que resta do seu carro ileso.

Devido a estes acontecimentos , o Safety Car esteve em pista mais de uma hora , enquanto eram removidos os destroços e restaurada a barreira de segurança.

O acontecimento seguinte digno de nota especialmente para os portugueses foi a desistência do carro conduzido pelo Miguel Amaral (não me recordo dos outros pilotos) o Quife-ASM Team Zytek 09SC , devido à explosão do motor.

Entretanto a corrida foi desenvolvendo havendo direito a diversas trocas na liderança consoante a necessidade dos carros de trocar pneus , pilotos ou pôr gasoil.

Novamente mais uma outra má noticia para os portugueses , o carro OAK-PESCAROLO #15 conduzido pelo Tiago Monteiro não aguentou mais. Devido também a problemas de motor.

Escaldados pelo acidente do Allan McNish a Audi "queixa-se" de que o tráfego causado pelos carros da classe GT é perigoso.

Seria o pronuncio para o que se passaria depois. Um pouco antes da 22horas e numa ultrapassagem que todos diriam vulgar deu-se o segundo acidente que vitimou os R18's da Audi. Numa zona especialmente rápida , Indianapolis , surge o carro de Mike Rockenfeller que como é habitual faz sinais de luzes que assinalam a sua presença e iminente ultrapassagem pelo menos por duas vezes. No entanto e um pouco de forma inexplicável o Ferrari #71 de Robert Kauffman exactamente num local onde a pista faz uma ligeira curva que nos carros mais rápidos é feita à volta dos 300km/h , caso do R18 de Rockenfeller , mantém a linha normal de corrida o tal apex fechando "a porta" ao Audi que como recurso desvia a sua trajectória ainda mais para a sua direita. O resultado foi destruidor , a manobra não foi suficiente para evitar ainda um ligeiro toque no Ferrari e consequente perda de tracção no lado direito do carro que estava fora da pista. O Audi cruza à velocidade estonteante de 300 km/h para a esquerda do Ferrari embatendo com uma violência assombrante nos rails. Nas imagens vê-se simplesmente centenas de pedaços e pedacinhos a voar , no entanto o que resta do carro cruza a estrada para o lado direito mais à frente onde foi de novo bater no rail imobilizando-se. As primeiras imagens mostravam algo impossível de reconhecer sem qualquer semelhança com um carro. Durante alguns minutos , longos , pensei o pior mas as primeiras declarações do Dr. Wolfgang Ulrich em que confirmava a inacreditável noticia que Rockenfeller saiu pelos seus próprios meios do que restava do seu carro.
Este acidente levou novamente a um grande período em que os pilotos foram obrigados a circular atrás do Safety Car ,

Novamente o génio dos construtores da célula de protecção dos Audi estavam reconhecidamente de parabéns. Impressionante!

Ainda se deram mais uma quantas interrupções à corrida devendo-se a razão a acidentes. O carro de Jean-Christophe Boullion o #13 Rebellion Racing Lola-Toyota ficou destruído num acidente nas curvas Porsche ( para a menina do Garage é assim que se escreve ) , pouco depois foi a vez de dois Ferraris que foram parar à gravilha e o acidente do #48 Oreca 03 Nissan. Finalmente a ultima interrupção ficou a cargo de um acidente entre um Porsche e um Corvette que chocaram logo à saída das curvas da Porsche. Importante o Corvette envolvido era o principal pretendente à vitória na sua categoria.

Algures entre estes acidentes foram efectuadas algumas da voltas mais rápidas da corrida efectuadas pelos Audi e Peugeot. No entanto foi o Audi #2 conduzido por Lotterer que registou o tempo mais rápido e que incrivelmente foi meio segundo mais rápido do que o da pole-position com 3:25.289.

Após estes acontecimentos a liderança da corrida foi alternando algumas vezes até que Lotterer novamente após ter substituído Treluyer fez um fim de corrida deveras impressionante em que entre paragens na Box , voltas consistentemente mais rápidas e uma capacidade de se desembaraçar do trânsito de Le Mans . A partir daqui dessenvolveu-se uma verdadeira sprint-race em que a diferença entre o primeiro e segundo lugares envergonharia algumas corridas de Fórmula 1.
No fim o #2 da Audi pilotado por Lotterer venceu com um pouco menos do que 14 segundos de diferença para o Peugeot #9.
A supremacia da engenharia alemã voltou a prevalecer e a envergonhar o provável exagerado nacionalismo da Peugeot (mas isso são outros quinhentos).

Ficam algumas citações , estatísticas e resultados.

Sebastien Bourdais, Peugeot 908, #9, 2nd: "In 2007, the podium was unexpected. In 2009, it was a big disappointment. This year, we were beaten by a competitor stronger than us. When we went  to soft tyres in the night, everything started to work well. If we had done an all night race, it would not have been worse for us. We couldn't make the car work with "mediums". Audi has developed a highly reliable and fast car. We chose to work on reliability. The objective is met, but we missed by 13 seconds at the finish. "

Simon Pagenaud, Peugeot 908, #9, 2nd: "It was a titanic battle throughout the race. We knew it would be difficult but not at that point. We were in rhythm, but we lacked the final push. Audi's were more efficient than the Peugeot by one lap. We must be satisfied with this result because the two manufacturers have been exceptional. "

Pedro Lamy, Peugeot 908, #9, 2nd: "The team decided that I should not drive much. "

Nicolas Minassian, Peugeot 908 #8, 3rd: "I want to say congratulations to Audi, who did a great job and to my teammates. "

Stéphane Sarrazin Peugeot 908 #8, 3rd: "Last year was very difficult. Since we have worked hard on reliability, and we have had no problems. It was a great race, but the Audi team has been stronger than us. We gave everything. We will come back stronger next year. "

Franck Montagny, Peugeot 908 #8, 3rd: "We broke a break balance valve early in the race. To avoid overheating my brakes behind the safety car, I modified the balance toward the back to the maximum and the cable broke. "

Classificação

 1º 2  Audi       Audi Sport Team Joest     (LMP1) 
 
2º 9  Peugeot    Team Peugeot Total        (LMP1)  a  13.854
 
3º 8  Peugeot    Peugeot Sport Total       (LMP1)  a  2 Voltas
 
4º 7  Peugeot    Peugeot Sport Total       (LMP1)  a  4 Voltas
 
5º 10 Peugeot    Team Oreca-Matmut         (LMP1)  a 16 Voltas
 
6º 12 Lola       Rebellion Racing          (LMP1)  a 17 Voltas

 7º 22 Lola       Kronos Racing             (LMP1)  a 27 Voltas
 
8º 41 Zytek      Greaves Motorsport        (LMP2)  a 29 Voltas
 
9º 26 Oreca      Signatech Nissan          (LMP2)  a 35 Voltas

10º 33 Lola       Level 5 Motorsports       (LMP2)  a 36 Voltas

11º 73 Corvette   Corvette Racing           (GTEP)  a 41 Voltas

12º 36 HPD        RML                       (LMP2)  a 41 Voltas

13º 51 Ferrari    AF Corse                  (GTEP)  a 41 Voltas

14º 49 OAK        OAK Racing                (LMP2)  a 42 Voltas

15º 56 BMW        BMW Motorsport            (GTEP)  a 42 Voltas

16º 77 Porsche    Team Felbermayr-Proton    (GTEP)  a 43 Voltas

17º 76 Porsche    IMSA Performance Matmut   (GTEP)  a 44 Voltas

18º 80 Porsche    Flying Lizard Motorsports (GTEP)  a 45 Voltas

19º 40 Oreca      Race Performance          (LMP2)  a 51 Voltas

20º 50 Corvette   Larbre Competition        (GTEA)  a 53 Voltas

21º 70 Porsche    Larbre Competition        (GTEA)  a 54 Voltas

22º 65 Lotus      Lotus Jetalliance         (GTEP)  a 60 Voltas

23º 75 Porsche    Prospeed Competition      (GTEP)  a 62 Voltas

24º 66 Ferrari    JMW Motorsport            (GTEP)  a 65 Voltas

25º 35 OAK        OAK Racing                (LMP2)  a 67 Voltas

26º 68 Ford       Robertson Racing          (GTEA)  a 70 Voltas

27º 83 Ferrari    JMB Racing                (GTEA)  a 83 Voltas

28º 44 Norma      Extr                      (LMP2)  a108 Voltas

29º 16 Pescarolo  Pescarolo Team            (LMP1)  Abandonou

30º 55 BMW        BMW Motorsport            (GTEP)  Abandonou

31º 74 Corvette   Corvette Racing           (GTEP)  Abandonou

32º 81 Porsche    Flying Lizard Motorsports (GTEA)  Abandonou

33º 48 Oreca      Team Oreca-Matmut         (LMP2)  Abandonou

34º 63 Porsche    Proton Competition        (GTEA)  Abandonou

35º 13 Lola       Rebellion Racing          (LMP1)  Abandonou

36º 61 Ferrari    AF Corse                  (GTEA)  Abandonou

37º 59 Ferrari    Luxury Racing             (GTEP)  Abandonou

38º 71 Ferrari    AF Corse                  (GTEP)  Abandonou

39º 88 Porsche    Team Felbermayr-Proton    (GTEP)  Abandonou

40º 42 HPD        Strakka Racing            (LMP2)  Abandonou

41º 60 Aston      Gulf AMR Middle East      (GTEA)  Abandonou

42º 39 Lola       PeCom Racing              (LMP2)  Abandonou

43º 89 Ferrari    Hankook Team Farnbacher   (GTEP)  Abandonou

44º 58 Ferrari    Luxury Racing             (GTEP)  Abandonou

45º 64 Lotus      Lotus Jetalliance         (GTEP)  Abandonou

46º 57 Ferrari    Krohn Racing              (GTEA)  Abandonou

47º 24 OAK        OAK Racing                (LMP1)  Abandonou

48º 1  Audi       Audi Sport Team Joest     (LMP1)  Abandonou

49º 5  Oreca      Hope Racing               (LMP1)  Abandonou

50º 62 Ferrari    CRS Racing                (GTEA)  Abandonou

51º 15 OAK        OAK Racing                (LMP1)  Abandonou

52º 79 Aston      Jota                      (GTEP)  Abandonou

53º 20 Zytek      Quifel-ASM Team           (LMP1)  Abandonou

54º 3  Audi       Audi Sport North America  (LMP1)  Abandonou

55º 007  AMR-One  Aston Martin Racing       (LMP1)  Abandonou

56º 009  AMR-One  Aston Martin Racing       (LMP1)  Abandonou

LM P2
1st    41 Greaves Motorsport  Zytek Nissan   Karim Ojjeh, Thomas Kimber-Smith, Oliver Lombard.
2nd   26 Signatech Nissan  Oreca 03-Nissan Soheil Ayari, Frank Mailleux, Lucas Ordonez
3rd   33 Level 5 Motorsport Lola Coupe –HPD Scott Tucker, Christophe Bouchut, Joao Barbosa

LM GTE Pro
1st   73  Corvette Racing Chevrolet Corvette C6 ZR1     Olivier Beretta,  Tommy Milner,  Antonio Garcia
2nd   51  AF Corse Srl Ferrari 458 Italia Giancarlo Fisichella,  Gianmaria Bruni, Toni Vilander
3rd   56  BMW Motorsport  BMW M3 GT  Andy Priaulx,  Dirk Muller,  Joey Hand

LM GTE Am
1st    55  Larbre Competition  Chevrolet Corvette C6 ZR1   Patrick Bornhauser,  Julien Canal,  Gabriele Gardel
2nd   70  Larbre Competition  Porsche * RSR (997) Christophe Bourret,  Pascal Gibon, Jean-Phillippe Belloc
3rd   68 Robertson Racing    Ford GT-Doran David Robertson,  Andrea Robertson,  David Murry




14 Jun 2011
Perfil
Iniciado

Registado: 31 Mai 2011
Mensagens: 58


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Prezados confrades,

Admito que sou leigo na mítica prova de resistência 24 horas Le Mans, portanto irei comentar apenas o seguinte:

Mas com curvas destas na pista, quem não arrisca a ficar na primeira curva?

Imagem


:smt050 :smt050 :smt050

14 Jun 2011
Perfil
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Grande resumo =D> =D>


Concordo com a tua analise, a Audi este ano devido à redução de potencia dos motores criar um carro mais eficaz a nível aerodinâmico passou de uma barchetta para um carro fechado com os Peugeot.

A Audi talvez ferida pela humilhação que tinha sofrido nos 1000 Kms de Spa trouxe um carro a Le Mans que teve sempre mais velocidade e capacidade de rodar mais rápido, como os carros eram equivalentes em termos de consumo e de desgaste de pneus os Peugeots viram-se assim batidos sem a possibilidade de fazer qualquer jogada de boxes para contrabalançar a falta de velocidade.


Em termos de corrida, os acidentes que fizeram tombar os 2 Audis foram incidentes normais de corrida, 2 erros de má avaliação... excesso de optimismo do McNish que viu um buraco e mandou-se lá para dentro e depois já não teve espaço para evitar o toque e do Kaufman que ignorou os sinais de luzes do Rockenfeller e mandou-o para fora da pista.


Uma palavra final para algo que me deixou um pouco surpreso: a fiabilidade... quem ja acompanha estas coisas ha uns anos, era normal chegarem ao fim dúzia e meia de carros... este ano a fiabilidade esteve particularmente em alta com a grande maioria dos carros de GT a chegarem ao fim assim como os carros oficiais, e isto depois de quase todos terem a ritmos muito fortes durante a totalidade das 24H :mozilla_sealed:

Estou ja à espera da edicao 2012 =D> \:D/

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

14 Jun 2011
Perfil
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2010
Mensagens: 5695
Positivos
139
Neutros
7
Negativos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Edição 2015:
E a Porsche finalmente derrotou a Audi! =D> E que grandes protótipos ambas as marcas alemãs apresentaram. =D>
Foi o 17º êxito da marca impedindo a rival dos 4 anéis de garantir a 6ª vitória consecutiva. bravooo
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=554710
De resto, "Le Mans" sempre será "Le Mans"... 8)

Obs: Com o domínio da Mercedes na F1, da VW no Mundial de Rallys e da Porsche e Audi nas mais emblemáticas corridas de Resistência... pode-se dizer que o Mundo das 4 rodas está sob o jugo germânico!!! :mozilla_tongue:

_________________
Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!

14 Jun 2015
Perfil
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagens: 8528
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Quando me deitei, estava convencido que a Audi iria ganhar. Liguei a televisão de manhã bem cedo e concluí logo que isso não iria acontecer. Acho que é o fim de um ciclo - e acho que a aposta no desenvolvimento do Diesel já não faz sentido. Dentro de uns dez anos teremos apenas motores a gasolina e a gás. Os franceses, que chegaram a ter uma penetração de carros Diesel de 70% (a maior percentagem entre os países europeus), preveem 20% em 2020.

A um período de desenvolvimento espantoso dos motores Diesel vai suceder-se um outro, desta vez com os motores a gasolina, agora que a injeção direta de gasolina já está dominada pelos construtores. Basta ver o 3 clindros com 1 L de cilindrada que a VW apresentou recentemente em Viena, do qual obtém 272 cavalos e 27Kg.m de binário, que poderá estar em produção dentro de 2 ou 3 anos.

É por isto, penso eu, que o grupo VW aposta em Le Mans com a Porsche e no WRC com o Polo. Provavelmente a competição vai deixar de interessar à Audi, que conseguiu neste domínio sucessos espantosos (a menos que se deixem ir na conversa da F1).

14 Jun 2015
Perfil
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 03 Dez 2006
Mensagens: 3562
Localização: Supporter**
Positivos
114
Neutros
7
Negativos
30



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Pode ser que se abra um novo ciclo... outras marcas poderão aparecer... a era da audi ja cansava...

_________________
... em contagem decrescente ...
M69

14 Jun 2015
Perfil
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Um bom regresso às vitórias da Porsche neste século. :smt023

Imagem

Desilusão na última hora com o Aston Martin de Pedro Lamy. badd

Imagem

_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

14 Jun 2015
Perfil
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 03 Dez 2006
Mensagens: 3562
Localização: Supporter**
Positivos
114
Neutros
7
Negativos
30



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: 24 Horas de Le Mans
Mais valia deixarem o lamy acabar a prova badd

_________________
... em contagem decrescente ...
M69

14 Jun 2015
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal