Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Istambul 
Autor Mensagem
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Istambul
Sem a grande veia literária do confrade Gentle Man atrevo-me a abrir um tópico...

Assunto Istambul.

Cidade com uma particularidade única no mundo, metade na Europa e metade na Ásia, sobre Istambul reparei que tem umas promoções na Agência Abreu por cerca de 350€ valor bastante acessível para a maioria das bolsas, no entanto peca por ter apenas dois dias disponíveis de estadia na cidade o que é manifestamente pouco para uma cidade tão grande e cheia de locais para visitar ou simplesmente estar e desfrutar.

Algumas dicas:

As maiores atracções e visitas obrigatórias situam-se próximas umas das outras no lado europeu da cidade na zona de Sultanahmet.

Palácio Topkapi é um dos mais belos palácios no mundo tanto pela arquitectura e decorações de paredes e tectos como pelos jardins.
Tem uma colecção de relógios e porcelanas relatadas como das das maiores do mundo.
A parte do tesouro na época que visitei era num grande subterrâneo repleto de montras na parte central e na externa com um passadiço metálico central suspenso que era obrigatório circular, os bastantes guardas presentes evitavam paragens e fotografias, por esse motivo tive que pagar duas visitas para poder apreciar melhor os trajes e armas dos antigos sultões cravejados em pedras preciosas e as bandejas de ouro cheias de pedras preciosas amontoadas piramidalmente, foi relatado a época da visita ser o maior tesouro do mundo do género, agora me informaram que já está integrada numa ala do palácio e mais acessível a visita.

Palácio Dolmabahçe é um palácio já construído no começo da queda do império otomano mas muito interessante a visita, o interior é luxuosissimo desde as salas de jantar as escadarias com cristais de baccarat e bronze passando pelo grande salão que tem um dos maiores lustres de cristal do mundo, a parte exterior dos jardins é fabulosa também.

Aya Sofya uma antiga igreja convertida agora em mesquita mas desactivada, tem horário de visita permanente (o que não se verifica na Blue Mosque que ainda esta activa como mesquita) vale a pena apreciar alguns vestígios ainda existentes de imagens católicas feitas em pequenos mosaicos, o salão e enorme e com enormes lustres e placas com excertos do corão em caligrafia arabesca.

Blue Mosque a 200/300m de Aya Sofya, uma das mais belas e antigas do mundo, a visita ao interior (fora dos horários de oração) é surpreendente tanto pela decoração com pequenos mosaicos azuis de Izmir como pela imensidão do espaço aberto interior, aqui vale a pena referenciar que tem que entrar descalço, mulheres com lenço e calças, não é obrigatorio turistas efectuar a lavagem dos pés, mas sente-se pelo menos na altura que visitei um certo desconforto com os turistas lá dentro pois é uma mesquita activa ainda e com orações regulares onde é interdita nessa altura entrada de turistas.

Cisterna da Basílica, vale a pena dar um confere na imensidão de uma área que era reservada a stocagem de agua para abastecimento dos palácios e mesquitas, o interior tem muitas colunas com arcos de suporte do tecto que estão iluminadas, em termos de cisterna é impressionante a imensidão dela.

Grande Bazar, na altura estava conceituado como o maior bazar coberto do mundo com mais de 1.000 lojas, tem vida própria pode-se comprar de tudo lá dentro nas varias áreas dedicadas dele, desde especiarias, tapetes, utensílios e candeeiros arabescos, pratos de cobre ou bronze com desenhos a prata e todas aquelas bugigangas que normalmente não se encontram por cá e são concerteza belíssimas prendas ou objectos de decoração para quem apreciar a exoticidade do estilo...
Vale a pena referir que se é normalmente assediado para entrar nas centenas de lojas que se vai passando, e se porventura algo agradar e entrar é normal ser convidado antes de tudo a beber um chá, só depois que pode começar a negociar, é característica árabe esse procedimento de discussão de preços, começando o dono da loja pedindo 100 e nos oferecendo no mínimo metade senão menos... no entanto das varias vezes que entrei e acabei não fazendo compra não ficou ressentimento ou ma cara da parte do vendedor... sempre sorridente e se despedindo oferecendo boa cara na esperança de possível futura visita e negocio... precisa também tomar atenção porque é muito fácil se perder lá dentro, ou nunca mais encontrar de novo a loja onde viu algo que gostou... é um autentico labirinto...

Ponte do Golgata, ponte que faz a ligação entre duas áreas da cidade do lado europeu, no entanto vale a pena a visita pelos restaurantes cafés situados no tabuleiro inferior ao longo da ponte, dotados com explanadas são zonas bastante movimentadas pelos peões onde pode beber um chá e fumar uma narghila (não esquecer de levar boquilha para narghila), mais conhecido por cachimbo de agua, na ocasião da visita o garçon perguntou-me se queria com ou sem (haxixe) já faz uns anos...
O espaço funciona também como uma espécie de mercado de peixe, onde dezenas de barcaças encostam de proa no passadiço em frente aos cafés/restaurantes e na proa da barcaça têm uma zona alagada de agua tipo viveiro onde guardam os peixes vivos que capturaram na safra da pesca e que vão apanhando e vendendo, mais fresco que isto não pode ter não... na altura os preços eram bastante acessíveis mas não consegui reconhecer as espécies de peixe que estavam vendendo, eram espécimes de 1 a 6/7 kilos...

Comidas/bebidas, sempre utilizei restaurantes na zona central de Sultanahmet com diversos pratinhos tipo sobremesa com as diversas iguarias, pedia uns 6/7 pratinhos e tudo incluído ficava para duas pessoas ao preço de uma refeição em restaurante económico aqui em Portugal, o que mais gostava era Youmurta, uma espécie de ovo escalfado em bolonhesa de carne de v aca e carneiro, tem também mais excelentes opções o doner kebab, iskender kebabs, sis kebab muitos pratos acompanham com molho de yougurte que também gostei, no geral a comida é excelente mesmo para alguém tão esquisito como eu.

Saleb bebida espessa tipo maizena quente e polvilhada com canela, um estimulante poderoso e vendido mais na época de inverno, tem vendedores ambulantes vendendo essa bebida em recipientes próprios para a manter muito quente quase a escaldar por todo lado nas entradas do Grand Bazar.

Chá Turco, um pouco diferente e mais concentrado que o chá de menta dos países do norte de África, diria entre esses e o chá Mauritano, acaba por ser bastante agradável.

Chá de tangerina, foi a primeira vez que bebi esse tipo de chá e gostei muito, vale a pena procurar e pedir em qualquer café.

Sheeba, e uma agua com um sabor forte e que os vendedores ambulantes a têm armazenada em bolsas de pele de animal a tiracolo, talvez muito do sabor estranho seja dessas bolsas de pele animal ou algo mais ainda que tenha misturado.

Raki bebida feita a base de uvas e anis, não gostei muito também, mas vale pela experiência de uma bebida nova diferente...

Diversão, vale a pena assistir um espectáculo de derviches, eles rodam rodam rodam até doer a cabeça hahahahaha tem vários por toda a cidade.

Por ultimo não perder passeio pelo estreito do Bosforo no braço de mar que divide a Europa da Ásia recomendo não embarcar nos pacotes turísticos de passeio que são varias vezes mais caros que numa estação fluvial (Eminonu ou Kabatas junto ao Palácio Dolmabahçe) ver que passeios estão disponíveis nas companhias de navegação locais, é um passeio que vale a pena e sairá pelo preço de uma refeição que agora deverá ser a partir de 6/7€ para algumas horas de lazer dependendo do passeio escolhido, tem alguns para cerca de 1 hora apenas.

Sempre que olho o site da Abreu fico com vontade de visitar de novo Istambul, uma das melhores opções preço/qualidade no catalogo de viagens deles, e a preço bastante acessível, agora por cerca de 350€ 3 dias.

Ps: Lamento não dar valores de referencia para os gastos mas na altura existia a lira turca antiga sem equivalência de cambio agora.


Radar 8) 8) 8)

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

08 Fev 2013

 
 
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Fev 2012
Mensagens: 1449
Mensagem Re: Istambul
Caro Confrade Radar: a gente lê a sua prosa e fica cheio de vontade de visitar Constantinopla. Uma cidade que, tal como Nova Iorque hoje, Londres, Viena e Paris no passado, e até Lisboa durante um curto período, foi capital do mundo.

_________________
O sexo é sujo? Só se for bem feito ( W. Allen)

08 Fev 2013
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Ago 2008
Mensagens: 1488
Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Istambul
Que bom que é voltar a ler a sua escrita, ó grande timoneiro. Pegue lá um abraço.

09 Fev 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Istambul
Faço minhas as letrinhas do grande camarada e amigão Tamanhão...

Bom regresso, grande Radar! =D>

09 Fev 2013
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Istambul
Obrigado confrade Rodado,TPS e Tigrão

Realmente Istambul passa despercebido nos anúncios de viagens, contra destinos de praia como Benidorm, Ibiza, as distantes ilhas paradisiacas ou Mexico, Brasil e Cuba... mas a sua mais valia é intrínseca, ainda agora estive vendo no Google fotos desses locais para reavivar a memoria...

Resta informar que o que se vê nas fotos por mais impressionante que seja é largamente ultrapassado vendo ao vivo, é dos destinos que mais me marcou até hoje pela excelência das visitas bem como a exoticidade e diferença do povo, lá eu adoro falar algo que soa como allax mardi... ouvindo invariavelmente a resposta gullé gullé hahahahahaha é tipo um cumprimento...

Alguns Link's pra dar uma vista de olhos nesses locais:

Palácio Topkapi

http://www.topkapisarayi.gov.tr/

http://blogs.ua.es/solimanelmagnifico/2010/01/05/palacio-topkapi/

https://www.google.pt/search?q=Pal%C3%A1cio+Topkapi&rlz=1C1GGGE_pt-PTPT366PT372&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=ASUWUfuEO4PRhAf0soC4DQ&biw=1366&bih=677&sei=ryUWUcSZM8GHhQezmoDgCQ

Palácio Dolmabahçe

https://www.google.pt/search?q=Pal%C3%A1cio+Dolmabah%C3%A7e&rlz=1C1GGGE_pt-PTPT366PT372&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=viYWUc6oGcu0hAe714GoBg&biw=1366&bih=677&sei=wSYWUZC3HdGzhAfUiYH4Cw

Aya Sofya

https://www.google.pt/search?q=Aya+Sofya&rlz=1C1GGGE_pt-PTPT366PT372&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=MSYWUe3LGMiFhQecpIDgBA&biw=1366&bih=677&sei=NCYWUc-NEoa2hAeJg4CABQ

Blue Mosque

https://www.google.pt/search?q=Blue+Mosque&rlz=1C1GGGE_pt-PTPT366PT372&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=eyYWUey7E8TPhAeqhIHwDQ&biw=1366&bih=677&sei=fiYWUZLAGsqRhQecRw

Cisterna da Basílica

https://www.google.pt/search?q=Cisterna+da+Bas%C3%ADlica&rlz=1C1GGGE_pt-PTPT366PT372&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=4yYWUfyVKtK6hAfd7oGQCg&biw=1366&bih=677&sei=5iYWUcPJC82ChQec-YCIBA

Grande Bazar

Esqueci de referenciar, que vim carregado de Tapetes Persas em seda com certificado de origem por uma tuta e meia... nem 10% do valor pedido aqui, e que por vezes são imitações...

https://www.google.pt/search?q=Grande+Bazar&rlz=1C1GGGE_pt-PTPT366PT372&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=LycWUa-mNIqZhQf_vYCACA&biw=1366&bih=677&sei=bicWUfPnKc6ChQfgwIAY


_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

09 Fev 2013
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Istambul
Grande Radar, bons olhos te leiam meu caro! Essas letrinhas verdes já faziam falta ao ambiente aqui do tasco. :smt023

Quanto a Istambul, em particular, e à Turquia em geral, é daqueles países que está na calha para uma visita. Já agora, e as gajas? :smt003

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

09 Fev 2013
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Istambul
hahahahahaha e o nosso Marsápio que não fosse logo direito ao assunto... até era de estranhar :lol: :lol: :lol:

Como todos os países maioritariamente muçulmanos tem que se ir devagar mesmo... essa vertente não explorei nada, se calhar feliz ou infelizmente :smt087 :smt087 :smt087

Nos países árabes a coisa existe e muito mesmo, tanto em consumo de álcool como meninas, esquemas meio encobertos e maioritariamente para locais (exceptuando Marrocos, mas com alguma calma lá também) certamente se tivesse algum tempo extra por lá... depressa arranjaria assunto para me coçar :lol: :lol: :lol:

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

09 Fev 2013
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Istambul
Pois, imagino que a discrição nesses países, predominantemente muçulmanos, seja a alma do negócio. Mas a ideia que tenho, é que a quantidade de mulheres bonitas por m2 na Turquia, é enorme. A ver se em breve dou lá uma saltada. :smt023

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

09 Fev 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 31 Dez 2011
Mensagens: 65794
Localização: Algures na Serra da Lua
Mensagem Re: Istambul
Caro Radar,

Este seu tópico deu-me duas satisfações.
A primeira, a ver pelos comentários de vários confrades, foi de ter percebido que a sua escrita é apreciada e que a ela regressou logo no tópico que iniciei acerca de Londres, o que muito me honra.
A segunda foi a dica que deu acerca dos Tapetes Persas…

O mais próximo que estive da Turquia foi na ilha de Rodes (motivo para um futuro tópico) e por isso, ainda bem longe de Istambul. E embora já tenha lido muito acerca desta cidade, o seu relato aguçou-me ainda mais o apetite de uma escapadinha.

Pelo andar da carruagem, estou a ver que este "VIAGENS" vai ser (ainda mais que as GPs) a minha perdição. Claro que se pode sempre juntar as duas coisas… [bigsmile]
:smt023

_________________
Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.

10 Fev 2013
Iniciado

Registado: 29 Abr 2009
Mensagens: 255
Positivos
11



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Istambul
Istambul é realmente uma cidade fabulosa, recomendo e muito.. e concordo em absoluto com as recomentadções.

10 Fev 2013
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Istambul
Completamente de acordo confrade Gentle Man, esta área de partilha de experiências é bastante motivante... nesta hora de aflição nacional temos mais é que partilhar experiências que tenhamos tido e que caibam nas bolsas extremamente depauperadas da maioria dos confrades, abrindo horizontes e partilhando novas experiências, não é em vão que os TOP destinos turísticos dos Portugueses são cada vez mais perto e mais económicos, estando Cabo Verde (que infelizmente não conheço) neste momento pelo valor de 500 e poucos euros dando cartas... já por isso gostaria até que o nosso confrade TDI bastante conhecedor de Cabo Verde desse alguns contributos aqui pra área, vou-o notificar com este mesmo texto para aqui escrever algo...

Quanto ao confrade xpto1 agradeço o reforço que fez da apresentação que fiz, mas tem muito mais a falar sobre Istambul, gostaria que explanasse melhor a sua experiência, pois como é sabido cada cabeça sua sentença e muitas coisas concerteza terá a recomendar ou a minuciar melhor(gostou do Saleb?)...

Se algum confrade mais expert na matéria conseguisse colocar algum dos programas que certamente existem dos "Portugueses pelo Mundo" sobre Istambul era de bastante VALOR para complementar e melhor mostrar este belíssimo e muito acessível destino...

Reforçando para o confrade Gentle Man, Tapetes Persas em seda ou não, Vasilhas de Saleb e Pratos com relevos a prata são bastante acessíveis e exóticos e muito mais diferenciados das bugigangas que se encontram nos países do Norte de África.

Mais uma dica, vale a pena visitar um Hamamm (super barato, muita gente toma frequentemente banho nessas casas), o original banho turco... tem as varias zonas como os antigos banhos romanos tinham com varias temperaturas e humidades desde a seca ao vapor, e é sempre uma experiência nova que fica pra recordar... os melhores têm disponíveis "ajudantes" masculinos no caso de serem hamams masculinos, nos femeninos deverá ter "ajudantes" femeninas, para esfregar e fornecer uma massagem final bastante revigorante.

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

10 Fev 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mai 2007
Mensagens: 3787
Localização: Vigo
Mensagem Re: Istambul
Radar Escreveu:

Se algum confrade mais expert na matéria conseguisse colocar algum dos programas que certamente existem dos "Portugueses pelo Mundo" sobre Istambul era de bastante VALOR para complementar e melhor mostrar este belíssimo e muito acessível destino...



Aí está meu caro:

http://www.rtp.pt/blogs/programas/portuguesespelomundo/?Portugueses-pelo-Mundo---Istambul.rtp&post=21541

10 Fev 2013
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Istambul
Obrigado Peinas pela rápida ajuda ao postar o video mas... caramba... nada a ver mesmo... esse video é um deserviço não mostraram quase nada do que eu escrevi e que é relevante em Istambul...

Dá pra vêr o ambiente geral da cidade e referenciou o mercado das especiarias que fica próximo ao Grand Bazaar e que vale um confere pelas especiarias e pelos frutos secos variadas e deliciosos, me fez recordar também as imperdiveis baclavas...

O Hamamm que mostrou é o maior deserviço de todos, é um degredo e popularucho demais em comparação com os que frequentei perto da praça Sultanahmet com área e arquitectura interior impressionantes e tudo revestido em mármores e pedras nobres e super higiénicos, apesar de serem locais com 400/500 anos estão como novos e o atendimento não tem nada a ver... apesar dos "ajudantes" darem assim um tratamento másculo para não haver constrangimentos nem equívocos, falavam inglês e tinham apresentação esmerada...

Mostrou alguma coisa da mesquita azul mas nada a ver... tem lá os tais enormes tapetes que não pode pisar e que têm centenas de anos e que só por si são obras de arte de relevo, nem deu uma geral nela para mostrar a arquitectura, abobadas, arcadas os mosaicos e lustres... Aya Sofya nada e Topkapi onde tem ainda os mapas de Piri Reis mapas mostrando a América antes dela ter sido descoberta pelos navegadores Portugueses nem cheiro... pena mesmo... mas o video também não esta direccionado para turismo...

Naquele restaurante fajuto deu pra ver o Raki e os tais pratinhos das varias iguarias que são apresentadas em tabuleiros e que se vai escolhendo... normal para duas pessoas escolhia 6/7 pratinhos... mas desmotivante em relação aos que frequentei na zona central de Sultanahmet, o video penso eu que incidiu mais sobre coisas e estruturas populares da periferia que nem sequer visitei e pelos vistos pouco interesse têm...

Algo mais que vá recordando vou juntando mais tarde por aqui...

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

10 Fev 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mai 2007
Mensagens: 3787
Localização: Vigo
Mensagem Re: Istambul
Vejam este video...

http://www.youtube.com/watch?v=_ynWqUoYe8k

10 Fev 2013
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Istambul
Excelente Peinas, esse video ai já dá um cheirinho de Aya Sofya (que agora ao fim destes anos todos descobri que é Santa Sofia hahahaha) e da Blue Mosque, mas logo ao lado vi este video de um chocolatinho Angolano (bem interessante por sinal) e que me recordou os copos de chá turcos que ainda guardo biselados com motivos arabescos...


http://www.youtube.com/watch?v=a4WMV9m7VZA

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

10 Fev 2013
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal