Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Istambul 
Autor Mensagem
Aprendiz

Registado: 19 Abr 2012
Mensagens: 5502
Localização: Nelas
Positivos
13
Neutros
1
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Istambul
Acabei de ver este tópico e sem duvida k o tema viagens fascina-nos a todos. É sempre bom dár-mos uma escapadela para fugirmos á rotina.

Tive em Istambul já lá vão 34 anos e sem duvida foi uma experiência agradável. Fui um adepto em jovem do famoso inter rail ao qual deu-me duma forma económica conhecer praticamente toda a Europa. Uma coisa k recomendo aos vossos filhos. távamos nos anos 80 e tinha-se uma ideia da Turquia negativa devido ao famoso filme "Expresso da Meia Noite" em k tudo era mau naquele país.

Tinha xegado á Grécia com uns amigos (povo muito antipático) quando ao fim duma semana coloca-mos a hipótese de dar um salto á Turquia, apesar do receio instalado. E assim foi e ainda bem.

Xegado á fronteira fiquei logo pasmado com o aparato militar a ver os passaportes pareciam soldados dos states, bem aprumados, cabelo super curto, etc, mas simpáticos.
Aliás aquilo que de mais positivo teve foi a simpatia e afabilidade deste povo e o saber receber.
Não me vou alargar naquilo k vi pois o radar fez uma exposição impecável, mas sim relatar uma situação que axei com interesse. Levava-mos dólares e fomos a um banco cambiar ai uns 50 us. Veio o gerente, a funcionária, sei lá kem mais, o banco parecia que era nosso. Serviram-nos o famoso chá e só faltava o tapete vermelho!!!
De realçar como vendedores são top, fomos verdadeiramente assaltados no mercado subterrâneo.
De negativo a pobreza k se via nos arredores vi famílias a viverem com animais!! Atenção isto á 35 anos!!

20 Fev 2013

 
 
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Istambul
Hahahahahaha essa do banco foi mesmo pra rir... vc desconhecia que no mercado negro tinha certamente mais uns 20% no cambio... esses 50 dólares certamente foram pro bolso do gerente que com toda essa amabilidade estava tentando sacar a trocar mais algum... e se lhe passou papel da operação, certamente depois de vc sair o jogou fora e ficou com os dólares pra ele :smt045 :smt045 :smt045

Mas no geral ainda é o que descreveu... muita pobreza, muita simpatia, e como pobres que são e islâmicos a tendência como em todos esses países é um regime autoritário apoiado pelos militares, lindo lindo é os militares andarem patrulhando com as metralhadoras a tiracolo e de mão dada aos pares :smt005 :smt005 :smt005

O mercado subterrâneo é certamente o Grand Bazaar ele é todo coberto e tem zonas e passagens que parece ser subterrâneo mas não é... é de superfície e sim são muito simpáticos e educados os ziliões de vendedores e lojistas por lá... :wink: :wink: :wink:

Tenho ainda uma replica que na altura mandei fazer de um medalhão de Nª Srª que levava que era da minha mãe, contactei o homemzinho numa zona do Grand Bazaar que era o "mercado do ouro" lá se transaccionava ouro em barra com todo mundo comprando e vendendo, de notar que a replica ainda hoje se fica sem saber qual é o original, já mandei ver no ourives e é ouro de lei de 18/19k como eu tinha pedido para ele fazer... lá tem vários ouros de diferentes kilates e cores e ele fez exactamente igual a amostra que lhe forneci por menos de metade do preço aqui na altura... isso foi na primeira vez que lá fui também faz uns 35 anos... agora mais recentemente já lá fui de novo tentar e ou não encontrei a pessoa certa ou os valores estão muito mais aproximados :smt087 :smt087 :smt087

Nota curiosa, ele me levou a loja onde estava o sócio dele e estivemos bebendo chá e conversando, neste entretanto de umas duas horas entravam varias pessoas com ouro ele pesava dava o dinheiro e colocava no cofre que estava na parede ao lado, outros entravam davam dinheiro e ele o ouro... aquilo era um rodopio o dia inteiro, entrava ouro saia dinheiro, entrava dinheiro saia ouro e ao final do dia sempre sobrava certamente dinheiro ou ouro :smt005 :smt005 :smt005

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

20 Fev 2013
Iniciado

Registado: 03 Jan 2011
Mensagens: 55
Positivos
6
Neutros
1
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Istambul
Caros Confrades
sou um fã de Istambul. Como isto é um blog de GPs, vou fazer a minha apreciação sob o ponto de vista do hedonista. A parte central da cidade (18 milhoes de pessoas) respira dinheiro e cosmopolitismo. Muitos dos restaurantes europeus da moda tem as suas filiais; assim de memória, Paper Moon, Cipriani, Zuma, Wagamama até o Billionaire do Briatore. Nos valet parkings dos centros comerciais são frotas de Range Rover, Bentleys, Ferraris, Lamborghini's. Os hóteis bons são de um verdadeiro luxo asiatico (Kempinski, Four Seasons, Hilton, W e todos têm uns fabulosos hammans. Como em todo o lado em que há dinheiro, vêem-se toneladas de gajas boas. No atraque, muita russa e leste europeu, nas legitimas, gente de todo o mundo e turcas laicas e modernas. Nota-se um grande contraste entre varios tipos de turcos; os tais dos restaurantes e discotecas tem feições altivas tipicamente europeias (alias a Turquia rica engloba a antiga Tracia e Dalmácia (terra do Spartacus) e a maior parte da orla costeira tem gente de origem grega; o Onassis nascem em Esmirna.
já quanto a costumes, embora o Ataturk tenha imposto um feroz estado laico, a ponto de que a mulher do Erdogan nao podia entrar na Presidencia da Republica por cobrir a cabeça com um lenço, desde que os islamitas moderados chegaram ao poder as coisas tendem a ser mais conservadoras.
Quer isto dizer que não há anuncios sugestivos nem se pode falar com qualquer um para saber onde contratar o gado rachado. Afinal de contas ninguem se quer cruzar com a policia turca, pese embora a famosa prisão do Expresso da Meia Noite ser agora um aprazivel Four Seasons, mesmo atrás do Topkapi.
Já agora recomendo o Ulus 39 e o 360, um numa colina sobre o Corno de Oiro, outro num ultimo andar em Petra; restaurantes e discotecas com um crowd de turcos e expatriados bem à frente. Quanto a palacios prefiro o Dolmabahce.
Se não puderem ficar no Kempinski, recomendo o Sofa Hotel, razoavel dentro dos preços que se praticam em Istambul e com um optimo hamman.

20 Fev 2013
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagens: 11720
Mensagem Re: Istambul
Concordo em absoluto, também prefiro o Dolmabahçe como palácio... mas no conjunto incluindo as exposições ainda fico preferindo o Topkapi.

Bom saber que passado 7/8 anos essa cidade evoluiu tudo isso... sendo assim mais vontade fica de revisitar... :smt045 :smt045 :smt045

Já agora na ponte do Golgota ainda tem no tabuleiro inferior aquelas explanadas e os barcos vendendo o peixe vivo por lá :roll: :roll: :roll:

Preços médios de refeições, hotéis, visitas e hamamms seriam bem vindos também... :wink: :wink: :wink:

_________________
...ايام ليأخذ كل شيء

20 Fev 2013
Aprendiz

Registado: 19 Abr 2012
Mensagens: 5502
Localização: Nelas
Positivos
13
Neutros
1
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Mensagem Re: Istambul
Não Radar a história do banco foi normal para a época pois dólares naquele país era uma dávida numa economia tão pobre. O cambio foi bom na altura até deu para comprar-mos no grande bazar além de muitas outras coisas um famoso Narguilé!!!

21 Fev 2013
Iniciado

Registado: 16 Fev 2011
Mensagens: 1729


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Istambul
Imagem

04 Mar 2013
Iniciado

Registado: 16 Fev 2011
Mensagens: 1729


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Istambul
Turkey, Seka Park
Imagem

21 Dez 2013
Iniciado

Registado: 16 Fev 2011
Mensagens: 1729


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Istambul
Turquia

Imagem

23 Dez 2013
Iniciado

Registado: 31 Dez 2012
Mensagens: 51
Positivos
1
Neutros
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Istambul
Gostei. Foi uma cidade que me surpreendeu.

22 Ago 2023
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal