Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 830 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 56  Próximo
 Tornar o Fórum auto-suficiente 
Autor Mensagem
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Nov 2006
Mensagens: 823
Mensagem Tornar o Fórum auto-suficiente
Caros foristas

Ao longo destes anos o fórum tem crescido muito a nível de utilizadores, mas infelizmente também a nível de despesas, facto pelo qual se optou, a determinada altura, pela colocação de publicidade mais ostensiva, com variados banners.

Até recentemente, esta situação da publicidade não era suficiente para a manutenção do fórum, mas estando todos os banners a serem utilizados, já era uma importante ajuda.

O problema é que os valores de publicidade tem diminuído e os custos do site tem aumentado. Tem sido necessário aumentar a capacidade do servidor, bem como outros custos associados às melhorias do fórum, tais como a nova MOD dos TD's e outras.

As doações infelizmente são muito reduzidas, mas não deixamos de agradecer aos que ao longo do tempo têm contribuído para ajudar nas despesas.

Urge então procurar novas formas de financiamento do fórum, umas mais dolorosas do que outras para os foristas, facto pelo qual decidimos abrir este tópico, para que todos possam, se assim o entenderem, dar a sua opinião sobre este tema.

Todos sabem que o fórum GP-PT prima pela independência e tem ao longo do tempo dado provas disso, tem inclusivamente recusado propostas que coloquem a sua isenção em risco, mantendo a sua independência editorial, ponderamos duas propostas para angariação dos fundos necessários a sua auto sustentabilidade, a saber:

A primeira passa pela criação de um site de anúncios de acompanhantes com uma Administração independente da do fórum e que assegure a gestão do mesmo na optica do interesse de todos os utilizadores do forum e não na comercial como todos os outros sites.

A outra proposta tem a ver com alguma contribuição financeira dos foristas, por exemplo através de acessos premium com privilégios, colocando algumas funcionalidades do forum tais como visualização exclusiva de alguns tópicos, busca no forum, mensagens privadas, etc. como funções premium com vários níveis.

Outras ideias podem e devem ser ponderadas, mas os dados estão lançados e é necessário fazer alguma coisa para ajudar o fórum a auto sustentar-se sem necessidade da administração suportar as despesas para a manutenção do fórum que todos usufruem.

Ficamos à espera de opiniões e sugestões.

06 Abr 2014

 
 
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jan 2009
Mensagens: 1086
Localização: The World
Positivos
30
Neutros
19
Negativos
19



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
se houver alguma maneira de contribuir de forma anónima, eu alinho com algum! (já que acho esse Fórum muito bem gerido e muito útil).

Balls

_________________
Cojones...

06 Abr 2014
Aprendiz

Registado: 31 Dez 2009
Mensagens: 3416
Positivos
23
Neutros
8
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Coloca-se a questão:
Porque é que o servidor deixou de aguentar e tiveram que o actualizar? Os topicos das fotos (lixo) não terão sido a principal causa de sobrecarga do servidor? É que eu não estarei disponivel a contribuir se essa for uma das razões. Pagar para que 2 ou 3 foristas possam continuar a desbobinar fotos, só porque não devem ter mais nada para fazer? [-X Apenas uma foto poderá pesar muito mais do que um topico completo, toda a gente sabe disso.
Frequento outros fóruns e em nenhum deles se colocou esta questão. E, por coincidencia, não têm esses topicos...
Essa é uma das razões, correto?

06 Abr 2014
Aprendiz

Registado: 31 Dez 2009
Mensagens: 3416
Positivos
23
Neutros
8
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Já agora podiam postar aqui um gráfico com o tamanho total do forum e o tamanho total dos topicos de fotos, para podermos comparar.

06 Abr 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Confrade O Padrinho, não sendo eu técnico de informática e, por isso, não lhe conseguir explicar todas as razões que estão na base das sucessivas actualizações do servidor, uma coisa posso dizer-lhe: quando o confrade vê as fotos que estão disponíveis nos vários tópicos de fotos, está a ver url's que abrem automaticamente mas que não estão alojadas no servidor do fórum. Haverá uma ou outra excepção relativamente aos anexos postados, mas como digo é uma excepção sem significado.

Em relação à necessidade de tornar o fórum auto-sustentável, as razões estão explicadas no post inicial, mas eu dou uma achega: desde a primeira hora que todos os custos do fórum são pagos sempre pelo mesmo. Chegou-se a um ponto em que as despesas se tornaram incomportáveis para quem tem que arcar com elas. Acima estão colocadas alternativas para discussão e apresentação de propostas que ajudem a fazer face a este problema.

Agora a minha opinião estritamente pessoal, que não vincula ninguém da Administração: no caso de não ser encontrada uma solução que em definitivo torne o fórum independente economicamente, há sempre uma saída: o encerramento do fórum. Creio que esta é uma possibilidade que todos temos de ter presente.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

06 Abr 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Jan 2011
Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
eu estou disponível para ajudar o fórum a ser como é ...

com TDs, com humor, com notícias e futebol, com opiniões e ideias, com fotos e gifs ...
com gente importante e pretensiosa, com sonegadores, com maiorias silenciosas etc ...
com pessoal bem disposto, participativo, honesto, informado, descomplexado, etc

na medida das minhas possibilidades, eu estou disponível para apoiar sem condições prévias :smt023

_________________
a sorte dá muito trabalho

06 Abr 2014
Iniciado

Registado: 21 Set 2011
Mensagens: 631
Positivos
2
Neutros
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Acho que li por aí que a manutenção anual vai pelos cinco ou seis mil euros.
Acho que se deveria criar uma membership ou quota anual no valor de cinco ou dez euros para os nicks que queiram ter acesso à area de TDs.
O resto do fórum continuaria livre no acesso e assim não se perderia a receita dos banners, pois o impacto global na afluencia ao fórum seria minimizada.
É uma opção a quente, pois ainda não reflecti muito nela, mas não vejo grandes handicaps nela.
Há muita, muita, gente que irá continuar a estar interessada a ter acesso aos TDs.
Claro que a questão do anonimato dessa membeship terá de ser muito bem explicada e garantida.

06 Abr 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Confrade Kwacha. :smt023

Confrade Solid_Snake, a ideia deste tópico é mesmo essa: a de nos darem sugestões sobre aquilo que do vosso ponto de vista poderá ser feito para ajudar a resolver a questão. Todos os contributos em termos de ideias são bem vindos. :smt023

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

06 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Eu já participei para ajudar esses custos e irei participar novamente... :smt045

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

06 Abr 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Confrade Safado, mais uma vez vou opinar em termos exclusivamente pessoais: a tua ajuda e a de outros que, generosamente, têm contribuído para minorar o problema de que estamos aqui a falar, sendo de louvar e merecedoras de todos os agradrecimentos, não poderão ser a solução. O fórum é de todos e para todos, não podendo sobreviver à custa de algumas boas vontades. Se todos contribuirmos de forma sistemática, através de uma quotização, por exemplo, tal como referiu o confrade Solid_Snake, o custo a suportar por cada um será bem pequeno, tendo em conta os benefícios que todos obtemos. É acima de tudo uma questão de justiça. O ideal seria que ninguém tivesse que pagar nada, mas não sendo isso exequível, é justo que se reparta por todos o esforço.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

06 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Acho que uma quota anual na base de 5 euros, para ter acesso á leitura de tds, resolveria o problema, é uma solução que me pareçe a mais adequada...

Agora, sobre o MOD dos tds, para mim não tem sido uyma mais valia, ao contrário do que ao principio imaginava, se esta contribui para o agravar das despesas, penso que devia ser subtraída...

O tal site para gps, gerido independentemente do forum, também me parece uma ideia a seer devidamente explorada, portanto há soluções á vista...

Mas, se mesmo assim, se tiver que ser encerrado, será uma enorme perda, mas não um drama, por mim, estarei sempre na linha da frente, na ajuda, seja da maneira que fôr! :smt023

06 Abr 2014
Aprendiz

Registado: 31 Dez 2009
Mensagens: 3416
Positivos
23
Neutros
8
Negativos
4



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Marsapio Escreveu:
...quando o confrade vê as fotos que estão disponíveis nos vários tópicos de fotos, está a ver url's que abrem automaticamente mas que não estão alojadas no servidor do fórum.


Se assim for, tudo bem.
Mas acho estranho porque quando assim é, algumas fotos vão deixando de abrir porque alguns url's vão ficando desactualizados...
E também reforço a questão do anonimato, que deverá ficar muito bem esclarecida.

06 Abr 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Confrade O Padrinho, se reparar bem, algumas url's deixam mesmo de funcionar quando, por algum motivo, as bases de dados onde estavam alojadas foram removidas. Aparece apenas a indicação de "imagem". Acredite que é como digo.

Quanto ao anonimato e garantias do mesmo, não posso estar mais de acordo. Terão que ser encontradas soluções para, em circunstância alguma, o anonimato dos que contibuírem possa ser posto em causa.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

06 Abr 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
M,


Acho justo que se pague... o forum cresceu e hoje em dia precisa de manutenção profissional para ser mantido, isso é facilmente compreensível por todos...


Ora, penso que a quotização será a solução mais justa, mas também te digo que... hummm hummm não será fácil de instituir pois a maioria dos membros do forum quando toca a chegar-se à frente :-" :-"


Acaba por ser a minoria, que provavelmente também é que a mais contribui com os inputs mais validos que por "gosto" também vai ajudando.


Obviamente, conforme o Padrinho diz, a "palha" carrega no servidor: é muito facil fazer as contas... basta olhar para o numero de tópicos e page-views, sempre que se faz um request, o servidor tem que o cumprir acessando HDs, carregando os dados em memoria e fornecendo-os (bandwith) a quem os pediu.


Como disse, estou disponível para ajudar conforme sempre fiz naquilo que pude e de forma livre, espontânea e incondicional qualquer que seja a vossa (/nossa) decisão, voces da Admin que sao da velha guarda sabem que sempre vesti a camisola do forum e procurei apoia-lo em todas as fases :smt023

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

06 Abr 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Safado Escreveu:
..
Obviamente, conforme o Padrinho diz, a "palha" carrega no servidor: é muito facil fazer as contas... basta olhar para o numero de tópicos e page-views, sempre que se faz um request, o servidor tem que o cumprir acessando HDs, carregando os dados em memoria e fornecendo-os (bandwith) a quem os pediu.
...


Como disse, não sou técnico de informática e admito que possa haver razões que eu não domino para a necessidade de "upar" o servidor periodicamente, aquilo que disse foi: as fotos não estão alojadas no servidor, mas apenas as url's.

De qualquer modo, e admitindo que possa haver quem não ache a mínima graça aos tópicos de fotos e outros, creio que uma das grandes mais valias do fórum é a sua diversidade de temas. Limitá-lo a apenas um fórum em que apenas se falasse "daquilo que mais gostamos de fazer" com as nossas queridas, seria torná-lo mais pobre.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

06 Abr 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 830 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 56  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Chumbo, eros1999, picha_de_axo e 176 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal