Data/Hora: 28 Mar 2024

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina 
Autor Mensagem
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Para quem queira perceber um pouco melhor as teias em que os nossos clubes, todos sem excepção, foram enredados, deixo aqui este link, que sendo de um blogue sportinguista, para o caso é indiferente, uma vez que o assunto é transversal a todos os clubes.

Vale a pena ler o extenso dossier publicado no Diário de Notícias, que curiosamente pouco impacto teve na restante comunicação social, vá lá saber-se porquê. :-k

Para perceberem um pouco melhor do que estou a falar, seguem abaixo algumas imagens publicadas no extenso artigo que está no link que deixei:

ImagemImagemImagem

No blogue poderão encontrar muito mais matéria, além de ser mais fácil a leitura das imagens que postei. Apenas as postei para terem uma ideia da profundidade com que o tema é abordado.

Da leitura deste artigo, só há uma conclusão possível: os nossos clubes estão atolados até ao pescoço em negócios opacos. A bem da transparência espero sinceramente que este tipo de fundos seja, tão cedo quanto possível, proibido e se houver negócios em que se comprove que houve dolo para os clubes, os responsáveis sejam chamados à justiça, coisa que duvido algum dia venha a acontecer.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

22 Jul 2014

 
 
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Sim, o dolo é das coisas mais difíceis de provar, ainda para mais nesta teia.

Eu não espero que seja regulado. Espero que seja liminarmente proibido. Os passes dos jogadores deverão ser sempre 100% dos clubes. Essa palavra, "regulação", será música para os ouvidos dos mafiosos que gravitam em torno do futebol.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

22 Jul 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Sim, sim Matic, os fundos têm sido fantásticos para o futebol português, sobretudo para nossa selecção, com um campo de recrutamento cada vez maior. Aliás, os fundos, têm sobretudo o objectivo de promover o futebol dos países onde "atacam". :---) :-"

Aliás, a razia a que se assiste no Benfica é um bom exemplo das virtudes dos fundos. :-"

Mantenho o que escrevi: não quero fundos para nada. Cada clube que compre conforme as suas posses, e se não tiver posses, faça o trabalho de casa: forme jogadores.

Meu caro, eu quero que os jogadores do Sporting sejam do Sporting e ponto. Se alguém quiser lucrar com o negócio do futebol, que entre nas SAD's e invista. Aproveitarem-se da debilidade financeira de alguns clubes para realizarem mais-valias chorudas, sem terem contribuído em nada para ordenados e investimento desportivo num jogador, limitando-se a especular com percentagens de passes de jogadores, [-X .

Para mim, antes de negócio, futebol é paixão. A última coisa que quero é que se torne num negócio de entreposto de jogadores.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

22 Jul 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Pois, mas o que ganham os clubes com as selecções? Podes ter razão, mas estás a ser demasiado romântico e pouco pragmático com o futebol.

Os clubes têm de ganhar. Só com jogadores da formação não chegam lá. Vê bem o teu clube.

Quantos jogadores da selecção tens a jogar em Portugal? É que esse romantismo que tens depois não é visível do ponto de vista da lealdade dos jogadores formados.

Vê bem os dois jogadores do Benfica que não quiseram assinar contrato profissional e foram embora para Inglaterra procurar o Manutd e o city para assinarem contrato profissional. Onde está a lealdade?

A formação vs fundos é pertinente, mas não resolves apenas com proibição de fundos. Há que proteger mais ainda os clubes formadores, senão deixamos de estar em 5º do ranking de clubes e passamos para 10º.

Puxa 15 anos atrás e vê o futebol português. Vê agora como estamos a nível de competitividade de clubes.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

22 Jul 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
O Matic tem razão...

O que seria dos principais clubes portugueses sem os fundos?

O Vieira é que disse que queria acabar com eles, mas agora está a ver-se a precipitação dessas afirmações...

O que há é que torna-los mais transparentes, nem que se tenha que arranjar legislação própria...

Como diz e bem o nosso moderador, estes fundos tornaram o futebol português mais competitivo, nomeadamente a nível internacional!


Editado pela última vez por rodado em 22 Jul 2014.
22 Jul 2014
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Ago 2011
Mensagens: 9537
Localização: Por entre as gotas de chuva
Positivos
80
Neutros
11
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
o jorge mendes explica como se faz é so perguntar a este homem da colecção das mil gravatas
:-"

_________________
se ao nascer eu soubesse, que te ia encontrar,
tinha nascido a sorrir e não a chorar!!!

22 Jul 2014
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Eu acho que já deveria existir um negócio tipo "Rent-a-Player".
Uma equipa tinha um problema, tipo lesão de um defesa, alugava um por 1 mês.
Tinha um avançado com problemas disciplinares (tipo mordidelas ou outro) alugava outro por 3 meses.
Criavam um site tipo "Portal das Bolas" onde estavam descritas as características de cada um e o preço ao dia.

27 Jul 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jan 2008
Mensagens: 6402
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Para ver que estes fundos até são úteis para os nossos descapedalizados, veja-se o seguinte exemplo:

O Porto comprou o passe do jogador Brahimi por 6,5 milhões, na mesma semana, para atacar de novo o mercado ou apenas por razões de tesouraria, vendeu 80% do seu passe a um fundo, Doyen Sport, por 5 milhões...

Com o opção de recompra a qualquer momernto...

Agora o que me motiva algumas dúvidas e reservas é a composição desses fundos, mas têm muita utilidade, como se vê pelo exemplo que reportei!

27 Jul 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Rodado, tu acrerditas no Pai Natal? :lol:

Então tu achas que o fundo que comprou os 80% do Brahimi deixou a opção de recompra em aberto sem meter nada ao bolso? Conheces o clausulado todo do contrato? Bem, para já vamos a um pouco de aritmética:

- O FCP pagou 6,5k e vendeu 80% do passe por 5k. Hmmmm, espera lá, 80% de 6,5k, dá 5,2k. Ups, em 3 dias o FCP desvalorizou o passe em 200.000 euros? Ganda negócio, sim senhor. Vivam os fundos! :smt005

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

27 Jul 2014
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jun 2013
Mensagens: 8003
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
O q se deve ter passado é q o FCP não deve andar em nadar em dinheiro e a venda dos 80% por 5M foi uma espécie de empréstimo bancário, sendo os 200 mil euros os juros! Os bancos tb não emprestam sem juros! Ah e sou portista :smt003

27 Jul 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
É uma possibilidade. Agora vamos ver quando é que vai pagar mais na futura recompra se ela algum dia existir. Para já, o que sabemos é que pagou um juro de 4% à cabeça.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

27 Jul 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Não me parece um mau negócio para o Porto.

Se formos a ver o Porto também pagou 2 milhões pelo Tello e não tem nenhuma percentagem dele, foi só pelo empréstimo.

Neste caso do brahimi, o Porto pagou 1,5 milhões por 20% do jogador e mais os direitos desportivos.

Dependendo do valor da opção de compra pode até ser um muito bom negócio.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

27 Jul 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Mai 2008
Mensagens: 6780
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Matic Escreveu:
...
Dependendo do valor da opção de compra pode até ser um muito bom negócio.


Esta tua frase diz tudo. Sobre esse valor nada sabemos.

_________________
O cérebro é o meu segundo órgão favorito. (Woody Allen)

27 Jul 2014
Diamante
Avatar do Utilizador

Registado: 15 Mai 2013
Mensagens: 11741
Localização: À procura delas
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Marsapio Escreveu:
É uma possibilidade. Agora vamos ver quando é que vai pagar mais na futura recompra se ela algum dia existir. Para já, o que sabemos é que pagou um juro de 4% à cabeça.

Estás a fazer as contas como se fosse um empréstimo. A meu ver estás a ver mal.

Para mim o negócio foi como eu disse antes:
Fundo compra 80% dos direitos económicos por 5 milhões
Porto compra 20% dos direitos económicos, mais a totalidade dos direitos desportivos por 1,5 milhões.

O que não sabemos:
Valor opção de compra/recompra dos 80%
O que acontece se algum clube oferecer 15 milhões ou 20 milhões pelo jogador? (Presumo que a resposta às 2 questões seja a mesma. O Porto é obrigado a cobrir a oferta ou o jogador saí, mas a preferência é do Porto).

Ou seja, acho que não há opção de compra fixada (por isso o valor não foi divulgado), mas sim uma opção de compra em caso de oferta e o fundo queira aceitar a mesma.

_________________
Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.

27 Jul 2014
Putanheiro5

Registado: 10 Jul 2014
Mensagens: 187
Localização: Açores
Positivos
11
Neutros
13
Negativos
7



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: "Fundos no futebol": o que já se sabia, o que se suspeitava, o que nem sequer se imagina
Isto onde há €€€, há sempre esquemas. E os fundos são mais uma forma de alguns enriquecerem à custa do futebol.
E os clubes que não têm condições financeiras para a sua ambição, como os portugueses, estão a ficar "presos" aos fundos.

Tem uma reportagem francesa que investigou os fundos no futebol:
https://www.youtube.com/watch?v=yy6Nxjt-roU

Ou com legendas e falando apenas do caso do Mangala (que também foi comprado pelo grupo Doyen):
http://rutube.ru/video/79a1d89e78de1381386a09ad731333a5/?ref=logo

27 Jul 2014
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 79 visitantes


Ferramentas Rápidas:
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal