Já andava para escrever isto faz tempo. É capaz de ser útil a muitos confrades.
Há uns meses, um amigo recomendou-me um miúda que completava a sua actividade profissional com uns,
let's say números artísticos 
. Esse amigo, que ainda por cima tem um gosto parecido com o meu, dizia maravilhas pelo que fiquei num dilema...
Não sou muito de Motéis. Se for visto no Sheraton por alguem conhecido(a), lembro-me assim de repente de meia dúzia de justificações plausíveis

. Se for visto num Motel espero por uma inspiração divina na hora de justificar a coisa !! Assim de momento não me lembro de nadinha !!

Lá ponderei os prós e os contras (é a tal gestão do risco), e decidi avançar... (um gajo começa a deixar descair o "centro de decisão" e está tudo perdido...)
Vi os sites dos Móteis, visitei os fóruns mas informação é quase nula. Ainda ninguém havia tido a gentileza de escrever sobre um Motel...
Pois bem cá fica ao estilo trip advisor / Condé Nast um TD ao Flamingo, que foi o escolhido para esta incursão.
O Flamingo tem um fácil acesso, fica ali junto à saída de Perafita da A28, não muito longe da Ikea (ai a uns 2 kms, só para situar). (Eu preferia que fosse no meio do monte, lá para S. Pedro da Cova ! hehehe)
Tem um mapa no site
http://www.abcflamingo.pt/E então lá fui eu, arranjei uma desculpa esfarrapada de
um-jantar-com-não-sei-bem-quem

, e lá me encontrei com a miúda (uma agradabilíssima surpresa) e lá fomos em direcção ao dito cujo...
Era de noite, e chegado ao local o primeiro impacto foi bem positivo. Uma iluminação muito bem conseguída, assim ao estilo f
our seasons, com luzinhas por todo o lado ! Aquilo parecia a pista de um aeroporto, tudo a ver com a miúda que levava que era um grande avião ! (ok, piada óbvia, eu já sei !)
Lá apontei o

para a pista, e parei junto à máquina dos ticket's. Já tinha visto o site, e achei piada à suite New York, pelo que olhei para a máquina dos tickets. A dita cuja tem um display lcd com as fotos das suites e apenas dois botões. Um para ir rodando a suite e outro para seleccionar quando encontrarmos o que queremos.
E aqui talvez a nota mais negativa - o tipico xico-espertismo nacional!

Não é que o primeira suite, aquela que aparece logo de início é uma xpto especial de corrida que custa 85€ em vez dos 45€... Pois um rapaz chega ali, todo acelerado, com a miúda ao lado toda descascada...A probabilidade de carregar no botão errado (um gajo está cheio de pressa e meio estrábico - um olho na máquina e outro nas pernas da miúda !) é elevada, e tal acontecendo. Zás, levas com a suite de 85€. Quem é que vai ter lata de dizer "ó menina, não era isto que queria, troque sff"?? Ninguém !
Fica o aviso para os mais incautos. Stresso com estas espertices saloias.
Até aposto que estas suites xpto, para um primeiro visitante, tem um taxa de ocupação do caraças !!
Não caí na esparrela (porque calhou), e siga para a "suite". Aparentemente são 50 suites, 25 de cada lado... A minha era "do-lado-de-lá", lá fui eu e estacionei na garage! É giro porque o portão eléctrico já está aberto, não há que enganar e mal se entra, fecha-se tipo "fecha-te sésamo, daqui já não sais".
Ora bem, ali no recato da garagem, ainda dentro da viatura, começaram a ocorrer actos estranhos - que não interessam nada para o caso - até que eu pensei: "foda-se mas eu estou a pagar um quarto!!" e siga escada acima !
Chegado ao quarto, e eis que de facto aquilo tem bom aspecto, vamos por partes:
Pontos Positivos:
- look muito simpático, de forma global
- wc impecável, com várias opções de duche
- toalhas de qualidade e em quantidade suficiente
- limpeza / higiene global
- uma enorme banheira jacuzzi (só não percebi os 25€ adiccionais ! não pode ser da água, deve ser do aumento do tempo médio de utilização para quem a utilizar - ninguém fica as 12 horas !!! Estou a ir na onda do Freakonomics)
- preços aceitáveis nos "produtos" room-service
Pontos a melhorar
-
raisparta lá para os led's azuis no tecto! Mais parece a suite
tunning, em vez de new york !
- falta um reóstato, só custa dois euros, é que deu uma trabalheira encontrar a luminosidade correcta.
- e que tal uma ligação para o Ipod, ivete sangalo não tá com nada !! (ok, sou esquisito,
but in retail detail is everything 
)
- e um sofázito ?? Eu trocava pela banheira de Jacuzzi! Um sofá é ferramenta essencial para estas lides !!
- no projecto de arquitectura, podia-se ter feito algo mais pela privacidade, aquilo em hora de ponta deve dar cada molhada,

mas estou em crer que foi valorizado o número de suites... agora pouco ou nada a fazer... Estou mesmo a ver, "olha aquele ali não é o Pedro ?"
Relativamente ao room-service: olhei para a lista, olhei para a miúda e achei: "Vale a pena", encomendei um Moet que chegou em
frappe de qualidade, com gelo de máquina (dá sempre jeito

), e de colheita recente (vê-se pela vivacidade) Mas, mas... Quem é que comprou os flutes? Deve ser primo afastado do Salvador Dali ! Que raio de flutes todos cheios de curvas ! Acho que fariam boa parelhas com um Asti Gancia, nunca com Champagne... Grande falha...
Entretanto, e nas horas seguintes, centrei a atenção e os recursos mentais e físicos noutro
subject...
Pagamento à saída efectuado numa máquina-tipo-parque, que não aceita notas de 100€. É levar dinheiro trocado. Ninguém pediu BI, ou identificações, não vi ninguém (com a excepção do
velhinho-do-bmw-com-a-secretária que teve que esperar que eu metesse 6 notas na máquina, uma a uma)...
Numa altura de pico, uma máquina parece-me pouco (50 quartos, 2h / média, tudo a sair às 20h - é fazer as contas !! vai dar engarrafamento pela certa...)
Avaliação Global: francamente positiva, pelos 45€ de base é difícil exigir mais. Se na realidade forem mesmo 12h é muito melhor do que um ibis / novotel / etc, mesmo para pernoitar quando se está sozinho e de passagem (a senhora da contabilidade é que vai ficar com ideias erradas quando vir a factura, a marota). Contudo um pouco mais de atenção ao detalhe não ficará mal, (ok,eu sei que sou perfeccionista)... O único ponto francamente negativo é aquele xico-espertismo da suite dos 85€ aparecer em primeiro lugar no menú para enganar os papalvos...
Já agora: nem o amigo é forista nem a (excepcional) miúda em causa tem anúncio em lado algum (e já se
reformou).