Re: Casamento - Dicas e Testemunhos
Eu gostei da ideia deste tópico.
Já estou a ficar um bocado "antigo" (el tiempo pasa...
), mas considero estas questões ainda atuais - talvez já não tanto para mim, pessoalmente-, e acredito que sempre serão colocadas por milhões de indivíduos das novas gerações...
"exponham os vossos pensamentos mais filosóficos" :
Casamento? É para a vida ou está destinado ao fracasso? Estatisticamente, pelo menos metade dos casamentos vão dar em divórcio...mas
não é por um casamento ter chegado ao fim que tem de ser considerado um fracasso...se servir para o desenvolvimento pessoal de cada um, e não deixar traumas, terá sido uma experiência e vivência com princípio, meio e fim, com muito mais aspetos e momentos bons do que maus, que valerá recordar e que terá trazido aprendizagem.
("Don't cry because it came to an end, smile because it happened..."
)
Se ambos tiverem a noção de que
não somos feitos necessariamente para viver com a mesma pessoa toda a vida... se ambos tiverem dado uma boa parte do seu tempo por bem passado... se ambos tiverem tido sempre a noção de que
os sentimentos mudam, as pessoas evoluem, novos desejos e novos planos surgem, e estiverem preparados para seguir em frente com a sua própria vida...
Muitos casamentos que se mantêm e prolongam no tempo, esses sim conduzem a uma
sensação de fracasso de duas pessoas amarradas a uma relação, a um compromisso e a um contrato fracassados.
"Para que serve? Principalmente para fazer família?"Diferentemente do século XIX, hoje em dia
não é drama nenhum ter filhos fora de um casamento. Crianças que cresçam com pai e mãe que sempre viveram separados não têm trauma por causa da separação, nem estigma social devido a essa situação.
Por outro lado,
filhos de um casal que atravesse constantes ou frequentes conflitos e incompatibilidades vão carregar um trauma e sentir a sua personalidade marcada para sempre por isso. Sei do que falo.
"Faz bem ao homem? À mulher? Foi inventado para a mulher?"Sobre as origens e a génese da instituição do casamento e a sua história, e o seu papel em sociedades patriarcais, religiosas e vários etcs, já se escreveram e ainda se escreverão muitos estudos, livros e tratados. Sem querer ser redutor nem simplista, deixo uma recomendação ao alcance intelectual de todos nós,
Anatomia do desejo, de Simon Andreae, um comunicador de massas.
https://livros.c-grnd.com/product/anatomia-do-desejo/nos bons velhos tempos acreditava no casamento Eu sou dos tempos em que a história da Carochinha e do João Ratão já não acabava com ele caído no caldeirão, porque usava uma panela Silampos.
Nessa época o aço inoxidável passou a ser condição indispensável para muitos casamentos. Resistem à corrosão até hoje...(as panelas, não os casamentos...
)
https://www.silampos.pt/pt/"Hoje não imagino viver só com uma mulher. Mas... Quero muito ter filhos porque acho que isso me completaria como homem."
Agora lembrei-me de um depoimento de uma mulher, num livro de frases sobre relações e divórcios:
É bem verdade que cada vez que conheço um homem que acho interessante me ponho a pensar: 'Será este o homem que quero que leve os meus filhos a passear ao fim de semana?' Hoje em dia as mulheres com juízo não procuram um homem que lhes proponha uma relação para toda a vida (brrr...
). Querem
honestidade e estabilidade emocional e financeira.
E se ele lhe disser que é um putanheiro inveterado mas não estoura o orçamento todo nisso, algumas ficam a pensar "este até que é um homem interessante..."
Termino com a recomendação de um filme sobre o assunto: "Husbands and Wifes", de Woody Allen. Com ele e a futura ex-mulher, Mia Farrow.