Autor |
Mensagem |
james_tuga
Registado: 18 Jun 2008 Mensagens: 461
Positivos
10
Negativos
1
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 O amor é fodido
Freddo Escreveu: Há alguns artigos interessantes sobre o amor e a paixão, e aquilo que acontece no nosso cérebro.
Pelos vistos, o cérebro humano evoluiu para ajudar a propagação da nossa espécie, e temos nada mais que 3 circuitos diferentes que regem o amor. Existem, segundo os entendidos, três tipos de amor: o (1) sexual, o (2) romântico e o (3) estável. O amor "sexual" é o que faz homens e mulheres a quererem ter sexo. O "romantico" é aquilo que faz homens e mulheres focarem-se num único parceiro o tempo suficiente para procriarem, e o estável é aquilo que faz ficarem juntos o tempo suficiente para criarem os filhos.
Muitos de nós já tivemos um parceiro que passou por essas três fases - aquele sexo fabuloso que tivemos quando a conhecemos, o período romântico do namoro e casamento, e depois aquele período em que terminou a chama quando apareceram os filhos.
Também explica porque (na minha opinião) podemos ser felizes com um parceiro estável, mas sentirmos a necessidade de satisfazer as nossas carências sexuais com outros parceiros, amantes, GPs e afins. Talvez seja mais fácil para os homens viverem com essa dualidade porque as GPs tendem a ser femininas.
O amor fodido é o "romantico". É aquele que nos faz pensar nessa pessoa todos os dias. Ficamos eufóricos quando estamos com essa pessoa, e sentimos um vazio quando estamos sem ela. Não conseguimos ver falhas nessa pessoa, achamo-las perfeitas (hey there Mr. BOP!). Deixamos de querer apenas ter sexo, mas sentimos necessidade de falar, conhecer melhor e ligarmos emocionalmente com essa pessoa. Sentimos também ciumes. É uma situação de dependência e falta de controle.
Existe na minha opinião ruptura do amor estável ou qualquer tipo de amor quando há falta de respeito e abuso (psicologico, negligência, etc.) - aí requer uma coragem tremenda sair desse relacionamento especialmente quando há filhos envolvidos. Muito interessante... Acho que me enquadro nesta secção - "Também explica porque (na minha opinião) podemos ser felizes com um parceiro estável, mas sentirmos a necessidade de satisfazer as nossas carências sexuais com outros parceiros, amantes, GPs e afins." 
|
20 Out 2017 |
|
|
 |
Sarah Sweet
Registado: 20 Mar 2009 Mensagens: 8443 Localização: Somewhere inside the mirror...
|
 Re: O amor é fodido
[quote="RuiZ"]Excelente contributo Freddo. Verbaliza de forma estruturada e "científica" tudo aquilo que penso relativamente ao tema em questão. Quanto às palavras do james_tuga, acho confuso amar duas mulheres em simultâneo - se é que percebi bem as palavras. Aceito paixão ou desejo por duas mulheres (ou mais) em simultâneo, mas amor? Se procurei outra pessoa foi porque o tal "amor" a que me refiro mudou e passou a ser outro sentimento qualquer, e aquilo que me faz ficar é um contexto, é uma responsabilidade, é um conjunto de valores que me leva a sacrificar a minha felicidade em virtude de outros. Hoje em dia há demasiado chavões e ideias feitas que nos levam a generalizar situações, no fim do dia o que interessa são as decisões que tomamos e como conseguimos viver com elas, é essa a bagagem com que ficamos da vida.[/quote Muitas vezes confundimos o companheirismo de uma relação longa (o tal "somos uma boa equipa") com amor... A habituação (leia-se acomodação) a uma pessoa ou situação é algo muito complicado de desvincular... E muitas vezes por isto: 
|
20 Out 2017 |
|
 |
james_tuga
Positivos
10
Negativos
1
- Voyeur
|
Sarah Sweet Escreveu: james_tuga Escreveu: Se eu estivesse no lugar da pessoa relatada na história, racionalmente eu nunca seria a melhor opção! E atenção, nem me passa pela cabeça se ela teve alguma vez esse dilema ou não. Não faço ideia. Mas eu tinha e tenho a consciência que se alguma vez ela o teve, eu nunca seria a melhor opção. Afinal de contas era eu que levaria a maior bagagem para uma nova relação.
Esta é apenas e só a TUA visão... A dela poderia ser bem diferente... mas se matas a discussão com essa conclusão... Não não mato. Foi algo que interiorizei para mim, talvez como mecanismo de defesa para algo no futuro. Racionalidade sobre emoção. E posso estar completamente enganado... Acerca de tudo!
|
20 Out 2017 |
|
 |
james_tuga
Positivos
10
Negativos
1
- Voyeur
|
Sarah Sweet Escreveu: Muitas vezes confundimos o companheirismo de uma relação longa (o tal "somos uma boa equipa") com amor... A habituação (leia-se acomodação) a uma pessoa ou situação é algo muito complicado de desvincular... E muitas vezes por isto:  Se calhar tens muita razão naquilo que aqui dizes...
|
20 Out 2017 |
|
 |
Sarah Sweet
Registado: 20 Mar 2009 Mensagens: 8443 Localização: Somewhere inside the mirror...
|
|
20 Out 2017 |
|
 |
james_tuga
Positivos
10
Negativos
1
- Voyeur
|
Os a-Ha que me lembro são de quando tinha uns 6/7 anos! Cresci a ouvir U2, a-Ha, Duran Duran, Mike and the Mechanics, etc... Esta não conhecia. Obrigado.
|
20 Out 2017 |
|
 |
Sarah Sweet
|
james_tuga Escreveu: Sarah Sweet Escreveu: james_tuga Escreveu: Se eu estivesse no lugar da pessoa relatada na história, racionalmente eu nunca seria a melhor opção! E atenção, nem me passa pela cabeça se ela teve alguma vez esse dilema ou não. Não faço ideia. Mas eu tinha e tenho a consciência que se alguma vez ela o teve, eu nunca seria a melhor opção. Afinal de contas era eu que levaria a maior bagagem para uma nova relação.
Esta é apenas e só a TUA visão... A dela poderia ser bem diferente... mas se matas a discussão com essa conclusão... Não não mato. Foi algo que interiorizei para mim, talvez como mecanismo de defesa para algo no futuro. Racionalidade sobre emoção. E posso estar completamente enganado... Acerca de tudo! Aqui há algum tempo respondi assim a uma situação semelhente à sua...(depois adaptei para poema..lol) O lado negro do Racionalismo O Racionalismo tem este lado negro: Traz consigo o medo da mudança... Do desconhecido... E o comodismo... E este comodismo é auto-imposto... Pois por muito mal que se esteja, O EU racional embirra que é pelo melhor... E esta auto-flagelação é a maior dor de todas...
|
20 Out 2017 |
|
 |
james_tuga
Positivos
10
Negativos
1
- Voyeur
|
Sarah Sweet Escreveu: Aqui há algum tempo respondi assim a uma situação semelhente à sua...(depois adaptei para poema..lol) 1º - podes-me tratar por tu! Sarah Sweet Escreveu: O lado negro do Racionalismo
O Racionalismo tem este lado negro: Traz consigo o medo da mudança... Do desconhecido... E o comodismo... E este comodismo é auto-imposto... Pois por muito mal que se esteja, O EU racional embirra que é pelo melhor... E esta auto-flagelação é a maior dor de todas...
E não é que ficou muito bem... 
|
20 Out 2017 |
|
 |
Sarah Sweet
|
Lol..Eu sou de Letras Portanto (falsas modéstias à parte) sai-me naturalmente... O único "problema" é que quem domina a poetisa é o meu Dark Side... Só me saem atrocidades desse género... Tentei por diversas vezes escrever sobre "flores e borboletas",masssssss..... 
|
20 Out 2017 |
|
 |
james_tuga
Positivos
10
Negativos
1
- Voyeur
|
Sarah Sweet Escreveu: Lol..Eu sou de Letras Portanto (falsas modéstias à parte) sai-me naturalmente... O único "problema" é que quem domina a poetisa é o meu Dark Side... Só me saem atrocidades desse género... Tentei por diversas vezes escrever sobre "flores e borboletas",masssssss.....  Eu sou de engenharia, daí a minha racionalidade. 
|
20 Out 2017 |
|
 |
CaesarAugustus
Registado: 17 Ago 2017 Mensagens: 1191
Positivos
26
Neutros
9
Negativos
5
- Voyeur
|
O meu amor por ti é a soma de todas as forças 
_________________ Dinheiro, poder e sexo.
|
20 Out 2017 |
|
 |
Sarah Sweet
|
|
20 Out 2017 |
|
 |
Tinoni
Registado: 08 Out 2010 Mensagens: 11071
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
TD's nos últs 90 dias: 3
- Ajudando o Forum a Crescer
|
O good old Newton também se aplica aqui: 1) Todo corpo permanece em movimento retilíneo uniforme, a não ser que forças externas o obriguem a modificar sua trajetória (princípio da inércia). 2) A variação do movimento é diretamente proporcional à força motriz a que o corpo é submetido e se dá sempre na direção e no sentido da força resultante (lei fundamental do movimento). 3) A toda ação corresponde uma reação igual e contrária (princípio de ação e reação). ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
|
20 Out 2017 |
|
 |
Freddo
Registado: 06 Jan 2012 Mensagens: 846 Localização: Porto
Positivos
24
Negativos
1
- Voyeur
|
james_tuga Escreveu: Sarah Sweet Escreveu: Lol..Eu sou de Letras Portanto (falsas modéstias à parte) sai-me naturalmente... O único "problema" é que quem domina a poetisa é o meu Dark Side... Só me saem atrocidades desse género... Tentei por diversas vezes escrever sobre "flores e borboletas",masssssss.....  Eu sou de engenharia, daí a minha racionalidade.  Estou a ver que temos muitas coisas em comum.  Desde miúdo adorava a série Star Trek, em especial a personagem Spock - era de todos o que mais me identificava.
|
20 Out 2017 |
|
 |
Freddo
Registado: 06 Jan 2012 Mensagens: 846 Localização: Porto
Positivos
24
Negativos
1
- Voyeur
|
Sarah Sweet Escreveu: Aqui há algum tempo respondi assim a uma situação semelhente à sua...(depois adaptei para poema..lol)
O lado negro do Racionalismo
O Racionalismo tem este lado negro: Traz consigo o medo da mudança... Do desconhecido... E o comodismo... E este comodismo é auto-imposto... Pois por muito mal que se esteja, O EU racional embirra que é pelo melhor... E esta auto-flagelação é a maior dor de todas... Tenho a certeza que a pessoa a quem enviaste a versão inicial apreciou muito as tuas palavras... 
|
20 Out 2017 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|