Re: Trabalhadore(a)s do sexo e o HIV
Caros confrades (putanheiros portanto

),
pensamentos como
Citar:
"...Claro que é possível acontecer, mas é muito mais provável sermos atropelados - e não deixamos de atravessar a rua..."
ou malta que por outros tópicos aqui no tasco fala nos perigos (ou pouco perigo) do oral sem proteção e ate' tem links para estudos feitos nos EUA e Espanha (mais recente); malta, vocês estão todos a correr o erro de perspectiva.

Vamos por partes:
A)
O estudo que deu origem a este tópico,
esta' errado quando tenta comparar dados que por metodologias diferentes, não pode comparar nem dar a entender tal comparação (basta ler os meus anteriores comentários e os do gpgrelo para se perceber).
A noticia decorrente do estudo revela que apresentar
MAL os dados (culpa da Instituição), leva a que pessoas menos habituadas a estas questões (jornalistas) publiquem coisas que levam ao engano da malta toda. (culpa dos jornalistas)
B)
Os estudos (alguns americanos e espanhol) citados pela malta aqui no tasco, no que concerne ao sexo oral desprotegido,
induz uma falsa sensação de segurança a quem pratica tal coisa. Ha' conclusões num desses estudos altamente criticável (ja' descrito por mim numa mensagem anterior). Alem disso, também já referi que esses estudos são muito "localizados" e têm o relaxe de muitas variáveis (esse relaxe também e' criticável). Alem disso, aquilo da-nos o que? uma probabilidade? e como convertem isso em risco de, dado um bico ou um minete sem protecção, qual o risco de apanhar HIV?
A informação contida numa probabilidade
não e' tanta como a malta aqui imagina

, isso e' erro +- grave na interpretação e significado a dar ao numero. (e imaginar que ja' se perderam muitos milhões de dollars/euros por este tipo de erro...

)
C)
Adicionar complexidade a um problema (aqui o do sexo oral sem), frequentemente querendo comparar probabilidades como atravessar a rua, ou andar carro ou de avião e ter um acidente, e' altamente contraproducente. Em
nenhum estudo que envolva estatística,
nunca, repito
nunca se se vai buscar outras probabilidades de outros assuntos para justificar as que obtemos (ja' disse nunca?

). E se virem algum estudo, alguma conclusão, algum tipo de argumento deste tipo (no meio cientifico), desconfiem logo do que eles estão a fazer.
A + B + C = D
D)
Nota1: a empresa serve apenas como exemplo ao boneco que quero apresentar, poderia ser outra empresa...Nota 2: não partilho deste tipo de pensamento/raciocínio pois acho mal feitoQuer dizer, ha' por ai malta que se borra todo de andar de avião, então (para utilizar o mesmo/similar raciocínio de muita malta), vejamos:
Quantos acidentes teve a Companhia aérea portuguesa nos últimos 10 anos no transporte de passageiros? ja' transportou milhões, e quantos morreram por desastre aéreo? Se formos a pôr assim as coisas (comparar sexo oral sem borracha com andar de avião), a probabilidade de se morrer por andar de avião e' muito menor do que apanhar HIV por sexo desprotegido. Logo, porque ha' malta que se borra em andar de avião, mas acha que e' natural minetar e levar belos bicos ao natural das GPs? Isto não parece um contrasenso?
Alguém sabe a resposta? Eu sou amigo e dou

, e' porque se da' valores (representação mental) diferentes a' probabilidade, de acordo com as nossas vontades desejos, de acordo com os nossos medos, enfim de acordo com as nossas escolhas pessoais (a nossa função de utilidade). O humano não e' puramente lógico (muito pelo contrario), as vezes (muitas vezes) nem nos percebemos, e hoje e' alhos amanha bugalhos; dai o cairmos muitas vezes (demasiadas) em erros de raciocino como este exemplo.
Conclusão: O estudo que deu origem a este tópico esta' errado no que se propõe (comparar realidades dos países), e ainda causa mais confusão na cabeça da malta, ja' de si confusa com os outros variados estudos, estas probabilidades, estes riscos (relativos), estas ideias mal formuladas com base em interpretações erradas dos dados.
Cump