Ó Confrade Kwacha, é óbvio que quando me referi a esquecido e negligenciado, o fazia em relação a uma eventual intervenção de segurança (podia ser sob a égide da ONU... até pq me parece que o principal móbil da criação desta organização no pós-Holocausto, foi o evitar genocídios destes... mas claro falhou no Cambodja, falhou aqui e tem falhado em muito lado...

) que tivesse poupado muitas milhares de vidas entre as 800 mil que pereceram durante os 100 dias desta campanha de terror (o próprio Clinton, à altura Presidente, veio-o mais tarde dizer...)!

Mas lá está, não havia qualquer interesse americano (ou ocidental, pois diga-se que o resto das potências como o Reino Unido, a França, ou a própria Bélgica que tinha sido ali o colonizador, etc, tb manifestaram pouca ou nenhuma vontade de fazer algo substantivo por ali naquela altura...) de relevo na região e portanto...
Portanto, eu refiro-me a este tipo de esquecimento, não a outros!
Eu adoro ir aos EUA (estive lá em Agosto passado de férias, em Nova Iorque e Miami; e regressei em Novembro quando fui ao Texas em trabalho, por ex), e de facto, aquela é a "terra das oportunidades"!

Não concordo com alguma legislação e alguns "costumes" que eles lá têm, mas não sou americano e portanto não tenho nada com isso.

(Verdade seja dita, temos sempre alguns aspectos com que concordámos ou não, com que nos identificámos mais ou menos, e isto seja nos EUA , na China, no Brasil ou aqui na Europa e no nosso "Cantinho", por isso)!

Dito isto, não me considero nem louco por qq "americanice", nem anti-americano por natureza. Estou, como devemos estar na maior parte das vezes, no meio termo!

Mas o que é certo, a rapidez em descobrir "pseudo bombas" no Iraque para ali intervir "ao cheiro" do petróleo (hj em dia o país é que é um verdadeiro "barril de pólvora"

), ou a extrema vontade de avançar para o Vietname (de onde depois fugiram e mais tarde admitiram o grotesco erro

) ou para a Coreia ainda hj a Península se encontra dilacerada em 2... e acreditem o paralelo 38 é um dos locais mais sombrios que podem imaginar...

) para pretensamente os livrar do "fantasma do Comunismo"...

, e isto para não falar da enorme (ir)responsabilidade que o Pentágono (Nixon e Kissinger principalmente pq arquitectaram o intenso bombardeamento do pacífico e bonito Cambodja - sem qq razão mas com a desculpa de ali se esconderem vietcongs - para mostrar aos norte vietnamitas o que eles podiam fazer..., e se o 1º caiu com o Watergate, o 2º foi
Nobel da Paz...) teve na ascenção de Pol Pot e dos seus Khmers vermelhos que chacinaram cerca de 2 milhões de pessoas e destruíram o mais avançado, democrático e agradável país do Sudeste asiático da altura, o Cambodja (diz-se então que a mais encantadora cidade daquela região era sem dúvida alguma, Phnom Penh)! Tudo isto contrasta com inércia quando o regime Khmer comunista levava a cabo o genocídio de 1/4 da população cambojana, quando os hutus chacinaram 800 mil tutsis no Ruanda em 1994, quando os Senhores da guerra na Libéria ou na Serra Leoa, cometiam as maiores das atrocidades (até canibalismo de jovens rapazes...

) com as armas norte americanas e ocidentais pagam com "diamantes de sangue", por ex! Da Síria à Bósnia, da Rep. Democrática do Congo à Birmánia, do Mali ao Afeganistão aquando da invasão soviética, existem muitos e variados exemplos de conveniente "fechar os olhos" por parte dos norte-americanos e não só! Pois, na minha opinião, nisto não há amigos, há é interesses!
Sim, considero preocupante a crescente islamização da "África Negra" (e não pela religião em si, é claro, pois o Corão nunca incentiva à violência por ex), e do que poderá ser feito para mobilizar milhões de africanos para um determinado propósito (diga-se de passagem, que com certeza não será preciso muito para isso acontecer, dadas as - miseráveis - circunstâncias de muitos...

)! Isto aliado a algum tipo de ressentimento pelo Ocidente (e nomeadamente pelas antigas potências coloniais), e às cisões que a maior parte destes países têm no seu âmago (o Ruanda é apenas um exemplo disso, pois países como a Nigéria, o Sudão, o Mali, a Rep. Centro Africana, etc... têm um tecido social muito frágil) pode "libertar o inferno" sob a forma de um Continente, de uma região e/ou de toda uma "nação" - a Islâmica de mais de mil milhões de crentes que se estende desde o Magrebe até à Indonésia em pleno extremo oriente!

Ora, isto é o que eu chamo de literalmente andar a brincar com o fogo...
Nesta sociedade de informação, tb há uma grande percentagem de pessoas que "querem lá saber"...

algumas delas nem sabem o que é o Ruanda, onde este fica ou o que lá aconteceu ainda (só) há 20 anos atrás...

(e infelizmente acho que é uma grande maioria..

Mas quem é, e criticar a Merkel já sabem eles...

)!
Nota: Volto a afirmar que não tenho qq ressentimento para com os EUA e os americanos (na verdade a minha cidade favorita é mesmo Nova Iorque), e gosto mesmo de muito dos aspectos da sua cultura (ou miscelânea de culturas como gosto mais de nomear). Aliás, não são só os americanos os culpados (se bem com um maior grau de responsabilidade), mas tb podia nomear outros povos como os britânicos, franceses, belgas, alemães, italianos, canadianos, australianos, chineses, sul africanos, etc...