Lorde Baelish Escreveu:
gup Escreveu:
Mas continuo a achar, como já disse algures, que implementar um sistema que permita, de forma rápida e automática, aferir da credibilidade dum forista, poderia ajudar bastante.
Já vi disso em fóruns de putanhice estrangeiros.
Oh Gup...e como é que se faria isso?
Como se faz não sei, mas pressuponho que existem softwares de fórums que fazem a coisa automaticamente!
Eu já vi isso em 2 fóruns, um escrito em inglês (mas não lembro qual) e o outro tenho quase a certeza que é o maior fórum deste género da Argentina!
Assim de relance pareceu-me simples de utilizar pelos confrades e pareceu-me que pode ajudar a evitar certos tipos de situações.
Julgo que era assim:
Os nicks (nos posts) têm 3 ou 4 estatísticas à frente ou por baixo!
Duas delas são quantos confrades aprovam aquele confrade (

) e quantos desaprovam (

).
As outras estatisticas não me lembro, mas julgo que uma delas é (ou seria interessante que fosse) o número de desbravamentos.
Voltando às duas principais, exemplo:
"Gupinho 123

/ 12

"
Isto é, 123 confrades acham que o meu primo mais pequeno é de confiança e 12 acham que não!
Funcionamento:
Eu vejo o Td dum confrade sobre uma certa menina. Eu conheço a menina e acho que o TD é real, logo aprovo aquele confrade! Clico no botão de aprovação e já está!
E pronto! Automaticamente é acrescido um voto de confiança àquele confrade, e isso estará sempre visível junto ao nick dele, nos posts!
Só voto uma vez nele.
Se por acaso, mais tarde eu vejo outro TD desse confrade que me parece nitidamente falso, mudo o voto e pronto! Passou a ter mais um voto de desonfiança e menos um de confiança!
E todos fazem o mesmo.
Depois basta esperar que o acumular de votações revele uma tendência.
Se eu vejo Um TD do "Xoxocapic 3

/ 321

" eu parto do principio de que aquele TD deve ser falso, pois somente 3 confrades dizem que aquele confrade é de confiança e 321 dizem que não é.
Assim, no momento em que se lê um TD, percebe-se logo automaticamente que tipo de confrade é que o postou, sem ter de puxar pela memória ou ir verificar os ultimos TD's desse confrade.
É um sistema que obviamente não é perfeito, mas é melhor que nada.
Os votos são anónimos!
Por exemplo, ninguém teria medo de aprovar um confrade que anda a ser perseguido por um grupo unido de 4 ou 5, e ninguém teria medo de desaprovar alguém que goste de entar em guerras verbais e que costuma ser apoiado pelos mesmos 4 ou 5.
Assim todos podem votar conscientemente, de forma segura, sem medo de represálias verbais.
Neste fórum, se um iniciado posta um TD que não vá de encontro à opinião de somente 2 graduados, e eles lhe cascam forte e feio por isso, eu por exemplo, mesmo que concorde com esse iniciado e se acho que aqueles 2 graduados estão a ser tendenciosos (por exemplo, favorecendo, em demasia e exageradamente, uma determinada GP sem, no entanto, o serviço dela o merecer), deixo-me estar caladinho. Deixo as confusões para os outros. Tenho mais que fazer que me meter em guerras do fórum.
Mas se existisse um sistema assim, o que eu faria era simples... voto de confiança no tal iniciado e 2 votos de desconfiança para cada um dos graduados.
Assunto resolvido e ponto final.
Não me meteria em guerra nenhuma, mas não deixava de dar o meu contributo para que fosse feita alguma justiça segundo a miha opinião.
Com o acumular de votos de confiança e de desconfiança, vai-se percebendo qual será de facto a atitude daquele confrade.
E não seriam 5 ou 10 pessoas a perseguirem um confrade que fariam diferença, no meio de centenas de votações.
Isto obviamente não se aplica só aos TD's. Se um confrade andasse a incendiar os tópicos todos, também poderia receber votos de desconfiança, como forma dos outros confrades desaprovarem a sua conduta.
Este sistema julgo que também funciona como elemento dissuasor.
Um confrade que começasse a ter a credibilidade demasiado posta em causa poderia começar a rever o seu comportamento e a ter mais cuidado no que postava.
E de pouco serviria por exemplo criar um ou dois nicks falsos para se auto-apoiar numa determinada questão num determinado tópico, pois seria a força dos números que acabariam por ser mais relevantes para os outros confrades, e não o número de posts a concordarem com ele.
Este é um sistema que se baseia na credibilidade dos confrades.
Não nas suas capacidades literárias, líricas ou poéticas, ou na sua capacidade de aguentar ou fomentar conflitos verbais, ou no número de aliados beligerantes que possui.
É mais do estilo... se falas verdade estás aprovado, se andas a inventar put* que te pariu!
E num sistema assim todos podem contribuir para o sitema de forma simples, automática e sem medo de retaliações!
Eu vi isto em outros fórums e, sem analisar profundamente, pareceu-me uma ideia interessante!
Talvez a analisar melhor para o caso de me ter escapado alguma coisa!