ADM / MOD - Opinião Crítica
Autor |
Mensagem |
PecadoZinho
Registado: 14 Mai 2019 Mensagens: 261
Positivos
18
Neutros
1
Negativos
6
TD's nos últs 90 dias: 7
- Expert
|
 ADM / MOD - Opinião Crítica
myseLFFF Escreveu: Já agora também aproveito para comentar.
Já ando por aqui há alguns anos e, tal como referido, noto que a Administração tem vindo a adotar uma postura cada vez mais restritiva. Não falo apenas por mim: vejo que vários foristas têm os seus contributos limitados ou até removidos sem grande explicação, o que naturalmente desanima qualquer tentativa de participação.
Concordo que quem está cá há mais tempo deveria ter um papel mais ativo na partilha, mas isso só é possível se sentirmos que há abertura e liberdade mínima para o fazer. Caso contrário, o risco é transformar este espaço numa vitrine para poucos, em vez de numa comunidade viva e dinâmica.
Talvez até este comentário não seja aceite — veremos — mas fica o registo da minha opinião sincera Gostaria de apoiar o Meat88 e myseLFFF, e ao mesmo tempo apoiar a dedicação do Admin ao trabalho. Uma pequena recalibração da política de limpeza rigorosa pode ser implementada (também já passei por algumas limpezas demasiado rigorosas), mas, no geral, sem uma supervisão editorial firme, este fórum estará condenado. MOD: pode limpar este post 
|
20 Ago 2025 |
|
|
 |
SpaceGhost
Registado: 05 Jan 2011 Mensagens: 695
Positivos
104
Neutros
9
Negativos
12
TD's nos últs 90 dias: 18
- Catedrático
|
 Re: ADM / MOD - Opinião Crítica
A política de limpeza é claramente necessária e parece-me preferível rigor a mais do que a menos. Um equilíbrio seria desejável mas é difícil e nunca será consensual.
O que me parece particularmente frustrante é quando ficamos sem saber o motivo da eliminação de determinado comentário. Por vezes o motivo será óbvio para o ADM/MOD mas o user não faz ideia do que se passou. O ideal seria uma comunicação com informação sobre qual a regra quebrada, para que o user tivesse noção do que está em causa. Mas talvez isto seja difícil ou mesmo impossível dado o volume de limpezas diário.
Dito isto, os tópicos de TDs são exclusivamente para TDs, esclarecimentos e informação pertinente sobre as GPs. Tudo o resto (bocas, desentendimentos entre users, este comentário, futebol, etc.) é eliminado (podendo demorar segundos ou dias)
|
20 Ago 2025 |
|
 |
Rui Matos
Registado: 16 Mar 2022 Mensagens: 95
Positivos
16
Neutros
3
Negativos
3
TD's nos últs 90 dias: 6
- Expert
|
SpaceGhost Escreveu: O ideal seria uma comunicação com informação sobre qual a regra quebrada, para que o user tivesse noção do que está em causa. Mas talvez isto seja difícil ou mesmo impossível dado o volume de limpezas diário.
Por acaso há uma comunicação feita por email, mas por vezes mal justificada, na qual fazem à partida, uma assunção de que o forista tem uma agenda negativa e não é bem assim. Antes de assumirem isso, poderiam ir ler o que esse forista têm escrito e perceberem muitos foristas querem é proteger e avisar os outros de más experiencias e de engodos, assim como querem aconselhar irem a acompanhantes profissionais de qualidade, para que no final esse dinheiro que para muitos custou ganhá-lo é bem gasto e recebido por quem mais merece.
|
20 Ago 2025 |
|
 |
Jorge Cluuni
Registado: 09 Abr 2011 Mensagens: 1561
|
Sem qualquer problema de dar o peito ás balas, aqui vos escrevo. SpaceGhost Escreveu: Dito isto, os tópicos de TDs são exclusivamente para TDs, esclarecimentos e informação pertinente sobre as GPs. Tudo o resto (bocas, desentendimentos entre users, este comentário, futebol, etc.) é eliminado (podendo demorar segundos ou dias) Voilá! Exclusivamente para TDs - 100% correto Esclarecimentos e informação pertinente - Sim, mas mesmo essa pode por vezes não garantir o seu interesse em se manter online. Mas o que é espantoso é que são precisamente foristas experientes que se esquecem desta linha orientadora que a ADM/MOD decidiu adotar desde há longo tempo a esta parte. Não são regras e nem precisam estar escritas. E mal seria com o trabalho diário que tem que ser feito neste fórum, se andasse a esclarecer cada forista que se sente ofendido porque um post seu foi removido. Omitir TDs quando se sabe que garantidamente vão ficar online e vir argumentar que não os colocam porque os posts são removidos, simplesmente não é sério. A evitar postar então evitem os comentários que sabem que à partida serão removidos. Agora justificar a não participação com a omissão de TDs, não faz qualquer sentido. A limpeza dos tópicos de TDs já foi mais que explicada. Pretende-se ter TDs para fácil e rápida leitura. A periodicidade com que é feita a limpeza, depende da disponibilidade dos moderadores. Mas dirão, podiam então deixar mais uns dias online. Sim, podíamos, mas com prejuízo próprio de acumularmos trabalho que terá que ser sempre feito. Recordo-vos que o fórum tem muitas outras áreas em que a moderação praticamente não interfere. Tem até áreas como Task Lists completamente desvirtuadas do seu propósito e que em 48h se tornam obsoloetas de informação, e onde vos é permitido discutir o que quiserem. mas é precisamente nos tópicos de TDs que todos querem escrever as suas opiniões. Maldita moderação, caramba... Estamos a estudar a criação de áreas de conversação aberta sobre GPs. Este assunto está fresco num tópico sobre novas ideias para a ADM. É participarem. Têm lá ido? Ajudar com mais ideias e opiniões, que vos possibilitem terem mais áreas de livre discussão? Última consideração para vos dar um exemplo de má utilização de um tópico de TDs. Este mesmo onde estamos todos a escrever e a dar sistematico up ao tópico da GP. Exisem pelo menos dois tópicos ativos para tecer considerações e críticas á atuação da ADM/MOD. Estão esquecidos, quando podiam ser usados para isto mesmo. Pedirem explicações e obterem respostas. Alguém os usa? Quanto a todos que anteciparam a remoção do seu post, apenas dizer-vos que serão removidos para o tópico certo. As vossas respostas poderão depois continuar lá. Aqui, estamos num tópico de TDs, exclusivamente para TD´s! movido para tópico apropriado
|
20 Ago 2025 |
|
 |
Gilles
Registado: 15 Mai 2023 Mensagens: 96
Positivos
20
Neutros
8
Negativos
2
- Expert
|
Eu por acaso já usei o local para colocar sugestões. Mas depois de colocar sugestões e dar os motivos para as mesmas ajudarem os foristas e os MOD e de ver constantemente ignorado ou não aceite, acabei por desistir e aceitar que o fórum não esta feito para aceitar sugestões de melhoria e que o melhor é habituar me ao formato que tem.
Tudo é lido e tomado em conta. Nada do que possam sugerir é menosprezado. Pensar assim é errado. Deve-se no entanto perceber que alterações técnicas ao fórum, envolvem muitos aspetos e que nem sempre podem ser implementadas de pronto.
|
21 Ago 2025 |
|
 |
Rui Matos
Registado: 16 Mar 2022 Mensagens: 95
Positivos
16
Neutros
3
Negativos
3
- Expert
|
A verdade, é que um exemplo prático de um post reprovado foi um meu a responder a um forista que escreveu um TD negativo de uma acompanhante mercenária, em que eu respondia:
"Faz lembrar uma recente experiência muito similar que tive e que fiz o respectivo TD. É triste ver que há acompanhantes que insistem neste tipo de atendimento e pensam que é assim que funciona e não se pode queixar. Obviamente, que a melhor resposta é não regressar e se possível reportar aqui em TD, para que quem estiver curioso vir primeiro ao fórum ver o que se falou dela e tomar uma decisão"
e a justificação para a reprovação do post foi:
"O motivo da reprovação é o seguinte: A sua mensagem é desnecessária para o tópico. Esta área apenas deverá ter posts com informações relevantes, por isso é que constantemente removemos posts que entendemos não acrescentarem dados extremamente úteis aos foristas. Manter o fórum o mais "clean" possível é o nosso objectivo e o que faz deste fórum um dos mais visitados do país."
Ajudava se sugerissem qual a área mais adequada do fórum, onde o meu comentário seria aceite, porque é importante para os foristas que escrevem TDs, como eu, trocarem opiniões sobre GPs em concreto, não só as negativas como as positivas.
|
22 Ago 2025 |
|
 |
Jorge Cluuni
|
Rui Matos Respondo de forma aberta para vocês também saberem em cada momento com quem falam, visto haver mais moderadores.
o exemplo que refere aponta para uma resposta pré padronizada no sistema. Há umas 5 criadas e tal como as Regras Gerais, precisam ser melhoradas e atualizadas para os tempos que correm. É algo que está identificado e que se pretende alterar a curto/médio prazo para que haja respostas automáticas mais consentaneas.
Quanto à sua mensagem que foi removida, ela reflete uma opinião pessoal sua sobre um tipo de atendimento que considera incorreto. A mesma foi colocada em área de TDs, onde só devem permanecer TD´s e informações relevantes que surjam e testemunhem alteração às condições do serviço da GP. Um novo anuncio. Uma mudança de tarifário. Um novo serviço ou o cancelamento deste. Tudo o resto não acrescenta de facto nada ao tópico de TDs e por essa razão é removido. Repare que a sua mensagem nem se refere à GP do tópico que foi testada num TD anterior e que o levou a comentar. Porque acha que faria sentido ter lá o seu post?
Está em estudo a abertura de uma área de tópicos para conversação sobre GPs. Se será para breve não consigo dizer. Há muitas questões a serem pensadas. No passado existiram as HL e o resultado não foi bom, pelo que a surgir algio novo terá que ter igualmente regras de acesso e de conduta. A troca de opiniões sobre GPs começa sempre bem até resvalar para a promoção ou agressão. Portanto veremos se algo surgirá nesse sentido. Existem tópicos para dar ideias. É partilhar a sua nesse local.
Presentemente, as Task List são os tópicos que permitem escrita livre. Não foi para isso que foram criados, mas foi nisso que se tornaram.
|
22 Ago 2025 |
|
 |
sstrasser
Registado: 30 Jul 2023 Mensagens: 540
Positivos
31
Neutros
6
Negativos
9
TD's nos últs 90 dias: 15
- Catedrático
|
Aqui há uns tempos atrás, logo quando comecei aqui a postar tds, fiz um td sobre uma determinada gp. Feito isso a gp leu e identificou-me através desse td e disse que não mais me atenderia. Ora no proprio topico, prontamente delatei a situaçao, e prontamente fui censorado pela moderação com a desculpa de que era um caso isolado e que não refletia o modo da gp trabalhar. Se apontar quais as gp lêem o forum e tem acesso a ele não é informação relevante... E mais o fato de ter sido "sancionado" pela gp por ter escrito aqui um td sobre ela, também é informação relevante. Só mais uma adenda, um moderador tem um td com a dita gp, o que torna mais estranha a censura...
|
22 Ago 2025 |
|
 |
Jorge Cluuni
|
Cabe a cada forista relatar as suas experiências sem dar detalhes que os possam identificar. Eu tenho anos e anos de fórum e nunca fui identificado uma única vez por exemplo. Terei já passado os 200TDs. Agora há quem não olhe para este caso e depois tem as consequências. Quantas mensagens nao recebemos na ADM/MOD a pedir para removermos TDs porque estão a ser pressionados pelas GPs?
Não sei qual é a GP que fala mas se tem mais TDs, duvido que todos os foristas tenham sido confrontados a seguir e colocados em black list. Logo é um caso isolado e que não garante um padrão da GP. Houvesse muitos mais casos e aí sim seria. Mas mesmo assim, a culpa está em quem relata e se deixa identificar. Não na GP (seja ela quem for).
Mas pergunto, que interesse tem em sabermos que GPs leêm o fórum? Devia ser irrelevante. O fórum nao serve para mandar recados a GPs. Qualquer pessoa que frequente o forum tem o direito de ler. Seja ela cliente ou GP. Caso contrário o fórum não estaria aberto a todos. Quer assinalar no topico de uma GP que ela lê o fórum? Para quê? Para termos de seguida TDs condicionados para o bem e para o mal?
Ter sido sancionado pela GP é informação relevante? Para quem? Para si somente. Eu como cliente não me deixo limitar pelo que acontece aos outros. Tenho TDs para ler e tomo as minhas decisões. Quantas vezes não fui a GPs que tinham TDs medios porque achei que havia ali também problemas por parte de quem a visitou e a situação podia não ser bem assim? Quantos TDs não fiz com GP nota 9 e 10 bajuladas no forum e que depois nao valem um 7.
Quanto ao TD com a GP (que não sei qual é) por parte de moderador. Os moderadores antes de o serem tinham vida como foristas. Esses TDs estão online até porque muitos topicos foram abertos por eles. Eu por exemplo abri muitos topicos de GPs. A partir do momento em que passsamos à condição de moderador, os nossos TDs (novos) ficam bloqueados em área própria. São regras exatamente para que não se possa pensar que há condicionamento de opinião sobre determinada GP. O TD que viu foi portanto feito pelo forista e não pelo moderador.
|
25 Ago 2025 |
|
 |
sstrasser
Registado: 30 Jul 2023 Mensagens: 540
Positivos
31
Neutros
6
Negativos
9
TD's nos últs 90 dias: 15
- Catedrático
|
Por acaso o moderador até foi vc. E tanto quanto sei a gp deixou de atender pessoal aqui do forum, mas lá está não se fala no topico pq é offtopic.
O td foi dos primeiros que escrevi e não tinha muita experiência, mas se não podemos vir aqui e dizer o que achamos sobre as gp, sob o risco de ser descobertos acho que tira muita veracidade ao forum. O forum é para os foristas/confrades não para as gp. Se as gp chegam ao forum é pq há confrades que dão com a língua nos dentes. Mas isso é so a ponta do iceberg.
|
25 Ago 2025 |
|
 |
Shining
Registado: 13 Abr 2010 Mensagens: 1527 Localização: Lisboa
Positivos
14
Neutros
1
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
[quote="sstrasser":*]O forum é para os foristas/confrades não para as gp.[/quote:*]
Deveria ser... Felizmente já não há "vacas sagradas" por aqui, como há 10 ou mesmo 15 anos atrás, em que havia um grupo de meninas das quais não se podia dizer mal, porque nos caiam logo em cima e os posts eram retirados. A "Velha Guarda" que ainda por cá anda sabe ao que me refiro e a quem me refiro. Nomeadamente a algumas GP's que praticamente viviam do que era dito aqui no fórum, ao ponto de nem precisarem de ter anúncio activo. Quem não se lembra da SM? SS? BA?
A dita pressão das GP's creio que sempre houve a partir do momento em que elas sabem que determinado cliente é do fórum e que tem o nick Fulano de Tal. A troco de "Na próxima vez compenso-te" lá vão pedindo para escrever um TD. No lado oposto, as que prestam um mau serviço ou alguém sobre as suas ordens, a coagir os confrades a retirarem os TD's. A meu ver, culpa total nossa enquanto clientes.
Tal como o nosso Moderador referiu, também eu já estive com GP's rankeadas com nota 10 e 9 e que para mim não passaram de um 6. Outras, pelo contrário. TD's medíocres e que comigo foram 8, 9 e até 10.
Quanto á parte das restrições, cortes, retiradas e afins. Há coisas que não me fazem grande sentido e outros não me fazem sentido nenhum, nomeadamente:
- Retirada dos contactos telefónicos dos anúncios, alegadamente ao abrigo da RGPD. Ora se os anúncios contêm essa informação e os sites continuam activos , das duas uma: Estamos a querer ser mais papistas que o Papa, ou os sites trabalham no limiar da ilegalidade.
- Moradas, quando referidas nos próprios anúncios - Se são as próprias GP's / Sites/ Puteiros, etc, que colocam a morada, estamos a tentar esconder o quê?
Cada vez vejo mais tópicos trancados, Tópicos retalhados em que se perde o sentido da conversa por força de posts removidos. Cada vez mais mimimi com o que se escreve e deixa de escrever. Não pode" "As regras do fórum" "Não é permitido".
Se as regras não servem os propósitos, pois que sejam revistas e adaptadas à realidade actual. Entre o "Deixar andar" e o "Rigor exagerado", prefiro sem sombra de dúvidas o primeiro. Podem redigir 500 regras para o fórum, mas na verdade seria apenas precisa uma.
|
25 Ago 2025 |
|
 |
Jorge Cluuni
|
Shining
A questão dos números de telemovel não acompanhei na altura e honestamente não serei a melhor pessoa para explicar o porquê. mas creio que o facto de hoje em dia se trocar facilmente de numero por compra de cartão descartavel ajudou a que se eliminasse os numeros. para efeitos de pesquisa poderia ser bom, mas lançaria igualmente muita confusão com posts cruzados sobre se o numero é X ou Y ou se ja alguem tem Z. Isto é uma suposição minha. Nada mais.
Moradas percebo que não seja bonito dar-se numero de porta. Agora o nome da rua nunca é removido. O que tem sido removido sim é indicar marcas comerciais. Já lá vai o tempo em que se falava do prédio das Tintas C** para se perceber que prédio era na realidade. mas não acho que isso prejudique a informação. Quem marca vai sempre perguntar e acabar por saber localização exata. É algo que deve ficar fechado na negociação de GP e cliente a meu ver.
As limpezas já foram explicadas. Ainda esta semana subiu um tópico antigo que tinha 8 páginas. Limpo ficou com 2 e claro voltou a descer depois de limpas as mensagens que nada adiantavam ao tópico. É uma questão de manter a informação clara e objetiva. E ficando apenas TDs não vejo como se perca o sentido de conversa. Volto a dizer. É a única área do fórum com este tipo de política com o objetivo de beneficiar quem pesquisa e lê. Quem se queixa é porque gosta de conversar e do conbibio (não escrevi convívio de propósito), mas esquece que em muito maior número estão foristas que podem não ter qualquer interesse nessas conversas e que têm que navegar páginas e páginas de opiniões avulso e pancadinhas nas costas.
E sim. As Regras precisam ser atualizadas e sou alto defensor disso mesmo. Não são precisas 500 de certeza, mas algumas são mesmo necessárias.
|
26 Ago 2025 |
|
 |
Shining
Registado: 13 Abr 2010 Mensagens: 1527 Localização: Lisboa
Positivos
14
Neutros
1
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
Caríssimo,
Grato pela resposta!
|
26 Ago 2025 |
|
 |
|
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|