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 Problemas & Soluções 
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Mensagem Problemas & Soluções
8)

Que put* de confusão que eu fiz... ](*,)

Vamos lá ver se descortino isto enquanto escrevo...

Ora... I só pode ser 3 se G x H for um multiplo de 3. Isto é, 6 ou 9. Portanto, quando G x H for 1x6, 6x1, 1x9 ou 9x1.

Portanto quando eu escrevi "I só pode ser 3 se G e H forem 1 e 9 ou 9 e 1.", está errado!

"Se G e H multiplicados der resultado igual a 4, I tem de ser obrigatoriamente 2". - Esta está certa!
Pois só há 2 formas de G x H dar 4, que são 1x4 ou 4x1... e portanto só se pode dividir por 2.

Mas... "Se G e H multiplicados der resultados igual a 6, I tem de ser obrigatoriamente 1".... está errado.
Porque há 4 formas de G x H dar um resultado igual a 6. São 1x6, 6x1, 3x2 e 2x3.
Se os números utilizados em G e H forem o 1 e o 6, então I pode ser 2 ou 3.
Se os números utilizados em G e H forem o 2 e o 3, então I só pode ser 1.

Correcção efectuada!
E espero que desta vez acertadamente!

E já agora:
A + 13 x B : C + D + 12 x E - F - 11 + G x H : I - 10 = 66
6 + 13 x 9 : 3 + 5 + 12 x 2 - 1 - 11 + 7 x 8 : 4 - 10 = 66
5 + 13 x 9 : 3 + 6 + 12 x 2 - 1 - 11 + 7 x 8 : 4 - 10 = 66
5 + 13 x 9 : 3 + 6 + 12 x 2 - 1 - 11 + 8 x 7 : 4 - 10 = 66
5 + 13 x 9 : 3 + 6 + 12 x 2 - 1 - 11 + 7 x 8 : 4 - 10 = 66
7 + 13 x 3 : 1 + 5 + 12 x 2 - 6 - 11 + 8 x 9 : 4 - 10 = 66
5 + 13 x 3 : 1 + 7 + 12 x 2 - 6 - 11 + 8 x 9 : 4 - 10 = 66
7 + 13 x 3 : 1 + 5 + 12 x 2 - 6 - 11 + 9 x 8 : 4 - 10 = 66
5 + 13 x 3 : 1 + 7 + 12 x 2 - 6 - 11 + 9 x 8 : 4 - 10 = 66

Obviamente eu usei uma folha Excell para acelerar o processo de experimentar as diversas combinações, e copiei de lá os resultados!

8)

22 Mai 2015

 
 
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
o Gup andava a arrumar uns papeis de um baú que recebeu de uma herança
entre os diversos documentos ... encontrou uma mensagem algo enigmática

o meu nome é Gup de Jesus
o ano em que nasci era um cubo perfeito
o ano em que morri era um quadrado perfeito
o total de anos que vivi ... também era um quadrado perfeito

pelo método de datação de carbono, Gup descobriu que o documento foi escrito no século XVIII

pergunta: quantos anos viveu o Gup de Jesus ?

_________________
a sorte dá muito trabalho

22 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
kwacha Escreveu:
o Gup andava a arrumar uns papeis de um baú que recebeu de uma herança
entre os diversos documentos ... encontrou uma mensagem algo enigmática

o meu nome é Gup de Jesus
o ano em que nasci era um cubo perfeito
o ano em que morri era um quadrado perfeito
o total de anos que vivi ... também era um quadrado perfeito

pelo método de datação de carbono, Gup descobriu que o documento foi escrito no século XVIII

pergunta: quantos anos viveu o Gup de Jesus ?


Isso não deve ser difícil.
Nem sequer tento...

É só experimentar cubos perfeitos até um dar "1700 e troca-o-passo"!
Fazer o mesmo com quadrados perfeitos, sendo que tem de ser uma data posterior ao cubo perfeito, mas também em "1700 e troca-o-passo".
Suponho que só haja um de cada!
Subtrair os 2, e provavelmente dá um quadrado perfeito!

8)

Edit:
Dicas:
10x10x10 dá 1000... o cubo tem de ser depois de 10 ao cubo.
40x40 dá 1600, portanto o quadrado não pode estar muito longe de 40 ao quadrado.

8)

22 Mai 2015
Diamante
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
kwacha Escreveu:
Matic Escreveu:
Se estivesse parada um não podia contar 21 e o outro 28, senão eram escadas diferentes [bigsmile]

Tem 42 degraus :smt023


resposta correcta ... não colocaste o cálculo para lá chegar !


já antes tinha resolvido isto e lembro-me que a resposta era o dobro do 1º (não sendo esse o factor matemático, apenas a menomonica que ficou na cabeça).

Mas voltando atrás é pensar que o gajo que sobe de 2 em 2 faz 14 passos, neste caso o 1º gajo fez 14 passos, faltando assim 7 passos para chegar ao fim. O maior problema é saber o quanto a escada anda sozinha. Se em 14 andou x, em 7 andou y. Facilmente se percebe que y=x/2.
14+x +7+y=28+x (andou os 28 no mesmo tempo que o outro andou 14).
14+x+7+x/2-x=28
x+x/2=28-14-7
(3x)/2=7
3x=14
X=14x3
X=42

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22 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
:-k :smt100 :smt013

6+117:3+5+24-1-11+56:4-10=66.
6+39+5+24-1-11+14-10=66
88-22=66
66=66
a+13(b/c)+d+12e-f+(gh/i)-21=66.
Agora adiciona-se 21 para ambos os lados.
a+d-f+13(b/c)+12e+(gh/i)=87

[bigsmile]

22 Mai 2015
Diamante
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
kwacha Escreveu:
o Gup andava a arrumar uns papeis de um baú que recebeu de uma herança
entre os diversos documentos ... encontrou uma mensagem algo enigmática

o meu nome é Gup de Jesus
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o total de anos que vivi ... também era um quadrado perfeito

pelo método de datação de carbono, Gup descobriu que o documento foi escrito no século XVIII

pergunta: quantos anos viveu o Gup de Jesus ?


A maioria das vezes uma pessoa pode ser inteligente e não percebe simplesmente o que se pretende do problema.

Mais do que perceber de matemática tem de se perceber de português para resolver estes problemas, pois temos de entrar na cabeça de quem o escreveu.

Este acima por exemplo li a 1ª vez e não percebi sequer o que se queria. Agora quando voltei e li a 1ª frase do GUP a fórmula matemática apareceu logo na cabeça.

A maior parte das vezes o problema é mesmo de percepção.

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22 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
A resposta para todos os problemas é: 42

http://en.wikipedia.org/wiki/Phrases_fr ... g_.2842.29

22 Mai 2015
Diamante
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
Tinoni,

Neste caso sim, 42 é uma das respostas, a do meio [bigsmile]
12, 42, 6
36 anos.

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22 Mai 2015
Confrade

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Mensagem Re: Problemas & Soluções
Um sobreiro tem 3 ramos.
Cada ramos tem 3 ouriços.
Cada ouriço tem 3 castanhas.
Quantas castanhas há ao todo?

23 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
8)

O teu sobreiro é esquisito, pois os sobreiros dão bolotas! :mozilla_tongue:

23 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
Para além de bolotas também dão sombra [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Mas podíamos responder 27, pois o sobreiro podia ter 3 ouriços (animal) com 3 castanhas cada 1, logo 27 zz17

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23 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
Ainda tenho de ver esse sobreiro das castanhas pra saber se é real!

O meu professor de matemática no fim de explicar uma matéria perguntava:
-Têm duvidas?
Quando pelo menos 1 aluno respondia que sim, o professor ficava nervoso e não sabia como tirar a duvida.

De quem era o problema das notas abaixo dos 50% de pelo menos 50% da turma no fim do ano? Do professor ou do aluno?

23 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
8)

Eu quase sempre tive sorte com os professores de matemática.

Havia um, meio louco, que dava-nos a fórmula para calcular algo, mas explicava-nos também de onde é que tinha surgido a fórmula, e se se lembrasse ainda a deduzia no quadro, dando para perceber que ele não estava a debitar algo decorado, mas sim que estava a pensar e a descobrir passo após passo como é que se tinha chegado originalmente à fórmula! E dava para perceber que o gajo se estava a divertir à brava enquanto tentava deduzir aquilo. E ele nem sequer era professor de matemática. Era engenheiro, e nesse ano lá arranjou um biscate como professor de matemática.

Até a malta que tinha médias mais fracas, e que era mais desinteressada pelas aulas, ficava pasmada a olhar para o gajo como se estivessem na presença do Einstein.

Mais... esse explicava para que é se serviam as diversas coisas que ensinava! Com exemplos práticos, como se explica às crianças para que é que serve a adição e a multiplicação!

8)

23 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
Problema:

O Matic e o kwacha têm os dois em conjunto uma coleção de 500 preservativos.
O Matic tem mais 50 preservativos que o Kwacha.

Pergunta: Quantos preservativos tem cada um?

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Um momento único deve ser vivido intensamente e não com intensidade!

23 Mai 2015
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Mensagem Re: Problemas & Soluções
O kwacha tem 225
Eu tenho 274 pois acabei de gastar um [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

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23 Mai 2015
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