Kwacha
o que vos posso garantir, é que o nosso enólogo já provou o vinho Acho piada:
Enólogos

Isso é areia demais para a minha Terex...

isso é um profissional formado em Agronomia e eu tenho apenas a 3ª classe tirada a um domingo...

e nessa altura, nem sequer existiam as equivalências.
Depois existem os ``Enochatos´´, que são aquela espécie da qual todos nós conhecemos um exemplar (ou vários).
O
enochato chega às festas ou ao restaurante, pega numa taça, certifica-se de que estão muitas pessoas a olhar, faz cara de entendido, gira o copo no sentido horário e com inclinação de 26,487º em relação a Greenwich, ``funga´´ dentro da taça, revira os olhos, fala um monte de baboseiras complicadas e depois olha para as outras pessoas presentes com ar superior, como se elas fossem a ralé da humanidade por não entender de vinhos tanto quanto ele.
É justamente por causa dos ``enochatos´´, que o vinho tem essa fama de coisa complicada, inacessível, sofisticada, exclusiva de gente rica....uns chatos do c*ralho.
Proponho aqui uma campanha internacional de extermínio dos ``enochatos´´, e para isso, não é preciso usar a violência...

basta, que ninguém mais preste atenção às macaquices deles, frente a uma taça de vinho.
Sem platéia, o ``enochato´´ murcha, perde a pose e sai de fininho.
É preciso acabar com essa impressão elitista que as pessoas têm do ``vinho´´.
No século 17, a Igreja Católica dava pão e vinho às famílias pobres! Vinho, era considerado item de primeira necessidade...fazia parte da cesta básica!
Todos deveriam ter a oportunidade de aprender a tomar vinhos, sem achar que o vinho e a sua cultura, representam chatice ou um bicho papão, cheio de mistérios e dificuldades.
A partir de agora, tu também és um soldado nessa luta para popularizar o vinho....combinado
Enófilo, sim....são todos aqueles, que apreciam o ``sangue de Cristo´´.
Mais:
``Enólogo é o gajo que diante do vinho toma decisões, e Enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho´´.
Em relação à tal casta transmontana, assumi o papel de
Sommelier.
Ele é o profissional responsável por tudo relacionado com o vinho no restaurante/Harém (a escolha dos vinhos, a elaboração da Carta de Vinhos, a compra e reposição, o armazenamento e o serviço do vinho).
Mas acabei por portar-me mal, com a fornecedora dessa casta....

tinha combinado que ela viesse conhecer o meu hotel/harém com os seus cachos de designer perfeito, que eu provaria e aprovaria, ou nao, e afinal deixei-a a falar sózinha...

ela queria o número da porta da ``adega´´, como garantia para se deslocar....ok, porque não

Mas na manhão do dia combinado, não dei a ordem de partida....como poderia eu fazê-lo, se o harém está em obras até Maio

Peço desculpa à fornecedora da tão apetecida casta...A minha memória, já não é a mesma de outrora....fazer o quê né

e mesmo olhando o harém todos os dias, não me lembrei que estava em obras!
Mas os ``enochatos´´ que gravitam à sua volta, vão concerteza reconfortá-la e compensá-la pelo fracasso daquele negócio.