Data/Hora: 16 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 324 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 22  Próximo
 Comportamentos/Práticas, Linguagem ofensiva nos TDs e o ponto 14-a) das Regras. 
Autor Mensagem
Aprendiz

Registado: 24 Nov 2009
Positivos
13
Neutros
1
Negativos
1

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Comportamentos/Práticas, Linguagem ofensiva nos TDs e o ponto 14-a) das Regras.
O problema não está na 'linguagem ofensiva' mas em atitudes ofensivas.
Lá porque um gajo 'manda' umas carvalhadas não faz dele uma besta... O desrespeito por pessoas, sejam GPs ou confrades sim.
Afinal isto é um fórum sobre 'gajos que vão às GPs' e nem fica bem de vez em quando recorrer ao vernáculo.

Sent from my Thor E using Tapatalk

30 Out 2017

Iniciado

Registado: 16 Mar 2010
Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7

Mensagem Re: Comportamentos/Práticas, Linguagem ofensiva nos TDs e o ponto 14-a) das Regras.
Loving Joanna Escreveu:
Muitos dos homens que frequentavam as tabernas e cuspiam para o chão limitaram-se a vestir um fato.... os restantes comportamentos continuam iguais.
:smt045

paulindo Escreveu:
O problema não está na 'linguagem ofensiva' mas em atitudes ofensivas.

doncorleone Escreveu:
O EIXO CENTRAL DO DEBATE NÃO DEVE SER QUAIS AS PALAVRAS QUE NÃO PODEM SER USADAS, MAS QUAIS AS IDEIAS TRANSMITIDAS QUE NÃO PODEM SER ACEITES.

doncorleone Escreveu:
No caso em questão, há uma situação em que o narrador fica injuriado por o fazerem esperar sem atender o telefone, e, nos termos que lá estão, expressa o seu prazer pela dor provocada como vingança, e gargalha até.

Não faço juízos de valor sobre a pessoa, mas sobre a situação... uma situação de um sentimento de poder e de vingança profundamente ilusório cuja moral é o prazer de provocar a dor e a humilhação correspondente.

30 Out 2017
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagem Re: Comportamentos/Práticas, Linguagem ofensiva nos TDs e o ponto 14-a) das Regras.
A linguagem hoje em dia é muito menos ofensiva do que há uns anos. Podemos dizer merda ou cabrão numa conversa mais ou menos corrente e podemos falar a uma amiga em con* sem escandalizar. dizer put* não é ofensivo, chamar put* pode sê-lo ou pode ser excitante.

A atitude, a frase ou o gesto é que são muitas vezes ofensivos.

30 Out 2017
Suppoter**

Registado: 21 Abr 2015
Positivos
68
Neutros
13
Negativos
3

Quando escrevemos, e por mim falo, claro, nem sempre conseguimos por nas palavras escritas a emoção dos actos.

Isso pode querer dizer varias coisas, e o dom da escrita não é para todos, e pode dar a entender uma coisa diferente daquela que tinha em mente quando escreveu...

Fui acusado num td que escrevi, de varias coisas...

Quem me conhece ou já esteve comigo sabe a pessoa que sou...

Agora este debate na minha opinião só vai fazer com que alguns deixem de fazer td, por mim falo.

Eu já disse, A put* È LINDA, e acreditem que não estava de forma alguma depreciar a moça...

O contexto das palavras, o saber colocar a pontuação, para alguns de nós não é nada facil...

30 Out 2017
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Não é quem escreve: é quem lê. Podemos escrever com todo o cuidado; é certo que alguém vai sempre entender tudo trocado.

30 Out 2017
Iniciado

Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7

Eu penso que o facto de terem posto "Linguagem ofensiva" no título deste tópico está a provocar algum equívoco em alguns leitores e participantes. Pedindo o vosso perdão pela repetição, mas volto a realçar:

O EIXO CENTRAL DO DEBATE NÃO DEVE SER QUAIS AS PALAVRAS QUE NÃO PODEM SER USADAS, MAS QUAIS AS IDEIAS TRANSMITIDAS QUE NÃO PODEM SER ACEITES.

Não quero promover aqui a censura ou auto-censura, ou filtros na escolha de palavras... Isso nem tem nada a ver com a minha maneira de ser...

É em relação àquele tipo de ideias transmitidas que eu quero sondar a opinião de quem a quiser dar... não às palavras usadas, e dei ontem dois exemplos de como com outras palavras se pode transmitir a mesma ideia... e é EM RELAÇÃO A ISSO QUE PERGUNTO: se fosse cada um de vocês a decidir, o que faria em relação a este tipo de mensagem neste site? Proibir? Censurar? Deixar passar? Elogiar? Olhar para o lado (como tem sido feito, na generalidade...)? Deixar estar, mas recriminar? Deixar estar, e dizer que não houve nada?

Aceito e agradeço a participação com todo o tipo de opiniões sobre o que está realmente em causa, e não é NESTE tópico, é em TODO O FÓRUM...

Moderação, agradeço o vosso trabalho, e não o invejo nem um pouco. Não é fácil lidar com tão diferentes visões e formas de expressão, e, sobretudo, com a forma de desconversar e dispersar que já aconteceu neste tópico e acontece um pouco por todo o lado. Mas deixo uma sugestão , para clarificar: mudar o título do tópico para ATITUDES OFENSIVAS e as Regras do Fórum.

30 Out 2017
Prata

Registado: 06 Dez 2016
Positivos
77
Neutros
33
Negativos
13

doncorleone Escreveu:

Não quero promover aqui a censura ou auto-censura, ou filtros na escolha de palavras... Isso nem tem nada a ver com a minha maneira de ser...

A solução não pode passar por proibir ou censurar.
A História demonstra que esse caminho não resulta e não ataca a raiz do problema.

A raiz do problema é a falta de respeito pelas pessoas, e isso é educação e é cultural. Ainda existe muito na sociedade a ideia que o cirurgião vale mais como Pessoa do que o pedreiro, a cabeleireira, o empregado de mesa, o taxista ou a acompanhante, só pela profissão que exerce. De facto a sua actividade pode ser mais valiosa por necessitar de mais preparação, formação, disponibilidade ou mesmo jeito. Isso paga-se no serviço. A Pessoa em si vale o mesmo à partida. São os seus actos, a forma como trata e respeita os outros que a definem como pessoa e que merecem (ou não) o nosso respeito como tal. Já tive o privilégio de conhecer excelentes Pessoas que são acompanhantes e o desprazer de ter que lidar com alguns animais que exercem a medicina. Os contrários também aconteceram. Quanto ao desempenho como profissionais isso é outra história e outra avaliação, e também aqui já encontrei muito bom e muito mau em todos os ramos de actividade. E aqui ou se reclama e não se repete ou se continua a recorrer aos serviços.

Reconheço que nesta nossa/delas actividade é difícil, até pela carga cultural, social e psicológica, separar com clareza a Pessoa da prestadora de serviço e isso reflecte-se por vezes nos TD's.
Outra coisa é a demonstração básica de falta de respeito pela Pessoa e o exercício de algum poder bacoco e efémero, porém por vezes degradante e humilhante. E isso não deve ser aceite, por uma questão de principio. Sem proibir, mas sem incentivar; sem censurar, mas criticando.

É o principio do respeito básico pela Pessoa, independentemente da sua formação, sexo, religião, idade, actividade ou outras que tem que se cultivar, discutir e transmitir. Este tópico e a discussão que gerou é talvez, neste âmbito, a melhor forma originar alguma reflexão e educar....

31 Out 2017
Acompanhante

Registado: 29 Set 2016
A propósito de linguagem e atitudes ofensiva com as mulheres, encontrei este artigo.
http://www.upworthy.com/men-try-to-read-the-most-disturbing-comments-women-get-online-back-to-them?c=ufb7

31 Out 2017
Iniciado

Registado: 15 Set 2011
Positivos
37
Neutros
6
Negativos
14

TD's nos últs 90 dias: 2 - Podia postar mais TD's
Caros todos,

Muito interessante este tópico, mas devo dizer que me parece de algum modo deslocado aqui no Fórum.

O post da Joanna e o artigo que ela linka mostram bem que o abuso de linguagem é "facilitado" e mesmo "propiciado" por este tipo de comunicação impessoal que se estabelece através da Internet em que se dizem muitas coisas com grande irresponsabilidade - que pode ser mais ou menos sadia ou doentia - porque se sabe (ou se pensa) que o que se diz não têm consequências. Dizem-se coisas que não se diriam na cara das pessoas, coisas que nunca se fariam e sobretudo coisas que só se dizem porque ninguém sabe quem as diz. Muitas vezes pura e simplesmente desopila-se.

Depois há também o insolúvel problema da comunicação - ironias que não são percebidas, contextos não partilhados, etc...

Parabéns ao Don Corleone pelo virtuosismo literário e pela preocupação civilizacional - aqui com o hélas de que me pareceu que a primeira intervenção dele na matéria foi algo moralista e mesmo paternalista no tom e exagerada e injusta no conteúdo:

Este Fórum, no qual não sei quem seja um único participante, surpreendeu-me muito positivamente pelos padrões de educação e civismo adoptados pela generalidade dos participantes - com a única desagradável excepção da quantidade inusitada de agás que faltam à frente dos ás.

Abraços

31 Out 2017
Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 3 - Ajudando o Forum a Crescer
Lobister Escreveu:
a única desagradável excepção da quantidade inusitada de agás que faltam à frente dos ás.

Fossem só os agás... :roll:

31 Out 2017
Confrade

Registado: 06 Jan 2012
Positivos
24
Negativos
1

chicoanzois Escreveu:
A raiz do problema é a falta de respeito pelas pessoas, e isso é educação e é cultural. Ainda existe muito na sociedade a ideia que o cirurgião vale mais como Pessoa do que o pedreiro, a cabeleireira, o empregado de mesa, o taxista ou a acompanhante, só pela profissão que exerce.

Por outro lado, quando temos a cozinha inundada damos mais valor a um canalizador do que a um cirurgião. Acho que é perfeitamente natural atribuirmos diferentes "valores" às pessoas.

O que para mim é mais interessante é o que leva alguém a querer humilhar um ser humano - por ter uma determinada ocupação, por ser uma mulher, por ser um homosexual, por ser de uma religião ou de uma determinada etnia. Sem dúvida que com a internet as pessoas sentem-se livres de escrever o que quiserem sem repercussões. Essa necessidade de humilhar, na minha opinião, é fruto de frustração. Talvez humilhar e rebaixar alguém é uma forma de se sentir superior e esconder certas inseguranças?

31 Out 2017
Bronze

Registado: 13 Jul 2017
Positivos
33
Neutros
3
Negativos
3

Loving Joanna Escreveu:
A propósito de linguagem e atitudes ofensiva com as mulheres, encontrei este artigo.
http://www.upworthy.com/men-try-to-read-the-most-disturbing-comments-women-get-online-back-to-them?c=ufb7

E tal como os homens que tem dificuldade ,nesse vídeo, em ler as coisas que são dirigidas a essas senhoras . Também por aqui , acredito que há, bastantes a ter dificuldades em ler , e aceitar , muitas das coisas que aparecem escritas ( mesmo sem conhecer as pessoas sobre as quais são escritas , mas apenas por saber que são , acima de tudo PESSOAS) .
Agradeço á menina Joanna o facto e a coragem de participar num tópico "espinhoso" como este.

31 Out 2017
Iniciado

Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7

chicoanzois Escreveu:
Reconheço que nesta nossa/delas actividade é difícil, até pela carga cultural, social e psicológica, separar com clareza a Pessoa da prestadora de serviço e isso reflecte-se por vezes nos TD's.
Outra coisa é a demonstração básica de falta de respeito pela Pessoa e o exercício de algum poder bacoco e efémero, porém por vezes degradante e humilhante. E isso não deve ser aceite, por uma questão de principio. Sem proibir, mas sem incentivar; sem censurar, mas criticando.

Concordo inteiramente.

Lobister Escreveu:
Muito interessante este tópico, mas devo dizer que me parece de algum modo deslocado aqui no Fórum.

O post da Joanna e o artigo que ela linka mostram bem que o abuso de linguagem é "facilitado" e mesmo "propiciado" por este tipo de comunicação impessoal que se estabelece através da Internet em que se dizem muitas coisas com grande irresponsabilidade - que pode ser mais ou menos sadia ou doentia - porque se sabe (ou se pensa) que o que se diz não têm consequências. Dizem-se coisas que não se diriam na cara das pessoas, coisas que nunca se fariam e sobretudo coisas que só se dizem porque ninguém sabe quem as diz. Muitas vezes pura e simplesmente desopila-se.

Eu julgo que, justamente por isso, não só o tópico não está deslocado, como o Fórum (ou quem no Fórum não concorda com isso) precisa deste tipo de denúncia e debate.
Permitam-me sublinhar que para mim não se trata de nada contra a pessoa, ou pessoas, mas sim a linguagem ou ideias envolvidas. Sem personalizar ataques, podem-se defender pessoas. E ajudar a mudar mentalidades.

Realço as frases finais do texto que acompanha o video:

So what can people do about this kind of harassment once they know it exists?
1.To start? Share things that make people aware it's happening. Listen to the Just Not Sports podcast where they talk about it.
2. If you know someone who talks like this to anyone on the internet, CALL THEM OUT. Publicly, privately — just let them know it's not OK to talk to anyone like this.
3. Don't stop talking about it. Every day, the harassment continues. Don't let it linger without attention.

There are no easy answers. But the more people who know this behavior exists, the more people there will be to tell others it's not OK to talk to anyone like that.

Que fazer? Partilha, Resposta, Persistência, Consciência.

Lobister Escreveu:
Parabéns ao Don Corleone pelo virtuosismo literário e pela preocupação civilizacional - aqui com o hélas de que me pareceu que a primeira intervenção dele na matéria foi algo moralista e mesmo paternalista no tom e exagerada e injusta no conteúdo:

Este Fórum, no qual não sei quem seja um único participante, surpreendeu-me muito positivamente pelos padrões de educação e civismo adoptados pela generalidade dos participantes

Obrigado. Também concordo que exagerei , já o admiti lá mais atrás, e reforço mesmo que exagerei muito. Infelizmente são os trechos que mais me ficam na memória, mas hoje , no início das minhas pesquisas, dei-me conta de que a taxa de incidência foi muito baixa. Mas vou organizar e compilar alguns casos para apresentar a discussão.

Freddo Escreveu:
O que para mim é mais interessante é o que leva alguém a querer humilhar um ser humano - por ter uma determinada ocupação, por ser uma mulher, por ser um homosexual, por ser de uma religião ou de uma determinada etnia. Sem dúvida que com a internet as pessoas sentem-se livres de escrever o que quiserem sem repercussões. Essa necessidade de humilhar, na minha opinião, é fruto de frustração. Talvez humilhar e rebaixar alguém é uma forma de se sentir superior e esconder certas inseguranças?

Acredito que sim, em muitos casos., e que muitas vezes há mimetismo, imitação de experiências, vivências e atitudes presenciadas na infância.

Também acredito que muitas vezes a forma de expressar e narrar exagera ou extrapola as cenas. Não conseguimos saber nem controlar o que realmente se passa por todo o lado entre quatro paredes. Mas todos nós vamos sabendo e ouvindo histórias de humilhações e por vezes violências.
Aqui pode-se contribuir para aumentar essa realidade, escrevendo.
E pode-se contribuir para combater essa realidade, escrevendo.
E o que está em causa aqui é justamente a forma de cada um de nós, indivíduo, nos comunicar, nós, grupo com quem se partilham as experiências.
Se o grupo elogiar, continua e amplia.
Se o grupo repudiar, reduz ou desaparece.
Se o grupo é indiferente, simplesmente permanece.

R Salvatore Escreveu:
E tal como os homens que tem dificuldade ,nesse vídeo, em ler as coisas que são dirigidas a essas senhoras . Também por aqui , acredito que há, bastantes a ter dificuldades em ler , e aceitar , muitas das coisas que aparecem escritas ( mesmo sem conhecer as pessoas sobre as quais são escritas , mas apenas por saber que são , acima de tudo PESSOAS) .

Acredito também. E acredito igualmente que essa realidade pode mudar, com tempo. Até lá, se tivermos que ler, não temos de aceitar. E para isso temos de nos expressar.

R Salvatore Escreveu:
Agradeço á menina Joanna o facto e a coragem de participar num tópico "espinhoso" como este.

Sem dúvida. Obrigado , Joanna. :wink:

E gostaria muito de ler aqui mais depoimentos e opiniões de quem vive estas coisas na primeira pessoa: na minha vivência pessoal dos últimos oito anos ouvi muitas histórias, feias e bonitas, da voz de quem as viveu. Talvez por isso, esta é uma bandeira que seguro com orgulho e convicção. E, aqui, com a consciência de que , mais do que a qualquer forista, é importante dar a voz e a vez às Mulheres que trabalham como gp's.

01 Nov 2017
Prata

Registado: 06 Mai 2009
Positivos
34
Neutros
7
Negativos
13

TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Excelente tópico!
Na vida tento sempre colocar-me no lugar do outro.
Quanto ao tema subjacente a este tópico penso que, obviamente separando o trigo do joio (que é em quantidade abundante), nós putanheiros, devemos defender e até de certa forma acarinhar as mulheres que escolheram esta atividade para ganhar a vida. Quanto mais não seja porque usamos os seus serviços e, obviamente, queremos que os desempenhem da melhor forma possível para o bem do nosso prazer.
Ser uma prostituta competente é algo extremamente difícil. Pode ser "dinheiro rápido" mas não é, de modo nenhum, "dinheiro fácil". Penso que qualquer um de nós com alguma experiência compreende facilmente que o desgaste físico e mental a que estão sujeitas é enorme.
Diria mesmo que sendo nós conhecedores do que "isto" é, temos mais obrigação do que o resto da Sociedade em procurar que sejam respeitadas, a começar por maioria de razão neste fórum.
Devemos escrever que é mau quando é mau e que é bom quando é bom, isso nunca poderá estar em causa. Mas sempre respeitando a parte mais fraca, que neste "equação" é claramente a prostituta e não o cliente. Mesmo quando alguma delas não revela respeito por nós, temos sempre a opção simples de vir aqui denunciar a situação e de não voltar a meter lá os cotos.

03 Nov 2017
Acompanhante

Registado: 29 Set 2016
R Salvatore Escreveu:
Loving Joanna Escreveu:

Obrigada lindo. Poderia ser um tópico espinhoso se não se estivesse a escrever sobre algo que é delicado mas é uma questão básica da humanidade. Respeito e igualdade.
Há quem ache que se perde clientes se a mulher se respeitar nesta profissão. Pessoalmente não perdi clientes. Talvez porque o respeito seja recíproco.
É verdade que a mudança de mentalidades sempre foi um assunto delicado.... mas nem fui eu que iniciei o tema. Felizmente foi um homem. Mas confesso que seria interessante ler as opiniões e experiências de outras mulheres neste tema.
A grande maioria das mulheres entra nesta profissão por necessidade. Já têm que lidar com as suas próprias questões. Ser maltratada por clientes ou ler como os clientes as maltratam online é degradante para todos.
Como alguém por aí escreveu: pode se dizer tudo, mas dito ou escrito com assertividade é "ouvido" por todos. Até pelas mulheres visadas que, em vez de se sentirem humilhadas e degradadas, têm a oportunidade de ler as críticas como atitudes a melhorar.

06 Nov 2017
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 324 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 22  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: 9318, Analyzher, Jmmontador, prtt31, Tonio+Almeida56, Twoc e 135 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: