Data/Hora: 27 Jun 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
 Para o confrade Safado 
Autor Mensagem
Bronze

Registado: 16 Jun 2008
Positivos
5
Neutros
2

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Para o confrade Safado
Caro confrade estava a ler um tópico trancado e um post seu muito me surpreendeu (pela positiva)

Vamos lá a ver então o que você disse:

"E ja que falamos em jogos de logica:

Se 0 = 0 + 0 + 0...

Como 0 = -1 + 1

0 = (1-1) + (1-1) + (1-1) +....

Entao aplicando a lei associativa da adicao:

0 = 1 + (-1 + 1) + (-1 + 1) + (-1 + 1)...

Entao 0 = 1 :-k "

O problema deste raciocínio é que 1-1+1-1+1-1+... é o que se chama de uma série divergente em matemática. Basicamente uma série é uma soma com um número infinito de termos e uma série divergente é uma série que cuja soma não tem um valor definido. Como exemplo de uma série convergente (soma com um número infinito de termos que tem um valor definido) temos 1+1/2+1/4+1/8+1/16+...=2 e como exemplos de séries divergentes temos a sua e também 1+1/2+1/3+1/4+...

Assim sendo não vale aplicar as leis da adição nesta expressão sem sentido matemático, porque, como muito bem mostrou, se chega a resultados absurdos.

Suspeito que o seu post foi altamente em tom de brincadeira e assim também é o meu. Como tal não me leve a mal e tome lá um abraço

08 Set 2009

Platina

Registado: 12 Jan 2007
Mensagem Re: Para o confrade Safado
Boa confrade laton... =D> =D>

De facto fui buscar essa "aberracao matematica" se me é permitido o termo [bigsmile] :smt005 porque na altura se discutia lógica e como acho neste mundo particular das GPs pouca lógica existe, quis ilustrar se uma ciencia exacta como a matemática tem as suas excepções e casos particulares então nesta actividade que de cientifica não tem nada o melhor é não querer entrar em lógicas (obviamente nunca 0 poderia ser igual a 1) :smt005

Curiosamente nem era esse exemplo que queria dar... era outro que "brincava" com a lei que Kirchoff mas na altura perdi-me a meio do raciocínio e despejei esse por ser mais corriqueiro e de facil compreensao...

Um abraco e obrigado pela atencao do topico :wink:

08 Set 2009
Bronze

Registado: 09 Ago 2008
Positivos
1
Negativos
1

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Para o confrade Safado
Como está explicado aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Grandi%27s_series, só se pode reordenar os termos de uma série absolutamente convergente, o que não é o caso, daí o resultado absurdo.

08 Set 2009
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: demigod, Santacomba e 140 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: