gp-pt.net https://gp-pt.net/forum/ |
|
VW Bulli - a nova versão do Pão de Forma https://gp-pt.net/forum/viewtopic.php?f=34&t=22954 |
Página 1 de 1 |
Autor: | mcardoso [ 05 Mar 2011 ] |
Assunto da Mensagem: | VW Bulli - a nova versão do Pão de Forma |
A Volkswagen recuperou para o Salão de Genebra a icónica “pão de forma”. A carrinha entrou nos sessentas em grande estilo, com motor eléctrico e sistema de entretenimento controlado por iPad. É um novo empurrão da marca alemã na história do utilitário, que começou a ser construído após a Segunda Guerra Mundial, marcou uma geração e, apesar do aspecto tosco, nunca foi descontinuado. A carrinha foi desenhada no caderno de bolso de Ben Pon. O importador holandês pensou-o a partir do chassi tubular dos Plattenwagens, usados dentro da fábrica alemã para transportar peças, e acrescentou-lhe a mecânica do Sedan (carocha) e do Kubelwagen, o famoso jipe nazi. O major Ivan Hirst, oficial inglês que em 1947 era responsável pela produção da marca, gostou e o projecto avançou. A ideia resultou na primeira furgoneta do mundo, um utilitário que tanto dava para passageiros como para mercadorias – como para ambos. A data de concepção está inscrita nos anais: 1947, 23 de Abril. Ainda assim, o veículo só chegaria à estrada em 1950, após a equipa liderada pelo engenheiro alemão Alfred Haesner, mais uma vez por sugestão de Pon, ter melhorado a aerodinâmica dos primeiros protótipos. O que se passou a seguir com o segundo modelo construído pela Volkswagen (o primeiro foi o carocha) confunde-se com a história das duas décadas subsequentes. A Kombi (um dos nomes pelos quais é conhecida, sobretudo no Brasil) foi exportada para todo o mundo e, pelas suas características únicas, conquistou os automobilistas. As alcunhas não tardaram: “pão de forma” (Portugal), “rugbrød” (pão de centeio, na Dinamarca), “breadloafs” (EUA) ou, o mais comum e nativo, “bulli” (Alemanha). A produção anual da carrinha atingiu os 100 mil exemplares em 1954. Quando em 1962 ultrapassou o milhão de veículos produzidos, a furgoneta já tinha sido apetrechada com caixa de quatro velocidades (1959) e tecto mais elevado (1960). A Volkswagen decidiu agradecer aos automobilistas realizando um dos pedidos mais frequentes: ampliou o motor e a velocidade máxima passou a ser de 105 quilómetros por hora. Na versão concept car (o que significa que não é certo que chegue à linha de produção) apresentada pela Volkswagen na Suíça, o motor permite atingir os 140 quilómetros por hora. O novo modelo (seis lugares) representa um regresso ao desenho original, com os clássicos dois tons na carroçaria, embora seja mais curto e mais largo que a “pão de forma” tal como a conhecemos. A frente também é menos quadrada. ![]() A marca decidiu inovar com um dos clássicos no seu catálogo, cuja obsolescência vinha sendo revelada sobretudo desde a década de 1990, com a abertura do mercado automóvel e a concorrência a apertar. O que se tenta agora é uma volte-face: o novo “pão de forma”, movido a electricidade, tem uma autonomia de 300 quilómetros, mais cem do que o recente Nissan Leaf. O maior respeito pelo meio ambiente agradaria ao movimento hippie, que tanto ajudou a fazer da “pão de forma” um veículo icónico nos anos 1960. A “hippie van”, como também ficou conhecida, foi retratada em Cars, com uma VW devidamente antropomorfizada pela equipa de criativos da Pixar. O cinema, aliás, nunca deixou esquecer a famosa carrinha, desde Regresso ao Futuro (1985) ao mais recente Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos, cuja viagem do Novo México à Califórnia levou elenco, argumentista e produtores aos Óscares de 2007 |
Autor: | Manel Alegre [ 06 Mar 2011 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: VW Bulli - a nova versão do Pão de Forma |
boas, vi imagens desse novo brinquedo hoje numa revista da especialidade e a minha primeira impressão foi: ![]() isso é estarem a brincar com um simbolo de uma geração. chamarem bulli aquele treco ![]() mal dá para 4 pessoas... tive uma verdadeira pão de forma e sei bem o que aquilo era... mas a minha 1ª mulher não: tive-me de desfazer dela.... burro ![]() é certo que maior parte do tempo estava parada, mas foi um marco para mim e um simbolo para várias gerações agora essa merda que estão a querer lançar... não mais valia lançar uma edição especial com do modelo inicial, juntando algumas tecnologias de forma a garantir as exigências de segurança actuais Se fosse necessário, só para coleccionadores Agora a merda que estão para lançar... |
Autor: | tamanhoparasenhoras [ 06 Mar 2011 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: VW Bulli - a nova versão do Pão de Forma |
Olha, olha, afinal o gajo ainda anda por cá! As saudades que eu já tinha das postas de pescada, Td's, post com informaçãoes que vão mudar o mundo. Resumindo, escreva por favor, que o seu escrever tem graça. um abraço |
Autor: | Leroy_Jethro_Gibbs [ 06 Mar 2011 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: VW Bulli - a nova versão do Pão de Forma |
Sempre achei uma certa piada aos carros antigos da volksvagen. Até achei que fizeram um bom trabalho com o new beetle , mas pelo que vi e li até agora esta vw bulli não está tão bem conseguida. Mais valia que tivessem feito o mesmo que fizeram com o carocha original que se não me engano foi produzido até 2003 no México. Já tinha injecção electronica ar condicionado e direcção assistida. E um motor bem respeitável. Muito old school mesmo assim. |
Página 1 de 1 | Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ] |
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group http://www.phpbb.com/ |