Não insultei, só usei Português do Norte (TONI)
Autor |
Mensagem |
VillaNova
Registado: 29 Ago 2012 Mensagens: 22
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Não insultei, só usei Português do Norte (TONI)
- Na ultima jornada do campeonato iraniano e após um jogo do clube Traktor Sazi, aconteceu uma cena insólita e hilariante protagonizada pelo treinador da equipa - o português Toni - durante a conferência de imprensa que ocorreu após o jogo. A uma observação de um jornalista, que responsabilizou o lateral esquerdo pela derrota, Toni saiu em defesa do seu jogador e pretendeu dar uma aula de tática, de forma bastante teatral e com um vocabulário agreste, que originou uma galhofa geral e que passou a correr mundo através do Youtube. Toni não aceitou as observações de um dos repórteres que se riu e, nesta troca de galhardetes e perante a estupefacção da assembleia, vociferou-lhe: - " Tás a rir de quê? Que idade tens tu para estares aqui? Vai pró caralho!!". Mais tarde e já mais calmo, Toni disse que apenas se limitou a utilizar "Português do Norte, sem pretender insultar. Ora é na palavra caralho que pretendo centrar a discussão deste tópico, visto que o "Português do Norte", neste contexto, pode ou não ser conotado com sentido pejorativo. Ora acontece que sou do Norte e sem pretender assumir a defesa do Toni, vou abordar o tema "caralho" tentando rebuscar um texto que li há bastante tempo, creio que do humorista Millôr Fernandes, sobre essa palavrinha que tantas interpretações pode ter, dependendo do momento em que é utilizada e da forma como o é e por quem a atira a quem. Como é sabido no Norte o vernáculo é utilizado, de uma forma geral, como fazendo parte da cultura desta gente direi eu que, às vezes, de forma descabida. Mas pronto somos assim e há que assumir!!! A palavra caralho acompanha as conversas do dia a dia desta gente, onde estou incluído naturalmente, e tem várias significados que vão desde o carinhoso " Tás com uma pinta do caralho!" até ao mais violento e agressivo Vai pro caralho ou...vê lá se queres que te f*da o caralho dos cornos!". Também pode ser uma mera questão formal de interrogação " Que caralho vais fazer logo?" ou então de admiração " então não é que saiu o euromilhões àquele caralho?!. É usado frequentemente na gíria futebolística, como gritos de guerra e para lançar bitaites ao adversário " (no Dragão)....Oh LFV vai pro caralho e (na Luz)...Oh Pinto da Costa vai pro caralho!!!" ninguem leva a mal e penso que os visados até se riem. Quando estamos há muito tempo sem ver um amigo o reencontro é normalmente acompanhado com " que é feito de ti, meu caralho?" seguido de " Tens um aspecto do caralho, parece que a idade nem passa por ti!/i]". É também usado para dar mais ênfase a uma apreciação "[i]aquela gaja é boa comó caraqlho" ou então " não vale um caralho". Nas andanças fodestícias é normal dizermos aos amigos " Oh pá hoje conheci um gaja que tem um par de mamas do caralho". O diminuitivo do marsápio tambem é usado, com menos frequencia embora, quase sempre carinhosamente " És um caralhinho com sorte!" ou então em jeito de despedida...... estrelinha que te guie, caralhinho que te f*da". Muito mais haveria pra dizer sobre o caralho ma se a Moderação não censurar o tema deixarei o desenvolvimento pros ilustres confrades, neste caso particular......pros ilustres caralhos dos confrades. Aceitem um abraço deste caralho VN
|
07 Set 2012 |
|
|
 |
agapito12
Registado: 11 Set 2012 Mensagens: 117
- Voyeur
|
 Re: Não insultei, só usei Português do Norte (TONI)
Aqui fica um pequeno excerto dum Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa e relativa a Processo de ofensas verbais, em que um cabo da GNR manda "pró caralho" um seu superior. ...................
Nº do Documento: RL Data do Acordão: 28-10-2010 Votação: UNANIMIDADE Texto Integral: S Meio Processual: RECURSO PENAL Decisão: NEGADO PROVIMENTO Sumário: I - A palavra “caralho”, proferida por militar (Cabo da Guarda Nacional Republicana), na presença do seu Comandante, em desabafo, perante a recusa de alteração de turnos, não consubstancia a prática do crime de insubordinação por outras ofensas, previsto e punível pelo artigo 89º, n.º 2, alínea b), do Código de Justiça Militar. II - Será menos própria numa relação hierárquica, mas está dentro daquilo que vulgarmente se designa por “linguagem de caserna”, tal como no desporto existe a de “balneário”, em que expressões consideradas ordinárias e desrespeitosas noutros contextos, porque trocadas num âmbito restrito (dentro das instalações da GNR) e inter pares (o arguido não estava a falar com um oficial, subalterno, superior ou general, mas com um 2º Sargento, com quem tinha uma especial relação de proximidade e camaradagem) e são sinal de mera virilidade verbal. Como em outros meios, a linguagem castrense utilizada pelos membros das Forças Armadas e afins, tem por vezes significado ou peso específico diverso do mero coloquial. .......................
Segundo as fontes, para uns a palavra “caralho” vem do latim “caraculu” que significava pequena estaca, enquanto que, para outros, este termo surge utilizado pelos portugueses nos tempos das grandes navegações para, nas artes de marinhagem, designar o topo do mastro principal das naus, ou seja, um pau grande. Certo é que, independentemente da etimologia da palavra, o povo começou a associar a palavra ao órgão sexual masculino, o pénis. E esse é o significado actual da palavra, se bem que no seu uso popular quotidiano a conotação fálica nem sequer muitas vezes é racionalizada. Com efeito, é público e notório, pois tal resulta da experiência comum, que CARALHO é palavra usada por alguns (muitos) para expressar, definir, explicar ou enfatizar toda uma gama de sentimentos humanos e diversos estados de ânimo. Por exemplo “pra caralho” é usado para representar algo excessivo. Seja grande ou pequeno demais. Serve para referenciar realidades numéricas indefinidas (exº: "chove pra caralho"; "o Cristiano Ronaldo joga pra caralho"; "moras longe pra caralho"; "o ácaro é um animal pequeno pra caralho"; "esse filme é velho pra caralho"). Por seu turno, quem nunca disse ou pelo menos não terá ouvido dizer para apreciar que uma coisa é boa ou lhe agrada: “isto é mesmo bom, caralho”. Por outro lado, se alguém fala de modo ininteligível poder-se-á ouvir: "não percebo um caralho do que dizes" e se A aborrece B, B dirá para A “vai pró caralho” e se alguma coisa não interessa: “isto não vale um caralho” e ainda se a forma de agir de uma pessoa causa admiração: "este gajo é do caralho" e até quando alguém encontra um amigo que há muito tempo não via “como vai essa vida, onde caralho te meteste?”. Para alguns, tal como no Norte de Portugal com a expressão popular de espanto, impaciência ou irritação “carago”, não há nada a que não se possa juntar um “caralho”, funcionando este como verdadeira muleta oratória.
Assim, dizer para alguém “vai para o caralho” é bem diferente de afirmar perante alguém e num quadro de contrariedade “ai o caralho” ou simplesmente “caralho”, como parece ter sucedido na situação em apreço nestes autos. No primeiro caso a expressão será ofensiva, enquanto que, ao invés, no segundo caso a expressão é tão-só designativa de admiração, surpresa, espanto, impaciência, irritação ou indignação (cfr. Dicionários da Língua Portuguesa da Priberam e da Porto Editora 2010).1/09.3F1STC.L1-9.
...........................
III – DECISÃO
Em conformidade com o exposto, tudo visto e ponderado, acordam os Juízes desta Relação em negar provimento ao recurso interposto pelo Ministério Público, confirmando, nos seus precisos termos, o despacho recorrido de não pronúncia do arguido A.... Sem custas, por não serem devidas. Notifique nos termos legais. (o presente acórdão, integrado por vinte e uma páginas com os versos em branco, foi processado em computador e integralmente revisto pelo desembargador relator, seu primeiro signatário – artº 94º, nº 2 do Cód. Proc. Penal)
Lisboa, 28 de Outubro de 2010
Desembargador J. S. Calheiros da Gama Juiz Militar Major-General Norberto Bernardes
|
14 Set 2012 |
|
 |
Longshot
Registado: 04 Mar 2010 Mensagens: 309
Positivos
1
Neutros
1
Negativos
4
- Voyeur
|
foda-se que caralho de dissertação.
|
15 Set 2012 |
|
 |
Trocinho
Registado: 30 Jul 2012 Mensagens: 107
- Voyeur
|
Que conversa do caralho. ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
|
15 Set 2012 |
|
 |
agapito12
- Voyeur
|
"III – DECISÃO
Em conformidade com o exposto, tudo visto e ponderado, acordam os Juízes desta Relação em negar provimento ao recurso interposto pelo Ministério Público, confirmando, nos seus precisos termos, o despacho recorrido de não pronúncia do arguido A...."
Em resumo, o cabo da GNR mandou o comandante 'pró caralho' e ele foi!
|
15 Set 2012 |
|
 |
agapito12
- Voyeur
|
Há praí muitos caralhos que bem precisavam que os mandássemos pro dito. Duma forma soft....'não queres ir pro caralhinho?'
|
16 Set 2012 |
|
 |
agapito12
- Voyeur
|
"Acho piada vir dar lições quando ele não tem moral para falar de GPs nem percebe um caralho do negócio das GPs e dos sites.."
Post do confrade Trocinho em resposta ao confrade Secret Selvage no tópico "ACHO PIADA". Com a devida vénia!
|
16 Set 2012 |
|
 |
Eu_Amo_Você
Registado: 14 Dez 2010 Mensagens: 2263 Localização: Felgueiras/sapateiro "in deep"
Positivos
1
Neutros
2
Negativos
2
- Voyeur
|
Eu,só sei que fomos "co caralho" à 6 segundos da final!! 
_________________ "Fala da minha vida quando a tua for um exemplo"
|
16 Set 2012 |
|
 |
agapito12
- Voyeur
|
eu_amo_você Escreveu: Eu,só sei que fomos "co caralho" à 6 segundos da final!!  Aqueles Espanhois são sempre os mesmos caralhos....e nós nem co caralho do pau nos safamos!
|
16 Set 2012 |
|
 |
Eu_Amo_Você
Registado: 14 Dez 2010 Mensagens: 2263 Localização: Felgueiras/sapateiro "in deep"
Positivos
1
Neutros
2
Negativos
2
- Voyeur
|
agapito12 Escreveu: eu_amo_você Escreveu: Eu,só sei que fomos "co caralho" à 6 segundos da final!!  Aqueles Espanhois são sempre os mesmos caralhos....e nós nem co caralho do pau nos safamos! Olha ainda hoje (ainda là estao) alguns confrades foram pa Espanha dar umas "stickadas" no "Peinador" espero que venham de lá satisfeitos!! 
_________________ "Fala da minha vida quando a tua for um exemplo"
|
16 Set 2012 |
|
 |
SECRET SELVAGE
Registado: 16 Mai 2012 Mensagens: 211
- Voyeur
|
|
16 Set 2012 |
|
 |
agapito12
- Voyeur
|
EAV........ "Olha ainda hoje (ainda là estao) alguns confrades foram pa Espanha dar umas "stickadas" no "Peinador" espero que venham de lá satisfeitos!!  " Ao menos ainda existe o Peinador....e assim aliviarmos o caralho do tesão. A propósito e como já lá não vou há muito como estará aquilo de gajedo, caralho?
|
16 Set 2012 |
|
 |
Trocinho
Registado: 30 Jul 2012 Mensagens: 107
- Voyeur
|
agapito12 Escreveu: "Acho piada vir dar lições quando ele não tem moral para falar de GPs nem percebe um caralho do negócio das GPs e dos sites.."
Post do confrade Trocinho em resposta ao confrade Secret Selvage no tópico "ACHO PIADA". Com a devida vénia! Foi uma resposta do caralho. 
|
16 Set 2012 |
|
 |
SECRET SELVAGE
Registado: 16 Mai 2012 Mensagens: 211
- Voyeur
|
|
16 Set 2012 |
|
 |
agapito12
- Voyeur
|
Com a devida vénia.......
Trocinho iniciado
Registado: 30 Jul 2012 Mensagens: 101 Resposta com citações Mensagem Re: Acho piada...
Acho piada que aqui defesas ou ataques,passa a vassoura e lá vai tudo com o caralho,tenhas razão ou não.
|
16 Set 2012 |
|
 |
|
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|