É notória a evolução muito significativa que se verificou no panorama cultural português nos últimos 25/30 anos, atendendo à dura realidade que se vivia por reflexo acentuado de notórias carências que decorreram de décadas de inexistência de políticas acertadas no campo da cultura. A integração europeia e as carradas de milhões de euros direccionados para a área do conhecimento fez de nós, reconhecidamente, um povo mais sapiente, mais esclarecido, mais participativo e com um intelecto mais elevado.
Vem isto a propósito do nível cultural que tenho verificado na grande maioria das GPs com quem tenho interagido – refiro-me naturalmente às portugas - , muitas delas com graus académicos de fazer inveja a muitos dos políticos da treta que conduzem os destinos deste pobre País. Nos meus ‘very good old times’ as GPs - na altura chamavam-se GPs mesmo - eram completamente iletradas, analfabetas a maioria, sem qualquer instrução para além das artes domésticas ou agrícolas. Básicas portanto, excluindo desta apreciação qualquer sentido pejorativo.
Hoje é um regalo ouvir algumas dissertações feitas por certas queridas, com uma bagagem cultural de nos fazer arregalar o olho de admiração e abrir a boca de espanto. Aqui pelo

há umas quantas cujos escritos são umas autênticas obras d’arte, um perfeito deleite e que dá um gozo enorme ler, reler e apreciar; Tambem estudar e aprender! Por temer excluir algumas delas, todas merecedoras do meu apreço, não irei citar nomes mas a Confraria já se deu conta das ilustríssimas, prenhes de erudição, com uma mente aberta, esclarecidas, sábias, um autêntico poço de cultura.
Para elas o meu sincero, humilde e incondicional apreço….(com amor).