Autor |
Mensagem |
voudevezenquando
Registado: 19 Jan 2011 Mensagens: 304
Positivos
11
Negativos
3
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Conta Bancária penhorada
Boas confrades
Estou com uma situação bastante chata e estou igualmente muito apreensivo no que toca à forma como hei-de proceder para a resolver, ou tentar resolver...
Na 2ª feira fui a um ATM para levantar dinheiro e qual o meu espanto quando o meu cartão ficou retido na máquina, saiu um talão com a informação: "captura de cartão, por segurança retemos o cartão, consulte o seu banco".
Posto isto, e como nesse mesmo dia o banco já estava encerrado, liguei para a linha de apoio do banco no dia seguinte (visto não ter hipótese de me deslocar presencialmente à entidade bancária), e aquilo que me foi dito é que a conta se encontrava suspensa por iniciativa da entidade bancária. foi-me dado o contacto da sucursal onde a conta foi aberta, pois pelo que igualmente me foi dito apenas a mesma me sabia informar integralmente do que sucedeu.
Agora vem a parte mais complicada da situação, tenho uma situação na justiça, da qual ainda desconheço a decisão. Estou bastante inclinado para a hipótese da conta bancária ter sido penhorada, se bem que pelo que também andei a ver, em situações de conta penhorada a conta terá que ter sempre um saldo disponível (equivalente ao salário mínimo), e a mesma pode ter movimentos.
Ora acontece, que já pedi a conhecidos que me tentassem fazer transferências/depósitos, e quer em caixas ATM quer aos balcões, tal não foi possível, sendo que a conta se encontra neste momentos "congelada", sem qualquer hipótese de ser movimentada.
Estou de facto bastante apreensivo, até porque apenas na próxima semana me poderei deslocar à sucursal onde abri a conta, e não sei ao certo o real problema. De qualquer das formas, apenas vejo duas situações possíveis, ou a conta foi penhorada por um agente de execução, ou está suspensa por iniciativa do próprio banco, embora esta última seja algo estranha, pois sempre cumpri com as taxas mensais a pagar... será que o banco pode suspender uma conta por sua iniciativa?
Agradecia muito se alguém estivesse mais por dentro destes assuntos me pudesse ajudar acerca do mesmo.
Se não for aqui o sitio conveniente para o assunto, agradeço que removam para o sitio correcto.
|
10 Mar 2016 |
|
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10341
|
 Re: Conta Bancária penhorada
Se o cartão foi retido com essa mensagem, isso significará que o cartão foi cancelado para não permitir o acesso do titular à conta bancária.
Imaginemos o caso de uma conta que está em situação irregular, com um saldo negativo maior que o permitido. O titular não consegue fazer levantamentos, mas há ainda movimentos que consegue fazer, tais como pagar portagens, fazer chamadas telefónicas ou fazer outros pagamentos que não exigem código. Ao anular o cartão, o banco está a precaver-se.
Isto digo eu, que não sei nada de especial na matéria. Haverá por aqui quem sabe do assunto.
|
10 Mar 2016 |
|
 |
voudevezenquando
Positivos
11
Negativos
3
- Voyeur
|
Pois, mas a hipótese da conta estar em saldo irregular está fora de hipótese, além de que todos os meses me foi sempre debitado a taxa do uso da conta (pouco mais de 8€).
No momento em que a situação aconteceu a conta tinha (como tem ainda) quase duas centenas de €
|
10 Mar 2016 |
|
 |
Tony Areias
Registado: 19 Dez 2013 Mensagens: 7575
Positivos
75
Neutros
6
Negativos
3
TD's nos últs 90 dias: 4
- Ajudando o Forum a Crescer
|
Taxa do uso da conta.. taxas para tudo. Enfim. (que me lembre o banco não me tira € da conta mas tb devo ter uma conta diferente)
|
10 Mar 2016 |
|
 |
sersan
Registado: 09 Abr 2015 Mensagens: 652
Positivos
39
Neutros
9
Negativos
6
- Voyeur
|
Parece haver aí mãozinha da AT através das chamadas penhoras automáticas. 
|
11 Mar 2016 |
|
 |
CarlaFelicio
Registado: 14 Out 2014 Mensagens: 2737 Localização: Filósofa
|
Havia mais algum titular na conta? Eu não entendo bem como funcionam as coisas nos bancos, mas se ha mais que um titular e um deles ser o principal e o outro o secundário, pode ter a ver com isso. A mim este mes tb aconteceu algo que não me souberam explicar. Fui cancelar um débito direto de uma seguradora no fim de janeiro, e para meu espanto este mês foram feitos dois débitos diretos em 3 dias para a mesma seguradora, sendo que voltaram a activar o débito sem qualquer permissão minha. Certo é que o dinheiro saltou fora da minha conta e tive de ir ao banco pedir explicações que não me souberam dar. Voltaram a cancelar o débito mas avisei já, se me voltarem a deixar sair dinheiro para essa seguradora, fecho a conta e tiro o dinheiro todo que lá tenho. Não entendo como é que os bancos funcionam, nem os contratos que não assinamos mas que aparecem em nosso nome automaticamente, nem a obrigação de cumprir contratos anuais que nunca assinamos e com os quais não concordamos nem precisamos. Certo é que estas entidades, parecem andar todas a tosquiar ovelhas e quem fica sem lã somos nós para esses lobos encherem os bolsos.
|
12 Mar 2016 |
|
 |
mnvb
Registado: 13 Set 2014 Mensagens: 1011
Positivos
43
Neutros
3
- Voyeur
|
Confrade, essa questão que tem na justiça tem de perguntar ao seu advogado se a mesma pode implicar penhora. Se tiver sido uma penhora feita pelas finanças que não tenha tido conhecimento, sugiro que vá ao portal das finanças à sua área reservada e veja se tem lá algum aviso.
Enviado do meu eZee'tab10Q12-S através de Tapatalk
_________________ Tremi no escuro da selva, alambique de suores. Deitei na areia e na relva mulheres de todas as cores.
|
12 Mar 2016 |
|
 |
sersan
Registado: 09 Abr 2015 Mensagens: 652
Positivos
39
Neutros
9
Negativos
6
- Voyeur
|
CarlaFelicio Escreveu: Havia mais algum titular na conta? Eu não entendo bem como funcionam as coisas nos bancos, mas se ha mais que um titular e um deles ser o principal e o outro o secundário, pode ter a ver com isso. A mim este mes tb aconteceu algo que não me souberam explicar. Fui cancelar um débito direto de uma seguradora no fim de janeiro, e para meu espanto este mês foram feitos dois débitos diretos em 3 dias para a mesma seguradora, sendo que voltaram a activar o débito sem qualquer permissão minha. Certo é que o dinheiro saltou fora da minha conta e tive de ir ao banco pedir explicações que não me souberam dar. Voltaram a cancelar o débito mas avisei já, se me voltarem a deixar sair dinheiro para essa seguradora, fecho a conta e tiro o dinheiro todo que lá tenho. Não entendo como é que os bancos funcionam, nem os contratos que não assinamos mas que aparecem em nosso nome automaticamente, nem a obrigação de cumprir contratos anuais que nunca assinamos e com os quais não concordamos nem precisamos. Certo é que estas entidades, parecem andar todas a tosquiar ovelhas e quem fica sem lã somos nós para esses lobos encherem os bolsos. Se o banco fez comprovadamente um pagamento indevido tem de devolver o dinheiro. Por vezes há quem anule um débito directo sem verificar se existem outras autorizações iguais. E há também lugar a verificar as condições em que foi dada a autorização do débito directo. 
|
12 Mar 2016 |
|
 |
CarlaFelicio
|
Graziie pela informação, certo é que eles não me souberam explicar como é que foi conseguida nova autorizaçao e pelo que entendi com o mesmo código.
|
12 Mar 2016 |
|
 |
leviatao
Registado: 07 Dez 2009 Mensagens: 35
Positivos
2
- Voyeur
|
Junto do seu balcao tente averiguar se a entidade responsavel pelo processo enviou informacao no sentido de salvaguardar o salario minimo nacional caso contrario todo o saldo disponivel fica cativo
|
12 Mar 2016 |
|
 |
leviatao
Registado: 07 Dez 2009 Mensagens: 35
Positivos
2
- Voyeur
|
Nos debitos diretos pode solocitar a revogacao no banco para que os valores debitados sejam estornados
|
12 Mar 2016 |
|
 |
voudevezenquando
Positivos
11
Negativos
3
- Voyeur
|
Boas
Bem, a situação é constrangedora, apenas no inicio da semana irei saber (ou fazer os possíveis para saber)... Tenho uma situação pendente na justiça, e quase de certeza que deve ter a ver com isso... só me resta saber os contornos do processo relativo à conta, visto a mesma pura e simplesmente se encontrar "congelada", pois quando existe penhora, a mesma possibilita créditos (penso eu de que...). No entanto posso estar a dizer alguma barbaridade por desconhecimento.
Em relação a essa situação dos débitos, é até aconselhável nos tempos que correm anular todo o tipo de pagamento efectuados por débito, até para prevenir novas situações de uso indevido do IBAN por parte de terceiros.
|
12 Mar 2016 |
|
 |
CarlaFelicio
|
Foi o que fiz mas parece que valeu de pouco!
|
13 Mar 2016 |
|
 |
Myself03
Registado: 04 Dez 2011 Mensagens: 686
Positivos
24
Neutros
11
Negativos
1
- Voyeur
|
Isto, actualmente, com os bancos é uma pouca vergonha a todos os níveis.
Pelo que sei, se houver penhoras, por exemplo, os bancos podem logo reter o dinheiro mal caia na conta do cliente em questão. São assim uma espécie de criados das entidades que penhoram, como a AT quer que sejamos fiscais deles quando dizem termos o dever cívico de pedir fatura aos comerciantes. Pois... só que não nos dão nada em troca, muito pelo contrário.
Quanto aos débitos directos, fujo deles como o diabo da cruz. Não quero. Eu vou ao MB ou PayShop pagar as contas e ponto final. Permitir isso, é uma via verde para terem acesso à nossa conta, como contou aqui a Carla. Depois tudo mais são desculpas e culpas nos erros informáticos e o diabo-a-quatro. Não, para esse peditório já dei.
Os banco neste momento só servem para beneficio deles. Não dão juros nas contas à ordem e nas outras sabe Deus, retiram mensalidades absurdas para quem tem pouco dinheiro nas contas ou não tem o salário lá domiciliado, a começar pela CGD, banco publico! É só desmandos e mais desmandos, por isso nada do que aqui foi relatado me causa espanto. Todo o cuidado é pouco.
_________________ O que um não quer, dois não fazem.
|
14 Mar 2016 |
|
 |
boafebra
Registado: 24 Out 2008 Mensagens: 662 Localização: Lisboa
Positivos
5
Neutros
3
Negativos
5
- Voyeur
|
Já me aconteceu exactamente o mesmo. Tenho uma segunda conta na CGD, basicamente é fundo de maneio, gastos pessoais e a guita para ir às GP's... como está quase sempre em minimos, os senhores decidiram que eu não poderia ter cartão multibanco... tive que andar um ano a usar a caderneta e manter um saldo médio de 500€ durante um ano. Noutra conta também me aconteceu, mas porque o cartão tinha expirado. Normalmente esse tipo de mensagens com cartões tem mesmo a ver com isso, com problemas com o cartão em si.
|
22 Mar 2016 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: r247, Santacomba e 60 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|