Data/Hora: 25 Jun 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
 Racismo: Branco vs. Preto 
Autor Mensagem
Platina

Registado: 06 Mai 2008
Mensagem Racismo: Branco vs. Preto
Parece-me um tema interessante para lançar a debate num forúm em que a larga maioria não se conhece... assim, não sabem por exemplo se eu sou preto ou branco 8)
Há tb as acompanhantes negras, as mulatas, as de leste, as brasileiras (que são as que mais se queixam da xenofobia em Portugal), etc, etc.
Para lançar o "debate" deixo-vos este texto polémico(?):

«Michael Richards conhecido como Kramer da série televisiva Seinfeld, levantou um bom problema. O que se segue é o seu discurso de defesa em tribunal depois de ter feito alguns comentários raciais na sua peça de comédia. Ele levanta alguns pontos muito interessantes.

Orgulho em ser Branco

Quantas pessoas estão actualmente a prestar atenção a isto? Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos, Americanos Árabes, etc.

E depois há os apenas Americanos.

Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância. Chamam-me 'White boy,' 'Cracker,' 'Honkey,' 'Whitey,' 'Caveman' ...e está tudo bem. Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, Camel Jockey, Beaner, Gook, or Chink, vocês chamam-me racista. Quando vocês dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês, então por que razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?

Vocês têm o United Negro College Fund.

Vocês têm o Martin Luther King Day.

Vocês têm Black History Month.

Vocês têm o Cesar Chavez Day.

Vocês têm o Yom Hashoah.

Vocês têm o Ma'uled Al-Nabi.

Vocês têm o NAACP.

Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de Entretenimento para pretos)

Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seriamos racistas.

Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamar-nos-iam racistas. Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo taxados de racistas.

Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem com a sua vida para frente, éramos logo racistas.

Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of Commerce e nós apenas temos a Chamber of Commerce.

Quem paga por isto?

Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher de outra cor pode ser a Miss America.

Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos, éramos logo chamados de racistas.

Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós tivéssemos colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.

Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos nossos direitos seriamos logo apelidados de racistas.

Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos "Orgulho Branco", vocês chamam-nos racistas.

Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um oficial da policia Branco dispara contra um preto de um gang ou pára um traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a sociedade, vocês chamam-no racista.

Eu tenho orgulho.

Mas vocês chamam-me racista.

Por que razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?»

28 Jan 2009

Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mensagem Re: Racismo: Branco vs. Preto
Porque há uma tradição de os brancos dominarem e espezinharem os pretos. Os brancos colonizaram e exploraram outros povos ao longo dos tempos. Basta ver o que acontecia em África em que os brancos desembarcavam e se apropriavam de tudo. Talvez o exemplo máximo seja a África do Sul.

Tudo isso mudou e está a mudar, mas há muitas sociedades em que os brancos têm as melhores oportunidades. Conheço alguns estados do sul dos Estados Unidos, em que tive ocasião de constatar que os piores empregos, os piores automóveis e as piores casas eram de negros. Claro que eles deram agora uma grande lição de abertura - uma das maiores que poderiam ter dado.

28 Jan 2009
Cromo

Registado: 15 Nov 2008

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Deviam seguir o exemplo dos mulatitos,esses sim,são descendentes de brancos e pretos e mantem uma relação saudavel tanto com pessoal de uma ou outra raça \:D/

28 Jan 2009
Platina

Registado: 28 Nov 2006
Por esta altura (quase) toda a gente já deve ter percebido que a ideologia do "politicamente correcto" se foi deixando esticar até aos limites do absurdo. Na questão do "racismo" - designação logo à partida errada: raça (humana) só há uma, o sapiens sapiens - como nas outras todas.

Nessa, no entanto, é importante recordar que ainda está viva uma grande parte das pessoas que há menos de meio século, nos EUA ou na África do Sul não podia frequentar as mesmas escolas e restaurantes ou utilizar os mesmos transportes do que... as outras. E que a abolição da escravatura nos EUA (o que não correspondeu a igualdade) aconteceu apenas em 1865 (ontem) e no Brasil em 1888 (há umas horas...).

Há, por isso, ainda muitas feridas mal cicatrizadas...

28 Jan 2009
Confreira

Registado: 05 Dez 2008
Eu na minha modesta opinião... :$
Os maiores racistas ainda são aqueles que se queixam do dito racismo... Ora vejamos:

O cigano refere se a nós como "senhores... ai tenho k dar a banhada que ele é senhori"
O negro refere se a nós como os brankelas...

O branco explorou sim... mas o povo que mais escravizou foram os ingleses e os americanos...
E na altura os Nobres portugueses imitaram porque era chique na altura ter escravos...
A mentalidade pobre do Portugues que hoje poderia ser a maior potencia mundial e é um pais de 3ª...

Não esqueçam que fomos o país com mais colónias e tinhamos uma riqueza incalculavel... e pobres dos ótarios deram as suas colonias... para os americanos hoje acharem se donos do Mundo....

28 Jan 2009
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
De entre os colonizadores, os portugueses terão sido daqueles que mais respeitaram os povos colonizados. Claro, colonizador é sempre colonizador, faz algum bem e muito mal, mas não teremos sido dos piores.

29 Jan 2009
Confreira

Registado: 05 Dez 2008
De forma alguma... como colonizadores fomos até dos mais generosos...

29 Jan 2009
Bronze

Registado: 07 Dez 2006

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Nicolle Escreveu:
Eu na minha modesta opinião... :$
Os maiores racistas ainda são aqueles que se queixam do dito racismo... Ora vejamos:

O cigano refere se a nós como "senhores... ai tenho k dar a banhada que ele é senhori"
O negro refere se a nós como os brankelas...

O branco explorou sim... mas o povo que mais escravizou foram os ingleses e os americanos...
E na altura os Nobres portugueses imitaram porque era chique na altura ter escravos...
A mentalidade pobre do Portugues que hoje poderia ser a maior potencia mundial e é um pais de 3ª...

Não esqueçam que fomos o país com mais colónias e tinhamos uma riqueza incalculavel... e pobres dos ótarios deram as suas colonias... para os americanos hoje acharem se donos do Mundo....

Desculpa eu estar em total desacordo contigo.
A verdade històrica é muito diferente.
A partir dos meados do séc XV os portugueses (depois da conquista de Ceuta) continuam a "descobrir" a Africa Ocidental , creando feitorias e entrepostos junto da costa.
A unicaactividade destas feitorias e entrepostos era a de arranjar "material humano" para enviar para o Brasil (que depois se alarga para a Venezuela e as Caraibas).
Isto coloca-nos no Top dos mercantes de escravos durante 2 séculos.
Praticamente os ingleses, os holandeses e os outros paises colonizadores dessa época compravam os escravos aos "comerciantes portugueses. Excepçao é a costa oriental da Africa onde os mercantes mais activos eram os Arabes.

A verdadeira colonizaçao de Angola e Moçambique é um facto relativamente recente (séc XIX) e ocorre sò por razoes geopoliticas ou seja porque os ingleses decidem de ocupar a Africa Austral (vd. mapa cor de rosa,etc)

E' verdade tambem que Portugal foi o primeiro pais europeu a abolir a escravatura...!! Havia uma crise economica forte e sobretudo tinha começado a concorrencia dos outros paises, alem disso depois da ocupaçao espanhola (restauraçao) em 1640 a frota portuguesa era extremamente reduzida.

A colonizaçao portuguesa tinha duas caracteristicas que a diferenciaram das colonizaçoes inglesas, holandesas e francesas.
1. O portugues "misturava-se" muito facilmente com os indigenas (vd Brasil - pais com o maior numero de mulatos no Mundo) porque o seu nivel cultural,social e economico era muito proximo do preto.
2. Nunca houve verdadeiramente uma ocupaçao efectiva do territorio colonial devido os poucos recursos humanos que nòs tinhamos. Era impossivel colonizar Angola (14 vezes maior que Portugal)ou Moçambique (9 vezes). A nossa presença era vagamente administrativa e sobretudo no campo agricola.
Um exemplo concreto foi a exploraçao das riquezas florestais. Os Ingleses e sobretudo os Franceses (no Gabao) exploravam até ao limite as florestas porque tinham no continente industrias de moveis potentissimas que absorviam esse material. Nòs nao. Nos faziamos queimadas para recuperar terra para uso agricola... :(

E' verdade que os portugueses depois do sec XVII eram melhor aceites pelas populaçoes locais.
PGflores

29 Jan 2009
Platina

Registado: 19 Jul 2007
Eu posso dizer que não sou racista , pois trato da mesma maneira o branco , o preto , o amarelo desde que me tratem bem a mim também .
Mas gostava de partilhar uma história com vocês , que passei a alguns anos .
Trabalhava para uma empresa e entrou ao serviço um rapaz preto , que no dia seguinte apresentou a demissão , então quando inquirido sobre a razão de se demitir , a resposta foi esta :" Não admito que o meu chefe seja preto , não admito ser mandado por outro preto" .

Abraço

29 Jan 2009
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Felpesxxxxx, h27, MohPele, tr. e 92 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: