Data/Hora: 17 Jun 2025

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
 Histórias sobre a origem de marcas, inventos e outras curiosidades... 
Autor Mensagem
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Histórias sobre a origem de marcas, inventos e outras curiosidades...
Tópico para inserir histórias e curiosidades várias sobre a origem de algumas marcas e produtos do nosso quotidiano e inventos marcantes da nossa civilização. Os artigos serão oriundos de buscas na Web (ou outras fontes) e as informações descarregadas de forma aletòria denunciando, sempre que possível, a origem dos mesmos.

Inicio com a História de perfume

Imagem
By: Felipe Araújo

A arte do perfume tem suas origens no Egito e remete ao ano de 2000 a.C. Naquele período, os primeiros a utilizarem os perfumes foram os faraós e membros que eram considerados importantes na corte. Após algum tempo, a utilização do perfume foi difundida em outras partes do país e levou a todos a possibilidade de aromatizar o ambiente árido e quente do deserto.

Protagonizada em 1330 a.C., a primeira greve da humanidade foi organizada pelos soldados liderados pelo faraó Seti I que, sabendo sobre a necessidade das essências refrescantes na região, pararam o fornecimento dos unguentos aromáticos. Tempo depois, em 1300 a.C., peões de Tebas revoltaram-se contra a escassez de unguentos e somente foram contidos pelo faraó Ramsés II.

Durante o século IX, um químico árabe conhecido como Alkindus escreveu um manuscrito a respeito da fabricação dos aromas intitulado “Livro da Química de Perfumes e Destilados”. A obra apresentava diversas receitas de óleos das fragrâncias, águas aromáticas, salves ou imitações caras. No mesmo material, havia a descrição de 107 receitas de perfumaria. A importância da obra é tão grande no que se refere aos perfumes que, até hoje, alguns instrumentos utilizados na fabricação apresentam os mesmos nomes citados por Alkindus, como o alambique.

Avicenna e Muslim, respectivamente, um químico e um médico de origem persa, foram os introdutores do método para extrair óleos aromáticos das flores por meio da destilação, sistema utilizado até hoje. Em um primeiro momento, fizeram uma experiência com as rosas, mas acabaram descobrindo que a mistura de óleo com ervas ou pétalas esmagadas tinha como resultado uma fragrância mais forte. Neste contexto surge a água de rosas, que se torna rapidamente popular. Tanto a tecnologia utilizada na destilação quanto a mistura das ervas e flores com o óleo foram de ampla utilização, causaram avanços e foram de grande influência na perfumaria do ocidente, assim como na química.

Através do território da Espanha, o perfume ganhou a Europa na época do Renascimento. Porém foi na França, em meados do século XIV, que a perfumaria teve seu maior avanço. O país tornou-se o maior centro de pesquisas e desenvolvimento de perfumes e possui as marcas mais importantes do mundo.

http://www.historiadetudo.com/perfume.html

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

09 Jun 2013

 
 
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Histórias sobre a origem de marcas, inventos e outras curiosidades...
História da Ferrari
By Fernano Rebouças


Enzo Ferrari nasceu em 1898. Iniciou na fábrica Alfa Romeo nos anos de 1920. Trabalhou nessa fábrica como mecânico, piloto e director de equipa.

Em 1929, criou a Scuderia Ferrari, a primeira equipa de corrida de automóvel independente das fábricas automotivas, mas com vínculo administrativo com a Alfa Romeo. No primeiro ano, a Ferrari venceu sete corridas, quatro em Cortese, duas em Nuvolari e uma em Sommer, num total de catorze provas disputadas.

Em 1939, Enzo Ferrari abandona a Alfa Romeo. Durante a segunda guerra, fabrica veículos e equipamentos para a agricultura, mas sem prensar o seu nome nos seus veículos, por respeito a contratos ainda vigentes com a Alfa Romeo. Em 1946, constrói o carro Ferrari 125 S, sob sua própria marca.

Enzo Ferrari sempre teve o projeto de fabricar vários tipos de carros para cada tipo de situação específica ; em 1948, cria o monoposto de GP, com o motor 125 F1 ( 1500 cc). O modelo disputou a corrida da Itália naquele mesmo ano, conquistando o terceiro lugar.

Desde então, a equipa já conquistou mais de cinco mil vitórias, participando da Fórmula 1, do World Sportcar Championship e promove na Europa, EUA e América Latina o campeonato Ferrari Challenger, com carros ferraris 355.

Em 1969, parte das acções da empresa Ferrari foram adquiridas pela Fiat.

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

09 Jun 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Histórias sobre a origem de marcas, inventos e outras curiosidades...
História da Ford
By Fernando Rebouças

No início do século XX, Henry Ford idealizava construir um carro fácil de usar, sem complexidades mecânicas e que o trabalhador americano pudesse pagar. Henry Ford não foi o inventor do carro, mas foi um dos primeiros a aprimorar o invento e faze-lo um produto mais popular. A maioria dos carros inventados até então eram complicados em usar e conduzir. Da idealização de Henry Ford, surge o modelo T e o esquema de linha de produção.

O projecto do carro e a linha de produção influenciaram a sociedade e gerou a produção em série conceituada de fordismo. O carro “Modelo T” foi lançado no mercado 1908, com o preço de 825,00 dólares.

A visão de mercado de Ford era baixar os preço, lucrar na quantidade e aumentar os ganhos, no ano de 1908, foram vendidos mais de 10.000 carros. Em 1912, o preço caiu para 575,00 dólares, alcançando 48 % da participação do mercado.

A base para a diminuição do preço foi o desenvolvimento da linha de produção, da manufatura e redução do tempo de produção. Antes de 1908, Ford já havia produzido o Modela A, em 1903; e o Modelo N, em 1906; mas sem alcançar o sucesso obtido com o Modelo T.

A letra manuscrita “Ford Motors Co.”, foi utilizada pela primeira vez em 1903, em comunicados da empresa. O primeiro logo foi usado no carro Modelo A.

A primeira logomarca da empresa a ser representada num oval, foi desenhada em 1907. Vinte anos depois, o Modelo A foi o primeiro a carregar o oval na tampa do radiador.O logotipo oval de fundo azul e detalhes prateados, como conhecemos, é utilizado desde 1976.

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

09 Jun 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Histórias sobre a origem de marcas, inventos e outras curiosidades...
História da Honda
By Fernando Rebouças

No início do século XX, o menino Soichiro encantava-se com os carros que passavam na sua rua, época em que o Japão se abriu para o capital e tecnologia estrangeira. Ainda na sua cidade, Hamamatsu, aos 8 anos construiu a sua primeira bicicleta, projeto aprimorado aos 13 anos.
Soichiro Honda começou a trabalhar na sucursal do Ateliê Técnico Art Shokai, no qual se tornou sócio. A sua pequena fábrica foi destruída em 1945, depois de um período de estudos funda a Honda Technical Research Institute.

O seu primeiro projecto foi o fabrico de um motor simples e leve a ser instalado em qualquer bicicleta, logo produz o modelo de motor “A”. Em setembro de 1948, funda a Honda Motor Co. Ltda, e em 1949 fabrica a primeira motoreta Honda, o modelo “Dream D. de 98 cc.

Em 1961, a Honda para se projectar no exterior participa de corridas no Reino Unido, no Tourist Trophy da ilha de Mann, na categoria 125 cc e 250 cc. Em 1963, lança o modelo de camião leve T360 e o carro desportivo S500.

Em 1971, é inaugurada a Honda Brasil, no bairro de Pompéia, cidade de São Paulo. Neste mesmo ano foram lançadas as motos CB500 Four. Foi com motores Honda que Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título na equipe Mclaren, em 1988.

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

09 Jun 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Histórias sobre a origem de marcas, inventos e outras curiosidades...
História da Volkswagen
By Fernando Rebouças

A KDF era uma empresa estatal alemã, cuja proposta endossada por Adolf Hitler, era o desenvolvimento de uma carro novo, econômico e popular. O projeto foi elaborado por Ferdinand Porche e batizado inicialmente de KDF Wagen. Posteriormente, o carro ficou conhecido pelo nome de Volkswagen, que em alemão significa “Carro do Povo” ( volks = povo ; wagen = carro). No Brasil, o carro ficou conhecido pelo nome Fusca.

Anos depois, a fábrica, que tinha sido destruída durante a Segunda Guerra e reconstruída pelos ingleses, passou a ser chamada de Volkswagen e privatizada. O seu primeiro projeto, o Carocha (Fusca no Brasil), tornou-se o carro mais popular do século XX, e alcançou sucessos de vendas no mundo inteiro, depois de ter conquistado o mercado norte – americano.

Inicialmente, os norte – americanos rejeitaram o Carocha por preferirem “carrões”, e ainda rejeitavam a marca Volkswagen por esta ser herdeira de um projeto nazi. A marca Volkswagen e o produto Carocha teve que ser trabalhado de maneira diferenciada e inovadora nos anúncios publicitários na media estadunidense.

A agência Doyle Dane Bemback realizou peças em revistas com fundo branco e uma pequena foto monocromática do Carocha ao fundo e no rodapé o slogan : “Thinks Small” (pense pequeno). Foi uma maneira de se diferenciar dos anúncios publicitários dos “carrões”; afinal o Carocha era pequeno, mas econômico e eficaz.

A sede mundial da Volkswagen fica em Wolfsburg, Alemanha. O grupo empresarial que investe no fabrico dos carros volk´s também é proprietário das marcas Audi, Bentley, Lamborghini, Seat e Skoda.

A Volkswagen se instalou no Brasil, em 23 de março de 1953. No país possui cinco fábricas, a e Anchieta, São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos, estas no estado de São Paulo; São José dos Pinhais, no Paraná; e Resende, estado do Rio de Janeiro.

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

09 Jun 2013
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Histórias sobre a origem de marcas, inventos e outras curiosidades...
História do Automóvel
By Miriam Ilza Santana

O primeiro meio de transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover foi um automóvel que continha somente três rodas e foi criado no ano de 1885 por um alemão de nome Karl Benz. Com o passar do tempo foram sendo idealizados outros exemplares, muitos deles com o que era chamado na época de “motor de dois tempos”, idealizado em 1884 por Gottlieb Daimbler.

A partir de então teve início a corrida pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa francesa conhecida pelo nome de Panhard et Levassor. No ano de 1892, o conhecido Henry Ford fabricou seu primeiro carro, o Ford, na América do Norte.

Os ingleses entraram na concorrência um pouco mais tarde, comparado-se aos outros países europeus, devido a uma lei vigente na época, conhecida como “bandeira vermelha” – o automóvel não poderia ultrapassar os 10 km por hora e deveria levar na frente uma pessoa segurando uma bandeira vermelha para sinalizar aos peões que o automóvel estava passando, a pelo menos 60 metros de distância, à noite costumava-se utilizar uma lanterna.

O primeiro carro inglês a ser produzido foi o Lanchester, seguido pelo Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, entre outos.

Em 1904 foi fabricado o primeiro Rolls Royce contendo um aparelho composto por vários canos em forma de arco e ventilador, destinado a impedir que a água em circulação alcance temperatura prejudicial, o qual é conhecido até hoje como radiador e que não sofreria nenhuma mudança.

Os países europeus continuaram a diversificar a sua frota, na França surgiu o De Dion Bouton, Berliet, Rapid, na Itália veio o Fiat e o Alfa Romeo, na Alemanha surgiu o Mercedes-Benz; A Suíça e a Espanha para diversificar resolveram criar uma série mais possante e esplendorosa: o Hispano-Suiza.

Quando a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim os fabricantes decidiram investir em uma frota mais econômica, os carros seriam mais condensados e produzidos em seqüência.

Nos Estados Unidos da América, Henry Ford, e Willian Morris, na Inglaterra fabricaram exemplares como o Ford, o Morris e o Austin, os quais fizeram um grande sucesso, a procura foi bem maior do que o esperado, o que levou outras fábricas a iniciarem imediatamente a produção de automóveis com a mesma configuração.

No Brasil e em vários outros países pertencentes à América Latina o progresso automotivo só veio após o término da Segunda Guerra Mundial.

Completamente distinto do que era antigamente, o automóvel contemporâneo têm particularidades das quais nós só podemos desfrutar hoje, como conforto e agilidade, sem dizer que hoje a maioria deles são muito mais silenciosos e seguros.

No decorrer dos anos os automóveis vêm se transformando, passando a ser objeto de desejo de milhares de pessoas, sem dizer que o processo que envolve a produção proporciona emprego a milhares de pessoas no mundo inteiro agitando biliões de dólares e trazendo amplos lucros para as grandes empresas fabricantes.

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

09 Jun 2013
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal