|
Página 1 de 1
|
[ 7 mensagens ] |
|
IKEA by Ricardo Araújo Pereira
Autor |
Mensagem |
Lady aka M
Registado: 07 Set 2009 Mensagens: 215
|
 IKEA by Ricardo Araújo Pereira
In " Ricardo Araújo Pereira" Os problemas dos clientes do IKEA começam no nome da loja. Diz-se «Iqueia» ou «I quê à»? E é «o» IKEA ou «a» IKEA»? São ambiguidades que me deixam indisposto. Não saber a pronúncia correcta do nome da loja em que me encontro inquieta-me. E desconhecer o género a que pertence gera em mim uma insegurança que me inferioriza perante os funcionários. Receio que eles percebam, pelo meu comportamento, que julgo estar no «I quê à», quando, para eles, é evidente que estou na «Iqueia». As dificuldades, porém, não são apenas semânticas mas também conceptuais. Toda a gente está convencida de que o IKEA vende móveis baratos, o que não é exactamente verdadeiro. O IKEA vende pilhas de tábuas e molhos de parafusos que, se tudo correr bem e Deus ajudar, depois de algum esforço hão-de transformar-se em móveis baratos. É uma espécie de Lego para adultos. Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos. O que digo é que não são móveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle. A questão, portanto, é saber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros. Há dias, comprei no IKEA um móvel chamado Besta. Achei que combinava bem com a minha personalidade. Todo o material de que eu precisava e que tinha de levar até à caixa de pagamento pesava seiscentos quilos. Percebi melhor o nome do móvel. É preciso vir ao IKEA com uma besta de carga para carregar a tralha toda até à registadora. Este é um dos meus conselhos aos clientes do IKEA: não vá para lá sem duas ou três mulas. Eu alombei com a meia tonelada. O que poupei nos móveis, gastei no ortopedista. Neste momento, tenho doze estantes e três hérnias. É claro que há aspectos positivos: as tábuas já vêm cortadas, o que é melhor do que nada. O IKEA não obriga os clientes a irem para a floresta cortar as árvores, embora por vezes se sinta que não faltará muito para que isso aconteça. Num futuro próximo, é possível que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado, um serrote e um mapa de determinado bosque na Suécia onde o IKEA tem dois ou três carvalhos debaixo de olho que considera terem potencial para se transformarem numa mesa-de-cabeceira engraçada. Por outro lado, há problemas de solução difícil. Os móveis que comprei chegaram a casa em duas vezes. A equipa que trouxe a primeira parte já não estava lá para montar a segunda, e a equipa que trouxe a segunda recusou-se a mexer no trabalho que tinha sido iniciado pela primeira. Resultado: o cliente pagou dois transportes e duas montagens e ficou com um móvel incompleto. Se fosse um cliente qualquer, eu não me importaria. Mas como sou eu, aborrece--me um bocadinho. Numa loja que vende tudo às peças (que, por acaso, até encaixam bem umas nas outras) acaba por ser irónico que o serviço de transporte não encaixe bem no serviço de montagem. Idiossincrasias do comércio moderno. Que fazer, então? Cada cliente terá o seu modo de reagir. O meu é este: para a próxima, pago com um cheque todo cortado aos bocadinhos e junto um rolo de fita gomada e um livro de instruções. Entrego metade dos confetti num dia e a outra metade no outro. E os suecos que montem tudo, se quiserem receber.
|
30 Dez 2009 |
|
|
 |
Beret
Registado: 27 Mar 2007 Mensagens: 2519 Localização: No where
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: IKEA by Ricardo Araújo Pereira
Grande RAJ, adoro este homem. Exactamente o que eu sinto em relação a esta empresa. Uma vez fui lá comprar um roupeiro. Um gajo anda ali pelos corredores estilo rally paper à procura das peças. Aquilo pesa que se farta, manobrar os carrinhos não é fácil e ajuda dos funcionários é inexistente, ou estão ocupados ou então andam a jogar às escondidas connosco. Depois de meio puzzle feito, pergunto a um funcionário, "olhe lá e se faltar uma das peças do puzzle, se não houver stock?" Resposta - "Ah, nesse caso tem de voltar outro dia" Digam lá se não é simples. Depois de ter perdido 1h para obter o conteúdo do puzzle, mais 1h para procurar as peça do puzzle, deixei o carrinho com o puzzle onde estava e à saída, dei-me por contente por não ter ido para a fila de espera do transporte e montagem, talvez mais 1 ou 2 horas à vontade e jurei nunca mais comprar lá o que quer que fosse. IKEA = PQP
_________________ "Almocem comigo aqui, e jantem no inferno"
|
30 Dez 2009 |
|
 |
gestprint
Registado: 05 Set 2008 Mensagens: 715 Localização: Lisboa
- Voyeur
|
Só a Lady para vir com estas MONTAGENS! Parabéns pelo teu novo Avatar!!!!!!!!!! Até por momentos pensei que era uma confreira nova que por aqui andava!!!!!!!!!!
|
06 Jan 2010 |
|
 |
Lady aka M
Registado: 07 Set 2009 Mensagens: 215
|
Oi Guest, Sabes que levei uma tareia agora de 2 meses em montagens e compreedo perfeitamento o Ricardo...é pena que não refiram o tempo de espera para trocar algo.. 
|
06 Jan 2010 |
|
 |
panet69
Registado: 17 Jun 2008 Mensagens: 2239
- Voyeur
|
Ora, eu diria que... IKEA = E quê???? há???? (versão para o IKEA com pronúncia do norte adaptada de outra existente lá para os lados de Famalicão onde se usa comummente esta expressão tão sui generis... como "E quê..." mais como quem diz "atão pá??? como vai a vida???"  ) Eu já reparei, há muito, que nas grandes superfícies, o pessoal anda demasiado ocupado a arrumar quando o que deveria fazer é VENDER. Ora, se não o fizerem... acontece como no outro dia na WORTEN em que um chefe diz ao subordinado com tom muito agressivo a arfar (na frente dos Clientes): "eh pá... vejam lá se vendem mais e arrumam menos!!!! Nós queremos é vender!!!!" Ab. P.S.: o RAJ é do BEST!!!!!
_________________ A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.
|
06 Jan 2010 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10315
|
Há uns dias um amigo leu-me este texto em voz alta e aquilo não me soou bem. Estive a dar-lhe uma olhadela e não é que o rapaz utilizou a palavra "móvel" onze vezes? Para além disso, os períodos são curtos demais; o texto não respira bem. Acho que foi escrito de uma penada e não houve tempo, ou vontade, de rever, o que é imperdoável. Têm que contratar uma menina para fazer isso.
|
06 Jan 2010 |
|
 |
montanellas
Registado: 29 Abr 2008 Mensagens: 269
- Voyeur
|
este texto já é antigo... tem praí um ano! gosto da conclusão de rasgar um cheque aos bocadinhos e juntar a fita gomada btw, considero o conceito do ikea engraçado mas acho q os tugas não estão muito preparados. tanto os tugas q vendem, transportam e montam como os tugas clientes q não se informam devidamente antes de comprar. é só a minha opinião.
|
07 Jan 2010 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 7 mensagens ] |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|