
Re: O preservativo é realmente seguro?
No outro tópico (
viewtopic.php?f=175&t=11452&start=30) veio-se a gerar uma troca de opiniões sobre os assunto tratado neste.
O conceito de vida, de ser vivo, é de difícil definição.
Mas entende-se por tudo o que consegue manter-se com actividade.
Os vírus necessitam de um hospedeiro para se manterem activos. Assim, são seres vivos, como os outros, enquanto não forem considerados mortos.
Uma das particularidades gerais de um vírus é ele não ter DNA. Tem só RNA transmitindo a um organismo do qual ele é hóspede uma sequência de RNA no RNA desse hóspede que por sua vez ao replicar o DNA inclui uam sequência anómala provocando a alteração. Isso implica um ataque do sistema imunitário que no caso da SIDA se manifesta muitas vezes ineficaz. Originando a doença e consequentemente os seus sintomas.
Quanto à segurança é evidente que análises só informam do estado actual de quem as faz.
Segurança mesmo é estar quieto.
O preservativo, sendo de boa qualidade ou não, a verdade é que ele é dotado de uam malha que mesmo sem ser esticado tem o diâmetro suficiente para passar qualquer vírus. O que safa nisto tudo é que preservativos e relações sexuais implicam muitos fluidos e esses fluidos possuem uma coisa que se chama "superfície de resistência". Tal como nós se lentamente tentarmos furar uma superfície de água, há retraimento dessa superfície mas não penetramos no seu interior. teremos então de fazer mais força. É um pouco esse equilíbrio entre a força de movimentação dos fluidos transmissores do vírus e aresistência superficial que faz do preservativoum método, o único, que pode ser seguro.