Quanto melhores forem os hoteis, mais discretos, atenciosos e eficazes eles são!
E isto funciona em qualquer lado do mundo, quase sem excepção...
Subir uma menina ao quarto é das coisas mais frequentes, portanto até é daquelas situações que em que eles ainda são mais eficientes na discrição.
Além disso...
Hoteis bons estão habituados a resolver problemas, e todo o pessoal está de tal modo focado em ser atencioso, que muitas vezes nem é necessário ser cliente para obter um "serviço extra" dum hotel...
Mas convém ser simpático a pedir, obviamente!
E quanto melhor for o hotel, mais atenciosos eles são. E até ligam menos a essas coisas de ir vestido à executivo quando se faz o pedido.
Acho que o truque, algumas vezes, está na atitude. E uma boa gorjeta ajuda, obviamente.
Se um pedido vos for recusado na recepção, não desistam logo, chamem o gerente, pois costumam ter ainda ter mais bom senso e algumas vezes ainda são mais atenciosos que os empregados.
Exemplos:
- Vontade de ir à casa-de-banho... esta é óbvia.
- Internet /wifi... também óbvio... vão ao bar, sentam-se, pedem uma água e usem.
- Tabaco, quando é de madrugada e não há nada perto que venda tabaco... têm sempre qualquer coisa na recepção para desenrascar clientes.
- Uma peça do fato descoseu às 11 da noite... hoteis muito bons têm sempre alguém que resolve o assunto. Nem que seja um uma empregada de limpeza que desenrasque o assunto mais ou menos, porque o kit de linhas, agulhas e afins eles têm...
- Sujaram a camisa de vinho, e vão ter uma reunião de negócios importante daqui a 1 hora, e não há lojas de roupa abertas. Eles algumas vezes têm camisas que podem fornecer, ou podem desenrascar uma limpeza que mesmo que não seja perfeita pode salvar a situação.
- Querem um cesto cheio de coisas boas para ir fazer um pic-nic... hoteis muito bons costumam ter cestos todos catitas, com as loiças todas, fazem os petiscos e embrulham tudo lá dentro como se fosse a mãezinha a fazer o lanche... e têm sempre champanhe, vinho, alguma fruta, e queijos e carnes frias e pãezinhos têm sempre porque servem aos pequenos-almoços. Nos melhores podem levar patês, caviar, etc...
- Emergência médica simples... um corte na mão, um ataque de diarreia subito em que acabaram de sujar as cuecas, etc... eles têm estojos de primeiros soccoros, aspirinas, etc, e podem fornecer-vos toalhas, papel e afins... além de que costumam ter sempre um contacto de um médico de confiança que se desloque lá a qualquer hora (importante em países mais subdesenvolvidos...).
- Uma das mais uteis que funciona em qualquer hotel de 5 estrelas... vocês estão numa cidade e têm uma coisa para dar a um amigo, mas têm de se ir embora da cidade daqui a 1 hora... mas o amigo só chega daqui a 3 horas... dirigem-se à recepção, explicam a situação, eles têm um livrinho onde escrevem o nome do amigo, vocês assinam, eles ficam com o embrulhinho, o amigo vai lá, tem de se identificar, assina no mesmo livrinho e leva o embrulho! Já fiz isto mais que uma vez em que hoteis onde não era cliente, e uma delas nem tinha dinheiro na carteira para dar gorgeta ao gajo...
- Obter contactos, mapas, conselhos, indicações e informações turísticas... costumam funcionar melhor que a maior parte dos postos de turismo.
Querem saber qual o melhor restaurante italiano da cidade. e não têm internet? Eles sabem..
Querem saber onde se pode ouvir jazz? Eles sabem...
- Nos resorts dos países, principalmente nos países tropicais, ainda há um extra engraçado! Querem fazer uma festarola, dum momento para o outro. São 5 da tarde, e querem uma festa às 10 da noite, na praia, com fogueira, uma banda tocar, uns bares improvisados com cocktails, uns puffs ou umas espreguiçadeiras, uns acepipes, um dj, e uns animadores que vos ensinem a dançar e organizem uns concursos para animar um grupo de 40 pessoas... eles muitas vezes conseguem fazer isto! Têm os contactos, a mão-de-obra, e o material necessário... só querem é dinheiro!
- Estão num aperto qualquer, precisam de protecção, e não há polícia por perto, nem uma embaixada. Dirijam-se ao melhor hotel que lá existir... as "regras" dentro dum bom hotel são mais parecidas às "regras" internacionais que às "regras" locais. E a população local, por mais agreste que seja, não se costuma meter com os melhores hoteis. (Porque o dono ou o gerente do hotel se dá (sempre) bem com o chefe da polícia, e sabem que se forem lá armar confusão, arriscam-se a passar uma semaninha no xilindró... por exemplo)
Hotel bom é tipo canivete suiço... principalmente para emergências!
